Últimas

Sábado, 18 de Agosto de 2007, 07h:21 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

RUMO A 2010

Abicalil faz acordo para tentar Senado com Maggi

   Cada vez mais próximo do governador Blairo Maggi (PR), o deputado federal Carlos Abicalil resolveu repensar o seu projeto político. Mesmo sob pressão do PT, não será candidato a prefeito de Cuiabá no próximo ano. A estratégia é ficar fora do páreo, facilitar composição política com o PR e, em moeda de troca, concorrer a uma das duas vagas de senador em 2010 junto com Maggi. No final do ano passado, Abicalil chegou a declarar, em reunião dentro do PT, que apoiaria uma eventual candidatura da senadora Serys Marly à reeleição. Agora, alguns meses depois, não sustenta mais o que havia dito.

    A disputa pela direção do PT começa a se intensificar mais devido a essa briga de cúpula, tudo por causa de projetos de poder visando as eleições gerais de 2010. Abicalil quer ser o candidato de Maggi ou com Maggi. Serys sonha com a reeleição num palanque de oposição ao hoje governador. Dessa forma, os dois medem força desde agora, daí tantas divergências internas, ao ponto de recorrerem até à Executiva Nacional por causa da eleição de delegados que representarão o PT estadual junto ao 3º Congresso Nacional, que acontece entre 31 deste mês e 02 de setembro, em São Paulo.

    Abicalil tem apoio dos demais integrantes da Unidade na Luta (ex-Campo Majoritário), como os deputados estaduais Ságuas Moraes e Alexandre Cesar, para manter o PT na base do governo Maggi. Nos bastidores, defendem, inclusive, que o PT apoie um nome do PR ou que Maggi indicar para prefeito de Cuiabá. Dessa forma, se depender único e exclusivamente da Unidade na Luta, o partido não terá candidato próprio ao Palácio Alencastro.

    Em Cuiabá, a Articulação de Esquerda, capitaneada pelo presidente municipal Jairo Rocha, que pertence ao grupo de Serys, insiste na idéia de projeto próprio. O problema é que o grupo de Abicalil e Alexandre detém a maioria, o que pode facilitar o entendimento PT-PR para o pleito de 2008. Em Várzea Grande, o presidente da executiva municipal, Lázaro Donizete da Silva, representa minoria. Não conseguiria romper com o PR do prefeito Murilo Domingos. Aliás, o PT já faz parte da administração e a tendência, devido ao efeito das eleições de 2008, e ganhar mais uma secretaria.

    Em Rondonópolis, os petistas também estão "presos" à gestão do prefeito Adilton Sachetti (PR), que tentará novo mandato. A principal expressão do petismo na região, ex-vereador Juca Lemos, compõe a administração Sachetti. Cuida, em Brasília, do escritório de representação do Município.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • antonio ferreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    CONFORME NOTICIARIO POLITICO, PERCEBE-SE QUE O GOVERNADOR ESTA FAZENDO LEIÃO PARA 2010, POIS jÁ PROMETEU VAGA DO SENADO PARA WELLINTO FAGUNDES, ALEM DE TENTAR NEGOCIAR COM BEZERRA E PERCIVAL, E AGORA ESTA OFERECENDO VAGA PARA CARLOS ABICALIL, POREM O GOVERNADOR TEM QUE LEMBRAR QUE QUEM VOTA É O POVO.

  • vidal | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O deputado Abicalil já provou que merece o que deseja, é claro que isto deve acontecer com o consenso, o difícil é ter bom senso já que tem uma turminha dentro do partido que pensa apenas em seu próprio projeto.

  • ELIFAS JOSE RIBEIRO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Me desculpe o antonio ferreira ai de cima, mas se governador BM disser que apóia Lino Rossi pra qualquer cargo eletivo eu duvido que os cuiabano não votaria.

  • Antonio Carlos Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acho que o Deputado Carlos Abcalil, neste momento serio o melhor candidato a prefeitura de cuiabá. É a maior oportunidade que o Pt tem de fazer o prefeito da capital do estado. Eu voto em vc Abcalil.

  • Agnaldo da Silva Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O que o Governador Maggi não pode esquecer que o Dep. José Riva também deseja ser candidato ao Senado e que sonha em fazer dobradinha com o Governador.
    O Governador precisará ter muito jeito para não magoar ninguém. Se atender ao pedido de Lula e escolher Abicalil irá magoar Riva que é manda chuva do Legislativo Matogrossense não irá gostar de ser preterido e pode causar problemas ao Governador.
    Vamos aguardar, pois tudo depende de 2008.

  • ELIFAS JOSE RIBEIRO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Do jeito que o governador BM esta assim (lembre-se do gesto com os dois dedos indicadores)co o home, ele naõ vai atender a um pedido vai sim obedecer uma ordem e o PT virou um partido de fisiologistas, juntou a fome com a vontade de comer.

IFMT e novo laboratório pra testagem

deiver 400 curtinha   Numa iniciativa inédita, o Campus do IFMT Cuiabá - Bela Vista, sob o diretor-geral Deiver Alessandro Teixeira (foto), terá um novo laboratório a ser utilizado para análise sorológica da Covid-19, através da pesquisa de IgG e IgM. A obra, orçada em R$ 1 milhão,...

Comitê chama órgãos fiscalizadores

emanuel pinheiro 400 curtinha   Para colocar fim às críticas sobre suposta falta de transparência na aplicação dos recursos transferidos a Cuiabá pelo governo federal com vistas ao enfrentamento à pandemia, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) determinou que seu secretário de Saúde, Luiz...

PT sob risco de não eleger ninguém

marcos viana 400 curtinha   Mesmo tendo cabeça de chapa para prefeito, no caso o ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva, o PT dificilmente elege um vereador em Cuiabá no pleito deste ano. A chapa de pré-candidatos proporcionais é fraquíssima. O "grande" nome do partido é da professora Edna...

Único da família Oliveira pra vereador

luluca 400 curtinha   Na queda-de-braço entre irmãos, venceu, por enquanto, Luiz Arthur Oliveira Ribeiro, o Luluca (foto), que será candidato a vereador pelo MDB em Cuiabá, carregando o espólio político da família Oliveira. Irmão de Luluca, o ex-vereador Leonardo Oliveira, que procurou e...

2 nomes do DEM avaliam desistência

ivan evangelista 400 curtinha   A chapa de pré-candidatos do DEM a vereador pela Capital corre risco de sofrer duas baixas consideráveis. Os ex-vereadores Ivan Evangelista (foto), que atuou na Câmara por 13 anos, e Leonardo Oliveira, por dois mandatos, podem vir a desistir do teste das urnas. Mas, por enqanto, ambos garantem...

Sexto suplente na Câmara por um mês

aluizio leite 400 curtinha   Aluízio Leite (foto), filiado histórico do PV, tomou posse como vereador pela Capital na último dia 2. Mas vai ficar na cadeira por somente 31 dias, até o retorno do titular, delegado Marcos Veloso, que se afastou para cuidar de assuntos pessoais e hoje se encontra hospitalizado com...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.