Últimas

Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2008, 19h:55 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

VÁRZEA GRANDE

7 fazem acordão em cartório pela Mesa Diretora

  A desconfiança e o temor por traição são tantos que 7 dos 13 vereadores eleitos em Várzea Grande mal souberam do resultado das urnas e já assinaram, em cartório, documento se comprometendo a votar na chapa que apresenta Wanderley Cerqueira (PR) como candidato à presidência da Câmara Municipal. A eleição só acontece em 1º de janeiro, minutos após a solenidade de posse.

   No documento registrado no último dia 10 no 1º Serviço Notorial e de Registros do Cristo Rei, o grupo dos 7 assume "o compromisso irretratável, irrenunciável e excluindo a cláusula de direito de arrependimento no sentido de apoiar e votar autorizando a retirada de seu nome de qualquer outra chapa com ou sem autorização apresentada". Os abaixos-assinados asseguram ainda, conforme a carta registrada, que "o compromisso não poderá ser rescindido nem por via judicial".

   Dessa forma, Wanderlei Cerqueira, reeleito como campeão de votos (3.939), conta com um apoio a mais que o seu colega de partido, o vereador reeleito para o quarto mandato Antonio Cardoso de Andrade Neto, que teve 3.051 votos no pleito de 5 de outubro. Nessa disputa pelo comando da Mesa Diretora entre o mais votado e o detentor de maior número de mandatos, Cerqueira leva vantagem. Para "costurar" o acordão, ele buscou apoio do adversário DEM, que elegeu quatro vereadores.

   Da chapa de Cerqueira fazem parte Chico Curvo (DEM), como primeiro-secretário; João Madureira (PSC), como 1º vice-presidente; Toninho do Glória (PV), no posto de 2º vice; e Fábio Saad (PTC), como 2º secretário. Também apóiam a chapa o vereador reeleito pelo PR Wiltinho Coelho e a democrata Isabela Guimarães. Nessa composição, entram acordos até envolvendo cargos de secretário. Há rumores, por exemplo, de que Wiltinho assumirá a pasta da Educação, o que abriria vaga na Câmara a Charles Caetano (PR), que não conseguiu a reeleição.

   Já o grupo dos 6 é liderado por Antonio Cardoso. Sua chapa conta com Baiano Pereira (DEM), que entra como primeiro-secretário. A expectativa da chapa Cardoso-Baiano é atrair ao menos um do grupo de Cerqueira. A "salvação" do vereador mais votado é o documento. Resta saber se mesmo assim, os que assinaram-no vão resistir aos "assédios" do outro bloco.

   Esta é a primeira vez que o PR do prefeito reeleito Murilo Domingos deve conquistar a presidência da Câmara de um Legislativo que recebe cerca de R$ 570 mil mensais de duodécimo. No seu primeiro mandato, os presidentes foram os oposicionistas Gonçalo Pente Fino e o hoje democrata Edil Moreira, que foi derrotado à reeleição.

Veja abaixo reprodução da carta-compromisso assinada em cartório pelo grupo dos 7 vereadores (clique no documento para ampliar imagem)

Postar um novo comentário

Comentários (27)

  • José Nicácio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Essa mesa só será decidida no dia da posse,agora esses documentos fajutos só irão servir para quê? Queria que alguém me respondesse isso,porque não tem valor jurídico nenhum,só serve para atrair mais descredibilidade a Câmara de Vereadores varzeagrandensse. Agora tem vários problemas porém para serem resolvidos,tem vereador que foi reeleito e que já é réu condenado pela justiça e ainda permanece no cargo,não sei por força de que lei ou do além,tá virando uma vergonha a política da nossa querida Várzea Grande,e tem mais,quem deveria fazer a mesa é a coligação da candidato derrotado,pois foi a coligação que fez a maioria.Agora aonde está a ética e principalmente a fidelidade partidária? Bom pelo jeito ninguém sabe,bons tempos em que a palavra de homem garantida pelo fio do bigode valiam mais que qualquer documento ou papel escrito,aos varzeagrandensses o que resta,pelo jeito nécas de pitibiribas...

