Últimas

Terça-Feira, 19 de Fevereiro de 2008, 23h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

PESAR

Aos 67 anos, morre o senador Jonas Pinheiro

  Morre, às 21h35 (a família anunciou as 23h15) desta terça, aos 67 anos, o senador Jonas Pinheiro (DEM). Teve falência múltipla dos órgãos, após 10 dias em coma. Jonas já havia sofrido morte cerebral desde o último sábado. Na madrugada do dia 11, ele teve arritmia cardíaca e foi levado às pressas para o Hospital Amecor. A família do parlamentar passou a viver então um impasse extremamente dolorido: desligar ou não os aparelhos que o mantinha vivo na UTI. Sua morte deixa uma lacuna na política em Mato Grosso e no agronegócio brasileiro.

   Filho do pescador Leôncio e de Escolástica Pinheiro da Silva, Jonas nasceu em 22 de janeiro de 1941, em Santo Antonio do Leverger. Casado com a ex-deputada federal Celcita Pinheiro, teve dois filhos: Giorgio Pinheiro da Silva e Giani Antonia Pinheiro de Moraes.

    Estava em seu segundo mandato como senador e já ocupou o cargo de deputado federal por três vezes. E sempre integrou a bancada ruralista no Senado. Sua vida profissional e pública sempre esteve ligada ao setor agrícola. Tanto que era conhecido como o parlamentar que defendia ferrenhamente a redução das taxas de juros aplicadas aos financiamentos agrícolas. Já exerceu o cargo de técnico agrícola (1962 a 1975) e se formou em Medicina Veterinária.

     Sempre atuou no meio agropecuário e político, o que o abriu espaço na presidência da Empresa Mato-grossense de Assistência Técnica e Extensão Rural de Mato Grosso (extinta EMATER). Já em 1984, assumiu a secretária Extraordinária de Estado para Assuntos do Interior. "Nos tempos de minha infância, e mesmo na minha juventude, vivendo entre pequenos agricultores e pescadores, jamais imaginei que o futuro me reservasse o privilégio de um dia poder estar num cargo de âmbito nacional, no qual eu pudesse ajudar de alguma forma aqueles conterrâneos, cujo trabalho, tão importante, é tão pouco valorizado.Mas, como só a Deus compete discernir Seus próprios desígnios, quis a Providência Divina que este simples filho de pescador galgasse, um a um, os postos que foi conquistando na vida", diz trecho de autobiografia.
   
   Segundo o senador, em sua autobiografia, decidiu trabalhar preferencialmente em favor do agropecuarista por ser ele o responsável pelo abastecimento interno do país. Jonas lutou, principalmente pelos interesses dos grandes produtores. Também defendeu que se fossem diminuídos os problemas do campo, os da cidade seriam mais facilmente resolvidos. "Os problemas, na sua maioria, foram causados pelo enorme êxodo do homem do campo para as periferias das grandes cidades. Com condições de trabalho e renda no campo, muitas dessas pessoas voltariam para a sua terra natal". 

   Jonas também causou polêmica e recebeu críticas de ambientalistas, ao insistir em retirar o Estado da Amazônia Legal. Avesso à idéia de seu partido, Jonas também lutou pela continuidade da CPMF ao ser pressionado pelo governador Blairo Maggi. Mas a pressão dos Democratas foi maior e, a contra gosto, acabou votando contra o imposto. Em meio a luta ao lado dos agricultores, Jonas conquistava pela simpatia e atenciosidade. (Simone Alves)

(Às 23h50) - Família decide onde será velório

  A família ainda não decidiu onde será o velório e que horas ele vai acontecer. O filho do senador, Giorgio Pinheiro, está no hospital neste momento com alguns familiares.

(20/2 - 0h10) - Velório pode ser em Leverger ou na AL

   Os familiares de Jonas Pinheiro estudam neste momento onde será o velório. Celcita Pinheiro defende que seja em Santo Antonio de Leverger, terra natal do senador. Já os filhos querem que seja na Assembléia Legislativa.

(À 0h30) - Velório será na casa de Jonas em Leverger

   O corpo de Jonas Pinheiro, que neste momento já está na Funerária Dom Bosco para os preparativos fúnebres, será levado diretamente para Santo Antonio de Leverger. Vai ser velado, a partir das 6h, na própria residência do senador. O enterro acontece às 17h em sua cidade-natal. Diferente do que foi inicialmente divulgado, Jonas veio a falecer às 21h35 desta terça.

(À 1h08)Celcita e familiares aguardam pelo corpo

   A ex-deputada Celcita Pinheiro, irmãos, a filha Geani e demais familiares já estão na residência em Santo Antonio de Leverger. Eles aguardam pela chegada do corpo de Jonas Pinheiro. A previsão é que deixe a funerária Dom Bosco por volta de 4h. A residência onde será velado o corpo fica em frente à Praça das Bandeiras.

(À 1h20) - Filho Giorgio vai liberar o corpo de Jonas

   Giorgio, um dos dois filhos do ex-senador Jonas Pinheiro, está na funerária Dom Bosco. É ele quem vai liberar o corpo e seguirá para Leverger, onde será o velório, aberto ao público a partir das 6h.

(Às 7h30) - Multidão vai ao velório; aeroporto sem estrutura

  Desde às 6h, dezenas de pessoas começam a chegar para o último adeus a Jonas Pinheiro. Seu corpo está sendo velado na própria residência, por decisão da esposa Celcita. A tendência é que logo seja necessário se formar fila para a despedida. O aeroporto de Santo Antonio de Leverger não tem estrutura para receber o movimento esperado de aeronaves com autoridades que estão mantendo contatos para se deslocar ao município. A orientação da ex-deputada Celcita para autoridades, como deputados e senadores, empresários do agronegócio e até representantes de ministros, é que aterrisem no aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande e, de carro, percorram os 30 km até o município. O prefeito de Santo Antonio de Leverger, Faustino Dias Neto (DEM) decretou luto oficial de três dias por conta do falecimento do senador Jonas. As escolas dispensaram os alunos.

Postar um novo comentário

Comentários (20)

  • Nilson Conceição de Almeida | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Deus Todo Poderoso, que a vossa misericórdia se estenda sobre a alma de Jonas Pinheiro... que vindes de chamar para vós. Possam as provas que ele suportou na terra lhe serem contadas, e as nossas preces abrandar e abreviar as penas que pode ainda experimentar como Espírito!
    Bom Espíritos, que vieste recebê-lo, e vós sobretudo seu anjo guardião, assisti-o para ajudá-lo a se despojar da matéria; dai-lhe a luz e a consciência de si mesmo, a fim de tira-lo da pertubação que acompanha a passagem da vida corporal para a vida espiritual. Inspirai-lhe o arrependimento das faltas que pôde cometer, e o desejo que lhe seja permitido repará-las para apressar o seu adiantamento para a vida eterna feliz.

  • celso anselmo bicudo paula souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Perdemos como matogrossenses, cuiabanos e levergenses um grande homem o nosso querido amigo Senador Jonas Pinheiro. Sensivel e pacifico ficou o exemplo da política sincera , Jonas jamais atacou ou ofendeu seus adversários , sempre trabalhou em prol dos projetos coletivos , edificou o bem por onde andou , lançou o alicerce do agronegócio no Mato Grosso sendo ele o seu maior pilar de sustentação.
    Tenho muita satisfação e alegria com o seu convívio , era e será feliz aonde estiver. Que Jesus de força e fé a Dona Rosa,o Giogio a Giani e todos os seus familiares.
    Deus abençoe a todos......................................

  • Sydele Daltro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nós, matogrossenses, perdemos um grande homem de valor. Deus conforte a família e todo nós da terra de Mato Grosso, que ele fazia parte e tanto amava.

  • Fernando Capilé | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É com grande pesar que recebemos a notícia que, muito embora já esperada, não deixa de surpreender, já que a esperança em um milagre era latente. Lamento pelo homem público, pela pessoa humilde, pelo matogrossense arrojado, mas principalmente por sua companheira de lutas, eterna deputada Celcita Pinheiro. Mulher de lutas, que nunca deixou de estar ao lado do marido. Vai aqui o reconhecimento e o pesar a esta Mulher com "M" maiúsculo. Que Deus possa dar forças a Senhora e a todos os famíliares. Um abraço cristão com o desejo da presença do Senhor Jesus Cristo ao lado da família!!!

