Últimas

Domingo, 17 de Fevereiro de 2008, 11h:15 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

VARIEDADES

Acuado, secretário reprograma Festa do Pantanal


Sediada em março do ano passado, a Festa Internacional do Pantanal atraiu milhares de visitantes durante uma semana

  A notícia veiculada aqui no RDNews na última quinta (14) de que a secretaria de Desenvolvimento do Turismo havia cancelado a tradicional Festa Internacional do Pantanal deste ano e a reação contrária e imediata do trading turístico - confira aqui -, levou o secretário Pedro Nadaf a repensar a decisão. Acuado, ele já admite que o evento deve ser realizado, mesmo que já o tenha excluído do calendário oficial. O secretário agendou uma reunião para 23 de fevereiro com o Fórum Estadual do Turismo com vistas a reprogramar a Festa.

   A Sedtur tinha também cancelado o espaço de uma semana no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, onde a festa é realizada, e também ordenou que um interlocutor avisasse o Sebrae-MT da decisão, não formalmente, mas através de um telefonema.

   Assim que o assunto veio à tona, o trade se reuniu e começou a pressionar o governo estadual, na tentativa de demovê-lo da idéia acerca do cancelamento do que seria a 15ª Festa Internacional do Pantanal. A edição do ano passado, em março, atraiu milhares de pessoas, por conta de uma programação voltada a temas como meio ambiente, cultura e turismo, manifestações artísticas diferenciadas de 13 municípios, grupos de música e dança de outros países. A festa é marcada também pela presença forte de expositores nas áreas do turismo, esporte e aventura, feira têxtil regional, workshops e oficinas, mostra científica, artesanato e gastronomia.

   Após receber um bombardeio de críticas, Pedro Nadaf decidiu reativar uma reunião que estava marcada para a sexta (15). Nesse encontro com representantes do trading turístico, ele ponderou que a idéia seria realizar, alternadamente e a cada ano, a Festa do Pantanal e a Literamérica. Mas, diante de tanta resistência, avisou que iria buscar orçamento para garantir o evento. Não se sabe agora quando será realizado. O esforço é para manter a programação de anos anteriores, que ora sediava a Festa em março, ora em abril.

   Recursos

   Como ficou em cima da obra, a Sedtur corre risco de não obter aporte financeiro do Ministério do Meio Ambiente, que exige, para liberar recursos, aprovação antes de projetos pelo Fórum Estadual, criado em cada Estado. No caso de Mato Grosso, reúne entre 30 a 40 pessoas, que representam todas as prefeituras que possuam secretarias de Turismo, organizações ambientais, associações e sindicatos.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Kelson Panossso | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Valeu Pedro! Felizmente o bom senso é o melhor caminho para a solução de impasses.E que haja tempo e condições de se fazer a 15a. FIP como ela merece e a sociedade deseja. Apenas para esclarecer a FIP do ano passdo foi realizada em maio, fazendo então parte da programaçao que comemora a semana de MT.Obrigado Governador!

  • Bruno Borges | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Os desafios por hora assustam.Mas retroceder neste caso, seria uma péssima idéia.
    Este site está dando oportunidade para que as pessoas e os "governamentais" repensem sobre suas ações. Legal!

  • Pedro Lima | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tudo não passou de jogada política. Desde o ano passado já havia sido decidido pela suspensão da Feira do Pantanal, para em seu lugar acontecer a Literamérica. Isto porque não existe recurso orçamentário para se fazer as duas importantes feiras.
    Acontece que o Sr. Pedro Nadaf inconformado com a perda da oportunidade de aparecer, vazou a informação para a imprensa de forma maquiavélica, prejudicando assim a realização da Literamérica, uma importantíssima realização da Secretaria de Cultura.
    Para reparar o dano provocado à Cultura Matogrossense, o Sr. Pedro Nadaf, já que é também presidente do Sebrae, poderia ceder gratuitamente a infra-estrutura do Centro de Eventos do Pantanal que é propriedade particular do Sebrae, para o Estado sem custo para a sociedade, realizar as duas feiras.
    Esta nas mão do Sr. Pedro Nadaf, já que ele articulou para que tudo isto acontecesse.

  • PEDRO PAULO BARROS LIMA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É INCRIVEL COMO O TRADING DE TURISMO DE MATO GROSSO É OMISSO NAS DECISÕES SOBRE O SETOR QUE ENVOLVE GRANDES INVESTIMENTOS E MILHARES DE EMPREGOS.

    COMO ACEITAR UM PEDRO NADA"F" DECIDIR SOZINHO SOBRE ALGO TÃO IMPORTANTE PARA O SETOR E PARA NOSSA ECONOMIA,SEM QUE O FORUM ESTADUAL DE TURISMO ,QUE É O ORGÃO COLEGIADO,CRIADO PARA CONJUNTAMENTE COM O GOVERNO DEFINIR E ESTABELECER DIRETRIZES PARA O SETOR.

    DESDE A CRIAÇÃO DO FORUM ESTADUAL DE TURISMO,OS ANTECESSORES DO ATUAL SECRETARIO,SEMPRE CONSULTARAM E CHAMARAM O TRADING PARA JUNTOS DECIDIREM,DECISÃO ESSA QUE TORNOU A FESTA INTERNACIONAL DO PANTANAL UM EVENTO CONHECIDO NACIONALMENTE E RECONHECIDO PELO MINISTERIO DO TURISMO PELA SUA GRANDIOSIDADE,INCLUSIVE LIBERANDO RECURSOS PARA SUA REALIZAÇÃO.

    O QUE OCORRE É QUE A ATUAL GESTÃO É INCOMPETENTE PARA ELABORAR OS PROJETOS,APROVAR E BUSCAR NOVAS PARCERIAS.

Romoaldo, prescrição e elegibilidade

romoaldo junior 400 curtinha   Assim como Wilson Santos, o deputado Romoaldo Júnior (foto) assegura que hoje também está elegível porque uma condenação de dois anos e três meses de prisão, inclusive com perda do mandato, acabou prescrita. Ele disse que ainda não sabe se disputará...

Juca quer ex-deputado no Gabinete

roberto nunes 400   O presidente do Legislativo cuiabano, vereador Juca do Guaraná, disse que irá convidar o ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-deputado estadual Roberto Nunes (foto) para assumir a Chefia de Gabinete da Presidência. Enfatiza que Roberto é bem articulado politicamente, tem habilidade e experiência e,...

Governo "desmama" senador do Dnit

wellington fagundes 400   O Governo Bolsonaro conseguiu, enfim, "desmamar" Wellington Fagundes (foto) do Dnit. Há décadas, entra e sai governo e o ex-deputado federal por seis mandatos (24 anos) e no cargo de senador desde 2015 vinha indicando apadrinhados no cargo de superintendente regional do Dnit em MT. O último foi Orlando...

Ex-deputado demitido de assessoria

luiz soares 400   O ex-deputado Luiz Soares (foto), hoje com 63 anos, foi exonerado do cargo de assessor parlamentar do contemporâneo Wilson Santos. Ganhava quase R$ 10 mil brutos. Estava lotado no gabinete do deputado tucano havia quase dois anos. Soares é pensionista do extinto Fundo de Assistência Parlamentar, ganhando...

Arsec concede reajuste; prefeito veta

alexandro adriano arsec 400   No último dia 22, a diretoria-executiva colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), presidida por Alexandro Adriano Lisandro (foto), aprovou índice de reajuste de 2,21% nas tarifas de água e esgoto. E...

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.