Últimas

Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2009, 08h:15 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

RUMO A 2010

Abicalil patrola Serys e vai ao Senado com Ságuas a federal

  Fernando Ordakowski
Clique na imagem para ampliação
Carlos Abicalil, que dirige o PT-MT, "frita" Serys para disputar o Senado, numa "dobradinha" com Ságuas

  O deputado Carlos Abicalil, se empolgou com a pré-candidatura ao Senado e, como comanda o PT regional e lidera o chamado campo majoritário, a tendência é de conseguir "fritar" de vez o projeto de reeleição da colega senadora Serys Marly antes mesmo das prévias. As articulações avançaram tanto nesse sentido que o secretário de Estado de Educação, deputado licenciado Ságuas Moraes, já está em pré-campanha a federal. A corrente Unidade da Luta apresenta internamente uma lista com 29 virtuais candidatos a estadual e 13 a federal, mas a prioridade do grupo é, numa manobra interna, eleger três nomes: Abicalil à senatória; Saguas à Câmara Federal e garantir mandato ao suplente que virou deputado Alexandre Cesar.

   Na briga interna com Serys, Abicalil tem a seu favor os números das pesquisas de intenção de voto, que apontam-no com larga vantagem sobre a senadora. Ex-deputada estadual, Serys acabou se distanciando das bases e enfrenta mais desgaste ainda devido ao ônus de ser governista. Por questão de fidelidade, ela votou favorável a vários projetos para atender orientação do Palácio do Planalto, mesmo contrariada. A primeira mulher mato-grossense a se tornar senadora ignora a tese do desgaste e do processo de fritura e aposta em êxito nas urnas na corrida por novo mandato. Não pretende desistir do embate dentro do PT com Abicalil.

   Muitos petistas têm sede de poder. O médico, deputado licenciado e secretário Ságuas Moraes não só buscará cadeira de federal, como incentiva a esposa, ex-vereadora por Juína Josi Moraes, a concorrer a deputada estadual. Ela só não fará "dobradinha" com o marido nas eleições se Abicalil concorrer à reeleição, o que forçaria Ságuas a, também, buscar novo mandato de estadual. O PT nunca conseguiu eleger três estaduais e mais de um federal. Nos últimos 20 anos chegou no máximo à conquista de duas cadeiras na Assembleia. Depois da dupla Serys e Gilney Vianna, representaram o partido no Legislativo mato-grossense Verinha Araújo e Ságuas e, na atual legislatura, Ademir Brunetto e Alexandre Cesar. Na Câmara, primeiro foi Gilney e, hoje, Abicalil.

    Sob Abicalil e influenciado pelo governo Blairo Maggi (PR), o PT sinaliza para uma composição com o PMDB, em apoio ao nome do vice-governador Silval Barbosa para o Palácio Paiaguás. A um ano das eleições, a direção petista não demonstra interesse por projeto próprio, contrariando eleições passadas. O partido já tentou e perdeu o governo estadual com Luiz Scallope, Abicalil, Alexandre Cesar e Serys.

    Virtuais candidatos

   Na lista de possíveis candidatos a estadual estão prefeitos, como Osmar Rossetto, de Nova Ubiratã, e Wagner Santana, de Vila Bela da Santíssima Trindade, a ex-deputada Verinha Araújo, hoje no cargo de secretária-adjunta de Educação do Estado, e vários vereadores, entre eles o cuiabano Lúdio Cabral. O partido organiza suas pré-candidaturas por região. Em Tangará da Serra (Médio-Norte), por exemplo, há um impasse sobre quem entrar no páreo para estadual, se o vice-prefeito José Jaconias da Silva ou se o presidente da Câmara Zé Pequeno, que atuou por três meses como prefeito "tampão" no lugar de Júlio Ladeia. Alguns vão concorrer apenas para marcar posição.

Alguns pré-candidatos petistas a estadual...
Ademir Brunetto - Alta Floresta
Alexandre Cesar - Cuiabá
Josi Moraes - Juína
Vera Araújo - Cuiabá
Lúdio Cabral - Cuiabá
Edson Pugilista - Cuiabá
Fátima Rezende - Barra do Garças
Flávio Gomes - Peixoto de Azevedo
Osmar Rossetto, o Chiquinho - prefeito de Nova Ubiratã
Wagner Santana - prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade
Tereza Mangolin - Colíder
Zé do PT - Porto Espiridião
Mauro Campos - Rondonópolis
José Jaconias da Silva - vice-prefeito de Tangará da Serra
Zé Pequeno - presidente da Câmara de Tangará da Serra
Ozéas Veras - Sinop
Professor Cido - Sorriso
Juarez Barros - Nortelândia
Rovilson Rodrigues - Vila Rica
Maria Figueira - Cofresa
Dagmar - São Félix do Araguaia
Lázaro Donizete - Várzea Grande
Salvador do Incra - Poconé
Serginho Carismático - Varzea Grande
Domingos Garcia - Cáceres
Dionísio - Santo Antonio do Leverger
Jusci da Eletronorte - Cuiabá
Mauro Sérgio - ex-prefeito de Confresa
...e a deputado federal
Ságuas Moraes
Reginaldo Barata
Marco Aurélio - Alto Taquari
Alencar Farina
Florisvaldo Robalo
Juca Lemos
Jairo Rocha
Zelandes Santiago
Manoel Noschang - Nova Mutum
João Dourado
Vilson Nery
Leonel Wohlfahrt
Roberto Pita - Vila Rica

Postar um novo comentário

Comentários (19)

  • assunção | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    }Cuiabania



    Sem cores partidária, mas o Abcalil é, no momento, o melhor nome para o Senado.Tenho acompanhado de perto o trabalho desse moço.É um deputado respeitado no Congresso , principalmente quando se fala na área de Educação.

