Últimas
Sábado, 06 de Outubro de 2007, 16h:25 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16
25 deputados estaduais deverão ser cassados
Em MT, apenas Rabello está sob ameaça; Assembléia do Rio é recordista, com 4 infiéis
Ao menos 25 deputados estaduais por todo o país estão ameaçados de perder suas cadeiras depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que os mandatos pertencem aos partidos. É superior ao conjunto da Assembléia de Mato Grosso, composta por 24 parlamentares. Por aqui, o único no olho do furacão é Walter Rabello, que em 16 de setembro deixou o PMDB e no dia seguinte oficializou seu ingresso no PP.
Os ameaçados são parlamentares que ignoraram a interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e continuaram com o troca-troca de legenda depois de 27 de março. Na quinta, o STF decidiu que a infidelidade registrada após essa data pode ser punida com a perda do mandato. A Assembléia do Rio é a recordista em infiéis, com quatro mudanças de partido desde 27 de março. São Paulo, Amazonas e Pará vêm em seguida, com três cada.
Quinze Legislativos estaduais não registraram nenhuma infidelidade nesse período. Em vários deles, no entanto, as mudanças foram intensas nos primeiros meses do ano. A definição de uma data-limite para a anistia dos infiéis salvou muita gente. Na Bahia, foram oito trocas, todas antes de 27 de março.
Também foi grande o movimento de parlamentares que preferiram retornar ao partido pelo qual se elegeram. Só em Minas foram quatro. O único infiel mineiro que corre o risco de perder o mandato já tem a defesa pronta. Ruy Muniz (PR) vai alegar que o partido pelo qual foi eleito acabou extinto (o PFL), que virou DEM.
Em São Paulo, dois dos três deputados ameaçados confiam na manutenção do mandato. Otoniel Lima e Gilmaci Barbosa, ambos ex-PR, alegam que a saída foi a pedido da legenda. Na dança dos infiéis nas Assembléias nesse período, o PT levou a melhor. Ganhou três deputados e não perdeu nenhum. O DEM teve o pior resultado: quatro saíram e só um entrou no partido. O PMDB, com seis perdas e seis novos filiados, registrou o maior entra-e-sai. (Com Agência Estado)
Postar um novo comentário
Comentários (2)
-
RODRIGO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
ESSE VALTER RABELO DEVERIA SE CANDIDATAR A MELHOR ANIMADOR DE PALCO DO QUE PARA CARGOS ELETIVOS COM NARIZ VERMELHO E TUDO.
-
ANTONIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É ESSE MEU DEPUTADO, SENTOU NA MAIONESE.
AQUI FALA E FAZ, MERDA
ELE PENSOU??? QUE O PMSB NÃO ESTAVA LHE DANDO APOIO - PENSOU
ELE PENSA QUE VENCEU POR SI SÓ - CADE O POVO???- AGORA ME AJUDA CUIABA...
SEMPRE FALA QUE SENTENÇA JUDICIAL, CUMPRE-SE, NÃO QUESTIONA, QUER DIZER QUE STF NÃO JUDICIÁRIO E TSE NÃO JUDICIÁRIO, OLHA LÁ NÃO É SENTENÇA O NOE É OUTRO ACÓRDÃO , SUMULA , MAIS A ULTIMA ESTANCIA POSSIVEL, PERGUNTE A SEU ADVOGADO.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga