Últimas

Segunda-Feira, 24 de Agosto de 2009, 15h:42 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

ELEIÇÃO

5 anunciam candidatura ao comando regional do PT

   A presidência do diretório estadual do PT será disputada por cinco candidatos. Estão na "briga" o vereador por Cuiabá Lúdio Cabral, a ex-deputada Verinha Araújo, que disputou sem êxito o cargo de vice-prefeita da Capital com o empresário Mauro Mendes (PR) de cabeça-de-chapa, o professor da Unemat Domingos Sávio Garcia, e o ex-dirigente estadual da CUT e assessor da senadora Serys Marly, Zelandes Santiago dos Santos, além do próprio presidente estadual, deputado federal Carlos Abicalil. Com cinco no páreo, os filiados se dividem ainda mais nas eleições diretas, batizadas de PED. As maiores divergências devem ficar entre os grupos de Zelandes, que agrega Serys e o deputado Ademir Brunetto, e o de Abicalil, da Unidade na Luta, corrente que congrega os deputados Alexandre Cesar e Ságuas Moraes, atual secretário estadual de Educação. “Serão cinco cabeças de chapa”, anuncia Zelandes.

   Segundo o regimento do PT, cada chapa pode ter até 70 membros, já que estão em jogo 45 vagas. “Podem compor o grupo de 45 a 70 candidatos, ou seja, um terço a mais que as vagas disputadas”, completa Zelandes, que corre contra o tempo para finalizar a documentação necessária e, assim, poder registrar a chapa. A data-limite termina nesta segunda (24). Além disso, várias chapas podem ser formadas com 70 membros cada e apoiar um único cabeça de chapa (presidente), numa espécie de coligação. “É o que o grupo do deputado Ademir (Brunetto) está fazendo. Vão ter a sua própria chapa, mas vão me apoiar”, explica Zelandes. As eleições dos diretórios são muito parecidas com os pleitos eletivos comuns, já que dependendo do percentual de votos que a chapa tiver serão definidos o número de cargos que aquele grupo terá direito. “Somente os chamados cabeças de chapa disputam entre si com o cargo estabelecido. As outras vagas são definidas depois”, explica Zelandes.

Abicalil busca a reeleição e tem
como concorrentes Zelandes,
Verinha, Lúdio e Domingos Sávio

   Lúdio corre por fora com sua candidatura, entre os grupos de Abicalil e de Serys tentam polarizar a disputa interna. Seu nome foi referendado em 9 de agosto numa reunião em Cáceres (200 km a Oeste da Capital). Entre os grupos que apóiam Lúdio estão a tendência Democracia Socialista, capitaneada pelo ex-superintendente do Incra-MT Leonel Wohlfahrt, e o grupo Graúna, liderado pelo próprio vereador cuiabano e Articulação de Esquerda, dos sindicalistas Jairo Rocha e Vilson Aguiar. Zelandes tem apoio do Utopia e Vida e de setores ligados à senadora Serys.

  As eleições diretas do PT acontecem simultaneamente em 22 de novembro, quando os mais de 1,4 milhão de filiados vão às urnas para eleger os presidentes dos diretórios nacional, estaduais e municipais. O prazo para inscrição das chapas que concorrem à executiva nacional venceu no último dia 25. Já quem pretende disputar o comando regional tem até esta segunda. No caso dos diretórios municipais, o prazo se estende até o final de setembro. O mandato é de três anos. Quem se eleger comandará o processo eleitoral de 2010, tanto nas discussões sobre candidaturas quanto às alianças políticas.

    Em Mato Grosso existem cerca de 23 mil filiados. Estão aptos a votar aqueles que são membros ao partido há pelo menos um ano. A lista de votantes é expedido pelo diretório nacional. “Assim não tem como inventar listas. Se o nome não estiver lá, não pode votar”, comenta Zelandes. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Jairo Rocha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Meu Caro Romilson Dourado.

    Peço que faça uma correção na matéria: A AE- Articulação de Esquerda e a DS-Democracia Socialista apoiam a candidatura do Companheiro Ludio Cabral.

    Saudações!!!

    Jairo Rocha
    Secretario Geral da AE
    jairodopt@hotmail.com

  • marcos brandao | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A briga pelo PT do lula/sarney/collor/renan ta bom em! e o tal do Abi e a seria e bunheto e o alexandre e o tal do sagas em! que time gente. estes sao os verdadeiro ptista eticose moralista.

  • antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que timaço em!!!!!!!!!!!!! prepare bem o PT, que nao será facil nada facil viver sem o poder em 2011, quem mandou defender o sarnento.

  • lucio flavio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A seris nem precisou fazer campanha contra, nao ganha nem pra porteira de cemiterio agora! agora eu quero que o abi tome a vaga da seris pra concorrer ao senado! vai tomar uma surra.

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...

Niuan de fora da suplência ao Senado

niuan ribeiro 400 curtinha   O deputado federal José Medeiros não conseguiu segurar o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (foto), como primeiro-suplente de sua chapa ao Senado. Há alguns dias, o filho do ex-vice-governador e ex-deputado Osvaldo Sobrinho vinha demonstrando desejo de pular fora, em meio a...

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.