Últimas

Segunda-Feira, 09 de Junho de 2008, 08h:43 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

RUMO ÀS URNAS

3 disputam em Livramento; Nezinho fecha com Lili

Nezinho, prefeito de Livramento O prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Carlos Roberto da Costa, o Nezinho (PP), que está no segundo mandato, resolveu apoiar à sucessão municipal o ex-prefeito Joeli Lima Barros, o Lili, do mesmo partido. Há outros dois pré-candidatos que brigam pela cadeira de prefeito, sendo eles o médico Zenildo Pachego Sampaio (DEM) e o pecuarista Silmar Souza, do PR. Zenildo, que atua no Pronto-Socorro de Várzea Grande, tem como um dos principais incentivadores na pré-campanha o deputado estadual Wallace Guimarães (DEM), "derrotado" internamente em Várzea Grande por Júlio Campos, que concorre a prefeito. Em 2004, Zenildo foi o único adversário de Nezinho, que reconquistou o mandato com 4.006 votos, enquanto o então pefelista (hoje democrata) Zenildo obteve 3.228 votos.

  Com cerca de 12 mil habitantes e situado a 32 km de Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento apresenta 3 características diferentes que influenciam diretamente no seu eleitorado. São as partes de cima e de baixo e a sede, o que pode trazer surpresas quanto a chance de vitória deste ou daquele candidato. Os da região de cima ainda alimentam as raízes da velha UDN, sob influência de Zeca, pai do ex-prefeito Lili, que agora busca reconquistar o comando do município. Os habitantes da parte de baixo são redutos do antigo PSD, sob influência de Licínio Monteiro.

   Num município onde 80% da população vivem na zona rural, os pré-candidatos se desdobram em busca do voto. Ganha aquele que melhorar agregar apoios nas 3 regiões. Livramento pertencia ao município de Rosário Oeste. Até 1948 era denominado de São José dos Cocais.

Postar um novo comentário

Comentários (14)

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SÓ ESPERO QUE O PRÓXIMO PREFEITO CUIDE MELHOR DA EDUCAÇÃO EM N, S DO LIVRAMENTO, E NÃO DEIXE O MUNICIPIO APAREÇER DE NOVO NA REDE GLOBO, QUE MOSTROU ALUNOS DA ZONA RURAL ESTUDANDO EM UMA TAPÉRA. JA VAI TARDE NÉZINHO.!!

  • maria do carmo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Caro amigo Carlos,
    Lamento a sua falta de informação. O Prefeito Nezinho foi um dos melhores gestores que Livramento já teve. Vc não deve conhecer a realidade do município. Convido-o para conhece-lo. O que aconteceu no episódio Mato Cavalo foi um fato isolado e por questão de pendência judicial. E que há muito tempo foi resolvido.

  • Jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    NÉZINHO, é um bom gestor e merece fazer seu sucessor.
    Tem apôio muito bom nas comunidades, inclusive, na Cotia onde o mando é do seu ex.sogro.
    Só gostaria que Padre José estivesse ao lado de Nézinho.
    Um bom nome para Livramento é : GONÇALINHO.

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CARA LEITORA, MARIA DO CARMO,COM TODO RESPEITO, EU FIZ UM COMENTÁRIO SOBRE UM FATO, O QUE LEVOU ELE A OCORRER, PELO MENOS NA MINHA OPINIÃO, FOI PURA IMCOPETENCIA DE QUEM ADIMINISTRA O MUNICIPIO, OU SEJA, O ALCAIDE CARLOS ROBERTO (NEZINHO), APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA MANDAR UM CALOROSO ABRAÇO A TODOS OS LIVRAMENTENSE, GENTE DA MELHOR QUALIDADE.

  • Márcio Godoy | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ENTREVISTA: FIGURA CARIMBADA

    Este mês o Uembê Destaque entrevista o médico, Zenildo Sampaio, pré-candidato a prefeito em Nossa Senhora do Livramento. Zenildo é natural de Cuiabá, mas sempre esteve presente em Santo Antônio do Leveger e agora mora em Livramento. É casado com Silvana Ferreira Pinto (26), com quem tem um filho, o pequeno José Leandro Sampaio Neto (1ano e 8 meses), e do casamento anterior têm duas meninas: Juliana Sampaio (18) e Luara Sampaio(17). Zenildo começou na política no movimento estudantil quando cursava a faculdade de medicina na UFMT, mas aprendeu essa paixão com o pai, José Leandro Sampaio e conta um pouco dessa história nesse espaço. Ele já concorreu ao mesmo pleito em 2004, e com a experiência ganha, bem como com os projetos propostos para Livramento espera um resultado diferenciado na próxima eleição.
    Uembê - O senhor é pré-candidato a prefeito de Nossa Senhora do Livramento?
    Zenildo - Sim, fui escolhido e indicado pelo Partido dos Democratas 25, serei homologado na convenção do dia 22/06, próximo;
    Uembê - O que o levou a ser candidato?
    Zenildo - A minha candidatura foi precedida de um amplo entendimento e discussão para formação de uma aliança política, que reúnem seis partidos que militam na nossa cidade (DEM, PMDB, PSDB, PT, PDT e PSB) e ficou acordado que o melhor colocado seria o candidato desse arco, após pesquisa de intenção de votos, e o meu nome foi o melhor colocado na pesquisa e portanto, o candidato escolhido para o pleito de 2008.
    Uembê - O senhor já disputou a prefeitura de Livramento na eleição passada, ao que o senhor responsabiliza a derrota da eleição passada? E porque acredita que dessa vez será diferente?
    Zenildo - Vários fatores determinaram o resultado do pleito de 2004, a minha inexperiência política, a fragilidade do grupo político que me apoiava, mas principalmente a ostensiva utilização da máquina administrativa e abuso do poder econômico pelo adversário, o atual prefeito, que disputava a reeleição. Para 2008, consegui articular um grupo mais forte, com mais experiência, haja vista a coordenação da campanha vai ser exercida pelo ex-prefeito de Várzea Grande o ex-deputado Nereu Botelho de Campos (PMDB), além do franco favoritismo da candidatura que facilita a mobilização de recursos para a campanha.
    Uembê - o que levou a fixar sua residência em N. S. do Livramento?
    Zenildo - Minha história em Livramento vai desde 2004, quando logo depois de formado fixei residência no município a convite do ex-prefeito Antônio Francisco Monteiro (Chico Monteiro) e por incentivo do meu pai, desde então passei a viver e conviver com o povo maravilhoso desse lugar, sentir seus problemas, buscar saná-los, participar da vida social e religiosa deste lugar.
    Uembê - Conte um pouco de sua história, como surgiu o gosto pela política?
    Zenildo - Sou filho de político, meu pai, José Leandro Sampaio, foi vereador em Santo Antônio, e foi chefe de Gabinete na Prefeitura. Quero me espelhar na humildade dele, no seu compromisso com a população mais carente, de onde é minha origem, mas também militei no Movimento Estudantil Universitário, no âmbito da Medicina e também do movimento geral, participamos de momentos históricos da UFMT.
    Uembê - Qual era sua tendência partidária daquela época?
    Zenildo - No movimento estudantil na UFMT militei no PT, onde fiquei filiado até 2002.
    Uembê - O que o fez mudar de partido?
    Zenildo - Considero que houve um amadurecimento de minha parte, houve também a necessidade de adequação a conjuntura política do município.
    Uembê - Quais são seus projetos, se eleito, para Livramento?
    Zenildo - Há muito que ser feito em Livramento, há que se recuperar a auto-estima do povo, o município só é destaque em questões que nos diminui, recentemente uma reportagem do Fantástico expunha as mazelas da educação do município, prédios escolares precários, qualidade ruim da educação municipal. A saúde é precária, o município é totalmente dependente de Cuiabá e Várzea Grande em questões elementares, como por exemplo, exames complementares de Raio X e ultra-som, a geração de renda nos últimos 8 anos não foi promovida. Resumidamente temos que resolver problemas cotidianos da população e pensar, planejar e preparar Livramento para o futuro. Penso em utilizar a Copa do Mundo de 2014, onde Cuiabá se candidata a sede de um grupo, que Livramento, bem como outros municípios da Baixada Cuiabana, como Várzea Grande, Santo Antonio, e Chapada, podem auxiliar a Capital a abrigar essas seleções, vou buscar mobilizar esses prefeitos e o governador com esse propósito, sei que todos os investimentos realizados em função da Copa do Mundo serão permanentes, por outro lado Livramento conta com uma localização privilegiada, é porta de entrada do Pantanal mato-grossense, está próxima do maior mercado consumidor do Estado, com quase 800 mil habitantes, que é Cuiabá e Várzea Grande, há de se beneficiar destas condições e ser o grande provedor de alimentos para essa população.
    Uembê - Fica a disposição para fazer alguma consideração.
    Zenildo - Finalmente, gostaria de parabenizar o periódico UEMBÊ, pelo serviço que vem prestando a toda comunidade da Baixada Cuiabana e agradecer a oportunidade de poder expressar a minha proposta e tornar conhecido um pouco de nossa história. Obrigado e um abraço cordial.

