Últimas

Sábado, 11 de Agosto de 2007, 07h:47 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

CONVENÇÃO DO PR

6 com mandato preparam familiares para disputa

   Homero e Henry querem os irmãos na prefeitura; Zé Domingos articula para o irmão concorrer em Nortelândia; Maggi tenta reeleger o primo; Jaime deseja novo mandato para o irmão e Fagundes prepara o filho para vereador

     Ao menos seis líderes políticos detentores de mandatos eletivos já preparam membros da família, como irmãos, primos e filhos para tentarem ampliar o poder na vida pública, a partir do aval das urnas de 2008. O deputado federal de primeiro mandato Homero Pereira (PR), por exemplo, incentiva o irmão Américo Pereira a disputar a Prefeitura de Alto Araguaia. Américo é comerciante e deve trocar o PPS pelo PDT para concorrer a sucessão do prefeito Maia Neto (PR).  O também federal Wellington Fagundes, já no quinto mandato, deve lançar o filho João Antonio Fagundes a vereador por Rondonópolis. Fagundes tem dois filhos: Diogênes e João Antonio. O deputado já prepara Antonio, prestes a se formar em Economia pela UnB, para começar a criar clã na política.

    O deputado estadual José Domingos (DEM), ex-prefeito de Sorriso por três mandatos, terá o irmão Neurilan Fraga na corrida pela Prefeitura de Nortelândia. Também filiado ao DEM, Neurilan integra a pasta de Projetos Estratégicos do governo Blairo Maggi como coordenador dos consócrios intermunicipais de desenvolvimento sustentável.

   O deputado federal Pedro Henry (PP) vai tentar reeleger o irmão Ricardo Henry prefeito de Cáceres. A mesma investida será feita pelo senador Jaime Campos (DEM) em relação a seu irmão, o prefeito Benedito Paulo de Campos, o Dito Paulo, em Jangada. Outro prefeito que também sonha com a reeleição é César Borges (PR), de Sapezal. Ele é primo do governador Maggi, que articula para deixar o caminho livre para o parente rumo a um novo mandato.

    Tradição

    É a chamada familiocracia enraizada na política em Mato Grosso. Até aqui, a estratégia era lançar casais para cargos eletivos, como foram os casos de Carlos e Teté Bezerra, Dante e Thelma de Oliveira e Jonas e Celcita Pinheiro. Bezerra e Jonas foram senadores com as esposas na cadeira de deputadas federais. Agora Bezerra passou a exercer mandato de deputado, o que tirou de Teté a chance de tentar a reeleição em 2006. Jonas continua no Senado e só não tem Celcita na Câmara porque ela foi rejeitada nas urnas. Dante (já falecido) era governador e elegeu a esposa Thelma deputada. Ela reconquistou o mandato no ano passado.

    Agora, o momento político parece sinalizar para candidatura de primos, filhos e irmãos de detentores de mandatos eletivos. Mudam-se as estratégias, conservam-se os mesmos interesses.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Amado Amador | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    (Aiaiai)Os comentários do leitores são sempre interessantes, agora, essa é a segunda vez que confundem o artista ilustrador, o cartunista, com o jornalista, o escrevinhador. Catso! A patota não sabe ler uma assinatura?

  • Fernando Peres | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Romilson, vc está de parabéns pela bela matéria. Pra ser politico tem que ter militância, trabalho prestado....política não pode ser hereditário. Força amigo, vc está no caminho certo. Abaixo a hipocrisia!

  • Antonio Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Estimado jornalista e analista político, Romilson Dourado, sou um grande admirador de seu trabalho, todos os dias, ao ligar o computador, a primeira coisa que faço é entrar no RDNews, mas hoje ao ler esta materia achei que vc pegou pesado aos escrever as palavras "QUEREM OS IRMÃOS" "TENTAR AMPLIAR O PODER NA VIDA PÚBLICA" "INCENTIVA O IRMÃO" são palvras vazias que não podem ser escritas por uma pessoa como vc que prega a democracia neste país. Ao ler a matéria a impressão que se tem é que: Vc é o sabe tudo, tem bola de cristal ou é mãe Diná?. viajou na maionese meu caro!