  • Julio José de Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mato Grosso perde hoje um dos seus maiores e mais competente lider politico. O Brasil perde um dos grandes defensores da sua politica agricóla. Os Democratas perde uma das suas referencias e a sua bulsola. Perco um grande e querido amigo, leal e sincero.Desde l978 militamos junto
    na politica e em defesa dos interesses do povo matogrossense. COMPADRE Jonas, foi um previlegio ter comvivido com voce,Celcita e seus filhos Giani e Giorgio.
    Tenho certesa que a sua alma já esta no ceu,nos braços de NS JESSUS CRISTO e Maria Santissima. Desçanse em paz.
    Saudades eternas de JULIO,Isabel,Laura,Consuelo,J.neto,e Silvia CAMPOS.

  • guto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Lamentavel! Deixo meus pesames, para a familia do grande homem (humilde, sincero e atencioso).

  • Sérgio Cintra | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Réquiem ao Pantaneiro

    Agora, cavalgas por teu imenso pantano em teu cavalo alado de crinas de vento. Ao longe, o Aranquã anuncia tua chegada, ecoa por todo o pantanal um grito dorido: - Jonas vem cá, Jonas vem cá, Jonas vem cá... Como se a muito o esperassem para que ali habitasse sempre.
    Teu jeito caboclo, traços fortes e voz firme fazem-te guardião de céus e águas do Xaraiés, reinarás absoluto entre Paiaguás e Guaicurus lendários. Espera-te teu bastão de jerivá e a legião de guerreiros que nunca morrem. A Sussuarana murcha as orelhas ao fitar tua zagaia imaginária. Um bando de Tucanos-de-bico-verde perfilam-se para te dar boas-vindas e o Tuiuiú posta-se sisudo como bem cabe ao que almeja o posto de conselheiro. Centenas de Coleiras pulam e voam de um lado para outro anunciando a festa em tua homenagem. Paira, em um Sarã, a Garça com sua exuberante nobreza vestida de branco como se dissesse que a corte de plumas aguardava-te com as honrarias de rei. Distante, Marias-faceiras fazem a festa.
    Cai a noite sem véus, a lua se faz maior e as águas da baía de Chacororé se desmancham em espelho. De cada capão-de-mato sai um Boi-baguá. Teus capitães de campo que se perfilam com tua chegada. São como tu, impávidos, monossilábicos e inflexíveis em suas razões. Sem nunca terem abdicado da altivez. Certos de suas verdades, jamais as negaram, fazendo-as perenes em si. Tu bem sabes que sempre estivemos em trincheiras opostas, crendo que faríamos um mundo melhor e, ao nosso modo, fizemos. (foi mister que fizesse essa digressão para que pudesse honrar-te melhor).
    Um campo de luzes brilha, nos olhos dos jacarés, para iluminar teu caminho de águas e estrelas; no horizonte, os Bugios gritam os primeiros raios de sol. Teus olhos refletem o amanhecer do “Mar Dulce” com o seu esplendor e calma, apenas para refletir um pouco de ti. Foste assim, de voz pausada, de poucas palavras como se habitasse em ti a alma de todos os pantaneiros.
    Apenas os que conhecem todas as nuanças do pantanal é que podem saber-te: Guaraná-de-sete-águas, bugre antes de tudo: soubeste muito bem dignificar tua gente, elevaste, e muito, o nome de Mato Grosso, de nossa gente mestiça e destemida. Representaste como ninguém a raça do povo da região em que terra e água sempre serão um mistério.
    Que importa os cargos que ocupaste, as honrarias que recebeste e o que acumulaste; se o que querias era apenas o mísero direito de olhar longamente para tua esposa e teus filhos. Contemplar com suavidade teu pantano, repleto de surubins, dourados e piraputangas faceiras que enfeitavam tuas águas serenas. Poucos podem sentir, agora, tua felicidade: a viração pantaneira acariciando teu rosto, o doce das águas molhando tua boca e o sol te convidando a remar.
    Sei que segues remando, com tua legião, estabelecendo, entre meandros, a terceira margem do pantanal. E, como diz “seu” Basílio Conceiçao, o Bagi, do São Gonçalo-Beira-Rio, pra atravessar esse céu, só uma asa...
    Sérgio Cintra é professor em Cuiabá e Várzea Grande.
    sergiocintra@terra.com.br

  • Ana Paula | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    è a politica brasileira esta de luto. Morre um politico de verdade, em sua vida publica não se houve falar de escandalos envolvendo o seu nome. Costumo dizer que o Brasil teve 4 politicos decentes. Ulisses Guimaraes, Mario Covas, Dante de Oliveira e Jonas Pinheiro. Que sigam o seu explo.

  • julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mato Grosso perde um dos seus filho mais querido que soube como poucos honrar cada voto recebido construindo uma ilibada biografia política,sem mácula.Que seu legado de honradez sirva de exemplo para todos que sonham em construir um Estado e uma sociedade a altura do nosso glorioso povo que com a saida prematura do senador Jonas Pinheiro fica orfão de um modelo de conduta na vida pública.A família enlutada que Deus traga o Bálsamo para curar esta dor na certeza que os grandes homens não morrem jamais transcedendo o tempo e o espaço pela sua obra na construção de um mundo melhor e uma sociedade mais justa e igualitária.

  • Mauro Keller | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    O Sindicato Rural de Rondolândia, externa seu pesar, com o passamento do Nobre e Ilustre Senador JONAS PINHEIRO, eterno defensor da classe dos produtores rurais, que Deus conforte neste momento a Familia do Senador, pois temos a certeza que ela está muito bem acompanhado pelo nosso Criador, pois cumpriu sua missão aqui na Terra da melhor maneira possível. Descanse em Paz Senador.

Ibope vê falha na pesquisa de Cuiabá

abilio 400   A  última pesquisa Ibope sobre intenção de voto para prefeito de Cuiabá, divulgada na sexta passada (16) pela TVCA, cujo resultado destoa muito de outras amostragens, foi feita por telefone. E, por causa disso, o próprio instituto, em nota de esclarecimento publicada no próprio site,...

Medeiros x Fernanda e o bolsonarismo

jose medeiros 400 curtinha   Não são apenas Carlos Fávaro (PSD) e Nilson Leitão (PSDB), que se auto-combatem, com um tentando desconstruir a candidatura do outro na corrida pela única vaga em disputa ao Senado. Como num ringue de boxe, José Medeiros (foto), do Podemos, e coronel Fernanda (Patriota)...

Leitão x Fávaro sob efeito-Bolsonaro

nilson leit�o 400   O ex-vice-governador e hoje senador interino Carlos Fávaro (PSD) e o ex-prefeito sinopense e ex-deputado federal pelo PSDB Nilson Leitão (foto) travam uma guerra eleitoral, com críticas mútuas, como se só existissem os dois na disputa para o Senado, quando, em verdade,...

Leverger e ex em palanque separado

francieli magalhaes 400 curtinha   Dois candidatos em chapas majoritárias em Santo Antonio de Leverger, hoje em palanques diferentes, já estiveram juntinhos na vida particular. O empresário Ademilson Dantas de Matos (PV), vice da chapa de Franklin Luis Carvalho (PSDB), foi casado com a petebista Francieli Magalhães...

Prefeito cuiabano vira saco de pancada

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto), que busca a reeleição e havia iniciado a campanha como grande favorito, inclusive com expectativa de ganhar no primeiro turno, se transformou em saco de pancada. Além de Abílio Júnior que o critica e ataca o tempo todo, o que acabou o...

Dal Bosco com 3 na disputa em Sinop

dilceu dal bosco 400 curtinha   Neste pleito eleitoral, a família Dal Bosco se dividiu em três grupos de apoio em Sinop, a chamada capital do Nortão. O ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco (foto) coordena no município e região a campanha à reeleição do senador Carlos Fávaro (PSD). O...

MAIS LIDAS