  • Júlio Campos Neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro João Carlos,
    Obrigado pelas dicas de leitura. Fico agradecido desde já.
    Sim, eu gosto do stallone e do Van Dame, mas prefiro comédias.

  • ex pfl | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Ulisses Garcia Neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Infelismente esse documento tem a mesma validade de uma nota de 3,rsrsrs,

    Chegam a ser ofensivas a vontade democratica do povo, o chamado acordão. O que vale mesmo é o voto de cada um no dia 1, porém vejam o nivel dos vereadores escolhidos...

    Infelismente eles ao menos sabem de seus direitos e deveres com a sociedade, só estão negociando cargos e administração do dinheiro publico.

  • Junior | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns Ver. Wanderley e Chico pelo seus acordão voces merecem e tem uma chapa boa, com pessoas de nome para assumir o comando dessa casa, voces merecem.

  • ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É ISSO AÍ TÃO NO CAMINHO CERTO, HJ DE MANHÃ EU VI UMA MATÉRIA FALANDO QUE CHICO CURVO QUERIA ASSUMIR UM CARGO NESSA ELEIÇÃO, E AGORA TE VEJO SENDO O 1º SECRETARIO DA CAMARA JUNTAMENTE C/ WANDERLEI, TONINHO, MADUREIRA E FABIO E FICO FELIZ POR WILTINHO DAR A VAGA P/ CHARLES.

  • MARCIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É o mundo ta ficando feio, na minha epoca não precisava ir em cartorio para se honrar um compromisso, hoje vejo vereadores tendo que reconhecer firma de sua assinatura, isso é um absurdo... Vamos ver se ainda tera vereador que não honrará, ai eu perderei toda confiança.

  • rui | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O WANDERLEI NAO PODE SER PRESIDENTE DA CAMARA PORQUE LA VAI VIRAR UM RINGUE ELE SO SABE BRIGAR PRINCIPALMENTE COM OS COMPANHEIROS QUE DIGA O DIRETOR FINANCEIRO.DR ELISIO IRMAO DO PRESIDENTE EDIL MOREIRA PELO AMOR D DEUS CHICO CURVO NAO VOTO NESSE CIDADAO PELOS SEUS 3072 VOTOS NAO VOTA NELE. VOCE E DO POVAO SAI FORA DESSE ...

  • Júlio Campos Neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Várzea-Grande é realmente uma cidade diferenciada nas questões política. Em 30 anos de idade que tenho sendo 15 anos acompanhando Júlio,Jonas e Jaime, é a primeira vez que vejo um documento como este.
    Na verdade acredito que este documento não possui validade jurídica nenhuma e caberá a algum advogado ou advogada leitores deste site esclarecer melhor nós leigos jurídicos a válidade deste documento. Mas se tiver algum poder legal este documento desde já expresso minha opnião. É simplesmente um Absurdo este documento.
    Pela primeira vez vejo a composição de uma mesa ser feita via cartótio. Já tinha ouvido algumas histórias sobre ficarem presos dentro de um hotel confinado no fim de semana e até mesmo traições na ora do voto. Mas assinar documento em cartório esta foi a primeira vez.
    O mais importante disto tudo é que mostra que a chapa do Vereador Wanderley é formada por companheiros e companheiras de extrema confiança, já que até documento tiveram de assinar. Areditava que uma eleição de mesa era construida no diálogo e bom senso, sendo totalmente desnecessária uma atitude como esta. Já vi que meus 15 anos de política é pouco para politicagem da Vajú e que dos políticos da nossa Várzea-Grande podemos esperar de tudo, até documento em cartório.
    E você Romílson ainda acreditava que iriamos interferir em uma eleição como essa. Eles já são de maiores, eles que se entendam.

  • marcelo pires | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.