Últimas

Quinta-Feira, 30 de Julho de 2009, 18h:07 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

ALTA FLORESTA

Alunos passam a ter aulas sobre colonização em aeronave



Patrimônio histórico, avião fica aberto a visitações no centro de Alta Floresta; alunos conhecem história

   Alunos de Alta Floresta contam agora com um avião modelo Douglas DC-3, exposto na Praça da Cultura, onde serão ministradas aulas sobre o processo de colonização do município. Uma parceria entre o Ministério Público e a prefeitura viabilizou investimentos orçados em R$ 80 mil na reforma da aeronave, hoje patrimônio histórico da cidade.

   De acordo com o promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano, o avião faz parte da história de Alta Floresta. “Quando soube que o avião seria doado ao Museu da TAM, em Marília (SP), entrei em contato com os proprietários William José de Lima e Wilson Clever Lima, que fizeram a doação da aeronave ao município”, explica o promotor.

   Logo em seguida foi criada uma comissão, coordenada pelo MP, para acompanhar a restauração da aeronave. A aeronave recebeu nova pintura, vidros nas janelas, reforma da cabine, instalação de equipamentos, construção de assoalho e das poltronas, além de novos pneus. Hoje, o avião pode ser visitado pela população, no centro da cidade.

   Conforme a história, o avião fez seu primeiro voo em 1935. Além de participar da II Guerra Mundial, a aeronave foi responsável pela integração nacional no Brasil, principalmente nas décadas de 1950 e 1960, sendo utilizado inclusive, pelo presidente Juscelino Kubitschek. Em Alta Floresta, dois modelos da aeronave participaram intensamente da história regional no período de 1980 a 1985, no trasporte de pessoas, mercadorias e cargas. (Flávia Borges)

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Júlio Campos Neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns !
    Excelente iniciativa.

  • Ray Soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    P.A.R.A.B.É.N.S!!!!!!!!!!!

  • Janio de Freitas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Resta saber de qual colonização estes alunos irão aprender:A colonização oficial que conta tudo certinho ou aquela que vitimou milhares de pessoas originarias na região de Alta Floresta.

  • Roberto Vieira Santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Romilson, parabenizo o Município pela iniciativa. E só para registrar, um desses aviões DC3 que encontra-se em Alta Floresta, era do dep. Miguel Ninomya, proprietário da então empresa de taxi aereo que desbravou esse nortão de MT.

  • pernanbuco | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É extraordinario ver a cidade passando o conhecimento para os jovens, isso sim é conservar a historia do pioneirismo dos primeiros Homens que ali chegaram; Faz parte da memoria e da cultura. Parabens Alta Floresta, Não chamo so de pioneiros os homens que vieram para contribuir com meu estado, vejo todos como os bandeirantes, com muita luta, dificuldade para permanecer nesse sertão. Infelizmente o prefeito de Canarana não ve com bons olhos os pioneiros daquela terra, dizem que por ele derrubaria a cuia com a chaleira, pois a passarela do avião ele ja derrubou.

  • Adilson Costa de Araujo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns,este é um grande projeto!
    Parabéns ao MP,pela iniciativa, e a prefeitura e todos que participaram.
    É um exemplo de participação do MP de Alta Floresta,que ao contrario de todo o estado,sai do ar condicionado e vai ao encontro da sociedade!

  • Cel Lacerda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Emocionante ver a recuperação desta aeronave que participou ativamente da colonização do Nortão de Mato Grosso.
    Trata-se realmente de uma peça de grande valor histórico que marcou o desbravamento daquela região nas décadas de 70 e 80.
    Não esqueçamos também de ressaltar a ação dos irmãos metralha, nome carinhoso dos pilotos William e Wilson, que com perícia e coragem, supriam os garimpos da região com pousos e decolagens cinematográficas. Muitos na época sobreviveram graças a presença da aeronave naquele rincão inóspito da selva amazônica, transportando pessoal, suprimentos e a logística necessária ao funcionamento dos acampamentos da região.
    O aeroporto de Alta Floresta já foi o detentor do recorde de maior movimento de aeronaves de pequeno porte.
    Fico emocionado pois tive o prazer de participar daquela época, conhecer Wilson e William e presenciar a aeronave, ainda em condições de vôo.

Apoiado por deputados bolsonaristas

jose medeiros 400 curtinha   Um dos vice-líderes do Governo Bolsonaro na Câmara, o deputado José Medeiros (foto), do Podemos, vem recebendo apoio na disputa ao Senado de vários parlamentares bolsonaristas. O chamado núcleo duro do presidente no Congresso Nacional está com Medeiros, entre eles os deputados...

Justiça barra ficha suja em Poconé

clovis martins 400   A Justiça Eleitoral barrou em Poconé o ex-prefeito Clovis Damião Martins (foto), considerado ficha suja. Está inelegível por oito anos. Filiado ao PTB, ele foi condenado pelo TCU por irregularidade insanável que configura ato doloso de improbidade administrativa. Enquanto...

3 estão fazendo pesquisa em Cuiabá

Três institutos de pesquisa entraram em campo na capital nesta semana para levantar as intenções de voto para prefeito. São eles: Malujoa Comunicações, que geralmente divulga os resultados no site Olhar Direto; a Voice Pesquisas e Comunicação, do site Midianews; e Real Time Big Data. A Voice poderá tornar públicos os números apurados da pesquisa a partir de segunda (26), enquanto os outros dois estão autorizados...

Marino enaltece Leitão para o Senado

marino franz 400 curtinha   O empresário e ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz (foto), anunciou apoio a Nilson Leitão (PSDB) para o Senado. Disse que conhece o candidato tucano de longa data, desde quando este foi prefeito de Sinop e assegura que Leitão é preparado, representa muito bem a região e o...

Magali de fora em General Carneiro

magali vilela 400   A ex-prefeita de General Carneiro, Magali Vilela (foto), que se lançou novamente à disputa ao Executivo, foi barrada pela Justiça. Teve o registro indeferido, já que está inelegível por ter sido condenada à suspensão de seus direitos políticos em...

Kalil, ausência e críticas de educadores

gilmar ferreira 400 curtinha   O candidato a prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat (MDB) não foi a um evento realizado pelo Sintep para apresentar suas propostas aos técnicos e professores da educação básica. A ausência e sem apresentar justificativa deixou professores na bronca. O sindicalista...