Últimas

Quarta-Feira, 27 de Fevereiro de 2008, 16h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

MEIO AMBIENTE

700 servidores da Sema cruzam braços nesta 5ª

  Cerca de 700 servidores da secretaria estadual de Meio Ambiente se preparam para uma paralisação geral nesta quinta (28). Eles reivindicam que as sugestões propostas pela CPI da Sema sejam, de fato, aplicadas. Também protestam contra o que chamam de notícias "falsas" que estão sendo veiculadas na TV Assembléia (canal 16). Segundo um dos membros do sindicato, a imprensa está noticiando fatos, como de supostas irregularidades, "que não estão acontecendo dentro da secretaria".

   Ele conta que praticamente nada do que foi proposto pela CPI está sendo cumprido pela pasta. Essa mobilização será mais uma forma de chamar atenção do governador Blairo Maggi e do secretário de Meio Ambiente Luís Henrique Daldegan. (Pollyana Araújo)

(28/02 às 8h25) - AL nega veiculação de notícias falsas

   O secretário da TV Assembléia, Wanderley Oliveira, alega que a emissora não está veiculando notícias falsas. "O que está sendo transmitido são apenas algumas das principais propostas das 85 sugeridas pela CPI da Sema", argumenta o secretário.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • RAMIRO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SR. FERNANDO, FALO PELOS RESULTADOS QUE A SEMA APRESENTA. A POLÍCIA FEDERAL PRENDEU FOI FUNCIONARIOS DA SEMA; COMO O SR. EXPLICA ESTAS PRISÕES?
    NO SERVIÇO PÚBLICO EXISTE O CRITÉRIO DA IMPESSOALIDADE, OU SEJA, NINGUÉM É OBRIGADO A BURLAR A LEI, PODE INCLUSIVE DESRESPEITAR ORDENS ILEGAIS DE SUAS CHEFIAS OU GESTORES. PORQUE OS BONS E PREPARADOS TÉCNICOS ESTÃO FAZENDO VISTA GROSSA PARA TUDO O QUE ESTA ACONTECENDO EM NOSSO AMBIENTE. AS INVASÕES DE ÁREAS PÚBLICAS E PRIVADAS, ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL AMPLAMENTE DENUNCIADAS E QUE NUNCA FORAM VISTORIADAS PELA SEMA E OS INVASORES CONTINUAM FAZENDO FESTA.
    SE EXISTEM BONS NA SEMA, QUE SE MANIFESTEM, E QUANTO AO SALÁRIO, SE NÃO ATENDE AS NECESSIDADES, PROCUREM OUTRO EMPREGO E NÃO FIQUEM AI FAZENDO DE CONTA, RECLAMANDO E COLOCANDO CULPA NOS OUTROS.
    ME DESCULPE SE OS OFENDI COM MEU COMENTARIO ANTERIOR. FOI UM DESABAFO DE QUEM NÃO AGUENTA MAIS O CUSTO DA INCOMPETÊNCIA E DA BANDIDAGEM QUE IMPERA NO SETOR AMBIENTAL DESTE ESTADO. CRUZEM OS BRAÇOS PARA SEMPRE E DEIXEM O IBAMA, A FEDERAL E AGORA A GUARDA NACIONAL TRABALHAR, PARA MOSTRAR PRA VOCES COMO É QUE SE FAZ AS COISAS.

  • lucinio marques fontes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Até o sindicato foi ludibriado pelo senhor daldegan, e não é de hoje que essa turminha tenta usar e abusar do sindicato para enganar a classe, como também, usar técnicos do órgão como marionetes, e finalmente, o sindicato acordou, e vai dar um basta nessa safadeza.

  • Sentinela | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vou repetir um comentario anterior

    Não consigo entender como o governador e os deputados que após uma CPI onde foram identificadas todas as atrocidades e desmandos que são cometidos na SEMA não tomarem uma posição firme, aliás até posso entender, quando alguém é mantido no cargo como o atual secretário, que não tem nenhum comprometimento com a área ambiental deste estado, mesmo tendo ficado provado que não tem competência, que o maior problema da SEMA é a ingerência é porque alguém deve estar se beneficiando com esta situação. Serve apenas como rainha da Inglaterra.

    A Sema se tornou um cabide de emprego, pouca gente sabe que dos mais de 800 funcionários deste órgão apenas 305 são realmente funcionários da SEMA concursados (basta ler o relatório da CPI), pior é que muitos destes não entendem nada de meio ambiente ( me perdoem aqui os poucos comissionados e terceirizados que tem comprometimento com o meio ambiente e que lutam também a duras penas para tentar realizar seu trabalho com responsabilidade e honestidade).
    Pouca gente sabe também que todas as noticias que veiculam nos jornais sobre técnicos da SEMA que cometem ilícitos, que estes na realidade estes não são técnicos de carreira da SEMA, são cargos políticos, mas é o nome dos técnicos que fica manchado. O que já foi motivo de orgulho, hoje em dia é motivo de vergonha, os técnicos tem vergonha de dizer que trabalham na SEMA.

