Últimas

Quarta-Feira, 04 de Abril de 2007, 08h:54 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

ARTICULAÇÃO

Abicalil não descarta disputar a prefeitura

   O deputado federal de segundo mandato Carlos Abicalil disse que não descarta a hipótese de disputar a Prefeitura de Cuiabá no próximo ano e defende diálogo do PT com as siglas que fazem parte do coalizão do governo do presidente Lula. "É inegável que isso (candidatura a prefeito) não seja um cenário possível", comentou o parlamentar, reeleito no ano passado como campeão de votos (128.851 votos).

   Abicalil disse que seu compromisso é cumprir o mandato de federal, mas que está à disposição do partido para, se necessário, concorrer ao Palácio Alencastro. Perguntado sobre o desgaste que abateu o partido devido a denúncias de "uso" de caixa 2 na campanha de 2004, quando Alexandre Cesar concorreu e perdeu a Prefeitura da Capital, Abicalil afirmou que "foram ataques sistemáticos, hiperdimensionados tanto em nível nacional quanto local e que o resultado das urnas (de 2006) anima o partido".

   Na sua avaliação, o PT foi a legenda que mais cresceu em âmbito nacional em número de filiados e vê "potencial importante de reconquista da opinião pública". "Não desejo o PT isolado, desejo uma aliança produtiva, propositiva e com base social e isso vale como regra tanto para Cuiabá quanto para o interior".

   Carlos Abicalil entende que o seu partido deve dialogar com as legendas que fazem parte do arco de aliança em torno do governo Lula, como PMDB, PR, PP, PTB, PSB, PC do B e PV. Segundo o parlamentar, mesmo legendas que já trabalham pré-candidaturas a prefeito devem ser procuradas pela legenda petista. Admíte, porém, que sua posição é minoritária no diretório municipal, sob comando de Jairo Rocha.

    Abicalil observa que ainda resta um ano e sete meses para as eleições e que vai se dedicar à organização interna do PT em todos os municípios. Na expectativa de uma reforma política, o deputado acredita que até o pleito as regras podem ser mudadas.

    Prefeitáveis 

   Já existe uma "inflação" de pré-candidatos à sucessão do prefeito Wilson Santos (PSDB). No próprio PT, além de Abicalil, demonstram interesse em entrar no páreo a senadora Serys Marly e a ex-deputada estadual Vera Araújo. O PMDB trabalha o nome do deputado estadual Walter Rabello. O PR do governador Blairo Maggi apresenta dois virtuais candidatos: o presidente da Assembléia, deputado Sérgio Ricardo, e o empresário Mauro Mendes. O deputado federal Valtenir Pereira também se articula pelo PSB, além do próprio prefeito Santos.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Benedito Gonçalves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Olha gostaria de fazer um comentário sobre a interpretação do TSE sobre os Mandatos Eleitorais.
    Eu discordo plenamente sobre a conclusão do Tribunal, ñ q seja contra a Fidelidade Partidária, mas entendo q p/ fazer cumprir isso, a população tem de conhecer o partido e ñ os partidários, os candidatos, acredito q 95% da população ñ tem conhecimento dos Estatutos Partidários, o documento q seria a vértebra dos partidos. E os partidos ñ assumem compromissos de campanha de seus candidatos.
    A \"Política\" só é nojenta porque os representantes de modo geral, por trás do argumento de estar defendendo o povo, só agem de acordo com seus interesses.
    A partir do momento em q os Partidos se fazerem conhecer e assumir compromisso com a população, terá respaldo da mesma, para reinvidicar os mandatos. Mas acho q já seria de bom tamanho se os Partidos assumem a Plataforma q elegeram os candidatos.
    Gostaria de saber sua opinião sobre isso, aguardo um contato teu.
    Um grande abraço e sucesso, vc realmente merece.
    Benedito Gonçalves
    Adm. de Empresas

Secretário, furtos e a incompetência

rodrigo metello 400 curtinha   O secretário de Transporte e Trânsito de Rondonópolis, Rodrigo Metello (foto), filiado ao MDB e pré-candidato a vereador, corre risco de ser acionado na Justiça por centenas de pessoas que tiveram motocicletas apreendidas e que depois acabaram furtadas do Pátio Rondon. O local...

Vereador na base e críticas a Leonardo

leonardo 400 curtinha   Chico 2000, vereador pela Capital, assegura que não procede a informação de que o seu Partido Liberal irá romper com o prefeito Emanuel, não o apoiando à reeleição. Segundo ele, foi Leonardo Oliveira (foto), que participou na quarta de uma reunião do...

Embates sobre a cadeira da discórdia

selma arruda curtinha 400   A cadeira da senadora Selma Arruda (foto), que está cassada há um ano mas, mesmo assim, continua no cargo, vem dividindo opinião de vários líderes políticos, uns torcendo logo para a Mesa do Senado decretar a vacância para Carlos Fávaro assumir a vaga, outros...

PL avisa Chico que não apoiará EP

chico 2000 curtinha   O vereador Chico 2000 (foto), único do PL na Câmara de Cuiabá e governista de carteirinha, se mostrou  desconfortável politicamente quando foi informado nesta quinta que a legenda liberal não vai apoiar a reeleição do prefeito Emanuel, do MDB. O partido é comandado no...

Bolsonarista esperançoso no Patriota

roberto franca curtinha   Roberto França (foto) decidiu fazer uma aposta arriscada com vistas às urnas de outubro. Aos 71 anos, metade deles ocupando cargos eletivos, como de vereador, deputado estadual e federal e prefeito de Cuiabá, ele trocou um partido nanico por outro, do PV para o Patriota. A esperança do...

Ex-vereador abandona rei dos porcos

fernando morais 400 curtinha   Mesmo impedido de ser candidato, já que está inelegível por oito anos, o ex-vereador pela Capital Abílio Júnior segue se articulando politicamente, deixou o PSC e se filiou ao Podemos. Acabou dando de ombros para o empresário Fernando Morais (foto), o "rei dos porcos",...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.