Últimas

Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2009, 08h:35 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

RUMO À COPA DO MUNDO

Agecopa vira cabide de emprego para políticos derrotados

 Fernando Ordakowski
Clique na imagem para ampliação
Os ex-vereadores e ex-prefeitos de Cuiabá e ex-deputados estadual Roberto França e Carlos Brito, que não se elegeram em 2006, passam agora a ocupar cargo até 2014, com salário inicial de R$ 10,5 mil

   O governador Blairo Maggi acabou cedendo às pressões e começa a transformar a Agecopa num cabide de emprego para políticos fracassados nas urnas. Dos sete escolhidos para compor a Diretoria Colegiada, apenas Jeferson Carlos de Castro nunca disputou eleições e/ou exerceu mandato eletivo e três deles foram derrotados em 2006, além do futuro presidente da Agência, Adilton Sachetti, que não conseguiu se reeleger prefeito em Rondonópolis no ano passado. Assim, as figuras que vão preparar Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, com captação de recursos e investimentos milionários, principalmente em infraestrutura, têm perfis mais político que técnico.

   A autarquia será presidida por Sachetti, reprovado nas urnas de 2008 em Rondonópolis. Integram ainda a diretoria os ex-vereadores cuiabanos Yênes Magalhães, Yuri Bastos, Roberto França e Carlos Brito e o economista Agripino Bonilha. Eles terão mandato até dezembro de 2014, ou seja, por mais de cinco anos. Começam com salário inicial de R$ 10,5 mil e não podem ser exonerados pelo futuro governador, aquele que será eleito em 2010 e assumirá a cadeira ocupada hoje por Blairo Maggi em 1º de janeiro de 2011.

   Brito, França e Yuri, por exemplo, não passaram pelo teste das urnas de 2006 na disputa por cadeira de deputado estadual. Mesmo assim, graças às articulações e ao esquema de rodízio com titulares, os dois primeiros conseguiram legislar por alguns meses. Brito e França foram vereadores e prefeito de Cuiabá. França ficou 8 anos no Palácio Alencastro. Antes, exerceu mandato de deputado federal e estadual. Ex-presidente da Câmara Municipal, Brito atuou como prefeito por um mês em 1996. Também foi estadual e secretário-chefe da Casa Civil e de Justiça e Segurança Pública no governo Blairo Maggi. Yuri presidiu o MT Saúde e depois virou secretário de Estado do Desenvimento do Turismo.

    Yênes deixou de exercer integralmente o mandato de vereador para ser secretário por oito anos de Planejamento de Cuiabá na gestão França. Após sair do Palácio Alencastro, sede da prefeitura, pulou para o Paiaguás. Está no governo Maggi desde 2003, também como secretário de Planejamento. Agripino Bonilha foi até candidato a governador pelo PMDB em 1990. Teve votação decepcionante.

    Desfiliações e cargos

   Os sete diretores, que precisam passar por sabatina na Assembleia, são obrigados a se desvincular de partido político. Assim, França, que já passou por cinco partidos (PDT, PMDB, PTB, PSDB e PPS) só poderá voltar à vida pública em 2015. Sachetti vai pedir desligamento do PR, assim como Yênes. Brito deixa o PDT e, Yuri, o PP. Nesta quinta, o governo definiu o cargo para cada um. Sachetti fica mesmo na presidência. Yênes será diretor de Planejamento. França responderá pela diretoria de Comunicação e Marketing. Yuri será diretor de Assuntos Estratégicos e, Agripino Bonilha, de Articulação Interinstitucional. Jeferson será nomeado à diretoria de Orçamento e Finanças e, Carlos Brito, de Infraestrutura. A Agecopa terá ainda mais 80 cargos.

Postar um novo comentário

Comentários (65)

  • Tergival Meira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acaso Roberto França e Carlos Brito vão morrer em 2.014? Porque na chamada da matéria, o autor diz que eles ocuparão o cargo vitalício até 2.014. Se é vitalício e até 2.014...