    Tinha esperança nesta CPI, mas hoje vejo que serviu apenas de palanque político, como moeda de troca para outras barganhas e favorecimentos, que nem mesmo as proposições feitas pela CPI (embora de pouca valia) serão atendidas.
    As medidas que estão sendo proclamadas como resultados da CPI são ações corriqueiras da SEMA (validar os dados da Unidades de Conservação), ou ações que já haviam sido planejadas muito tempo antes da CPI entrar em vigor. O único ganho da CPI foi a suplementação do orçamento.

    Haaaaa havia me esquecido, estão fazendo um “puxadinho” na SEMA, que vai custar aos contribuintes mais de CR$ 600.000,00 (para erguer 3 paredes) e que não vai resolver quase nada a questão de infra-estrutura da secretaria.

    Criaram foi mais cargos a SEMA agora vai ter um secretário e mais QUATRO secretários adjuntos, um absurdo.

    Tudo continua igual, algumas licenças demoram mais de 6 meses outras são aprovadas em pouquíssimos dias, dependendo de quem solicita, multas canceladas, maracutaias, terrorismo contra os técnicos conscientes e honestos que se negam a entrar nos esquemas, empresa (Tecnomapas) ganhando muito dinheiro, etc....


    TODAS ESTAS MUDANÇAS DE CARGOS SÃO MERAMENTE POLÍTICAS E NÃO MELHORAM A SITUAÇÃO AMBIENTAL DO ESTADO EM NADA, FOI APENAS UM REMANEJAMENTO INTERNO, O QUE TEM QUE MUDAR É A MENTALIDADE DOS GOVERNANTES DESTE ESTADO, ENCARAR O MEIO AMBIENTE DESTE ESTADO COM MAIS RESPEITO E SERIEDADE, PARAR COM A POLITICAGEM, TROCAR O ATUAL SECRETÁRIO E SEUS ADJUNTOS POR ALGUEM QUE REALMENTE ENTENDA DESTA ÁREA, ENQUANTO ISTO NÃO OCORRER MATO GROSSO VAI CONTUNUAR APARECENDO NO JORNAL NACIONAL DE UMA MANEIRA NADA AGRADAVEL.

  • Bruninha Saldanha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    VOCÊ NÃO SABE O QUE TÁ FALANDO, PEDE PRA SAIR....
    TURMINHA É A SUA, SEU IDIOTA.

  • Silvio Bandeira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    As notícias que temos da Sema, é que desde a Operação Guilhotina, os funcionários estão literalmente de braços cruzados.

    Muitos por desmotivação com a atual gestão, outros por inércia e medo diante da insegurança que se instalou no órgão. O Secretário é um pau mandado pela chefe de gabinete, não tem autoridade e é leviano com as pessoas.

    Como servidor público, graças a Deus de outro órgão, me solidarizo com os técnicos da Sema. E acredito que outros colegas deveriam fazer o mesmo,ou seja, dar-lhes apoio moral; pois estamos diante de uma situação lamentável , causada pela demonstração de fragilidade, incompetência e arrogância dos atuais gestores daquela Secretaria do "Mal" Ambiente, que vêm expondo publicamente todas as suas malezas internas e externas.







  • Danielle Kormann | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É uma safadeza o que está acontecendo na SEMA. É o que está também acontecendo nos outros órgãos e entidades administrativas do Estado de Mato Grosso. Assim como outros colegas que também fizeram o comentário, também me solidarizo para dar um basta à essa pouca vergonha. Não dá mais para engolir tanta incompetência da maioria dos cargos políticos. Não generalizo, pois sei que tem pessoas que fazem jus à indicação, mas são poucos, pois a maioria caem de pára-queda e não estão nem aí. Na SEMA é pura ingerência; de tantas irregularidades detectadas naquele órgão o DALDEGAN até o momento não fez nada, ou melhor, não quer fazer nada e "tapar o sol com a peneira". Será que é para melhor "administrar"?!. E esse contrato "permanente" e "milionário" com a TECNOMAPAS??? Que vergonha senhor governador e secretário, é um verdadeiro cabide eleitoreiro. Contratam pessoas sem perfil e principalmente, sem compromisso com a Administração Pública. Dessa forma, quem será que não vai querer contratar com o Estado para ficar milionário???
    Fica aqui o meu repúdio à administração dessa Pasta e tenho certeza que os servidores da SEMA, que são bastantes competentes vão conseguir ter forças para encarar essa batalha, pois vocês têm direitos e só estão a favor de uma causa que é digna: "um serviço público probo (honroso), legal e transparente".
    Não esqueçam colegas da SEMA, vocês estão aí porque são esforçados, inteligentes e vitoriosos por terem conquistados a vaga no Concurso Público. E OUTRA: "ELES VÃO E VOCÊS FICAM".

