Últimas
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2007, 19h:22 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16
44º Batalhão integra o patrimônio histórico
O 44º Batalhão de Infantaria Motorizada (Batalhão Laguna) passa a fazer parte do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado. A assinatura do tombamento será oficializada nesta sexta (21) pelo secretário estadual de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, durante as comemorações alusivas ao Dia da Árvore. O evento será realizado no Parque Mãe Bonifácia, a partir das 8h.
Em 2005, o tenente coronel Everaldo José Farias, que entrou para a reserva, solicitou o tombamento. Depois do pedido, a coordenadoria de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da SEC fez um levantamento bibliográfico sobre o local para definir o tombamento. O processo dura em média seis meses. Mas, no caso do 44º BIMtz, levou pouco mais de dois anos para ser concluído por se tratar de uma instituição federal.
A área tombada e de entorno, cerca de 13.750 mil m², corresponde ao Pavilhão de Comando, Guaritas e o Jardim. "Com o tombamento, estamos preservando o aspecto arquitetônico e a memória de uma importante instituição, o Exército Brasileiro", diz o secretário.
História
A atual sede foi inaugurada em 6 de agosto de 1941, com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas. A construção do 44º BIMtz faz parte das chamadas "Obras Ophiciaes" do governo e marca um período de mudança e modernidade da Capital. O 44º Batalhão de Infantaria Motorizada foi organizado pelo governo Imperial, em 1842, para proteger a Província de São Paulo. Em 1865, foi transformado no 21º Batalhão de Infantaria, o qual teve importante participação na Guerra do Paraguai, integrando o Corpo Expedicionário em Operações no sul da província de Mato Grosso. Essa epopéia está narrada no livro "A Retirada Laguna", de Visconde de Taunay.
Postar um novo comentário
Comentários (3)
-
Débora | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O secretário de Cultura, João Carlos está de parabéns por mais esse trabalho, temos visto que durante a sua gestão diversos imóveis históricos estão sendo tombados e recuperados.
-
neila barreto-jornalista e mestre em his | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Importante construção, neste momento transformado em monumento, seguindo a historiografia mato-grossense, abre-se às portas à população quebrando barreiras arquitetônicas do passado. Parabéns mato-grosso.
-
Elaine Perassoli | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Sempre acheia a região do 44 bonita e agradável. A abertura da pista de caminhada foi um ganho para a sociedade. Parabéns pela iniciativa.....
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga