Últimas

Sábado, 20 de Outubro de 2007, 17h:34 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

ARTICULAÇÃO

Abicalil deve tentar prefeitura com Brito de vice

Carlos Brito (PR) se articula nos bastidoresDeputado Carlos Abicalil (PT)  Com respaldo do governador, chapa PT-PR começa a ser articulada; 
Mendes e Palma também surgem como opções até para vice; excluído, Sérgio Ricardo tende a apoiar Rabello

   Em resposta ao bloco que começa a ser formado com a tríplice aliança (DEM, PP e PMDB), a turma da botina também se articula para consolidar a aliança PR/PT, principalmente em Cuiabá, visando as eleições municipal de 2008 e também de 2010. Esta semana, uma reunião na chácara do secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, ex-deputado Carlos Brito (ex-PDT), em Santo Antonio de Leverger, desenhou um novo cenário e com novos personagens rumo à Prefeitura de Cuiabá. Incentivado pelo governador Blairo Maggi (PR), o deputado federal Carlos Abicalil (PT) poderá entrar na disputa ao Palácio Alencastro. A tendência é que o seu vice seja o próprio Brito, que deixou o PDT e ingressou no PR sem fazer alarde. A articulação ganhou força.

   O impasse continua sendo o nome do presidente da Assembléia, deputado Sérgio Ricardo, pré-candidato do PR à sucessão do prefeito Wilson Santos. Maggi já havia garantido a Sérgio segurança quanto à candidatura, ao ponto de deixar o Partido da República sob a presidência municipal do deputado. O próprio Sérgio entende, porém, que a turma da botina não o apóia integralmente e, diante disso, está prestes a jogar a toalha. Nesse caso, Sérgio, na bronca, tende a apoiar a candidatura do seu colega Walter Rabello (PP), num jogo combinado com o deputado José Riva. Em moeda de troca, Sérgio ficaria com a garantia de ser o primeiro-secretário da Mesa Diretora da AL no próximo biênio.

   Na reunião liderada por Brito, discutiu-se também outros dois nomes como opções para prefeito ou para vice. Um deles é do empresário Mauro Mendes, presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiemt), que se filiou ao PR. O outro é o ex-deputado, ex-prefeito e atual adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Rodrigues Palma.

     Essa discussão é alimentada pelo governador. Ele entende que uma chapa liderada pelo petista Abicalil se tornaria forte e com chances reais de tirar a reeleição do prefeito Wilson Santos (PSDB). Maggi não quer perder mais a Capital, sob pena de ficar enfraquecimento na sua investida para o Senado, em 2010.

   Por três vezes, em conversas informais, o governador insistiu para Abicalil assumir a pré-candidatura a prefeito de Cuiabá. O petista, por sua vez, ponderou que não tinha essa pretensão. A estratégia de Abicalil seria ficar de fora agora para compor chapa majoritária com Maggi para o Senado em 2010, quando serão aberturas duas cadeiras, hoje ocupadas por Serys Marly e por Jonas Pinheiro. Mas, diante do incentivo do Palácio Paiaguás, Abicalil já estaria propenso a aceitar o desafio.

    Antes, porém, o deputado federal mais votado na história de Mato Grosso (teve 128.851 votos em 2006) pretende reconquistar a hegemonia dentro do PT e, por isso, resolveu disputar a presidência estadual da legenda, num confronto com a atual dirigente Serys, que busca novo mandato. A eleição acontece em 2 de dezembro.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • afonso ortiz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Taí, gostei, com essa dobradinha a eleição para a Prefeitura da nossa Capital passará a ter novos desdobramentos, duas pessoas do mais alto gabarito, preparadas e que vão enriquecer a disputa hoje, com candidados deixando muito a desejar, beirando a mediocridade.

  • Fabio Ferreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Carlos Brito é uma figura ímpar, a primeira vista parece um desagregador e oportunista, ao contrario, pois sempre suas brigas foram contra o poder estabelecido, sempre deixou o conforto e foi para o embate defendendo suas idéias, foi assim quando saiu do PSDB deixando o poder e foi para o PPS e tambem deixa esse partido e uma situação confortavel naquele momento e foi apoiar o outro candidato , que na época era o atual Prefeito.
    Seria um otimo candidato a Prefeito quanto mais vice.

  • Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Blairo não tem nada a perder,tem portas abertas com Lula, Abicalil é preparado só precisa se afastar da turma do caixa dois e se articular com o grupo da Serys que é forte em Cuiabá.
    Para Cuiabá esta chapa agrega o apio do Governo Estadual e Federal.
    O dep. Sergio Ricardo vai para onde Riva mandar como Presidente da Assembléia é uma mera figura decorativa, todo mundo sabe quem manda la.
    Se o galinho não abrir o olho o Antero poderá encontrar um velinho para detonalo, não é Alexandre?

  • julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O blairo Maggi e sua trupe mais uma vez demonstra que nas suas composições políticas o que fala mais alto são os seus interesses e o povo é o que menos importa.Há muito vêm limando a candidatura viável de Sérgio Ricardo,ora Pagot dizendo que ninguèm tira a candidatura do galinho agora tenta empurrar uma dobradinha indigesta,de Abicallil e Carlos Brito.Certamente a opinião que conta no PR é a do senhor redentor Blairo e os seus botinudos,a base que saira as ruas em busca dos votos para o partido é o que menos importa que maneira é esta de fazer política?
    -Numa mão o governador trás o povo e o partido no cabresto e na outra a poderosa caneta que ele deve ter aprendido com seu neo "companheiro" de como usá-la em benefício próprio e depois dizer para todos que não sabe o que está acontecendo em sua volta.
    Meus irmãos matogrossenses usem o voto consciente para dar um basta a qualquer tipo de manobra espúria na política que não estejam realmente comprometidos com o anseio da sociedade como um todo e não apenas para uma casta de políticos que acham que o povo vale menos que um boi ou um pé de soja.O maior dom que Deus nos deu e que nos diferencia das suas outras criaturas é a capacidade de amar os nossos semelhantes e o raciocinio lógico por isso rogo ao criador que não nos deixe mais refèm daqueles políticos que não estão comprometidos com os nossos sonhos de um Brasil e em especial de um MATO GROSSO melhor para todos os seus filhos.

  • marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sergio Ricardo o mesmo filme que vc foi o ator principal em 2004 esta se repetindo com a turma da botina suja (suja não de trabalho, mas de falsidade), pois esta turma não cumpri sentado o que promete em pé tai o exemplo PMDB apoio 100% este governo em 2006 DEM apoio este governo em 2006 e sequerem foram convidados a participar da administração pública do Estado. Infelizmente nosso Estado é a filial do grupo a MAGGI; Sergio Ricardo, RIVA, Walter rabelo, vocês tem que se unirem e ganhar a prefeitura em 2008 e 2010 colocar para fora esta turma de botinudos de interesses próprios e não coletivos.

  • ANTONIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ACORDA ABICALIL.... VOCÊ ESTÁ BEM NA FOTO, MAIS COM ESSE SEU VICE PELO AMOR DE DEUS... O CARLOS BRITO ACABOU COM A SEGURANÇA PÚBLICA DE MATO GROSSO, VAI QUERER ACABAR COM A PREFEITURA...ACORDA, CARLOS BRITO NÃO GANHA NEM PRA PRESIDENTE DE BAIRRO MAIS , NEM DO BAIRRO PARQUE CUIABÁ..
    ABICALIL SEM CARLOS BRITO PODE SER...

  • Vilson Nery | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Uma excelente dobradinha, Abicalil e Brito. Certamente o debate da sucessão em Cuiabá ganhará em conteúdo e qualidade! Basta que Abicalil se afaste de algumas amizades perniciosas (Valdebran, Alexandre ...), e Brito assuma de verdade o comando da segurança pública no Estado.

    Vilson Nery

  • Plinio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse desagregador, traidor, que por onde passa só leva a discórdia (Carlos Brito), está no lugar certinho. Ao lado de Abicalil. Agora a oposição não precisa se esforçar tanto pr´´a ganhar. E olha que garanto que com o mimadinho da Dona Terezinha, não adianta o blairo (atrvés dela), injetar milhões.... Com Carlos Brito, o inconveniente, a derrota será certeira.
    Chance ainda o Abicalil teria sem essa presença nefasta desse cara arrogante e desagregador.

  • marcao1965@hotmail.com | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gauchinho e Vilson Neri...voces dois não são filiados ao PT?
    o Pt não tem comissão de ética?
    por que não entram contra aqueles que chamam de caixa 2 e os espulsam/

Investimentos em segurança pública

alexandre bustamante 400   Alexandre Bustamante (foto), secretário estadual de Segurança Pública, é enfático ao afirmar que o Estado tem investido em equipamentos e infraestrutura para combater a criminalidade. Segundo ele, a maior prova disso são os projetos que integram o programa MT Mais. Ao todo, devem...

Folha antecipada em Várzea Grande

kalil baracat 400 curtinha   Com o privilégio de ter assumido a prefeitura em janeiro com superávit de R$ 74 milhões da antecessora Lucimar Campos, o prefeito várzea-grandense Kalil Baracat (foto) quitou a folha de fevereiro na última quinta (25), três dias antes da virada do mês. São cerca de...

Grupo de risco em casa até 31 de maio

Em novo decreto, dentro das medidas emergenciais e temporárias de prevenção ao Covid-19, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro determinou que servidores municipais que integram o chamado grupo de risco não devem trabalhar presencialmente nas secretarias e/ou órgãos da administração. São considerados desse grupo servidores acima de 60 anos, imunodeprimidos e/ou portadores de doenças crônicas e servidoras grávidas e...

Beco do Candeeiro só abrirá em abril

Carlina 400   A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob (foto), em visita ao Grupo Rdnews, revelou que a revitalização do Beco do  Candeeiro, que foi concluída em janeiro, será entregue à população em abril, nas comemorações dos 302 anos de...

Águas, expansão e investimentos

william figueiredo 400 aguas cuiaba curtinha   O diretor-geral da Águas Cuiabá, executivo William Figuereido (foto), disse, em visita à sede do Rdnews, quando aproveitou para conceder entrevista à tv web Rdtv, que a concessionária já distribui água para toda Cuiabá e que, em quase quatro anos...

Creci combate empresas irregulares

benedito odario 400 curtinha   O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado, Benedito Odário (foto), aproveitou a operação desenvolvida na quinta, com apoio da Polícia Civil e da Decon, para enfatizar que não dará trégua àquelas empresas que, irregularmente,...