Últimas

Sábado, 11 de Agosto de 2007, 07h:47 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

CONVENÇÃO DO PR

6 com mandato preparam familiares para disputa

   Homero e Henry querem os irmãos na prefeitura; Zé Domingos articula para o irmão concorrer em Nortelândia; Maggi tenta reeleger o primo; Jaime deseja novo mandato para o irmão e Fagundes prepara o filho para vereador

     Ao menos seis líderes políticos detentores de mandatos eletivos já preparam membros da família, como irmãos, primos e filhos para tentarem ampliar o poder na vida pública, a partir do aval das urnas de 2008. O deputado federal de primeiro mandato Homero Pereira (PR), por exemplo, incentiva o irmão Américo Pereira a disputar a Prefeitura de Alto Araguaia. Américo é comerciante e deve trocar o PPS pelo PDT para concorrer a sucessão do prefeito Maia Neto (PR).  O também federal Wellington Fagundes, já no quinto mandato, deve lançar o filho João Antonio Fagundes a vereador por Rondonópolis. Fagundes tem dois filhos: Diogênes e João Antonio. O deputado já prepara Antonio, prestes a se formar em Economia pela UnB, para começar a criar clã na política.

    O deputado estadual José Domingos (DEM), ex-prefeito de Sorriso por três mandatos, terá o irmão Neurilan Fraga na corrida pela Prefeitura de Nortelândia. Também filiado ao DEM, Neurilan integra a pasta de Projetos Estratégicos do governo Blairo Maggi como coordenador dos consócrios intermunicipais de desenvolvimento sustentável.

   O deputado federal Pedro Henry (PP) vai tentar reeleger o irmão Ricardo Henry prefeito de Cáceres. A mesma investida será feita pelo senador Jaime Campos (DEM) em relação a seu irmão, o prefeito Benedito Paulo de Campos, o Dito Paulo, em Jangada. Outro prefeito que também sonha com a reeleição é César Borges (PR), de Sapezal. Ele é primo do governador Maggi, que articula para deixar o caminho livre para o parente rumo a um novo mandato.

    Tradição

    É a chamada familiocracia enraizada na política em Mato Grosso. Até aqui, a estratégia era lançar casais para cargos eletivos, como foram os casos de Carlos e Teté Bezerra, Dante e Thelma de Oliveira e Jonas e Celcita Pinheiro. Bezerra e Jonas foram senadores com as esposas na cadeira de deputadas federais. Agora Bezerra passou a exercer mandato de deputado, o que tirou de Teté a chance de tentar a reeleição em 2006. Jonas continua no Senado e só não tem Celcita na Câmara porque ela foi rejeitada nas urnas. Dante (já falecido) era governador e elegeu a esposa Thelma deputada. Ela reconquistou o mandato no ano passado.

    Agora, o momento político parece sinalizar para candidatura de primos, filhos e irmãos de detentores de mandatos eletivos. Mudam-se as estratégias, conservam-se os mesmos interesses.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Amado Amador | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    (Aiaiai)Os comentários do leitores são sempre interessantes, agora, essa é a segunda vez que confundem o artista ilustrador, o cartunista, com o jornalista, o escrevinhador. Catso! A patota não sabe ler uma assinatura?

  • Fernando Peres | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Romilson, vc está de parabéns pela bela matéria. Pra ser politico tem que ter militância, trabalho prestado....política não pode ser hereditário. Força amigo, vc está no caminho certo. Abaixo a hipocrisia!

  • Antonio Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Estimado jornalista e analista político, Romilson Dourado, sou um grande admirador de seu trabalho, todos os dias, ao ligar o computador, a primeira coisa que faço é entrar no RDNews, mas hoje ao ler esta materia achei que vc pegou pesado aos escrever as palavras "QUEREM OS IRMÃOS" "TENTAR AMPLIAR O PODER NA VIDA PÚBLICA" "INCENTIVA O IRMÃO" são palvras vazias que não podem ser escritas por uma pessoa como vc que prega a democracia neste país. Ao ler a matéria a impressão que se tem é que: Vc é o sabe tudo, tem bola de cristal ou é mãe Diná?. viajou na maionese meu caro!

