Últimas

Domingo, 13 de Dezembro de 2009, 10h:23 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

SAÚDE PÚBLICA

40 bairros da Capital apresentam risco de surto de dengue

   Cuiabá possui 40 bairros que apresentam risco de surto de dengue, o que tem despertado a preocupação do Ministério da Saúde, sob José Gomes Temporão. Nesses locais, o índice de infestação da larva do mosquito transmissor da doença está acima de 3,9%, situação considerada grave. Segundo a secretaria estadual de Saúde, já foram notificados 11.381 casos da doença na Capital.  Desses, 332 foram considerados casos graves da doença. Foram registrados ainda 14 mortes, sendo 12 casos confirmados e 2 sob investigação.

   A prefeitura, que já se prepara para uma situação de crise, lançou nesta semana um programa de capacitação de profissionais da saúde para tentar conter o avanço no combate à doença. “A capacitação visa aperfeiçoar ao máximo esta ação contra dengue envolvendo profissionais de saúde para que haja um trabalho dirigido e sincronizado desde o combate ao mosquito nas ruas feito pelos agentes do programa de controle da dengue até o atendimento clínico do paciente nas unidades de saúde. Temos que estar preparados  para uma possível situação de crise a aptos para superar as dificuldades”, diz Alessandra Carvalho, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses na Capital.

   Em Várzea Grande, segundo maior município do Estado, a situação não é muito diferente. Até agora, já foram notificados 4.158 casos de dengue. Destes, 471 apresentaram complicações. Dos 9 óbitos registrados na cidade, 8 já foram confirmados e um está sob investigação.

   Outros 15 municípios também já registram mortes por causa da dengue. São eles: Curvelândia (1), Diamantino (1), Jaciara (2), Juara (1), Nova Mutum (1), Rondonópolis (2), Rosário Oeste (2), Sinop (6), Tangará da Serra (2), Tapurah (1), Aripuanã (2), Água Boa (2), Cáceres (4), Mirassol D´Oeste (1) e Barra do Garças (1). O Estado apresenta um acréscimo de 320.72% nos casos de notificações de dengue, se comparado com o ano passado. (Flávia Borges)

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • AUGUSTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    GERMANO RIVA:

    VC MENCIONOU QUE O ESTADO NAO PARTICIPA,SERA QUE VC NAO SABE QUE A PREFEITURA QUERIA CONFISCAR MAQUINARIOS DO ESTADO QUE ESTAVA FAZENDO A RETIRADA DE BOLSOES DE LIXO NA REGIAO DO COXIPÓ??

    QUER QUE EU PROVE QUE A PREFEITURA NAO LIMPA AS RUAS DOS BAIRROS,É SO ME PEDIR QUE AMANHA MESMO TIRO FOTOS AQUI DO MEU BAIRRO NO CPA E FAÇO TB UM VIDEO PELO MEU CELULAR MESMO E ENVIO AQUI PARA O SITE,VCS VAO CONSTATAR INCLUSIVE FOCOS DE MOSQUITO DA DENGUE,O DESAFIO ESTA LANÇADO.

  • GERMANO RIVA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ué...com toda certeza deve haver um motivo para este suposto confisco. Alias as ruas do meu bairro e dos vizinhos estão sempre limpas, os canteiros nem se fala!
    Agora... a prefeitura sozinha não aguenta fazer tud, o que vc vem fazendo no seu bairro? Vc limpa o seu quintal?

    Além do mais, o surto da dengue não acontece só em Cuiabá, mas em Cáceres, mirassol, 4 marcos... lá é culpa da prefeitura de Cuiabá tbem??

    PARCEIRIA COMPANHEIRO, sem isso nada vai para frente!

  • Germano Souza Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E a culpa do surto de dengue é de quem???? Acertou quem disse DA POPULAÇÃO, pois é ela própria quem não cumpre seu dever e mantém seus quintais sujos.

  • Benedita da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Com Dr Maurelio tudo vai mudar, até os mosquitos vão buscar outro lugar! Vai ser uma beleza atendimento nota 10 no PS e policlinicas, PSF funcionando direto. Papai Noel existe sim ! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • ZE DO PONTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Em São Paulo a culpa pelas cheias era na seguinte ordem;Marta,População e São Pedro. Em Cuiabá o caos administrativo ,também estabelece os seus culpados;a população e São Pedro.E como vemos o PSDB local,já elegeu o único culpado;A POPULAÇÃO. O Pinóquio é vitima.

  • AUGUSTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A culpa é da prefeitura que nao limpa mais de 60 bolsoes de lixo,antigamente se via funcionarios da prefeitura limpando as ruas dos bairros,mas esta tudo abandonado a muito tempo.UMA VERGONHA

  • Dicão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quem vive em Cuiabá, anda nos bairros, depende de ônibus, depende de uma policlínica, depende do Pronto Socorro, sabe que o grande problema da nossa cidade é só do MOSQUITO DA DENGUE.

    Coletar lixo, acabar com terrenos baldios, desentupir boca de lobo, limpar os córregos, isso é responsabilidade da POPULAÇÃO.

    Lamentavelmente temos um péssimo prefeito, temos uma Câmara Municipal submissa aos desmandos do prefeito né seu bunito, né sua cheirosa?, temos um TCE que aprova tudo, temos uma mídia que teme perder sua fatia na propaganda pública e assim anos após anos temos um progresso visto somente por que acredita em propagandas.


    O MOSQUITO da dengue manda na cidade, a população patrocina o bem estar desse MOSQUITO e em troca, pagamos os impostos mais caros do país para sustentar no poder alguns privilegiados... e não adianta reclamar. De um lado o MOSQUITO pode te matar do outro você morrer de pagar impostos e em algum lugar de Cuiabá, aquele que deveria investir de volta o dinheiro dos impostos na cidade está em reunião.... blá, blá, 2010... alianças, blá, blá, o povão tá morrendo. Se não for meu eleitor tudo bem, ha, ha, ha... blá, blá, blá.

  • Germano Riva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    OS responsáveis, são prefeitura, estado e o povO! Sem a união dos três, nada acontece!
    Sobre a limpeza das ruas, eu acho engraçado, ao contrario do amigo ai, eu vejo sempre gente da prefeitura limpando as ruas e terrenos! O que não vemos é ação do governo estadual não só na capital como nas demais cidades! Não se esqueçam que mais de 5 cidades do estado são consideradas áreas de risco pelo MS.!

Com certidão pra disputar 1ª suplência

dito lucas 400 curtinha   Filiado ao Podemos, Dito Lucas (foto), que entrou de última hora como primeiro-suplente da chapa ao Senado encabeçada por José Medeiros, assegura que vai apresentar novamente sua certidão junto à Justiça Eleitoral, de modo a provar que sua candidatura é legítima....

Um novo embate entre Diane x Adair

diane alves 400 curtinha   Adair José Alves Moreira, que vinha atuando na assessoria do vice-governador Otaviano Pivetta, decidiu mesmo concorrer de novo à Prefeitura de Alto Paraguai. Ele já foi prefeito por duas vezes. Adair será o principal nome da oposição à prefeita democrata Diane Alves (foto),...

Taques ofuscado e sob mira do MPE

pedro taques 400 curtinha   Pedro Taques (foto) achou que o recall dos tempos de senador e governador, ajudando-o a se posicionar de forma razoável nas pesquisas, bem antes do início da campanha, o manteria como favorito na corrida ao Senado. Ledo engano. Não levou em consideração o alto índice de...

2 caciques não disputam Alto Garças

roland trentini 400 curtinha   Após décadas de rixas, de campanhas ostentadoras, rachas e brigas eleitorais intermináveis em Alto Garças, os ex-prefeitos Rolando Trentini (foto) e Júnior Pitucha resolveram não mais concorrer ao Executivo. Mas, um deles segue se movimentando nos bastidores. Pela...

Um ex-prefeito inelegível em Poconé

clovis martins 400   Dificilmente o ex-prefeito petebista Clovis Damião Martins (foto) terá registro de candidatura a prefeito de Poconé deferido pela Justiça Eleitoral. O promotor de Justiça, Mário Anthero, já pediu impugnação do registro do petebista por inelegibilidades. Clovis, que...

Briga em Sinop entre Juarez e Dorner

juarez costa 400 curtinha   Em Sinop, a briga eleitoral caminha para tensão e acirramento entre o emedebista Juarez Costa (foto) e Roberto Dorner (Republicanos). Hoje, o ex-prefeito seria eleito, mas Dorner vem crescendo nas adesões, com ajuda do vice de sua chapa, ex-vereador Dalton Martini (Patriota). O apoio da prefeita Rosana...