Últimas

Quarta-Feira, 18 de Abril de 2007, 07h:26 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

PESQUISA

4 dos 6 prefeitos apresentam desempenho pífio

Gestões Chaparral, Murilo, Ladeia e Henry são reprovadas, enquanto as de Santos e Sachetti detêm melhor avaliação  

Pesquisa Mark realizada em seis cidades-pólos entre fevereiro e este mês revela que quatro prefeitos apresentam desempenho administrativo pífio. A maior reprovação recai sobre o comunista Zózimo Chaparral, de Barra do Garças, com 82,3%. Em seguida vem Murilo Domingos (PR), de Várzea Grande, com 77%, e o cacerense Ricardo Henry (PP), que detém 55,9% de pontuação negativa. Em Tangará da Serra, a gestão do prefeito Júlio Cesar Ladeia (PR) é reprovada por 49,8% - confira no quadro ao lado.

 Somente dois gestores dos municípios pesquisados contam com aprovação acima de 50%: Wilson Santos (PSDB), em Cuiabá, com 62,4% e, Adilton Sachetti (PR), em Rondonópolis, com 58,8%. Todos os seis prefeitos (Chaparral, Murilo, Henry, Ladeia, Santos e Sachetti) estão no primeiro mandato.

  A Mark Instituto de Pesquisa e Opinião, do empresário Marco Polo de Freitas, o Popo, vem realizando amostragens nas cidades-pólos para detectar junto à população como está o desempenho dos prefeitos e mostrar quem são os nomes preferidos para a sucessão de 2008.

   A primeira rodada de pesquisas deste ano foi feita em Cuiabá entre 24 e 26 de fevereiro. A administração do prefeito tucano Wilson Santos apresentou uma aprovação de 62,4% e uma avaliação negativa de 33,9%. A gestão Santos é ótima na opinião de 5,6%, enquanto 28,3% disseram que está boa e 28,5% entendem que está regular positivo. Já 6,9% consideram o governo tucano regular negativo, 9,7% concluíram que está ruim e, 17,3% foram categórico em considerá-lo péssimo.

   Em Rondonópolis, apesar do prefeito Adilton Sachetti apresentar dificuldade de reeleição se a disputa fosse hoje, sua administração conta com avaliação positiva de 58,8% e, negativa, de 38,9%, conforme pesquisa Mark feita nos dias 13 e 14 de março. Para 24%, Sachetti está fazendo um bom governo, enquanto 12,4% entendem que está ótimo e, 22,4%, regular positivo. Nove por cento consideram a administração regular negativo, 18,2% péssimo e 11,6% ruim.

   Dos seis prefeitos, Chaparral lidera em reprovação popular, com 82,3%. Dos entrevistados nos dias 9 e 10 desde mês, 66,4% disseram que o comunista está tendo uma péssima gestão, enquanto 13,2% avaliaram-na como ruim e, 2,7% entendem que está regular positivo. Somente 12,7% aprovam o governo Chaparral, sendo 1,8% de ótimo, 3,6% de bom e 7,3% de regular positivo.

   A administração de Júlio Ladeia também está "mal das pernas", revela a Mark, a partir do trabalho de campo realizado em 25 de março. O ex-liberal e agora democrata tem uma administração rejeitada por 49,8% - resultado da soma de regular negativo (10,9%), ruim (13,1%) e péssimo (25,8%). A aprovação do governo Ladeia chega a 45,7%, sendo 1,8% de ótimo, 18,6% de bom e 25,3% de regular positivo.

   Em Várzea Grande, 77% da população não aprova a administração Murilo Domingos, segundo a pesquisa dos dias 10 e 11 do mês passado. Dezenove por cento disseram que o prefeito está ruim, 6,6% avaliam-no como regular negativo e, 51,4%, como péssimo. A aprovação atinge apenas a 22,4%, sendo 1,7% como ótimo, 8,3% como bom e 12,4% como regular positivo.

   Os cacerenses também rejeitam a gestão Ricardo Henry. Na amostragem de 25 de março, a administração apareceu com 55,9% de reprovação - resultado de 31,4% de péssimo, 16% de ruim e 8,5% de regular negativo. Por outro lado, 43% disseram que aprovam o governo Henry. Destes, 6,8% apontaram-no como ótimo, 18,1% como bom e, o mesmo percentual, como regular positivo.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Três derrotas do marqueteiro Antero

antero de barros curtinha 400   O ex-senador, jornalista e marqueteiro Antero de Barros (foto) não levou sorte nas campanhas eleitorais as quais coordenou nestas eleições. Em Lucas do Rio Verde, empurrou à reeleição o prefeito Luiz Binotti que, mesmo com o poder da máquina, perdeu para o...

Lideranças jogaram duro contra EP

carlos favaro 400 curtinha   Emanuel Pinheiro teve uma reeleição sofrida em Cuiabá. Lutou contra os principais líderes políticos, que se juntaram em torno da candidatura de Abílio, uns publicamente, outros nos bastidores. O governador Mauro Mendes, por exemplo, jogou pesado para tentar derrotá-lo....

Bezerra ignora filiado do seu filiado

carlos bezerra 400   Carlos Bezerra (foto), o "cacicão" do MDB, abandonou antes da hora o palanque de Emanuel Pinheiro, mesmo se tratando do filiado mais importante em representatividade partidária no Estado. Bastou a pesquisa Ibope mostrar que o prefeito da Capital estava atrás de Abílio nas intenções de...

Sob ataques e humilhação e vitorioso

emanuel pinheiro 400 curtinha   Emanuel Pinheiro (foto) se emocionou ao falar com a imprensa neste domingo, pela primeira vez como prefeito reeleito. Lembrou que foi atacado não só neste período eleitoral, mas desde o início do mandato. Destacou a aprovação popular, com 86% de avaliação...

PT na oposição independente do eleito

edna sampaio 400   Independente de quem ocupar o Palácio Alencastro, a partir de janeiro, a professora Edna Sampaio (foto), única eleita pelo PT à Câmara de Cuiabá, fará oposição ao prefeito. E dá sinais de que será uma parlamentar bastante atuante. Neste segundo turno, como o seu...

Secretário não consegue eleger Fred

fred gahyva 400 curtinha   O vereador licenciado e secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, foi um cabo eleitoral incansável pela candidatura de Fred Gahyva (foto) a vereador pela Capital. Ele liderou reuniões nas unidades de saúde, reforçando pedido de voto para o aliado e amigo de...

MAIS LIDAS