  • MARIA DA PENHA SOUZA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    NOSSA QUE PAGINA É ESSA? LOUCURA SÓ AGRESSÕES, VAMOS SE OTIMISTAS?, TEMOS QUE DAR UM CRÉDITO DE CONFIANÇA, PRINCIPALMENTE PELA INDICAÇÃO DO NOME DO DEPUTADO ROBERTO FRANÇA, ELE É UM GRANHDE CONHECERDOR DO ESPORTE, UM HOMEM PREPARADO NESTA AREA, MERECE UM VOTO DE APOIO, A FINAL JA FEZ MUITO POR NÓS NA VIDA PUBLICA DELE.

  • MANUELLE SANTOS ARAUJO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    OLÁ, AQUI É MARAVILHOSO, PODEMOS CRITICAR E ELOGIAR A VONTADEEEEEEE, ISSO É UMA LOCURA GENTE, PARA DE FICAR CRITICANDO, ARREGAÇA AS MANGAS JUNTOS COM ESSES HOMENS, PRECISAMOS DESENVOLVER NOSSO ESTADO E NELES ESTA DEPOSITADO TODAS AS NOSSAS ESPERANÇAS, VAMOS LEVANTAR O ASTRAL DELES.

  • José Mário de Paula | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ROBERTO FRANÇA, ESTÁ TOTALMENTE CREDENCIADO A FAZER PARTE DA AGECOPA, CONHECE CUIABÁ COMO NINGUÉM, COMO PREFEITO DE SUA TERRA NATAL, FEZ NADA MAIS NADA MENOS QUE 1.114 ( HUM MIL CENTO E QUATORZE ) OBRAS, MUITAS VOLTADAS AO ESPORTE, E COMO BOM DESPORTISTA, ME LEMBRO AINDA QUE ROBERTO FRANÇA FOI TREINADOR DO OPERÁRIO E DO MIXTO, APAIXONADO POR FUTEBOL, É AINDA HOJE UM DOS MAIORES COMENTARISTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO. TENHO O MAIOR PRAZER DE ACOMPANHAR AS MAIS DIVERSAS JORNADAS DESSE FILHO DE CUIABÁ. PARABENS AL.

  • zé do gipe | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    esse roberto frança e sua esposa vive pendurado nas tetas do dinheiro publico. primeiro sua esposa num ato vergonhoso se aposenta como governadora. pode??? agora o mamadÔ de xupeta roberto frança briga feio por essa outra teta.

  • jose luiz da silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    esse periodo de mandato ate 2014 da AGECOPA e incostitucional ,tera que ser reformulada a pos elei;ao de 2010. materia para uma boa analise juridica.

  • marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    enquanto a galera mama na teta do governo, os médicos ficam implorando um aumentinho...é hojem em dia estudo não vale mais nada ate o senhor ministro gilmar mendes refere isso tomando oque todos os jornalistas conquistaram .... oque vale mesmo e ter dinheiro pra compra de voto e midia ...

  • MARINA DA SILVA COLARES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Olá Roberto França, estou com voce e não abro, e seja o que Deus quizer, ao que vc candidatar terá meu apoio e outros muitos que irei buscar, se for p/ agecopa terá tbem nosso total apoio. abraços de toda minha família.

  • Beto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    o sr governador agora q tá saindo do governo quer mais q o estado se exploda!!!! colocando roberto frança??????? pelo amor de Deus cara!!!!
    depois falam q esse governador é bom!!! é bom pra fazer asfaltos pra fazendas dele isso sim!!!!!!!
    tenha responsabilidade governador!!!

  • Clarindo Santana Dourado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ô França por aqui tens todo nosso respaldo, a sua postura nos alegra muito, vejo que tendes a ir para um projeto maior, onde com certeza poderá fazer muito mais por cuiabá e MATO GROSSO.

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.