Últimas

Domingo, 21 de Outubro de 2007, 11h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

ARTICULAÇÃO

Antero não comparece à convenção do PSDB

   Começa a convenção do PSDB, que vai eleger, em chapa única, o prefeito de Cuiabá Wilson Santos presidente regional da legenda. Cerca de 1,4 mil pessoas participam do congresso na Associação dos Delegados de Polícia, na Capital. Estão presentes líderes tucanos como o ex-governador Rogério Salles, a deputada federal Thelma de Oliveira, o suplente Neri Geller, o prefeito sinopense Nilson Leitão e pré-candidatos a prefeito, como Saturnino Masson (Tangará da Serra), Valdinei Teodoro (Diamantino) e Edu Belmino (Santo Antonio de Leverger).

   A grande ausência é do ex-senador Antero de Barros, que se afastou do grupo do prefeito Santos e da direção tucana. Há expectativa sobre o discurso do prefeito sobre a crise porque passa o tucanato, com a queda-de-braço entre ele e Antero. (Simone Alves e Romilson Dourado)

(Atualização às 11h05) - A organização assegura que 70 dos 141 municípios mato-grossenses estão representados no congresso tucano. O partido tem hoje cinco prefeitos, menos de 100 vereadores, dois deputados estaduais e a federal Thelma.

(Atualização às 11h10) - Na entrada da Andepol, onde ocorre a convenção estadual do PSDB, foram colocados 32 banners em homenagem ao ex-governador Dante de Oliveira. As fotografias vêm acompanhadas de frases que destacam Dante como "maior líder do PSDB de todos os tempos". A iniciativa de homenagear o ex-prefeito de Cuiabá por dois mandatos, deputado federal, ministro da Reforma Agrária e governador por duas vezes partiu da viúva Thelma.

(Atualização às 11h18) - O congresso atraiu também as presenças do ex-deputado Carlos Carlão, atual secretário de Educação de Cuiabá, a vice-prefeita Jacy Proença, o ex-deputado Ricardo Corrêa e o deputado Carlos Avalone, além do ex-presidente da OAB/MT, Ussiel Tavares, um dos dirigentes da sigla tucana na Capital.

(Atualização às 11h20) - Nenhum discurso ou declaração polêmica até o momento nesta convenção em que o tucanato elegerá Wilson Santos dirigente estadual. Já falaram o prefeito de Sinop, Nilson Leitão, a deputada Thelma, o ex-governador Salles, o ex-presidente do Intermat, Aparecido Alves e o deputado Avalone. Todos apresentaram um discurso evasivo. Fizeram nas alusões ao nome de Dante. Avalone defendeu que o partido invista nas eleições municipais de 2008. A mediação é de Thelma.

(Atualização às 11h32) - O deputado licenciado Guilherme Maluf, atual secretário de Saúde de Cuiabá, acaba de chegar à convenção. Se mostra todo acanhado. Isso não é para menos. Maluf foi protagonista de uma história constrangedora. Ele fez um ato de filiação no PMDB e, com a decisão do Supremo Tribunal Federal de validar a fidelidade partidária a partir de 27 de março deste ano, o deputado resolveu rasgar a ficha de ingresso na legenda peemedebista e se manter na sigla tucana, tudo para não ter o mandato cassado.

(Atualização às 11h40) - A vice-prefeita Jacy Proença disse que o novo presidente do PSDB, Wilson Santos, não pode agora se preocupar apenas com Cuiabá, mas com todo o Estado. "Ele vai ter de dar conta do recado". Pré-candidata a vereadora, Jacy (ex-PSB e ex-PMDB) disse que está feliz por ingressar no PSDB e, em discurso, mandou recado aos jovens. Destacou que a juventude não representa apenas 23% dos eleitorado da Capital, mas "o futuro de Cuiabá".

(Atualização às 11h50) - Em discurso, Guilherme Maluf defendeu a reeleição do prefeito Wilson Santos e disse se sentir honrado por estar no PSDB. Depois, em entrevista, ponderou que não se sente constrangido por ter anunciado mudança da sigla tucana pelo PMDB e após ter realizado até um ato público de filiação, anular tudo e retornar aos braços da agremiação tucana.  Maluf não fala mais em pré-candidatura a vice-prefeito em 2008. O deputado destacou que buscará a reeleição em 2010.

(Atualização às 12h05) - Thelma voltou a relembrar da trajetória de Dante de Oliveira e destacou que o projeto do PSDB é reeleger Wilson Santos prefeito, ganhar em várias prefeituras e defendeu o nome do prefeito cuiabano para o governo do Estado. Bem entusiasmada, disse que o PSDB tem projeto próprio.

