Últimas
Domingo, 18 de Maio de 2008, 10h:29 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Agronegócio avança fronteiras, diz engenheiro
O engenheiro Adilson Reis, residente em Cáceres, participa de uma mesa-redonda na terça (20), em Belém (PA), como parte do II Encontro de Geografia Física da Amazônia. Em artigo encaminhado especialmente ao RDNews neste domingo, intitulado "O agronegócio e as transformações na paisagem rural amazônica", Adilson antecipa o que dirá na conferência.
Ele "viaja" na história da ocupação territorial do Brasil, defende o transporte hidroviário, combate o desmatamento e pontua vantagens e desvantagens do avanço das novas fronteiras de produção. Destaca que hoje as novas fronteiras são resultantes da abertura de áreas que há anos, em sua maioria, permaneceram sob o domínio de especuladores, por conta da venda de grandes áreas de terras pelos estados amazônicos. Lembra que todo o território de Mato Grosso está dentro da Amazônia Legal, composto por 3 biomas: Amazônico, Cerrado e Pantanal, sendo dois deles (Amazônico e Pantanal) declarados Patrimônios da Humanidade.
Para Adilson Reis, o fenômeno do agronegócio, gerador de riquezas concentradas, desconhece fronteiras e prioriza interesses, sejam pela aplicação de alta tecnologia no campo, ou ampliando a malha logística para atender às demandas regionais. Cita, como exemplo, os consórcios para a implantação ou pavimentação de estradas consideradas estratégicas.
Intitulado "O agronegócio e as transformações na paisagem rural amazônica", o artigo de Adilson Reis está postado na seção Artigos, logo acima, à esquerda, Confira.
Postar um novo comentário
Comentários (1)
-
Adilson Reis | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Para mim está claro que os comentários e considerações, não necessariamente em relação a este artigo, mas envolvendo o ZSEE - Zoneamento Sócio Econômico e Ecológico, que está em seu bojo, virão com muita força pela atuação da FAMATO e CREA-MT, aguardemos as 12 Audiências Públicas já programadas, e em especial as reuniões preparatórias regionais...
Adianto que o Seminário em Belém foi altamente produtivo, apesar do conflito provocado pelo temário.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga