Últimas

Sexta-Feira, 27 de Julho de 2007, 07h:55 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

Artigo

27 de julho – Dia do motociclista. Um alerta aos motociclistas em seu dia

     O termo "motociclista" se enquadra a todas as pessoas que andam de motocicleta (definição do CTB: veículo automotor de duas rodas, com ou sem side-car, dirigido por condutor em posição montada). Um termo mais utilizado para denominá-los é o popular “motoqueiro”.
     Com certeza pilotar uma motocicleta provoca uma sensação de liberdade, especialmente quando se depara com congestionamento, conseguindo passar por ele com facilidade. A motocicleta também traz outras vantagens como, facilidade de estacionamento, economia do combustível e baixo custo de aquisição se comparado com outros veículos. Só para exemplificar, o valor que seria gasto diariamente com transporte coletivo, paga a prestação da moto.
     Nas grandes cidades, Cuiabá se enquadra, muitos optam por ter uma moto para fugir do trânsito caótico. Por essa razão, muitos dizem que ter uma moto é mais prático do que ter um carro, embora não seja tão seguro.
     É grande a vulnerabilidade em acidentes de trânsito, especialmente quando o motociclista não tem consciência desta condição, realizando manobras arriscadas que põem em risco a sua integridade física e dos demais usuários da via.
     Por isso é preocupante o número de acidentes envolvendo os motociclistas em Cuiabá e em geral em todo o país. Isso se deve á grande frota que cresce a cada dia. Em Cuiabá são mais de 50 mil motocicletas licenciadas circulando diariamente. Sem contar as que são licenciadas em outros municípios e estados.
    Quem pilota uma motocicleta deve ter todos os cuidados para evitar se envolver em acidentes. Deve desenvolver hábitos salutares, evitando correr riscos.
     Portanto é fundamental ter consciência de suas obrigações no trânsito e sempre, sempre praticar a direção defensiva. Segundo especialistas, é imprescindível: usar farol aceso seja de dia ou de noite; não exceder a velocidade máxima da via; respeitar o sinal vermelho do semáforo; não transpor canteiro central; usar sempre capacete com visor ou com óculos de proteção; não fazer manobras arriscadas, como “costurar” o trânsito, ultrapassagem pela direita, etc; nunca, mas nunca mesmo, trafegar no ponto cego dos motoristas, olhe para o retrovisor dele e observe se ele o percebe; entre outros cuidados nunca misturar álcool e direção.
    - Motociclista, procure pilotar sua moto com responsabilidade. Faça com que sua vida sobre duas rodas seja ao mesmo tempo, emocionante e tranqüila. Fique vivo.
     Parabéns pelo seu dia!
 
Silvio furtado de Mendonça Filho é Funcionário Público Municipal, Bacharel em Ciências Econômicas e pós-graduando em Gestão Pública.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

PEC da Previdência na pauta nesta 5ª

dilmar dal bosco 400 curtinha   A polêmica e controversa PEC da Previdência, apresentada pelo governador Mauro, deve ser apreciada nesta quinta, em primeira votação, pelos deputados. O Executivo conseguiu os votos mínimos necessários para conseguir aprovação. Deputados da oposição...

Caminho bem consolidado à reeleição

leonardo 400 curtinha   Dos prefeitos que podem ir à reeleição de cidades pólos, o que encontra situação mais confortável é Leonardo Bortolini, o Léo (foto), de Primavera do Leste. Bem articulado e habilidoso politicamente e com uma relação extensa de obras e...

PSDB e balão de ensaio para prefeito

paulo borges 400 curtinha   Bastante enfraquecido e fragilizado, após perda do comando do Executivo estadual e de quadro de filiados, o PSDB anuncia que terá candidato a prefeito de Cuiabá. E até lista três "prefeitáveis", sendo eles os empresários Luiz Carlos Nigro e Dorileo Leal, além do...

Grupo de Fabinho ávido pelo poder

fabio tardin 400 vereador   Uma ala do DEM de Várzea Grande, que se sente excluída do Paço Couto Magalhães, está torcendo pela cassação da prefeita Lucimar e do vice Hazama. O placar do julgamento no TSE está em 2 a 1 pela manutenção do mandato. Esse bloco anti-Lucimar é...

Vereadores oficializam 2 férias por ano

emerson 400 alta floresta curtinha   Os vereadores de Alta Floresta, no Nortão, aproveitaram este período de pandemia, com as atividades presenciais suspensas, para garantir dois períodos de "férias" por ano. Em decisão desta segunda, a Câmara Municipal, presidida por Emerson Sais Machado (foto), alterou o...

Comissão da Câmara sob efeito-Covid

renivaldo 400 curtinha   Em meio às discussões sobre transparência e compras emergenciais de medicamento, insumos e equipamentos às unidades de saúde, na luta contra a pandemia da Covid-19, a Câmara de Cuiabá criou uma Comissão Especial, composta por três vereadores. Tem a...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Até dezembro, o IFMT terá eleição para Reitoria. Quem você acha que será eleito dos candidatos abaixos?

Deiver Alessandro

Julio Santos

Nenhum deles

Não tenho ideia

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.