(Atualização às 12h10) - Apenas dois militantes de outros partidos compareceram à convenção do PSDB. Um deles é o professor Sérgio Cintra, que se filiou no PDT para concorrer a vereador. Diretor da Fundação Educacional de Cuiabá (Funec) e coordenador do cursinho pré-vestibular (Cuiabá-Vest), Cintra é ligado ao prefeito Wilson Santos, novo presidente da sigla tucana. Já esteve no PPS. Outro fora do ninho tucano que prestigiou o congresso foi o vereador Dilemário Alencar, que trocou o PSB pelo PTB e buscará a reeleição. Dilemário foi secretário de Governo de Santos e é aliado de carteirinha do tucano.

Atualização às 12h30 - O vereador Domingos Sávio, presidente do PMDB da Capital, acaba de chegar ao congresso estadual do PSDB. Wilson Santos ficou feliz da vida, afinal, corteja o partido do cacique Carlos Bezerra na esperança de tê-lo como aliado na corrida à reeleição. Membros da cúpula, como o vice-governador Silval Barbosa, já adiantou, porém, que a tendência é o PMDB se aliar ao PR e ao PR na disputa eleitoral em Cuiabá.

(Atualização às 12h45) - Wilson Santos discursou por 40 minutos. Em nenhum momento citou o nome do seu desafeto, ex-senador Antero de Barros, o grande ausente no congresso do PSDB. O novo presidente do partido fez críticas ao governador Blairo Maggi, principalmente à política de incentivos fiscais. Adiantou que nesta segunda (22) vai conversar com os deputados sobre o assunto e saiu em defesa até da proposta de uma CPI. Considerou absurdo Mato Grosso do Sul já ter superado MT na arrecadação de ICMS e atribui isso às renúncias fiscais implementadas pelo governo Maggi. Santos fez balanço de sua gestão, evitou falar em reeleição e em pré-candidatura a governador e enfatizou que sua prioridade enquanto dirigente partidário será motivar as lideranças a ter conhecimento das leis para, a partir daí, apresentar projeto com conhecimento de causa e contribuir para o debate.

(Atualização às 12h50) - Termina a convenção tucana, com eleição da nova executiva, presidida por Wilson Santos. A chapa única teve 275 votos. Sete tucanos previstos para votar não estiveram presentes. Assim, o partido homologou a chapa como vitoriosa com 98% dos votos.  

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • ANTONIO NARDI | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    THELMA... em nome da dignidade e da honra, proíba essas viúvas do saudoso Dante, de falar sobre o PSDB, como se ele, o Dante ainda estivesse vivo.

    O partido aqui no estado, morreu com Dante.

    Foi meu amigo,,, mas já foi.

    abraços.

Investimentos em segurança pública

alexandre bustamante 400   Alexandre Bustamante (foto), secretário estadual de Segurança Pública, é enfático ao afirmar que o Estado tem investido em equipamentos e infraestrutura para combater a criminalidade. Segundo ele, a maior prova disso são os projetos que integram o programa MT Mais. Ao todo, devem...

Folha antecipada em Várzea Grande

kalil baracat 400 curtinha   Com o privilégio de ter assumido a prefeitura em janeiro com superávit de R$ 74 milhões da antecessora Lucimar Campos, o prefeito várzea-grandense Kalil Baracat (foto) quitou a folha de fevereiro na última quinta (25), três dias antes da virada do mês. São cerca de...

Grupo de risco em casa até 31 de maio

Em novo decreto, dentro das medidas emergenciais e temporárias de prevenção ao Covid-19, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro determinou que servidores municipais que integram o chamado grupo de risco não devem trabalhar presencialmente nas secretarias e/ou órgãos da administração. São considerados desse grupo servidores acima de 60 anos, imunodeprimidos e/ou portadores de doenças crônicas e servidoras grávidas e...

Beco do Candeeiro só abrirá em abril

Carlina 400   A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob (foto), em visita ao Grupo Rdnews, revelou que a revitalização do Beco do  Candeeiro, que foi concluída em janeiro, será entregue à população em abril, nas comemorações dos 302 anos de...

Águas, expansão e investimentos

william figueiredo 400 aguas cuiaba curtinha   O diretor-geral da Águas Cuiabá, executivo William Figuereido (foto), disse, em visita à sede do Rdnews, quando aproveitou para conceder entrevista à tv web Rdtv, que a concessionária já distribui água para toda Cuiabá e que, em quase quatro anos...

Creci combate empresas irregulares

benedito odario 400 curtinha   O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado, Benedito Odário (foto), aproveitou a operação desenvolvida na quinta, com apoio da Polícia Civil e da Decon, para enfatizar que não dará trégua àquelas empresas que, irregularmente,...