Últimas

Quarta-Feira, 26 de Agosto de 2009, 18h:16 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

OPERAÇÃO PLUMA

Agenda de Gilbertão revela proximidade com vereadores

   Números telefônicos de políticos, principalmente de Rondonópolis, foram encontrados nas agendas de Gilberto Luiz Rezende, o Gilbertão, apreendidas quando ele foi preso pela Polícia Federal. Por meio das anotações, os investigadores conseguiram angariar provas de que o grileiro pagava propina a policiais militares, pistoleiros e outros envolvidos no esquema de grilagem de terras na região do Vale do Araguaia - saiba mais aqui.

   Apenas em uma das agendas, a PF encontrou anotações com números de telefones dos vereadores rondopolitanos Mohamed Zaher (PR), ex-presidente da Câmara, Lourisval Manoel de Oliveira, o Fulô (PMDB), e Milton Mutum (PR), vice-presidente do Conselho de Ética. O nome do colunista Manoel Ormond também figura nas anotações de Gilbertão, bem como o de militares e advogados.

   Apesar dos telefones aparecerem na agenda de um dos principais responsáveis pela desocupação violenta de imóveis rurais, homicídios, ameaças e outros crimes relacionados à grilagem de terra, não há indícios de envolvimento dos vereadores e do colunista com a organização criminosa, conforme a denúncia do MPF. Eles não são sequer citados no relatório.

   Porém, a polícia suspeita que membros da quadrilha usavam nomes de outros políticos, como os do deputado Wellington Fagundes (PR), do vice-presidente da República José Alencar e até mesmo do Grupo Amaggi, para se passar por pessoas influentes e causar temor aos pequenos produtores que resistiam em abandonar as terras. “Levantamento informa que (Gilbertão) é financiado por Wellington Fagundes, José Alencar e Vander Carlos de Souza, prefeito de Acreúna (GO), que é apontado como sócio de José Alencar, maior produtor individual do mundo e principal fornecedor para a Coteminas”, aponta o MPF na página 29 da denúncia oferecida à Justiça Federal - leia mais aqui.

   Conforme a procuradoria, Gilbertão estimulava grileiros a invadir áreas da terra indígena Marãiwatsede e da União e, depois, expulsava as famílias por meio de força física e ameaças ou comprando os lotes a preço inferior ao de mercado. Quando necessária, a expulsão era feita por policiais militares ou jagunços - veja mais aqui. Gilbertão providenciava a emissão de títulos falsos para a comercialização dos lotes a médicos e grandes fazendeiros e grupos empresariais.

   Com a prática criminosa, ele e o irmão, Admilson Luiz de Rezende, movimentaram quase R$ 18 milhões entre 2003 e 2005 - leia mais aqui. Além de determinar a prisão deles, o juiz da 1ª Vara Federal, Julier Sebastião da Silva, determinou o sequestro dos bens. (Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • raul gonzalez | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A ligação do Vereador Mohamed c/ o Gilbertinho é longa, na concessionaria Zaher que é do Mohamed o Gilbertinho compra,vende, negocia ,veiculos , é amigo pessoal de BIdu irmão de Mohamed, muita negociação de veneno agricola, anabolizante p/ gado, os capangas do Gilbertinho foram presos em Agua Boa acusados de roubarem uma aeronave !! O colunista sempre ganhou dinheiro do Gilbertinho para coloca-lo nas colunas sociais, junto c/ sua mulher !! E o cunhado do Gilbertinho é Cabo da PM, vamos puxar esse novelo, M.P. e M.P.F. Tem mais rolo ai , tem caroço no angú !!

  • dejanira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O trem está pegando, o RDNEWS está de parabéns por fazer noticiário importante para a população, que servirá inclusive para a eleição do ano de 2010.
    O nome do deputado federal vem de novo a tona, pois segundo o site que pelo levantamento da polícia federal o deputado Wellington Fagundes, José Alencar e Vander são financiadores de Gilbertão.
    E agora deputado como fica a sua campanha para o senado para 2010?

  • benedito cavalcanti | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ehhh gauchinho teu nome tá na lista meu caro!!!se não bastasse o latifundio em santo antonio do leverger, onde planta abacaxi para exportação, agora está ampliando suas áreas para o araguaia??? vai plantar o que lá? soja? vai virar botinudo??