  • Eduardo Delamonica Freire | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Muito pertinente o seu comentário sobre mais este desvio dos políticos( desvios que uma vez julgados, no juízo final, não os conduzirão para o Céu...).A única solução que vejo é a de um sonho que, temo, não será construído tão cedo: uma ampla Reforma Política e Partidária que imponha o financiamento público e exclusivo de campanha, a fidelidade partidária, o voto distrital misto, a proibição do nepotismo eleitoral.Você acha que esses políticos que compõem a maioria do Congresso quer isto? Acho que nem o povo que os escolhe a troco de favores financiados pelo bem público( que se privatiza cada vez mais). Parabéns pelo seu Blog. Espero, como seu admirador, que você disponha, sempre, a sua competência em favor do melhor jornalismo.

  • Suzanna Auxiliadora | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Lí o comentário do Antonio Carlos e fiquei preocupada, será que meu Lindo Romilson errou? voltei à matéria e vi que foi o Fernando que escreveu, aí aliviei.
    Mas, Fernando, quem não quer o melhor para os filhos? Se o jornalismo deu certo para vc, te traz felicidade e ainda ganha dinheiro, porque não indicar para seus filhos e irmãos fazerem o mesmo? Afinal, nesse país, em todas as profissões, se é que política é profissão, tem os honestos e os desonestos, não é verdade? mas o Antonio Carlos tá certo vc pegou pesado e Romilson deveria ter revisado.
    Bom fim de semana e se um dia vc for pai, vai entender o que tentei transmitir. Parabéns a todos os Papais.

  • Arnaldo Di Paula | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Rapaz, que mulher inteligente essa Suzanne, deu na cara do Fernando com luva de pelica e ainda chamou a atenção de seu patrão na maior classe e final desejou felicidades aos pais. Obrigado Suzanne vc deve ser muito especial e falou com o coração de mãe, é isso que nosso Brasil precisa, mães que saibam criar seus filhos dentro da ética e da moral, tudo visando dar-lhes caráter, até porque se voces mães não fizerem isso, o que será dos futuros políticos e jornalistas desse país?. RRRSSS.

  • Valdir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É assim que se forma as oligarquias e os caciques que tanto atrapalham a democracia brasileira. As famílias desses políticos ao longo do tempo no poder perdem as suas essências e vivem pelo poder e pelo dinheiro. E o que é pior, não trabalham e se apoderam do dinheiro público.
    Povo Matogrossense, ajudem a democracia, vamos eliminar no voto os velhos caciques e evitar a formação de novos.

Nomes do DEM para vereador de VG

pablo 400 curtinha   O DEM do casal Jayme-Lucimar, senador e prefeita, respectivamente, é dono da maior bancada na Câmara de Várzea Grande, com sete dos 21 vereadores. Destes, cinco já estão trabalhando projeto de reeleição, sendo eles Gisa Barros, que era do PSB; Valdemir Bernadino, o Nana; Pedro...

Flerte com candidato de outro partido

selma arruda 400 curtinha   Apesar de estar filiada ao Podemos, a ex-senadora Selma Arruda, que teve o mandato cassado por crimes eleitorais e deixou a cadeira neste ano, continua flertando com o pedetista, empresário e vice-governador Otaviano Pivetta, que não demonstra mais tanto ânimo para continuar com o projeto de disputa...

Joelson e as traições política e familiar

joelson 400   Dos 23 vereadores pela Capital que vão à reeleição, o que mais deve enfrentar dificuldades para obter êxito nas urnas é o sargento Joelson (foto), que aproveitou a janela de março e trocou o PSC pelo Solidariedade. Primeiro, por causa da atuação pífia. Trata-se de um...

Calistro, dúvida à reeleição e Sumaia

sumaia leite 400 curtinha   Jânio Calistro, reeleito para o 2º mandato de vereador em 2016 e como o mais votado em Várzea Grande, com 3.658 votos pelo PSD, se mudou para o DEM dos Campos, mas ainda avalia se vai encarar o teste das urnas deste ano. Ele se mostra um tanto baqueado, após ficar preso por três meses. E...

Grupos convergem para Emanuelzinho

emanuelzinho 400   O jovem deputado federal Emanuelzinho (foto) está cada vez mais empolgado com a possibilidade de disputar a Prefeitura de Várzea Grande. Até se mudou da Capital para a cidade vizinha, onde montou apartamento no Edifício Maktub. Uma das revelações políticas do PTB, Emanuelzinho tem...

Câmara de ROO e pasta de Controle

orestes miraglia 400 curtinha   A Câmara de Rondonópolis deu de ombros para uma decisão do Tribunal de Justiça e, em primeira votação, aprovou mensagem do prefeito Zé do Pátio, criando a secretaria de Transparência Pública e Controle Interno (SETRACI) em...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.