  • Eduardo Delamonica Freire | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Muito pertinente o seu comentário sobre mais este desvio dos políticos( desvios que uma vez julgados, no juízo final, não os conduzirão para o Céu...).A única solução que vejo é a de um sonho que, temo, não será construído tão cedo: uma ampla Reforma Política e Partidária que imponha o financiamento público e exclusivo de campanha, a fidelidade partidária, o voto distrital misto, a proibição do nepotismo eleitoral.Você acha que esses políticos que compõem a maioria do Congresso quer isto? Acho que nem o povo que os escolhe a troco de favores financiados pelo bem público( que se privatiza cada vez mais). Parabéns pelo seu Blog. Espero, como seu admirador, que você disponha, sempre, a sua competência em favor do melhor jornalismo.

  • Suzanna Auxiliadora | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Lí o comentário do Antonio Carlos e fiquei preocupada, será que meu Lindo Romilson errou? voltei à matéria e vi que foi o Fernando que escreveu, aí aliviei.
    Mas, Fernando, quem não quer o melhor para os filhos? Se o jornalismo deu certo para vc, te traz felicidade e ainda ganha dinheiro, porque não indicar para seus filhos e irmãos fazerem o mesmo? Afinal, nesse país, em todas as profissões, se é que política é profissão, tem os honestos e os desonestos, não é verdade? mas o Antonio Carlos tá certo vc pegou pesado e Romilson deveria ter revisado.
    Bom fim de semana e se um dia vc for pai, vai entender o que tentei transmitir. Parabéns a todos os Papais.

  • Arnaldo Di Paula | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Rapaz, que mulher inteligente essa Suzanne, deu na cara do Fernando com luva de pelica e ainda chamou a atenção de seu patrão na maior classe e final desejou felicidades aos pais. Obrigado Suzanne vc deve ser muito especial e falou com o coração de mãe, é isso que nosso Brasil precisa, mães que saibam criar seus filhos dentro da ética e da moral, tudo visando dar-lhes caráter, até porque se voces mães não fizerem isso, o que será dos futuros políticos e jornalistas desse país?. RRRSSS.

  • Valdir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É assim que se forma as oligarquias e os caciques que tanto atrapalham a democracia brasileira. As famílias desses políticos ao longo do tempo no poder perdem as suas essências e vivem pelo poder e pelo dinheiro. E o que é pior, não trabalham e se apoderam do dinheiro público.
    Povo Matogrossense, ajudem a democracia, vamos eliminar no voto os velhos caciques e evitar a formação de novos.

Emanuel é quem mais realizou obras

emanuel pinheiro 400 curtinha   Um levantamento da empresa Percent Pesquisa & Consultoria, feita em Cuiabá entre os últimos dias 13 e 14, destaca que, na percepção de 49% dos cuiabanos, o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (foto) foi o que mais fez obras e serviços. Em segundo lugar, com 19,8%, é citado...

Emendas ajudam Unemat de ROO

thiago silva 400 curtinha   Em reunião com o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, e com o pró-reitor Alexandre Porto, o deputado estadual Thiago Silva (foto) tratou da emenda de R$ 1 milhão para manter o curso de direito e abertura do de jornalismo em Rondonópolis neste ano. E, juntos, definiram o modelo de...

Presidente da Ucmmat quer reeleição

edcley lopes ucmmat 400   Reeleito para o sexto mandato e com a maior votação em Vila Bela da Santíssima Trindade, o vereador Edcley Lopes Coelho (foto), que obteve 391 votos pelo Solidariedade, luta agora por outro desafio. Quer se reeleger presidente da Ucmmat, entidade que congrega as câmaras municipais com seus 1.404...

Elisângela conduz Secom da Câmara

elisangela tenorio 400 curtinha   A jornalista Elisângela Tenório (foto) está de volta ao comando da Comunicação Social da Câmara de Cuiabá. Ela ocupou o mesmo cargo na gestão Justino Malheiros, mas, na época, não teve à disposição estrutura para desevolver uma...

Logística em MT pra distribuir vacinas

mauro mendes 400 curtinha   O governo estadual já providenciou toda logística para levar as vacinas anti-Covid-19 aos municípios. O governador Mauro Mendes (foto) destaca que, em princípio, adquiriu 3,5 milhões de seringas. Os lotes de vacinas chegam a MT até a próxima quarta. Seguindo o Plano...

Emanuel no PTB e reeleição do filho

emanuelzinho 400   O PTB está sendo preparado para receber a filiação do prefeito Emanuel Pinheiro, que iniciou o segundo mandato em Cuiabá. Sem ambiente para seguir no MDB, onde passou a enfrentar resistência de toda a bancada do partido na Câmara Federal e na Assembleia, Emanuel recebeu convite de...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.