Últimas

Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2007, 07h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

LEGISLATIVO

50% dos deputados na AL já mudaram de sigla

   Nada menos que 50% dos atuais deputados estaduais, incluindo os suplentes que estão hoje na cadeira dos titulares, já trocaram de partido. Alguns mudaram por mais de quatro vezes, como o ex-prefeito de Cuiabá Roberto França, que nesta sexta ingressa no DEM. Mesmo sob a interpretação do Tribunal Superior Eleitoral de que o parlamentar que ferir a fidelidade partidária, ou seja, que trocar de sigla pela qual foi eleita, corre risco de perder o mandato, muitos não demonstram a mínima preocupação nesse sentido. Pulam de siglas conforme a conveniência e o interesse pessoal.

   O deputado licenciado e secretário de Saúde da Capital, Guilherme Maluf, troca o PSDB pelo PMDB na próxima quarta (3). Nos bastidores, ele vive a expectativa de compor chapa como candidato a vice-prefeito de Cuiabá do colega tucano Wilson Santos, que vai à reeleição no próximo ano. Walter Rabello saiu do PMDB e foi para o PP, também para ganhar condições políticas como candidato a prefeito de Cuiabá e apoio de José Riva, que está no quinto partido - começou no extinto PDS, foi para PMN, PSDB, PTB e, por fim, o PP.

   Outro que também migrou para o PP para concorrer a prefeito foi Maksuês Leite. Em 2004, ele disputou a sucessão em Várzea Grande pelo PDT. De lá para cá, teve uma passagem relâmpago pelo PMDB e vai à eleição de novo, agora pelo Partido Progressista. O presidente da Assembléia, Sérgio Ricardo, trocou de agremiação partidária quatro vezes num intervalo de oito anos (PMN, PFL, PPS e PR), assim como Humberto Bosaipo (PFL, PL, PPS e DEM) e Percival Muniz (PMDB, PSB, PSDB e PPS).

   Por enquanto, se mantêm firmes em seus partidos de origem os seguintes deputados: Zé do Pátio, Adalto de Freitas, o Daltinho, e Juarez Costa (os 3 do PMDB), José Domingos e Wallace Guimarães (ambos do DEM, que surgiu com o fim do PFL), os petistas Alexandre Cesar, Ademir Brunetto e Ságuas Moraes, além de Chica Nunes e Carlos Avalone (os 2 do PSDB), Júnior Chaveiro (PMN) e Chico Galindo (PTB).

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • ELIFAS JOSE RIBEIRO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Como que voce vai ter confiança nuns politicos desses? é por isso que eu digo que fidelidade partidaria não devia ser cumprida através de leis mas vir de berço.

  • Mara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não vejo mal algum em políticos mudarem de sigla. A sigla não faz nada pelo povo, mas sim o político. O importante é ele cumprir suas funções delegadas por Lei ou por um regimento interno, principalmente em prol dos mais carentes.

  • Gilberto Cesar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pois é Mara, bem se vê que você não entende nada de política e nem de cidadania. São os partidos políticos que fortalecem os grupos para que eles possam realizar algo em prol da sociedade.

  • ELIFAS JOSE RIBEIRO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Oi mara olha eu aqui de novo: O partido politico é um grupo de pessoas que se unem para o bem ou para o mal ninguem faz nada sozinho então o partido é justamente para dar garantia ao cidadão veja um exemplo: a senadora Serys ajudou a aprovar o aumento no desconto de 11% dos velhinos perguntada sobre isso o que ela respondeu?:
    (chorando)-estou sendo obediente ao meu partido

  • Pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    ...É MARA, NÃO ME SURPRENDE DE ONDE VC MORA, A SUA FORMAÇÃO POLÍTICA FEZ DE VG UM EXEMPLO DE MÁ GESTÃO, QUE NÃO DEVEMOS SEGUIR NO ESTADO....