    Fonte: www.uembe.com.br


  • hélio Brandão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Realmente só pode ser mal informado ou conhecedor superficial sobre a administração atual de N.S. do Livramento, cujo prefeito é Carlos Roberto, o Nézinho.
    Indiscutívelmente o município foi resgatado administrativamente de forma abrangente, no aspecto financeiro, na infraestrutura e nos serviços públicos básicos.
    Uma administração séria a do senhor Carlos Roberto, o Nézinho.
    O leitor/comentarista ou é mal informado e conhecedor superficial da realidade local ou então... é daqueles que criticam por criticar, ou fazem oposição apenas por fazer, ou a fazem por que tem algum interesse pessoal...

  • Joana Barros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Amigo leitor Carlos....infelismente vc esta equivocado em respeito a adm do Nezinho...sou de uma comunidade rural a 107 km da sede...Quilombo.....e durante o tempo da minha vida neste municipio não conheço nenhum pefeito que tanto fez pela Zona Rural...estradas excelentes....atendimento médico mensal.....expedição de documentos coisa que nunca vi.....vacinação....as escolas polarizadas são de primeira qualidade...tanto na estrutura na qualidade do ensino...na minha fazenda tem 06 crianças que são filhos do meu caseiro e eu acompanho a evolução dessas crianças.....fazem produção, interpretação de texto como nem a minha netinha que estuda num colégio paqrticular em Cuiabá ..~;consegur fazer....convido vc a visitar a cidade abençoada de Livranento por ter um gestor como o sr. Nézinho....prova disso que eu meu marido e meus filhos transferimos os nossos votos emn agradecimento pelas estradas e pela educação proporcionada aos filhos dos meus caseiros...pois tenho proppriedade e posso transferir......despeço com um forte abraço....Joana Silva Barros

  • Odenil Bianchini | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sr. candidato do Dem em Livramento, não te conheço mas o sr. esta equivocado quando diz que Livramento e outras cidades sejam vanguarda para copa 2014,não menosprezando mas vc sabe que é necessário uma hiper infraestrura para issso, só agora o atual prefeito conseguiu tirar o municipio da lama, é muita incoerencia de vossa pessoa.M as sonhar é bom.Parabéns o RDNews por esta iniciativa que representa a real democracia!

  • Fabiano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Internauta Carlos Roberto
    Você tem algo em comum com o Prefeito Carlos Roberto(Nezinho),são homônimos,mas infelizmente é totalmente desinformado.Nesta oportunidade quero informá-lo que o município,nesta administração teve avanços significativos, que o prefeito é um gestor arrojado, compromissado com o bem estar da coletividade, proporcionando aos seus munícipes melhores condições de vida.

  • rosa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    o nepotismo é muito presente nesta politica so tem parente e conhecido isto irrita a populacao que nao é boba nao

Colíder com 2 candidatos desgastados

jaiminho 400 curtinha   Em Colíder, duas figuras bastante desgastadas politicamente estão na disputa pelo Executivo, sendo o prefeito Noboru Tomiyoshi, que fechou aliança com apenas três partidos (DEM, PSD e SD), e o ex-prefeito Jaime Marques (foto), que concorre pelo PSC numa coligação que agrega DEM e...

PP com 25 a vereador projeta 3 vagas

orivaldo da farmacia 400 curtinha   O PP, da base aliada do prefeito Emanuel, conta com 25 candidatos a vereador pela Capital. Deve conquistar entre duas e três vagas. Os principais concorrentes são os já vereadores Orivaldo da Farmácia (foto), Marcrean Santos e Luis Cláudio, além do ex-vereador...

MPE vê prefeita de Torixoréu inelegível

ines 400 curtinha torixoreu   Para o Ministério Público Eleitoral, a prefeita de Torixoréu, Inês Mesquita Moraes Coelho (foto), que se lançou à reeleição pelo DEM, está inelegível. Numa ação de impugnação de registro de candidatura, o promotor...

Candidato amarga derrota na Justiça

adilson gon�alves 400 curtinha   O candidato a prefeito de Barra do Garças, delegado Adilson Gonçalves (foto), tentou, sem êxito na Justiça, censurar o Rdnews na publicação de matérias sobre o pleito eleitoral no município. Numa ação impetrada junto à...

Com certidão pra disputar 1ª suplência

dito lucas 400 curtinha   Filiado ao Podemos, Dito Lucas (foto), que entrou de última hora como primeiro-suplente da chapa ao Senado encabeçada por José Medeiros, assegura que vai apresentar novamente sua certidão junto à Justiça Eleitoral, de modo a provar que sua candidatura é legítima....

Um novo embate entre Diane x Adair

diane alves 400 curtinha   Adair José Alves Moreira, que vinha atuando na assessoria do vice-governador Otaviano Pivetta, decidiu mesmo concorrer de novo à Prefeitura de Alto Paraguai. Ele já foi prefeito por duas vezes. Adair será o principal nome da oposição à prefeita democrata Diane Alves (foto),...