Últimas

Sábado, 20 de Outubro de 2007, 17h:34 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

ARTICULAÇÃO

Abicalil deve tentar prefeitura com Brito de vice

Carlos Brito (PR) se articula nos bastidoresDeputado Carlos Abicalil (PT)  Com respaldo do governador, chapa PT-PR começa a ser articulada; 
Mendes e Palma também surgem como opções até para vice; excluído, Sérgio Ricardo tende a apoiar Rabello

   Em resposta ao bloco que começa a ser formado com a tríplice aliança (DEM, PP e PMDB), a turma da botina também se articula para consolidar a aliança PR/PT, principalmente em Cuiabá, visando as eleições municipal de 2008 e também de 2010. Esta semana, uma reunião na chácara do secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, ex-deputado Carlos Brito (ex-PDT), em Santo Antonio de Leverger, desenhou um novo cenário e com novos personagens rumo à Prefeitura de Cuiabá. Incentivado pelo governador Blairo Maggi (PR), o deputado federal Carlos Abicalil (PT) poderá entrar na disputa ao Palácio Alencastro. A tendência é que o seu vice seja o próprio Brito, que deixou o PDT e ingressou no PR sem fazer alarde. A articulação ganhou força.

   O impasse continua sendo o nome do presidente da Assembléia, deputado Sérgio Ricardo, pré-candidato do PR à sucessão do prefeito Wilson Santos. Maggi já havia garantido a Sérgio segurança quanto à candidatura, ao ponto de deixar o Partido da República sob a presidência municipal do deputado. O próprio Sérgio entende, porém, que a turma da botina não o apóia integralmente e, diante disso, está prestes a jogar a toalha. Nesse caso, Sérgio, na bronca, tende a apoiar a candidatura do seu colega Walter Rabello (PP), num jogo combinado com o deputado José Riva. Em moeda de troca, Sérgio ficaria com a garantia de ser o primeiro-secretário da Mesa Diretora da AL no próximo biênio.

   Na reunião liderada por Brito, discutiu-se também outros dois nomes como opções para prefeito ou para vice. Um deles é do empresário Mauro Mendes, presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiemt), que se filiou ao PR. O outro é o ex-deputado, ex-prefeito e atual adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Rodrigues Palma.

     Essa discussão é alimentada pelo governador. Ele entende que uma chapa liderada pelo petista Abicalil se tornaria forte e com chances reais de tirar a reeleição do prefeito Wilson Santos (PSDB). Maggi não quer perder mais a Capital, sob pena de ficar enfraquecimento na sua investida para o Senado, em 2010.

   Por três vezes, em conversas informais, o governador insistiu para Abicalil assumir a pré-candidatura a prefeito de Cuiabá. O petista, por sua vez, ponderou que não tinha essa pretensão. A estratégia de Abicalil seria ficar de fora agora para compor chapa majoritária com Maggi para o Senado em 2010, quando serão aberturas duas cadeiras, hoje ocupadas por Serys Marly e por Jonas Pinheiro. Mas, diante do incentivo do Palácio Paiaguás, Abicalil já estaria propenso a aceitar o desafio.

    Antes, porém, o deputado federal mais votado na história de Mato Grosso (teve 128.851 votos em 2006) pretende reconquistar a hegemonia dentro do PT e, por isso, resolveu disputar a presidência estadual da legenda, num confronto com a atual dirigente Serys, que busca novo mandato. A eleição acontece em 2 de dezembro.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • afonso ortiz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Taí, gostei, com essa dobradinha a eleição para a Prefeitura da nossa Capital passará a ter novos desdobramentos, duas pessoas do mais alto gabarito, preparadas e que vão enriquecer a disputa hoje, com candidados deixando muito a desejar, beirando a mediocridade.

  • Fabio Ferreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Carlos Brito é uma figura ímpar, a primeira vista parece um desagregador e oportunista, ao contrario, pois sempre suas brigas foram contra o poder estabelecido, sempre deixou o conforto e foi para o embate defendendo suas idéias, foi assim quando saiu do PSDB deixando o poder e foi para o PPS e tambem deixa esse partido e uma situação confortavel naquele momento e foi apoiar o outro candidato , que na época era o atual Prefeito.
    Seria um otimo candidato a Prefeito quanto mais vice.

  • Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Blairo não tem nada a perder,tem portas abertas com Lula, Abicalil é preparado só precisa se afastar da turma do caixa dois e se articular com o grupo da Serys que é forte em Cuiabá.
    Para Cuiabá esta chapa agrega o apio do Governo Estadual e Federal.
    O dep. Sergio Ricardo vai para onde Riva mandar como Presidente da Assembléia é uma mera figura decorativa, todo mundo sabe quem manda la.
    Se o galinho não abrir o olho o Antero poderá encontrar um velinho para detonalo, não é Alexandre?

  • julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O blairo Maggi e sua trupe mais uma vez demonstra que nas suas composições políticas o que fala mais alto são os seus interesses e o povo é o que menos importa.Há muito vêm limando a candidatura viável de Sérgio Ricardo,ora Pagot dizendo que ninguèm tira a candidatura do galinho agora tenta empurrar uma dobradinha indigesta,de Abicallil e Carlos Brito.Certamente a opinião que conta no PR é a do senhor redentor Blairo e os seus botinudos,a base que saira as ruas em busca dos votos para o partido é o que menos importa que maneira é esta de fazer política?
    -Numa mão o governador trás o povo e o partido no cabresto e na outra a poderosa caneta que ele deve ter aprendido com seu neo "companheiro" de como usá-la em benefício próprio e depois dizer para todos que não sabe o que está acontecendo em sua volta.
    Meus irmãos matogrossenses usem o voto consciente para dar um basta a qualquer tipo de manobra espúria na política que não estejam realmente comprometidos com o anseio da sociedade como um todo e não apenas para uma casta de políticos que acham que o povo vale menos que um boi ou um pé de soja.O maior dom que Deus nos deu e que nos diferencia das suas outras criaturas é a capacidade de amar os nossos semelhantes e o raciocinio lógico por isso rogo ao criador que não nos deixe mais refèm daqueles políticos que não estão comprometidos com os nossos sonhos de um Brasil e em especial de um MATO GROSSO melhor para todos os seus filhos.

  • marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sergio Ricardo o mesmo filme que vc foi o ator principal em 2004 esta se repetindo com a turma da botina suja (suja não de trabalho, mas de falsidade), pois esta turma não cumpri sentado o que promete em pé tai o exemplo PMDB apoio 100% este governo em 2006 DEM apoio este governo em 2006 e sequerem foram convidados a participar da administração pública do Estado. Infelizmente nosso Estado é a filial do grupo a MAGGI; Sergio Ricardo, RIVA, Walter rabelo, vocês tem que se unirem e ganhar a prefeitura em 2008 e 2010 colocar para fora esta turma de botinudos de interesses próprios e não coletivos.

  • ANTONIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ACORDA ABICALIL.... VOCÊ ESTÁ BEM NA FOTO, MAIS COM ESSE SEU VICE PELO AMOR DE DEUS... O CARLOS BRITO ACABOU COM A SEGURANÇA PÚBLICA DE MATO GROSSO, VAI QUERER ACABAR COM A PREFEITURA...ACORDA, CARLOS BRITO NÃO GANHA NEM PRA PRESIDENTE DE BAIRRO MAIS , NEM DO BAIRRO PARQUE CUIABÁ..
    ABICALIL SEM CARLOS BRITO PODE SER...

  • Vilson Nery | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Uma excelente dobradinha, Abicalil e Brito. Certamente o debate da sucessão em Cuiabá ganhará em conteúdo e qualidade! Basta que Abicalil se afaste de algumas amizades perniciosas (Valdebran, Alexandre ...), e Brito assuma de verdade o comando da segurança pública no Estado.

    Vilson Nery

  • Plinio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse desagregador, traidor, que por onde passa só leva a discórdia (Carlos Brito), está no lugar certinho. Ao lado de Abicalil. Agora a oposição não precisa se esforçar tanto pr´´a ganhar. E olha que garanto que com o mimadinho da Dona Terezinha, não adianta o blairo (atrvés dela), injetar milhões.... Com Carlos Brito, o inconveniente, a derrota será certeira.
    Chance ainda o Abicalil teria sem essa presença nefasta desse cara arrogante e desagregador.

  • marcao1965@hotmail.com | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gauchinho e Vilson Neri...voces dois não são filiados ao PT?
    o Pt não tem comissão de ética?
    por que não entram contra aqueles que chamam de caixa 2 e os espulsam/

3 ex-prefeitos viram cabos eleitorais

percival muniz 400 curtinha   Dois candidatos de oposição em Rondonópolis têm ex-prefeitos como principais cabos eleitorais. O empresário Luiz Fernando, o Luizão (Republicanos), conta com apoio de Adilton Sachetti, que já comandou o município e perdeu na tentativa de reeleição, e...

3 candidatos competitivos em Sinop

roberto dorner 400   Apesar da "inflação" de candidatos a prefeito de Sinop, com cinco no páreo, a disputa tende a se acirrar mesmo entre o empresário Roberto Dorner (foto), do Republicanos e apoiado pela prefeita Rosana Martinelli (PL), o ex-prefeito e deputado Juarez Costa, que atraiu 10 partidos para o palanque, e o...

Ex-prefeito no páreo em Alta Floresta

robson silva 400 curtinha   Alta Floresta, uma das cidades pólos do Nortão, tem sete candidatos a prefeito. Um deles é Robson Silva (foto), empresário, ex-prefeito entre 93 e 96 e que concorre pelo MDB, mesmo partido do prefeito Asiel Bezerra, que está encerrando o segundo mandato e se tornou um dos principais...

Vice sinopense quer retornar à Câmara

gilson de oliveira 400 curtinha   O vice-prefeito de Sinop e apresentador de TV, Gilson de Oliveira (foto), resolveu concorrer a vereador, cadeira já ocupada por ele por dois mandatos, o primeiro pelo PSDB, entre 2005 e 2008, e, depois, pelo PSD (2009/2012). Foi candidato a deputado estadual duas vezes (2006 e 2010) e, como suplente da...

Vice que morreu na praia em Tangará

renato gouveia 400 curtinha   Assim que percebeu que não seria escolhido pelo prefeito Fabio Junqueira (MDB) como o candidato governista na briga pela Prefeitura de Tangará da Serra, ainda em junho, o vice-prefeito Renato Gouveia (foto), do PV, correu para os braços do tucano Vander Masson. Levou com ele uma chapa de 21...

Câmara chama secretária para vaga

chico 2000 curtinha   Após a destituição de Ralf Leite (MDB) da vaga de Chico 2000 (foto), licenciado, por força de decisão judicial, a Câmara de Cuiabá convocou a primeira suplente Luciana Zamproni (MDB) para assumir mandato temporário no Legislativo, menos de 30 dias. Ela atua como...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.