Últimas

Segunda-Feira, 20 de Agosto de 2007, 11h:32 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

Artigo

A dama de ferro

     Na historia da humanidade ao longo dos séculos, sempre atrás de um grande político existiu uma grande mulher, nos dias atuais a coisa não é diferente se não vejamos, tanto se fala no governo Blairo Maggi, como um bom governo voltado para o futuro e que prima pela melhoria do Estado como um todo.
     Pouco ou quase nada se fala a respeito da mulher, companheira e primeira dama dona Terezinha Maggi, que é uma batalhadora incansável das causas sociais, voltada a atender as pessoas mais carentes, sem distinção de cor credo ou posição social. Não a conheço pessoalmente e nem tenho procuração par elogia-la, apenas busco fazer justiça a uma pessoa desprovida de vaidade pessoal, pois nunca quis se promover, tanto é verdade que sua aparição em público é bastante reduzida.
     Estou sendo porta voz da grande maioria das pessoas humildes, que me encontram nos bairros periféricos da cidade e falam do governo, e fazem alusão a dona Terezinha, como se fosse alguém que os conhecessem à anos , isso é extremamente louvável, pois quantas pessoas não fazem nada em prol do social e nem tão pouco aos  menos favorecidos, e usam pompas de pop estar.
     Resgatar a verdade é papel de toda e qualquer sociedade organizada, pois vivemos num modelo social calcado na mais valia ou seja o cidadão vale muito mais pelo que tem, pelos rótulos, pelas posses, e pela posição social, do que propriamente pelos valores morais, éticos e intelectuais , criando assim um grande paradoxo entre bem e mal.
     O trabalho social é gratificante, quando executado de forma imparcial onde se busca atingir aquelas pessoas menos favorecidas que estão a margem da sociedade e abaixo da linha da miséria, dentro desse contexto poderíamos citar vários nomes, a nível mundial e nacional, como Mahatma Gandi “A grande Alma!” ( nascido a 2 de Outubro de 1869 em Nova Deli, Índia e viveu até 30 de janeiro de 1948), implementou o principio da não-agressão, forma não violenta de protesto, batalhador incansável a favor da democracia e anti-racismo entre outros.
     Herbert José de Souza  (Betinho), ( sociólogo nascido a 3 de Novembro de 1935 em Minas Gerais, viveu até  9 de Agosto de 1997 morreu  aos  61 anos  de idade) batalhador incansável da chamada, utopia de transformação social , lutou em prol da cidadania, pela restauração da verdadeira democracia participativa, valorização da sociedade e dos direitos humanos, “Ação pela cidadania contra fome e miséria”, “natal sem  fome”, entre outros.
     Na contra mão da história, vemos hoje alguns apresentadores de televisão que usam de seus espaços para fazer verdadeiras campanhas políticas partidárias, aproveitando a boa fé das pessoas menos esclarecidas e que estão a margem da sociedade, por um regime de Governo Federal injusto e excludente, eu estaria aplaudindo-os em pé se os mesmos não tivessem cargos eletivos e se não fossem pré-candidatos.
     Não sou e nunca serei contra qualquer tipo de ajuda as pessoas menos favorecidas muito pelo contrario, o problema são os dividendos políticos obtidos, enquanto outros pré-candidatos estão alijados de qualquer tido de propaganda extemporânea, e se um de nos simples mortal, fizermos qualquer tipo de veiculação de marketing, por certo o TRE (Tribunal  Regional Eleitoral) , estará imputando duras sanções seguidas de multas, sob pena do mesmo perder o direto de concorrer ao cargo eletivo.


Lício Antonio Malheiros é geógrafo e pós-graduado em Didática do ensino superior (liciomalheiros@yahoo.com.br)


 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Relação tensa e agora sem assessores

niuan ribeiro 400 curtinha   A relação política entre o prefeito Emanuel Pinheiro e o vice Niuan Ribeiro (foto), em Cuiabá, deve azedar ainda mais. Ambos estão rompidos politicamente desde o ano passado. Niuan, que atua no 6º andar do Palácio Alencastro de olho nas ações de Emanuel, que...

PEC da Previdência na pauta nesta 5ª

dilmar dal bosco 400 curtinha   A polêmica e controversa PEC da Previdência, apresentada pelo governador Mauro, deve ser apreciada nesta quinta, em primeira votação, pelos deputados. O Executivo conseguiu os votos mínimos necessários para conseguir aprovação. Deputados da oposição...

Caminho bem consolidado à reeleição

leonardo 400 curtinha   Dos prefeitos que podem ir à reeleição de cidades pólos, o que encontra situação mais confortável é Leonardo Bortolini, o Léo (foto), de Primavera do Leste. Bem articulado e habilidoso politicamente e com uma relação extensa de obras e...

PSDB e balão de ensaio para prefeito

paulo borges 400 curtinha   Bastante enfraquecido e fragilizado, após perda do comando do Executivo estadual e de quadro de filiados, o PSDB anuncia que terá candidato a prefeito de Cuiabá. E até lista três "prefeitáveis", sendo eles os empresários Luiz Carlos Nigro e Dorileo Leal, além do...

Grupo de Fabinho ávido pelo poder

fabio tardin 400 vereador   Uma ala do DEM de Várzea Grande, que se sente excluída do Paço Couto Magalhães, está torcendo pela cassação da prefeita Lucimar e do vice Hazama. O placar do julgamento no TSE está em 2 a 1 pela manutenção do mandato. Esse bloco anti-Lucimar é...

Vereadores oficializam 2 férias por ano

emerson 400 alta floresta curtinha   Os vereadores de Alta Floresta, no Nortão, aproveitaram este período de pandemia, com as atividades presenciais suspensas, para garantir dois períodos de "férias" por ano. Em decisão desta segunda, a Câmara Municipal, presidida por Emerson Sais Machado (foto), alterou o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Até dezembro, o IFMT terá eleição para Reitoria. Quem você acha que será eleito dos candidatos abaixos?

Deiver Alessandro

Julio Santos

Nenhum deles

Não tenho ideia

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.