  • Léo Junior | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pega todos esses daí, que dá um número muito bom de trabalhadores e põe eles pra trabalhar para a comunidade, fazendo sopão e outros trabalhos equivalentes, mas, sem candidaturas, o tempo do PT passou, poxa vida. Voto meu não tem!!!

  • Marlene | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Abicalil e Reginaldo Barata formarão um lindo par desfilando por Brasilia na luta pelos interesses d e Cuiabá e Mato grosso

  • Tato | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E O SUPER MEGA STAR VICENTE VUOLU BRUNINI NÃO VAI SER CANDIDATO?

  • Jackson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ságuasn está enganado se pensa que será o candidato a federal do Abicalil.

    Por causa da relãção íntima com o SINTEP o Carlos Abicalil vai priorizar o professor Reginaldo Barata

  • José de Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Fique sabendo que está desfiliando do PT, Diniz , aquele que sempre defendeu as cores do PT no bairro da Lixeira.

  • Marcilio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Carlos Abicalil, é hoje o principal político de Mato grosso, tem uma inteligência rara e tem comprimisso com a minoria, cumpre com afinco seu papel como representante do povo de Mato grosso, e nós matogrossenses precisamos dele como nosso representante no senado federal afinal políticos como ele está cada mais dificil de se encontrar.

  • Josafá | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    nós de Peixoto de Azevedo ja mostramos nosso potencial, hoje temos o terceiro suplente Flavio Gomes do PT, o melhor nome de nossa região. vamos repetir novamente, queremos um deputado estadual de nossa região e esse nome é Flavio Gomes.

  • RONILDO LAZARO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O ABICALIL COMANDA O PT REGIONAL E NAO O PR.TOMARA QUE ABICALIL CONDIDATE PORQUE SÓ ASSIM TEREI EM QUEM VOTAR PARA SENADOR.OS QUE ESTAO SE COLOCANDO COMO CANDIDATO AO SENADO ATE ENTAO,NAO ME AGRADA E ABICALIL É UM OTIMO NOME PARA REPRESENTAR MT NO SENADO.

  • Jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Meu querido Dr.Ságuas Moraes, tu sabes que o tenho em alta conta, nunca me neguei a propagar tua lealdade, honestidade e carater, alem do desapego da coisa publica, fatos em que você é quase hunaminidade.

    Meu patrão não vá a Deputado federal, permaneça na encolha, encare ESTADUAL, deixe estes vôos milagrossos para:Bruneto, Alexandre Cezar, prof.Ermelinda.

    Na simplicidade está a tonica do seu sucesso.

    Esta é uma solicitação do seu amigo, Jacyara.

AL realiza lockdown de faz de contas

Funcionários da AL se mostram revoltados com o lockdown de “faz de contas” promovido por deputados. Isso porque, apesar de estar com as portas fechadas, funcionários estariam sendo obrigados a ir trabalhar e entrando por outras portas. Atendem parlamentares que preferem trabalhar presencialmente. Pelo menos 36 funcionários estariam infectados e os servidores temem que mais pessoas sejam contaminadas pelo coronavírus. O pânico ficou ainda maior...

EP na batalha por vacinas e insumos

emanuel pinheiro 400 O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (foto) entrega nesta segunda (8) PL para a aquisição de vacinas para combate à Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será votado na Câmara. Esse é mais um movimento...

Fúrio volta à carga contra secretário

celio furio 400 curtinha Depois de se enganar ao abrir investigação contra o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo e ter de pedir desculpas, o promotor Célio Fúrio (foto) voltou à carga. Fúrio entrou na Justiça para que Gilberto seja condenado à perda da função...

TJ e posse em cartórios após 7 anos

maria helena _ curtinha O Tribunal de Justiça, sob Maria Helena (foto), marcou para 31 de março a posse coletiva dos aprovados no concurso para os cartórios extrajudiciais de Mato Grosso. O certame vem se arrastando desde 2013 e foi interrompido diversas vezes por causa de recursos judiciais de concorrentes inconformados com os...

Setores vivem tensão e são castigados

Gilberto Figueiredo Artigo O governo acerta ao estender o horários de funcionamento dos supermercados. Afinal, desde que o decreto entrou em vigor, as filas se multiplicaram pela Capital, aumentando o risco de transmissão do novo coronavírus. Há a expectativa de que novas medidas possam ser tomadas diante do evidente colapso da...

Limpeza e obras no entorno da Arena 

Beto 2x1 400 curtinha   Apesar da Arena Pantanal ser um cartão postal do Estado, o entorno do estádio vive situação crítica com lixo nas ruas, episódios de esgoto à céu aberto e matagal. O secretário estadual de Esporte e Cultura, Beto 2 a 1 (foto), em visita ao Rdnews, assegura que os...