Últimas

Quarta-Feira, 29 de Agosto de 2007, 09h:35 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

3º CONGRESSO DO PT

5 dos 8 delegados são do grupo de Serys e Jairo

  Após brigas políticas internas, marcadas até por recursos junto à Executiva Nacional para impugnação etapas municipais, os petistas mato-grossenses elegeram oito delegados que vão representar o Estado no 3º Congresso Nacional do partido, que começa na sexta (31) e se estende até domingo (2). Dos oito delegados, cinco são da chapa que elegeu Serys Marly e Jairo Rocha, respectivamente, presidentes do diretório estadual e do municipal da Capital. A corrente Unidade da Luta, capitaneada pelos deputados Carlos Abicalil (federal) e Alexandre Cesar (estadual), terá três representantes.

   Além dos oito delegados, vão estar presentes no encontro em São Paulo Jairo e Serys, como membros do diretório nacional, e a ex-deputada Vera Araújo, como integrante da executiva estadual. Do grupo de Serys e Jairo foram eleitos delegados Alexandra Nogueira, de Várzea Grande, o ex-deputado Gilney Viana, o ex-vereador por Rondonópolis, Juca Lemos, José Roberto Rodrigues, o Zé do PT, de Porto Esperidião, e o sinopense Maurício Barbosa. Da Unidade na Luta em MT, votarão no Congresso o ex-prefeito de Juína, Altir Peruzzo, o rondonopolitano Baltazar Ferreira de Melo e José Benildo Marinho, de Comodoro.

   Propostas

   Com 931 delegados e convidados de 32 países, o 3º Congresso, instância máxima de decisão do partido, terá três eixos que vão nortear seus debates: "O Brasil que Queremos, Socialismo Petista e PT - Concepção e Funcionamento." Na lista das propostas que serão discutidas estão a defesa de uma Assembléia Constituinte exclusiva para votar a reforma política, a convocação de um plebiscito sugerindo a reestatização da Companhia Vale do Rio Doce e a antecipação das eleições diretas, com voto dos filiados, para a escolha da nova cúpula petista.

    O governo tem simpatia pela idéia da Constituinte para examinar a reforma política, mas não quer nem ouvir falar em plebiscito para questionar a privatização da Vale, ocorrida em 1997, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Entre os signatários dessa proposta está o prefeito de Nova Iguaçu (RJ), Lindberg Farias.

   Ricardo Berzoini é o terceiro presidente do PT desde que a cúpula do partido caiu em desgraça, no rastro do mensalão, em julho de 2005. Após a queda de José Genoino, hoje deputado, passaram pelo comando da sigla Tarso Genro, atual ministro da Justiça, o próprio Berzoini e Marco Aurélio Garcia, assessor do presidente Lula.

     Afastado durante três meses do ano passado por causa do escândalo dos "aloprados", como Lula definiu a trama montada por petistas na eleição para comprar um dossiê contra tucanos, Berzoini retornou à presidência do PT em janeiro, após as investigações da Polícia Federal, que não apontaram sua participação no episódio.

     Prestes a mudar de nome depois da sucessão de crises, o antigo Campo Majoritário sustenta que ele será o candidato da corrente à reeleição, se quiser disputá-la. O deputado, porém, resiste e alega estar enfrentando pedidos da família para não entrar no páreo. O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, é outro nome lembrado para comandar o PT, mas não deseja a vaga. Sondado, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci hoje deputado, jura não aceitar a empreitada.

    Na outra ponta, o ex-ministro Olívio Dutra - cogitado pela chapa "Mensagem ao Partido", adversária do grupo de Dirceu - também está no rol dos que resistem a disputar a presidência do PT.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Sexto suplente na Câmara por um mês

aluizio leite 400 curtinha   Aluízio Leite (foto), filiado histórico do PV, tomou posse como vereador pela Capital na último dia 2. Mas vai ficar na cadeira por somente 31 dias, até o retorno do titular, delegado Marcos Veloso, que se afastou para cuidar de assuntos pessoais e hoje se encontra hospitalizado com...

No TCE pra tentar receber da prefeitura

flavia mesquita 400 curtinha   Flávia Mesquita (foto), da Luppa Administração de Serviços, pediu socorro ao TCE para tentar receber por serviços prestados à secretaria de Saúde de Cuiabá, alegando que o município está inadimplente há oito meses. E apontou quebra da ordem...

Pai e filho pré-candidatos em Poconé

henrique santos 400 curtinha pocone   Em Poconé, pai e filho estão animados para o teste das urnas deste ano. Um a prefeito e, outro, para vereador. Euclides Santos, que já foi vereador (89/92) e prefeito por duas vezes (93/96 e 2001/2004), além de secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos em...

Expectativa de tocar a Cultura de MT

paulo traven 400 curtinha   Um dos três adjuntos da pasta de Cultura, Esporte e Lazer do Estado, José Paulo da Mota Traven (foto) vem se articulando para assumir de forma efetiva o comando da secretaria. Ele conta com apoio de alguns membros do staff, como do secretário de Governo, Alberto (Beto) Machado. O governador...

Poconé tem hoje vários "prefeitáveis"

euclides santos 400 curtinha   O ex-vereador e ex-prefeito de dois mandatos de Poconé, Euclides Santos (foto), que era do MDB e agora está no PSDB, vem se movimentando nos bastidores para concorrer novamente à sucessão municipal. Seria um dos nomes de oposição ao prefeito Tatá Amaral, que vai tentar...

Apostas do PTB para vereador em VG

silvio fidelis 400 curtinha   Detentor da segunda maior bancada na Câmara de Várzea Grande, com cinco assentos, atrás somente do DEM da prefeita Lucimar, que conta com sete vereadores, o PTB aposta na hipótese de ao menos manter as cinco vagas. E todos os seus vereadores vão à reeleição, sendo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.