  • pedro paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A casa caiu Mohamed Zaher! sua sociedade
    com o gilbertinho vai vir a tona.

  • antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O fulô declarou a justiça eleitoral não possuir
    nada de bens, imagina gente!!!
    o nobre vereador têm quatro (04) mandatos
    está no quinto, ainda que na marra! com
    um salário de R$5000,00, das duas uma ou é
    um péssimo administrador ou um mentiroso,
    seja qual for a razão faz dele inapto com
    o cargo que exerce, uma coisa é certa
    todo mundo sabe que o a fazenda que ele
    têm no nome de outra pessoa é fruto dos
    negócios que ele têm com o GILBETINHO,
    eta FULô.

  • LUIZ | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ministério Público veja o comentário do Antonio sobre o vereador Fulô. Isto é caso de polícia, receita federal sem falar do Tribunal Eleitoral.

  • Matos Querra | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Beto Vilela | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Neguinho do Cartório, Turuneiro, Ibrahin, Cabeça Branca, Pit Bul só gente boa, cobradores/agiotas e compradores e vendedores de carros,motos,casas, fazendas e tudo que se pode tomar e comprar a preço de banana. Agora que o Fulo tem fazenda, isso poucas pessoas sabem disso, época de campanha anda de carro velho, pra ir para sua fazenda, vai de Hilux cabine dupla preta, zero km. PF, tem mais peixe grande na linha, é só checarem, tem muita gente nadando em dinheiro por aqui e que não demonstram.

  • JOÃO DO PORRETE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ROMILSON SEM PALAVRAS O TRABALHO QUE VOCE VEM FAZENDO TEM CREDIBILIDADE E OS MALAS ESTÃO DE ORELHA EM PÉ COM SUA PAGINA PORQUE O NOME DO RDNEWS DEVERIA SER
    O TSUNAMI PRA OS POLITICO CORRUPTOS
    EU GOSTARIA MUITO QUE TODOS NÓS ELEITORES REFLETISSEM SOBRE ALGUNS TÓPICOS QUE VAMOS FALAR !!
    1- CONCERTEZA AS PESSOAS CITADAS NESSAS FAUCATRUAS SÃO VELHOS CONHECIDOS DE TODA POPULAÇÃO NO CENARIO POLITICO!

    AQUI EM MATO GROSSO TINHA PESSOAS INTOCAVÉIS COMO ERA O CASO DO ARCANJO
    MAIS INDEPENDENTE DOS SEUS BENS O QUE IMPORTA QUE ELES ESTAR NA CADEIA MESMO COM SEUS NEGOCIOS FUNCIONANDO AQUI FORA NORMALMENTE ISSO TODO MUNDO SABE
    MAIS CARO ROMILSON E POPULAÇÃO EU ACHO UMA INJUSTIÇÃ SÓ O ARCANJO LEVAR ESSE MÉRITO DE COMENDADOR .

    ENTÃO SENHORAS E SENHORES APRESENTO PRA TODA POPULAÇÃO O SEGUNDO ARCANJO DE MATO GROSSO

    COMENDADOR WELINGTON FAGUNDES!!

    TUDO QUE É ESCANDALOS E MALANDRAGEM ESSE CIDADÃO O NOME DELE É CITADO E CONFIRMADO
    NÃO SÃO POUCAS COISAS
    OLHA SÓ AS HISTORIAS DAS AMBULANCIAS NINGUEM ESQUECEU NÃO NÉ !!
    SANGUESSUGA CONFIIRMADISSIMO!!

    AGORA O NOME DELE ESTAR NESSA LISTA DE GRILAGEM DE TERRAS JUNTOS COM OUTROS COMPASSAS!
    INCLUSIVE VOU A PARTIR DE AGORA CONVOCAR O MATO GROSSO QUE
    COMEÇASSE A USAR O TITULO QUE ERA SÓ DE UM PUDESSE DIVIDIR COM ESSE CARA QUE ÉA VERGONHA DE MATO GROSSO
    ROMILSON ISSO É FICHINHA DO QUE ESSE DEPUTADO É

    EM RONDONOPOLIS A CIDADE UMA PARTE JÁ É DELE
    VOCES ACHAM QUE ESSE CIDADÃO NUNCA GANHA UMA ELEIÇÃO EM RONDONOPOLIS É PORQUE SERÁ??