  • Vânia Pedroso de Arruda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    RECEITA PARA DESTRUIR ÓRGÃO AMBIENTAL DE UM ESTADO:
    RECEITA DE COMO DESTRUIR UM ÓRGÃO AMBIENTAL

    1. Nomear alguém que não é da área para ser secretário, e que seja pusilânime arrogante e autoritário;
    2. Nomear como secretário adjunto que não seja do quadro efetivo, e que seja alguém com reputação duvidosa, que seja ardiloso e doido para se enriquecer;
    3. Afastar do processo de decisão técnicos de carreira competente e que não se "aliem" a nova filosofia;
    4. Fazer cabide de emprego, contratando centenas de contratados sem conhecimento técnico e muito menos, sem nenhum compromisso com o meio ambiente;
    5. Nomear no gabinete pessoas sem competência técnica nenhuma, com duvidosa reputação moral, e que goste de fazer intrigas e armações para derrubar técnicos;
    6. Montar uma indústria de intrigas, futricas, armações e perseguições, criando um clima permanente de desarmonia no órgão;
    7. Criar uma estrutura organizacional que não contemple o atendimento as demandas existentes na sociedade, mas, apenas para fazer acomodações de indicações políticas;
    8. Tornar a política ambiental refém de interesses mesquinhos e levianos de grupos econômicos e políticos;
    9. "Sensibilizar" as ONGs para aderir ao esquema do "é dando que se recebe";
    10. Amordaçar o Ministério Público ao interesse do executivo estadual, e com isso, fazer vistas grossas aos desmandos que possam estar ocorrendo na gestão do órgão ambiental;
    11. Indicar como presidente do Fundo Estadual do Meio Ambiente um parente de conselheiro do tribunal de contas para "fazer de contas" que os recursos estejam sendo fiscalizados;
    12. Remunerar com um salário de fome os técnicos de carreira, incentivando o esvaziamento do órgão ou a prática da corrupção dos que ficarem;
    13. O discurso dúbio e inércia do governador frente aos desmandos e desvios constatados pelos ditos gestores do órgão ambiental.
    14. Criar uma CPI de araque para enganar a população dando uma sensação de que existe alguma preocupação por parte dos parlamentares estaduais, que na verdade usam e abusam da SEMA para obtenção de vantagens pessoais ou negócios escussos.
    15. “Comprar” setores da imprensa para só falar coisas boas da sema;

  • Ramiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SE ESTA TURMA DA SEMA CRUZAR OS BRAÇOS É CAPAZ DAS COISAS MELHORAREM PARA O MEIO AMBIENTE. MUITO FAZ QUEM NÃO ATRAPALHA. GOSTARIA QUE O GOVERNADOR APROVEITASSE E MANDASSE TODOS EMBORA DE UMA SÓ VEZ. SERIA MENOS DESGASTANTE PARA A IMAGEM INTERNACIONAL DE NOSSO ESTADO. SERIA UMA ATITUDE ESPERADA PELO MUNDO INTEIRO. EXISTEM DENÚNCIAS FEITAS HÁ MAIS DE DOIS ANOS QUE ATÉ HOJE SEQUER FORAM APURADAS QUANTO MAIS PUNIDAS.
    PARA O BEM DE NOSSO ESTADO E DO PLANETA, CRUZEM OS BRAÇOS PARA SEMPRE.

  • fernando cortês da fonseca | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse tal de ramiro deve ser pau mandado da isabel, aquela que detesta funcionários competentes e que não seja puxa-saco do seu chefinho. Ramiro, fique sabendo que são os técnicos da sema que sempre levaram má fama dos gestores irresponsáveis e incompetentes que passaram pela sema (exceção ao marcos machado), eles são altamente qualificados (a grande maioria com vários cursos de pós graduação, mestrado e doutorado)e atualmente trabalham com salário minguado (de fome mesmo) e sendo perseguidos pela atual gestão para fazer coisas de arrepiar os cabelos, inclusive para desmoralizar os próprios colegas. Um clima de terros se instalou na sema, e se a politica ambiental do Estado está nesta situação lamentável e vergonhosa a culpa não é dos funcionários, que cumprem o seu papel dentro do possível e do espaço que lhes são oferecidos, mas, da falta de gestores comprometidos com a questão ambiental e com habilidade profissional e humana para tratar dos assuntos do órgão. Ramiro, você deve ser um desses destruidores da natureza que não vê a hora de extinguir o órgão ambiental estadual na ânsia de não ser fiscalizado e continuar agindo no arrepio da legislação ambiental. Lembre-se que se extinguir a sema, ainda vai existir o ibama, ministério do meio ambiente, policia federal, e CADEIA SEMPRE VAI EXISTIR PARA IRRESPONSÁVEIS COMO VOCÊ.

Arsec concede reajuste; prefeito veta

alexandro adriano arsec 400   No último dia 22, a diretoria-executiva colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), presidida por Alexandro Adriano Lisandro (foto), aprovou índice de reajuste de 2,21% nas tarifas de água e esgoto. E...

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.