Últimas

Sexta-Feira, 04 de Setembro de 2009, 14h:53 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

RUMO ÀS URNAS

Advogado Hernan lança candidatura à presidência da OAB

   O advogado Hernan Escudero Gutierrez lançou nesta sexta (4) candidatura à presidência da OAB-MT pelo movimento Oposição Livre. Ele é o terceiro candidato a encabeçar uma chapa para concorrer à eleição, marcada para 19 de novembro. O grupo do atual presidente Francisco Faiad apóia Cláudio Stábile, vice-presidente da Escola Superior de Advocacia. João Vicente Scaravelli, que até a última sexta (28) presidia a Caixa de Assistência da OAB, encampa a candidatura do grupo dos dissidentes e tem o apoio do advogado José Patrocínio, que integra o Conselho Estadual da Ordem.

   Simpatizante do movimento OAB Democrática, que faz oposição à gestão de Faiad, Hernan disse que decidiu entrar na disputa após as desistências de Paulo Taques e João Celestino. “Aguardamos um posicionamento do grupo OAB Democrática, que tem enriquecido as discussões. Reconheço a importância deste movimento, mas não tive como me furtar de participar do processo eleitoral diante da desistência de dois candidatos deste grupo e da demora em lançar outro nome”, explicou.

   Na condição de presidente da Ordem, Hernan pretende fortalecer a instituição, principalmente no interior, e evitar a utilização da entidade por advogados ligados a grupos políticos. Ele teceu duras críticas a Faiad. “Admiro os militantes políticos, mas não podemos fazer da OAB um instrumento político-partidário. Acho que o Faiad ficou numa corda muito estreita que esteve bambeando e, infelizmente, acabou acontecendo. Prova disso é que recentemente o Ussiel Tavares (ex-presidente da OAB, do mesmo grupo de Faiad) assumiu o cargo de procurador do município no lugar do colega José Rosa”.

   Ao avaliar a candidatura de Scaravelli, Hernan ponderou que o grupo dos dissidentes não apresenta mudanças na filosofia de trabalho em relação à atual gestão. “Conversei com o Scaravelli, mas avalio que a candidatura dele representa uma vaidade em torno de um espaço que não foi bem construído. Até sexta passada ele ainda comandava a Escola Superior. Trata-se de um rompimento pelo poder ou uma luta pela advocacia? A OAB tem uma história que não pode ser relegada a meros projetos pessoais ou à luta pelo poder”, disse.

   Propostas   

   Hernan defende a eleição direta para o Quinto Constitucional, fortalecimento da defensoria pública no interior, construção de salas para advogados nas delegacias e outros órgãos, e assinatura de convênios com planos de saúde e aposentadoria privada. “A defensoria tem pouco respaldo da OAB. As universidades e os defensores ainda não conseguem suprir toda a demanda por atendimento no interior, o que acaba sobrecarregando os advogados. Precisamos lutar para termos um defensor público em cada comarca”.

   A candidatura de Hernan conta com o apoio de Paulo Taques e de Almino Afonso, primeiro mato-grossense a integrar o Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília. (Andréa Haddad)

---------------------------------------------------------
Clique no play e veja as propostas de Hernan Gutierrez

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Gustavo Kunert | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse dai não vai ganhar nem 5 votos.

  • Dr Bullin | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Dr Hernan;


    O senhor ja experimentou matar sapo com bodoque????


  • gilmar sena | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Conheço o Bel. Hernan quando dava aulas para o CFO/PM-MT , com proficuo conhecimento de Direito Constitucional, eloquencia, boa oratória, Principios éticos e vontade em fazer bem e acontecer, que a classe advocatícia possa ter em seu nome, alguém com novas idéias e acima de tudo com Visão de futuro.

  • Data Vênia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • JMARCIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E HERNAN LÁ VEM VC DE NOVO QUERENDO GANHAR VISIBILIDADE....
    NÃO DA VC PODE TANTAR DE TUDO.. VC NÃO PASSA DOS 300 VOTOS PRA VEREADOR. E NEM DE UNS 100 PRA PRESIDENTE DA ORDEM..
    UM VALANDO EM ORDEM CADE AQUELES 50MIL QUE VC RECEBEU NA CAMPANHA PELO PARTIDO E NÃO REPASSOU PRA NINGUEM?
    ABS..
    PERDEDORL

  • José | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Extra, extra: amanhã mais pessoas querendo vender seu passe a preço mais elevado devem se lançar candidatos, dizendo que também já tem o apoio de conhecidos advogados, como Paulo e Almino.

  • Mônica | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O caro colega aventureiro começou mal, desconsiderando todos os advogados que apoiam o Scaravelli, como se a candidatura fosse somente do pré-candidato à presidência da Ordem.
    Muito fácil falar que se trata de uma vaidade, deixando de considerar anos e anos de dedicação e empenho na defesa da advocacia, tanto pelo Scaravelli, quanto por outros que o incentivam e apoiam num projeto de grupo, grupo que está farto de antidemocracia, razão pela qual rompeu com a situação.
    Falar que o Scaravelli estava no exercício da presidência da Caixa é discurso de oportunista, porque não há impedimento algum para que o mesmo continuasse no cargo. Licenciou-se para não dar azo a comentários infelizes de uso da máquina, e mesmo para evitar o uso, como faz a situação.

  • Antonio Conselheiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Com o devido respeito, o Douto Colega advogado Hernan deveria antes de citar nome de apoios, perguntar antes aos colegas, pois sei que até a rpesente data o referido candidato nao conta com o apoio de ninguém. É feio falar pelo outros sem autorização.

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...