Últimas

Sábado, 29 de Setembro de 2007, 09h:36 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

Artigo

Alma Lavada – Final

     Ter a alma lavada é para poucos. É para quem tem consciência do dever cumprido. Eu tenho.
     Acompanho pela internet tudo o que diz respeito ao Pantanal. Vejo que, em Mato Grosso do Sul, tanto o Governo do Estado quanto a FAMASUL, bem como, os Sindicatos Rurais da região do Pantanal, estão cônscios dos seus compromissos com o homem pantaneiro  e com o Pantanal. 
     Vejo, Manoel de Barros, expoente da cultura  e do SER PANTANEIRO, dizer, que “O homem do pantanal é a continuação de suas águas”. Diz que “se não bastasse a desestruturação fundiária e o empobrecimento das fazendas, que hoje interferem na fixação desse nativo, a implantação de um velho modelo de conservação, a RPPN (....), está expulsando o pantaneiro e o boi em nome da intocabilidade do recurso natural”.
     Que bom saber que muitos pensam como nós. Sim, porque Manoel de Barros é um retrato nu e original do Pantanal e do Ser Pantaneiro.
     Pude verificar que nessa matéria, gerada  a partir da Rádio Grande FM, encontro o eco de minhas ações e pensamentos. Encontro Pantaneiros que, como eu, estão decididos a lutar pelo Pantanal. Isso não é mera poesia, é realidade, é garra, é amor à região. Ser pantaneiro é dádiva reservada a poucos.....Não basta nascer lá.
     Na mesma matéria, manifestou-se o Presidente do Sindicato Rural de Corumbá: “Leis restritivas e a presença sistemática de Ongs com capital estrangeiro aumentando seu patrimônio e controle sobre o ecossistema, o Pantanal pode acabar antes de 40 anos, previsão para sua existência devido ao aquecimento global”. “Estão querendo engessar o Pantanal, tirando a pecuária Aqui, nosso bombeiro, é o boi”.......
     Enquanto isso, um ambientalista arrogante e desconhecedor do que é ser Pantaneiro e do que É o Pantanal, o Sr.  Sandro Menezes, “gerente” da Ong. Conservação Internacional, “dona” da RPPN  (Reserva Particular do Patrimônio Natural)  Rio Negro,  disse à Revista Terra que não “teme os incêndios”. Perguntado: e o Pantanal? Respondeu: ” Não vamos mudar de posição por causa das críticas. Há meios de controlar e prevenir  o fogo. Nós queremos mostrar como melhorar o manejo de incêndios do Pantanal”, disse o “ambientalista” à revista. Presunçoso e arrogante.
     Com toda falta de  respeito que merece, essa gente, tais quais esses ditos homens públicos  que vemos por aqui, deveriam responder:  Quem são vocês para falar sobre o Pantanal? Nunca tivemos incêndios. Vocês os causaram com os interesses de suas mentes “iluminadas”  e suas  Instituições demagógicas, mantendo o pantanal intocado, como se essa fosse a solução. Deu no que deu. Nós pagamos, mas vocês receberão o troco.
     Com satisfação, vejo que meus pensamentos não são solitários e que eles refletem um povo guerreiro e lutador, que sobreviveu às intempéries do tempo e dos interesses políticos e politiqueiros que tentaram e tentam  nos sobrepujar.
     Estou com a alma lavada, porque a Comissão Temática não sei  do que,  da Assembléia Legislativa,composta inclusive por dois Ex-Deputados (Paulo Moura e José Lacerda), eleitos pelo povo Pantaneiro de Poconé e de Cáceres, que nada fizeram de concreto pela região, NÃO REPRESENTAM ABSOLUTAMENTE NADA, são meros figurantes, ou pelo menos tentam ser, do processo político que envolve o Pantanal.
     Não estou só. Tenho o Quarto Poder, a imprensa, ao lado desse ideal e, junto com ela, Pantaneiros anônimos ou não, que erguem a espada da luta, da resistência, da persistência, do destemor e da coragem. Gente, que não teme dizer a Verdade, como farei,  no Programa homônimo, neste Sábado. O Programa Verdade, que só teme,  quem nada tem a dizer ou tem medo de dizer.
     VENCEMOS, todos nós, verdadeiros pantaneiros,  porque  o pantanal é uno e único. É de todos e de ninguém. Aliás, é apenas daqueles que sabem amá-lo e contemplá-lo. Somos um povo honrado e jamais seremos capacho de ninguém.
     Aos pantaneiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que lutam com ardor e coragem por essa região, posso dizer: NÃO DESISTIREMOS NUNCA. Que desistam os políticos desonestos e mal intencionados e os ambientalistas interesseiros.


Oriana Paes de Barros é procuradora federal aposentada e pecuarista                                      

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Um novo embate entre Diane x Adair

diane alves 400 curtinha   Adair José Alves Moreira, que vinha atuando na assessoria do vice-governador Otaviano Pivetta, decidiu mesmo concorrer de novo à Prefeitura de Alto Paraguai. Ele já foi prefeito por duas vezes. Adair será o principal nome da oposição à prefeita democrata Diane Alves (foto),...

Taques ofuscado e sob mira do MPE

pedro taques 400 curtinha   Pedro Taques (foto) achou que o recall dos tempos de senador e governador, ajudando-o a se posicionar de forma razoável nas pesquisas, bem antes do início da campanha, o manteria como favorito na corrida ao Senado. Ledo engano. Não levou em consideração o alto índice de...

2 caciques não disputam Alto Garças

roland trentini 400 curtinha   Após décadas de rixas, de campanhas ostentadoras, rachas e brigas eleitorais intermináveis em Alto Garças, os ex-prefeitos Rolando Trentini (foto) e Júnior Pitucha resolveram não mais concorrer ao Executivo. Mas, um deles segue se movimentando nos bastidores. Pela...

Um ex-prefeito inelegível em Poconé

clovis martins 400   Dificilmente o ex-prefeito petebista Clovis Damião Martins (foto) terá registro de candidatura a prefeito de Poconé deferido pela Justiça Eleitoral. O promotor de Justiça, Mário Anthero, já pediu impugnação do registro do petebista por inelegibilidades. Clovis, que...

Briga em Sinop entre Juarez e Dorner

juarez costa 400 curtinha   Em Sinop, a briga eleitoral caminha para tensão e acirramento entre o emedebista Juarez Costa (foto) e Roberto Dorner (Republicanos). Hoje, o ex-prefeito seria eleito, mas Dorner vem crescendo nas adesões, com ajuda do vice de sua chapa, ex-vereador Dalton Martini (Patriota). O apoio da prefeita Rosana...

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...