Últimas

Quinta-Feira, 13 de Dezembro de 2007, 08h:19 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

EMBATE JURÍDICO

Após cassar 3, TRE avalia agora "degola" de 147

   Depois de cassar três parlamentares (Gilmar Fabris, Chica Nunes e Pedro Henry) por compra de votos e propaganda eleitoral irregular, o Tribunal Regional Eleitoral fecha as portas para balanço por 16 dias por causa do recesso forense. Retorna em 7 de janeiro para uma verdadeira temporada de cassação aos infiéis - aqueles deputados e vereadores que trocaram de partido a partir de 27 de março deste ano e correm risco cassação, conforme estabelece a Resolução 22.610. Já são 147 na lista da "degola política" por infidelidade partidária, entre eles os deputados estaduais João Malheiros e Mauro Savi e o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Lutero Ponce, que saiu do PP e pulou para o PMDB. O fantasma da infidelidade assusta dezenas de vereadores. Uns já apresentaram defesa, como o cuiabano Deucimar Silva, que resolveu fugir do DEM e está oficialmente no PP.

  Há casos curiosos até de quinto e nono suplentes que, em nome de seus partidos, ingressaram com pedido de cassação de titulares, na expectativa de serem contemplados com a vaga. Até o último dia 29, data-limite para os partidos requererem as vagas de volta daqueles infiéis, quase 150 processos já tinha sido protocolados. Devido ao recesso forense, o vencimento do prazo para tanto o suplente quanto o Ministério Público protocolar requerimentos para "derrubar" os infiéis foi adiado de 29 de dezembro para 15 de janeiro.

    O líder do governo na Assembléia, Mauro Savi, e o deputado licenciado João Malheiros, secretário-chefe da Casa Civil, vão ter de explicar a infidelidade partidária. Ambos deixaram o PPS, pelo qual foram reeleitos, e pularam o PR, a pedido do governador Blairo Maggi, outro infiel. Lutero Ponce prepara sua defesa, enquanto alguns de seus colegas vereadores já discutem para saber quem vencerá a eleição para presidir a Câmara de Cuiabá.

   Com 89 processos, sendo dois referentes a pedidos de declaração de existência de justa causa ingressados pelos vereadores por Sinop Mauro Sérgio Garcia e Valdemar Slobodzian, o PPS é a sigla campeã em pedidos de cassação. A orientação partiu do diretório nacional: "Todos os diretórios devem brigar pelas vagas para beneficiar os suplentes fiéis”, diz resolução assinada pelo presidente Roberto Freire.

    Em segundo lugar está o DEM com 27 pedidos. O PMDB pediu cassação de 4 e, o PP, 7. Já o PSB formulou 5, enquanto o PSDB pede de volta 7 cadeiras de vereador. O PDT ingressou com 2 processos, assim como o PT.  O PSDC, PTB, PMN e PV possuem um processo cada. A lista deve aumentar. (Simone Alves e Romilson Dourado)

Abaixo os infiéis que estão na lista da "degola política":

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Junior | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Para suas informações TODOS os partidos em resoluções ou no próprio estatuto aprovado pelo seus filiados fala sobre a fidelidade partidária é até a nossa legislação porém nunca houve um respeito sobre a mesma. Muito boa essa atitude do TSE para respeitar os ideais partidários, prova maior foi o que aconteceu com nossos senadores que tiveram que votar contra a CPMF, o país só vai mudar com um pensamento coletivo e não com individualismo se o político está incomodado com aqueles ideais separa e em toda separação tem perdas e a perda aqui é do mandado, eu não voto em pessoas voto sim no que o partido tem de nos oferecer para as melhorias necessárias e como essa melhoria será feita.

