Últimas

Sábado, 26 de Abril de 2008, 11h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

CONFRONTO

3 disputam o Crea; Allan critica gestão de Bassan

  A eleição à presidência do  Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Mato Grosso(Crea-MT), os 3 candidatos começam a trocar farpas. O mais contundente é o arquiteto Allan Rocha, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil. Ele detona os opositores. Critica o "monarquismo" no Conselho. Segundo Rocha, o grupo ao qual pertence os seus concorrentes Suzan Lannes e o atual presidente do Crea, Tarciso Bassan, está no comando da instituição há mais de 20 anos. O eleito em 4 de junho terá mandato de três anos a começar em janeiro de 2009.

  Allan Rocha garante, se eleito, trabalhar sem carta-marcada e sem desvio de função, como vem ocorrendo na atual administração, sob Tarciso Bassan, ex-superintendente de Trânsito e Transporte Urbano de Várzea Grande. "O Crea é feito para fiscalizar e regulamentar a profissão", diz o candidato. Ele critica ainda a falta de participação do colegiado, formado por 41 representantes de instituições ligadas à área, nas decisões tomadas pela diretoria. Diz que tudo hoje está centrado na figura do presidente. "A diretoria deve representar o colegiado e não ter o presidente como centralizador, como acontece hoje". O arquiteto levanta a bandeira de "um novo estilo de gestão e de forma democrática". Até segunda ele faz campanha em Rondonópolis. Depois, viaja para o Nortão.

 O Crea possui cerca de 10 mil filiados em todo o Estado. Congrega técnicos, engenheiros civis, agrônomos, florestais, eletricistas e arquitetos. Aproximadamente 6 mil estão aptos a votar. Na última eleição do Crea-MT apenas 1,8 mil compareceram às urnas. (Pollyana Araújo)

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Robson de Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    O que me intriga é esse repentino ar de defesa ao Bassan, uma pessoa cheia de denuncia nas costas, que usa a maquina na campanha, que tinha tudo para ser reeleito com as mãos nas costas, e derrepente se vê acuado por um jovem Arquiteto que seja ele apoiado ou nao pelo Riva, Jaime, Eliene ou pelo o Papa, figuras essas que tenho certeza o Bassan também pediu apoio (menos pro Papa).

    Esse jovem vem encomodando e está mostrantando que tem pelo menos opinião forte, e sinceramente não é a primeira entrevista que eu li dele, e em momento algum ele ofendeu os conselheiros. Falou sim que o sistema de gestão é arcáico e o conselho tem que voltar a ser regente do orgão, não vejo mal algum nele pensar assim.

    O Bassan e os conselheiros que o apoiam tem que se preocumar mesmo, mas agora pode ser tarde.

    Todo mundo vê que o concurso para a nova sede é para fins eleitoreiros, tudo mundo viu ele aqui em Rondonópolis em sua caminhonete da BMW X5 com motorista particular e com ar de poucos amigos fazendo festinha para os profissionais em periodo de campanha.

    Essas coisas que tem que ser levadas consideração, quem realmente está mostrando planos e discutindo o melhor para o profissional e não aquele que joga seu poderio economico em uma campanha.

    Eu realmente admiro a figura do Allan vejo nele uma coragem, assim como admiro a Suzan, porem a vejo no mesmo grupo que elegeu o Bassan na ultima eleição.

    E você conselheiro tem que ver que o Bassan ao assumir também não sabia nada do CREA, no entanto aprendeu rapidinho, porem errado!

  • Alvaro Laerte | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Foi feito um comentário anteriormente e não foi publicado. Pois bem. Parece q o Sr. Gustavo, comentário acima,tem interesses particulares. É fácil observar nas entrelinhas.
    Jornalistas erram e nós devemos considerar.
    O rapaz é jovem e corajoso.Enfrentar alguém com 20 anos no Poder? É questão de coragem senhor!
    A arquitetura desponta em Cuiabá. Até q enfim.Boa sorte.

  • RAQUEL | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O CREA É UMA INSTITUIÇÃO MUITO COMPLICADA DE SER GERENCIADA E O BASSAN PROVOU AO LONGO DE SUA GESTÃO QUE TEM COMPETENCIA E COMPROMISSO COM OS FILIADOS, ALIÁS ACHO MUITO DIFICIL ALGUÉM VENCER ESSA ELEIÇÃO (ME DESCULPE SEUS CONCORRENTES), MAS ACREDITO QUE SE TREINADOR ESTA FAZENDO O TIME VENCER NÃO DEVE TIRA-LO.
    ALIÁS SE HJ ESTAMOS EM UM PATAMAR MAIS VLORIZADO AQUI EM MATO GROSSO DEVO TIRAR O MEU CHAPÉU PARA O BASSAN, ALIÁS NUNCA TIVE A OPORTUNIDADE DE AGRADECE-LO EM PÚBLICO, ENTÃO APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA FAZE-LO, MINHA CLASSE AGRADECE.

  • j alves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O CREA-MT, realmente deixa muito a desejar...
    Já tive registro, mas pedi o cancelamento, pois a entidade é meramente arrecadador. Reforme na sede, funcionários a vontade, isso tem recursos.
    Me digam, qual foi o dia em que funcionários do CREA-MT fiscais fizeram uma visita, ou fiscalizou algum órgão do governo, por exemplo o Intermat: pessoas que assinam mapas e avaliações para compra de terras e que não possuem o tal registro... Pois é, não estiveram e não atuam como deveriam... por que!
    O CREA deveria fiscalizar corretamente, chega dos amigos do presidente, que são beneficiados, ou seja, o controle é de uma panelinha.
    Penso que esta na hora de levar a sério esta entidade...

  • Eliane Cassia Imbriani | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Augusto Gava | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Dep. Riva deu um tiro no pé ao colocar um rapaz despreparado como seu candidato a presidência do CREA, pois os profissionais do sistema não votam em candidatos rotulados por politicos.

  • Eliane Cassia Imbriani | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Você esqueceu de dizer uma coisa Allan, que é do Riva o avião que você tá usando pra fazer campanha pelo estado.

  • Jessica Alves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    EU SOU MUITO MAIS BASSAN!!!!!

    EU VOTO 202!!!!!

  • Givaldo Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Este candidato é realmente um despreparado: Errou o número de membros do Conselhor, ofendeu os conselheiros, que são pessoas inteligentes, preparadas e indicadas por entidades sérias. Não formamos massa de manobra. Somos formadores de opinião.
    Tivemos um brilhante arquiteto como vice-presidente em 2006, Raul Bulhões; em 2007 uma arquiteta muito séria e profissional foi membro da diretoria, representando os profissionais de Tangará; neste ano temos outro de Sinop. Todos bastante respeitosos, respeitados e inteligentes.
    Não acredito que sejam manobráveis, como insinuou este inexperiente candidato.
    Dizer que os conselheiros não contribuem é não conhecer o trabalhos dos grupos, comissões e representantes do CREA na sociedade. Seja acessibilidade, planos diretores, meio ambiente, novas tecnologias, endemias e outras contribuições.

    Talvez Allan Rocha devesse trabalhar de verdade no IAB, que é uma entidade séria, histórica, representativa e forte, mas está às moscas. Assim iria obter experiência e conhecimento. Deveria se desculpar com o conselho. Nós, conselheiros não somos inertes nem passiveis de uso e manobra de quem quer que seja. Allan demonstra não conhecer realmente o CREA: O mandato de presidente é de três anos. Bassan venceu Jair Durigon em 2005, para só então se tornar presidente. Bassan Modernizou o atendimento, melhorou a infra-estrutura e implementou ações que beneficiam a todos.

    Quero mais Bassan e não um aventureiro. O CREA é uma instituição muito séria para permitirmos que pessoas descompromissadas e inexperientes assumam sua direção.

  • Gustavo Kunert | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Realmente, tinham me falado que esse tal de Allan Rocha não conhecia nada de CREA; AGORA TENHO CERTEZA!

    Ele passou informações erradas para a jornalista, porque a eleição não é semana quivem, como disse o profissional, é dia 04 DE JUNHO; alem disso o CREA não possui filiados, como disse o profissional, ele possui REGISTRADOS, registro este obrigatorio por lei.

    Ele deve cotinuar sendo apenas o assessor do Riva, puxando o saco como sempre.

Ex-deputado demitido de assessoria

luiz soares 400   O ex-deputado Luiz Soares (foto), hoje com 63 anos, foi exonerado do cargo de assessor parlamentar do contemporâneo Wilson Santos. Ganhava quase R$ 10 mil brutos. Estava lotado no gabinete do deputado tucano havia quase dois anos. Soares é pensionista do extinto Fundo de Assistência Parlamentar, ganhando...

Arsec concede reajuste; prefeito veta

alexandro adriano arsec 400   No último dia 22, a diretoria-executiva colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), presidida por Alexandro Adriano Lisandro (foto), aprovou índice de reajuste de 2,21% nas tarifas de água e esgoto. E...

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.