  • Mara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O espaço do Romilson é democrático e acho que não serve prá atacar as pessoas. Na democracia cada um é livre para falar o que pensa a respeito de algum assunto.
    às vezes, nossos posicionamentos podem estar até errados, e acredito, que possa ser corrigido com explicações convicentes de outros internautas/leitores. O que não aceito é sua opinião ser execrada, você receber pauleira, sendo que poderia\m simplesmente dar uma sugestão, questionar o posicionamento sem precisar ferir ou denegrir a pessoa que fez o comentário a respeito de algum assunto.
    Democracia, Elifaz, e até peço desculpas pelo que te disse em outra matéria, é isso. Vc falar o que pensa e aceitar criticas construtivas a respeito de seu posicionamento. Nesse caso, aqui, claro, sou humilde em reconhecer que posso estar errada, mas posso reconstruir minhas idéias analisando o que vcs me disseram.
    Só tenho 31 anos, e acredito que durante toda a nossa existência, sempre será um eterno aprendizado.
    Críticas construtivas sempre serão bem vindas. Agora aquelas que colocam abaixo de "c.. de cachorro", essas sim, deveriam ser vetadas.

  • Jorge Maciel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Uma vergonha!!!!!
    Homens que até prestaram algum serviço se dão a esse tipo de coisa. Não têm compromisso com nenhum esatuto ou filosofia política. Como disse Cazuza, "ideologia, eu quero uma prá viver".
    Comentar isso? Na verdade, sem comentário.

  • gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Olá Mara,com poquissímas exeções as mudanças de politicos de Partidos são bancadas pelo contribuinte. Porque a grande maioria dos politicos tornaram -se profissionais, fazendo da politica um grande negócio.

Secretários na disputa à AL em 2022

Beto 2x1 400 curtinha   Presidente do DEM em Cuiabá, o secretário estadual  de Cultura,  Esporte e Lazer, o Beto 2 x 1 (foto), falou sobre formação de chapa da sigla para concorrer em 2022. Entre as opções está a secretária de Meio Ambiente Mauren Lazzaretti, filiada desde o ano...

Magistrado quer restrições mais duras

orlando perri 400 curtinha   Ao deferir pedido de liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo chefe do MPE-MT, José Antonio Borges, em meio a conflitos de normas editadas pelo governo estadual e pela Prefeitura da Capital, o desembargador Orlando Perri (foto) enfatiza que é preciso endurecer as medidas...

Paisagista, aliança com Pátio e a AL

claudio paisagista 400   Claudio Ferreira, o Paisagista (foto), está tão empolgado com a votação para prefeito de Rondonópolis no ano passado que pretende encarar outro teste das urnas, agora para deputado estadual, em 2022. Pelo DC, ele tentou a sucessão municipal e chegou a 17.498 votos, ficando...

90 novas UTIs só neste ano em MT

mauro mendes 400 curtinha   Mauro Mendes (foto) disse que o governo estadual tem se empenhado ao máximo na luta pelo combate ao novo coronavírus. E enfatiza que somente neste início de ano, o Estado já habilitou 90 novos leitos de UTI para atender casos graves de Covid-19. Entre janeiro e março, foram abertos...

Apelo dramático da Santa Casa de ROO

bianca talita 400 santa casa roo   A superintendente da Santa Casa de Rondonópolis, Bianca Talita (foto), fez um apelo dramático nesta terça, num grupo de WhatsApp, esperando sensibilizar o prefeito Zé do Pátio a repassar com urgência os recursos que estão repressados no Fundo Municipal de...

Emendas para todos os 24 deputados

Max 400 curtinha   O presidente da Assembleia, Max Russi (foto), em visita ao Grupo Rdnews, quando concedeu entrevista ao portal e à tv web Rdtv, defendeu as emendas impositivas, que são indicadas pelos deputados e pagas pelo governo, via orçamento. Lembra que são instrumentos importantes para fazer com que obras e...