  • Jose do Patrocinio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    INFELIZMENTE PARA ALGUNS QUE ENTENDEM SER MAIS IMPORTANTE O CANDIDATO DO QUE O PARTIDO É IMPORTANTE LEMBRAR QUE SEM PARTIDO NÃO EXISTE POSSIBILIDADE DE CANDIDATURA. OS PARTIDOS É QUE FAZEM PARTE DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA, E TALVEZ PELA FALTA DE RESPEITO AOS PRINCÍPIOS PARTIDÁRIOS É QUE NOSSA POLÍTICA ESTEJA UMA VERDADEIRA BAGUNÇA.
    ESPERO QUE UM DIA A FIDELIDADE SEJA ESTENDIDA AO MANDATO, PARA EVITAR QUE POLITICOS CARREIRISTAS ABANDONEM A VONTADE DO POVO PARA ATENDER AOS SEUS INTERESSES ACEITANDO CARGOS NO EXECUTIVO.

  • Jose do Patrocinio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Como é bom ver esses politicos em apuros. Eles que vivem deixando a população na mão, se acham acima do bem e do mal, compram, vendem, fazem qualquer negócio desde que seja para levar vantagens financeiras. Parece que os tempos estão mudando.
    Parabens aos Partidos Políticos que estão cobrando o que é seu de direito.
    Caçar infiéis é como "malhar o Judas"

  • lindalva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E agora?
    virou festa. Se a Lei é para todos, vai ter que caçar todos.
    Isso aqui tá uma bagunça e é ruim para o povo que votou em seu candidato , para o estado que tem a imagem dos politicos matogrossense cada vez mais desgastada e o descrédito nas reiinvindicações de projetos para o estado. E eles continuam sendo eleitos pelo povo.

  • Ruth | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sinto muito pelo Brasil. Um país democratico sendo obrigado a ser conivente com essas bobagens.
    Voto na pessoa e não no partido. Se o meu candidato quiser mudar departido por razões que cabe a ele saber, não me importo. Continuo votando na pessoa e não em partido.

  • klayton Arruda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quanto a essas mudanças partidarias, as considero normais, isso porque se determinado politico nao se realiza onde esta, que procure algo melhor, e isso se aplica a vereadores, deputados..... e como exemplo posso citar que se um funcionario não se sente bem em determinada empresa, busca outra melhor..... se o marido não se sente mais feliz com a esposa, procura outra que o satisfaça.... E assim é o politico em relação à seus partidos..... QUEM APROVOU A LEI DE FIDELIDADE PARTIDARIA, ESQUECEU DE PERGUNTAR SE OS ELEITORES VOTAM NO PARTIDO, OU NA PESSOAS QUE CONCORREM AOS CARGOS.... E ISSO É UMA INJUSTIÇA PARA COM OS POLITICOS E TAMBÉM PARA COM A POPULAÇÃO...

    KLayton Arruda
    Tv luverdense

  • Pedro Dias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quer ver como tudo vai dar em Pizza! O TRE vai suar de tanto participar de sessão, mas darão a sentença: todos comprovaram o sentido da mudança de partido

  • Pedro Dias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESqueci de dizer que esta charge está demais...Acho que vai ser dificil dormir ....Parabéns Fernando

  • Pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Romilson ..aprova meus comentarios depois tá.

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

Afilhado de Bezerra nomeado adjunto

clovis cardoso 400   O MDB, sob o cacique político Carlos Bezerra, "emplacou" mais um filiado histórico em cargo relevante na gestão Mauro Mendes. O advogado e ex-superintendente regional do Incra-MT, Clovis Figueiredo Cardoso (foto), foi indicado e já nomeado para o cargo de secretário-adjunto de Agricultura...

MPE suspende censo previdenciário

jose antonio borges 400 curtinha   O procurador-geral de Justiça, promotor José Antonio Borges (foto), suspendeu o censo previdenciário cadastral dos membros e servidores inativos e pensionistas do MPE. O recadastramento deveria ter iniciado no último dia 11 para ser concluído no final de fevereiro. Borges tomou...

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.