Últimas

Quarta-Feira, 18 de Abril de 2007, 07h:26 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

PESQUISA

4 dos 6 prefeitos apresentam desempenho pífio

Gestões Chaparral, Murilo, Ladeia e Henry são reprovadas, enquanto as de Santos e Sachetti detêm melhor avaliação  

Pesquisa Mark realizada em seis cidades-pólos entre fevereiro e este mês revela que quatro prefeitos apresentam desempenho administrativo pífio. A maior reprovação recai sobre o comunista Zózimo Chaparral, de Barra do Garças, com 82,3%. Em seguida vem Murilo Domingos (PR), de Várzea Grande, com 77%, e o cacerense Ricardo Henry (PP), que detém 55,9% de pontuação negativa. Em Tangará da Serra, a gestão do prefeito Júlio Cesar Ladeia (PR) é reprovada por 49,8% - confira no quadro ao lado.

 Somente dois gestores dos municípios pesquisados contam com aprovação acima de 50%: Wilson Santos (PSDB), em Cuiabá, com 62,4% e, Adilton Sachetti (PR), em Rondonópolis, com 58,8%. Todos os seis prefeitos (Chaparral, Murilo, Henry, Ladeia, Santos e Sachetti) estão no primeiro mandato.

  A Mark Instituto de Pesquisa e Opinião, do empresário Marco Polo de Freitas, o Popo, vem realizando amostragens nas cidades-pólos para detectar junto à população como está o desempenho dos prefeitos e mostrar quem são os nomes preferidos para a sucessão de 2008.

   A primeira rodada de pesquisas deste ano foi feita em Cuiabá entre 24 e 26 de fevereiro. A administração do prefeito tucano Wilson Santos apresentou uma aprovação de 62,4% e uma avaliação negativa de 33,9%. A gestão Santos é ótima na opinião de 5,6%, enquanto 28,3% disseram que está boa e 28,5% entendem que está regular positivo. Já 6,9% consideram o governo tucano regular negativo, 9,7% concluíram que está ruim e, 17,3% foram categórico em considerá-lo péssimo.

   Em Rondonópolis, apesar do prefeito Adilton Sachetti apresentar dificuldade de reeleição se a disputa fosse hoje, sua administração conta com avaliação positiva de 58,8% e, negativa, de 38,9%, conforme pesquisa Mark feita nos dias 13 e 14 de março. Para 24%, Sachetti está fazendo um bom governo, enquanto 12,4% entendem que está ótimo e, 22,4%, regular positivo. Nove por cento consideram a administração regular negativo, 18,2% péssimo e 11,6% ruim.

   Dos seis prefeitos, Chaparral lidera em reprovação popular, com 82,3%. Dos entrevistados nos dias 9 e 10 desde mês, 66,4% disseram que o comunista está tendo uma péssima gestão, enquanto 13,2% avaliaram-na como ruim e, 2,7% entendem que está regular positivo. Somente 12,7% aprovam o governo Chaparral, sendo 1,8% de ótimo, 3,6% de bom e 7,3% de regular positivo.

   A administração de Júlio Ladeia também está "mal das pernas", revela a Mark, a partir do trabalho de campo realizado em 25 de março. O ex-liberal e agora democrata tem uma administração rejeitada por 49,8% - resultado da soma de regular negativo (10,9%), ruim (13,1%) e péssimo (25,8%). A aprovação do governo Ladeia chega a 45,7%, sendo 1,8% de ótimo, 18,6% de bom e 25,3% de regular positivo.

   Em Várzea Grande, 77% da população não aprova a administração Murilo Domingos, segundo a pesquisa dos dias 10 e 11 do mês passado. Dezenove por cento disseram que o prefeito está ruim, 6,6% avaliam-no como regular negativo e, 51,4%, como péssimo. A aprovação atinge apenas a 22,4%, sendo 1,7% como ótimo, 8,3% como bom e 12,4% como regular positivo.

   Os cacerenses também rejeitam a gestão Ricardo Henry. Na amostragem de 25 de março, a administração apareceu com 55,9% de reprovação - resultado de 31,4% de péssimo, 16% de ruim e 8,5% de regular negativo. Por outro lado, 43% disseram que aprovam o governo Henry. Destes, 6,8% apontaram-no como ótimo, 18,1% como bom e, o mesmo percentual, como regular positivo.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Servidores sem pagar os empréstimos

adevair cabral curtinha 400   A Câmara de Cuiabá rejeitou o veto total do prefeito Emanuel e promulgou a Lei 6.547, que suspende por 90 dias o pagamento de parcelas de contrato de crédito consignados tanto dos servidores públicos ativos e inativos da prefeitura quanto da própria Câmara Municipal. A...

Eleição ao Senado junto com municipal

carlos favaro 400 curtinha   A eleição suplementar para uma vaga ao Senado deve ocorrer em MT junto com o pleito municipal, em 15 de novembro. A definição oficial partirá do TSE até o final deste mês. Em princípio, a suplementar estava marcada para abril, mas, por causa da pandemia, foi...

Wellington tem 47 lotados no Senado

wellington 400 curtinha   Com dois meses e meio na cadeira de senador, Carlos Fávaro tem hoje 18 assessores lotados no gabinete, muito aquém do quadro dos colegas Jayme Campos e Wellington Fagundes. O chefe de gabinete de Fávaro é o advogado Irajá Rezende de Lacerda, filho do primeiro-suplente Zé Lacerda....

Cáceres, lockdown e frases de alerta

francis maris 400 curtinha   Em Cáceres, o prefeito Francis Maris (foto) decretou lockdown desde a última segunda, dia 29, como forma de forçar os moradores a permanecer em casa para conter o avanço da Covid-19. Mas as medidas restritivas não estão surtindo tanto efeito na prática. Muitos continuam...

4 prefeitos de MT com coronavírus

luiz binotti 400 curtinha   Pelo menos quatro prefeitos em Mato Grosso já foram diagnosticados com Covid-19. O caso mais recente envolve Luiz Binotti (foto), de Lucas do Rio Verde. Ele aguarda resultado de exames, mas já se encontra em isolamento domiciliar. Com sintomas do novo coronavírus, Binotti decidiu ficar em casa. De um...

Forçando cuiabanos a ficar em casa

emanuel pinheiro 400 curtinha   Acuado por causa do avanço dos casos de Covid-19, o que tem provocado colapso na rede pública de saúde, principalmente em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) decidiu adotar medidas mais restritivas para conter circulação e aglomerações de pessoas,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.