Últimas

Terça-Feira, 12 de Maio de 2009, 09h:16 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

CÂMARA FEDERAL

Abicalil teria patrocinado viagem de investigado pela PF

   O mato-grossense Carlos Abicalil é apontado como um dos cinco parlamentares da Câmara Federal que patrocinaram oito viagens aéreas ao empresário Marco Antônio Bogéa, colaborador de Fernando Sarney. Ambos são investigados pela Polícia Federal na Operação Boi Barrica, segundo informa o jornalista Ricardo Noblat, em seu blog - saiba mais aqui. De acordo com a denúncia, mesmo não tendo qualquer vínculo funcional com a Câmara, Bogéa usou a cota do líder do PV, Sarney Filho (MA), irmão de Fernando Sarney; de Raymundo Veloso (PMDB-BA), Gonzaga Patriota (PSB-PE), Valadares Filho (PSB-SE) e do petista Abicalil.

    Questionado nesta terça pelo RDNews sobre a suposta ligação com Bogéa, Abicalil reagiu. “Eu não conheço esse cidadão. Não autorizei nenhuma viagem dele com a minha cota. Fiquei sabendo que meu nome apareceu a partir de investigações da Polícia Federal, mas não sei de nada e não financiei nenhuma viagem”, garante o petista, um dos pré-candidatos do PT ao Senado no pleito de 2010.  Deputado de segundo mandato, Abicalil afirma que já tomou todas as providências cabíveis e agora aguarda o resultado das investigações. Entre as medidas tomadas por Abicalil está a solicitação de informações junto a TAM, notificação da 3ª secretária da Mesa Diretora, comunicação junto a bancada de liderança do PT e solicitação de providências junto a Procuradoria Parlamentar.

    As viagens teriam ocorrido em 2007 e 2008. Bogéa e Fernando Sarney são acusados de participar de um esquema de corrupção em estatais do setor elétrico. A família de Sarney teria usado uma factoring para formar caixa 2 supostamente utilizados nas eleições de 2006. A Polícia Federal só descobriu que as viagens eram patrocinadas por deputados porque estava monitorando todos os passos de Bógea. Os vôos foram feitos em aviões da TAM.

     De acordo com o relatório da operação, Astrogildo Quental, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Eletrobrás, entregou uma mala a Bogéa no aeroporto de Brasília, pouco antes de embarcar com destino a São Paulo. Quental foi indicado ao cargo pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-MA) e foi secretário estadual de Infraestrutura do Maranhão no governo de Roseana Sarney (1995-2002). (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Luiz Carlos Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse (Abicalil) é o petista legítimo, P.O., digamos assim.
    Sua trajetória triunfal está quase se consolidando... falta pouco, apenas alguns escândalos a mais - de repercussão mais abrangente. É só ter paciência e esperar um pouco.

  • José Luis Passos Veiga | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não defendo nenhum político. Sou contra essas leis arcaicas do tempo do Adhemar de Barros, e da Ditadura, que leles faziam e pronto. Nem a imprensa podia retrucar ou discordar. Se existe cotas para passagem, e a lei permite essas aberrações, teria que mudar a lei e não culpar algém pelas mordomias que a lei favorece. Criticar é facil. Mas analisar as causas é mais difícil. Que mudem a lei e parem de dizer que este ou aquele agora é o culpado. Quanta ignorancia!!!!

  • mario | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É só esperar pra ver, esse como o Joaguim Barbosa, Presidente Lula e outros poucos, ainda podemos confiar.

  • Antonio lustosinha filho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Luis Carlos Campos, profeta você não deve ser, mas está preconizando o futuro dete petista; podemos aguardar que suas palavras tornar-se-ão um fato. Parabéns.

  • Paulo Sérgio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O deputado Abcalil é do PT. É aliado do presidente Lula. Não viu nada. Não sabe de nada. Não autorizou nada. Não conhece ninguem.
    Infelizamente é a velha estratégia dos Petralhas. Os outros roubam. Eles não veem nada.

  • Paulo Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pois é, o Abicalil, conforme aprendizado político, nega as acusações de que teria beneficiado com passagens o tal Bogea, gente muito boa ligada aos não menos bons e honestos Sarneys. No entanto, a imprensa nacional o aponta sim como um dos que concederam passagens aéreas ao ilustre cidadão, que ele, Abicalil, alega desconhecer.
    No fundo no fundo todos se conhecem, são amigos e costumam se presentearem mutuamente. Sem nenhum interesse, não é mesmo ?

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.