    AÍ ELE ACABA DE TOMAR O RESTO DA CIDADE
    UMA COISA É FATO A MINHA IDGNAÇÃO É SIMPLESMENTE PORQUE TODO MUNDO É PRESO E ESSE WELINGTON FAGUNDES NÃO VAI
    ESTAR LIVRE LEVE E SOLTO!!

    ROMILSON QUER SABER QUEM ELE PERGUNTE AOS EX-FUNCIONARIOS DELES VEJA NA JUSTIÇA OS PROCESSOS TRABALHISTAS TEM CONTRA AS EMPRESAS DELE QUE NA VERDADE NÃO APAREÇE O NOME DELE PARECE DOS LARANJAS DELES ROMILSON I

    ALGUMAS DAS EMPRESAS DESSE CIDADÃO QUE OS PROPRIOS FUNCIONARAM DIZEM COM CERTEZA

    EM RONDONOPOLIS TEM HOTEIS,FAZENDAS ,AGROBOI ,TEM UM HOSPITAL MARTECLIN ISSO ROMILSON VAI UMA HORA DESSAS VC E VEJA COM O PROPRIO OLHOS

    ATÉ QUANDO A JUSTICIA ESTARÁ DE OLHOS FECHADOS FAZENDO DE CONTA QUE ESSE COMENDADOR WELIGTON FAGUNDES É O SEGUNDO ARCANJO DE MATO GROSSO?
    ROMILSON
    OLHA SÓ O COMENTARIO DESSE CIDADÃO
    RAUL GONZALEZ ISSO VC TEM DUVIDA QUE ELE ESTAR FALANDO A VERDADE? QUERO PARABENIZA-LO PELO COMENTARIO MOHAMED O DELE ESTAR POR TAMBEM FALSO MORALISTA !!!
    ISSO É A MAIS PURA VERDADE MAIS ISSO NÃO CABE A NÓS INVERSTIGAR MAIS SIM A POLICIA FEDERAL !!

    A UNICA FORMA QUE TEMOS DE FALAR É AQUI NESSE ESPAÇO SEU DEMOCRATICO
    E AGRADECEMOS A VOCE PELO ESPAÇO!!

    EMANOEL ORMOND FOI PRESO UM TEMPO ATRAS LEVOU ALGUNS PERTENCE DE UM PESSOAL DE RONDONOPOLIS AÍ AS PESSOAS DA ALTA QUE ELE PUXA SACO O LIBEROU E ABAFOU O CASO

    É A TURMA DA MARACUTAIA!!

  • CHICO ALVES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O PAU TÁ CAINDO A FOIA NEGO, RSRSRS...SE VC NÃO QUER QUE EU FALO DE VC...NÃO DEIXE O FARO ACONTECER...SE ACONTECER EU FALO...DOA, A QUEM DOER. CHICO ALVES FOI REPÓTER POLICIAL EM ROO, MORREU NA ÚLTIMA TERÇA FEIRA , NO HOSPITAL REGIONAL DE ROO, VÍTIMA DE SIRROSE.

DEM é "suprapartidário" em Cuiabá

wilson santos, 400 curtinha   Para uns, o DEM de Cuiabá se tornou "suprapartidário". Para outros, um partido de aluguel. Além de não ter cabeça de chapa para prefeito, o partido do governador Mauro e dos irmãos Júlio e Jayme Campos enfrenta uma situação inusitada de concorrentes...

Diretório do Podemos-VG dissolvido

mara podemos curtinha 400   A direção estadual do Podemos, sob o deputado José Medeiros, destituiu o diretório municipal de Várzea Grande e anulou o encaminhamento para apoio a Kalil Baracat a prefeito. Agora sob comando provisório da professora Wilcimara Carnelós, a Mara (foto), que está na...

Silvio provoca debandada no PTB-VG

silvio fidelis 400 curtinha   Silvio Fidélis (foto), afilhado político de Chico Galindo e que se tornou fiel escudeiro da prefeita várzea-grande Lucimar Campos, de cuja gestão é secretário de Educação, provocou debandada geral no PTB local. Inconformado com a decisão de Emanuelzinho de...

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.