Últimas

Sexta-Feira, 09 de Janeiro de 2009, 10h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

CONSUMIDOR

Após eleição Santos eleva tarifa de água em 20%

  Os 139,4 mil consumidores da Capital vão pagar, a partir deste mês, 20% a mais pelo consumo de água. A nova tabela de tarifas já foi decretada pelo prefeito Wilson Santos (PSDB), que resolveu fazer o reajuste só após a reeleição. No decreto, o prefeito tenta justificar que os saldos negativos do caixa da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) implicam na aquisição de matérias primas, além de gastos com pessoal, materiais e serviços. A autarquia possui uma dívida de R$ 78 milhões - leia mais aqui.

     Além disso, o prefeito também argumenta que a inflação alcançou índices de 20,72% de 2005 até hoje e que o salário mínimo foi elevado neste período em 40%. Explica que 84,34% dos consumidores residenciais recebem subsídios, ou seja, não pagam o custo do serviço prestado na sua totalidade. Enfatiza também que o mercado consumidor é constituído por 89,5% de residências, 9,8% de estabelecimentos comerciais, 0,20% de indústrias e 0,50% de órgãos públicos. Dos consumidores ativos, 977 são isentos por lei, sendo entidades religiosas e/ou com fulcro social e filantrópico.

   O mais curioso é que, conforme o diretor-técnico da autarquia Édio Ferraz Ribeiro, esse ônus gerado no bolso do consumidor cuiabano ainda não é considerado ideal pela Sanecap, já que o aumento será insuficiente para custear todas as despesas que a  autarquia possui com insumos. "O último reajuste foi em 2005. De lá para cá, os insumos tiveram aumento". Édio argumenta ainda que Cuiabá possuía um dos índices tarifários de água mais baixos do país. "Só empatávamos com o Amapá".

    Ele enfatiza ainda que o município fez uma análise do acréscimo que podia ser feito. "Houve um cuidado, pois não dá para cobrar determinado valor porque muitas pessoas carentes não têm condições de pagar", disse. Agora a taxa mínima é de R$ 16. (Pollyana Araújo)

    Confira abaixo a nova tabela cobrada pela Sanecap

Postar um novo comentário

Comentários (33)

  • jonas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SENHOR PREFEITO O INDICE DE REJEIÇAO PARA GOVERNO VAI SE DE 80%, O POVO MAO ESQUECE 2010 ESTA BEM AI, REILEIÇAO NUNCA MAIS.

  • Mário Garcia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Minha família é de Cuiabá e sempre acreditei no Wilson Santos só que essa é demais!!! Tava até pensando que ele seria um bom Governador mais já pensou o que ele faria no Estado. Essa nova administração dele será pura demagogia. Veio aqui para dizer dos bons exemplos de sua administração e só esqueceu de dizer que a gratuidade no transporte de Cuiabá fez quebrar empresas, fez uma dívida de milhões e nada mudou. NEM PENSE EM SAIR GOVERNADOR QUE VC VAI TOMAR UM PAU DOIDO.

    VAMOS VER OS OUTROS CANDIDATOS.

  • Paula Silbene Jankovic | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sempre fui crítica da forma como se faz jornalismo em Mato Grosso. Sei que muitos professores dos cursos daqui se esforçam para que quem passa pelos cursos mudem essa história (digo issocom conhecimento de causa porque fiz o curso de Jornalismo), mas o que acontece é quando chegamos ao mercado há interesses políticos e comerciais que nos impedem de darmos a interpretação correta ao fato. A manchete da reportagem assinada pela Pollyana Araujo (acho que quando me formei ela estava começando) é um dos casos. pelo texto da noticia, o mais correto seria Depois de 3 anos e meio sem reajuste, água fica mais cara em Cuiabá. Pelo que diz o texto, se ela quisesse usar uma sub retranca poderia dizer Tarifa Social não vai ter Mudança. Pelo menos é isso que dá a entender o texto dela. O RD News não seguiu esse viés, com certeza por se render à necessidade de dar uma manchete negativa, uma deturpação do fazer jornalismo. Sonho com o dia em que todos os veiculos de comunicação terão como única preocupação sua responsabilidade para com o receptor (saudades de minha mestre Mariângela). Essa o RD News ficou devendo. desta vez, não sei se conscientemente, atendeu a interesses que nao são os do internauta, que merecia uma interprtação mais correta dos fatos.

  • Paulo Roberto Silveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Romilson e Pollyana... o galinho tem outras coisas para vocês apertarem enão serem pregos no contrapé. É só dar yuma investigadinha e nisso vocês são dez. Mas não percam tempo em dar tiro em assunto em que voces estão errados. todo aumento é ruim, mas nem todos são sacanagem. Esse da água, por exemplo, tem argumentos que vão jogar por terra a leitura que a reportagem da pollyana tenta passar. Na reportagem, o Edio Ferraz diz que o ultio reajuste foi em dois mil e cinco. Ele não diz, ams em 2005 o paozinho, item obrigatório na mesa do brasileiro, custava 2,99 o quilo (no Modelo), hoje custa 5,99, ou seja, 100 por cento a mais. Quer outros exemplos? é só ir num suprmercado e pesquisar o preço do quilo de carne, de arroz, de feijão. Romilson, não dê tiros de festim: pegue o galinho no que ele não terá argumentos para se defender. Nesse da água ele tem razão e vai poder até dizer que além de tudo está fazendo o que o governador sugeriu que fosse feito.

  • João Lucas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mal wilson toma posse e a turma da botina ja começa a criar factoides com o unico objetivo de tentar descredibilizar este que é o maior prefeito que Cuiabá ja teve em toda a sua história. É incrivel como a materia nao fala que estamos a 42 meses sem subir nadinha da tarifa e que a tarifa social continua firme e forte, ou seja os mais pobres não pagam a agua. Isso ninguem fala. Wislon, continue firme e forte em sua jornada, quem conhece realmente o que esta acontecendo sabe que esta cumprindo tudo o que veio prometendo nos ultimos anos.

    abs!

  • Flavio Dias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Romilson,

    Os argumentos do prefeito sao extremamente plausiveis, de 2005 pra ca o salario minimo aumentou 50% e a agua nao teve nenhum aumento, asbolutamente nenhum, isso nao acontece em nenhuma capital do país. Vale ressaltar tambem a informaçao sobre os 80% dos subsidiados, outra carcteristica do governo wilson santos que cada vez mais facilita para populaçao o acesso aos seus direiros mais elementares. Agua barata, restaurante popular, passe livre, etc etc etc.

  • elimara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    engraçado que quando é aumento de energia, telefone,mensalidade escolar eu não vejo noticias em sites, mais bastou um aumento em conta de água principalmente em cuiabá, que vira manchete de seu blog né romilson, a tarifa de energia não aumenta desde 2005, faça uma avaliação dos preços da cesta básica da tarifa de energia, telefone e etc...durante esse período e veja quantos por cento esses impostos aumentaram...mais como a prefeitura é geridida pelo Wilson Santos tem que virar noticia ainda mais num tempo como este em que assembleia, camara e etc...estão de recessos ....

  • Bruno Ramos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vai perguntar pra população se ela acha esse preço abusivo. Tenho certeza que a população ta pra la de satisfeita com o modus operandi do prefeito em relaçao ao preço da agua, sem falar que ta vindo ai a eta tijucal, que como o proprio wislon diz é muito mais do que uma obra e sim um complexo de grandiosa magmnitude que vai em um curto espaço de tempo resolver boa parte dos gargalos da distribuição da agua na nossa cidade.

    Sem falar o caos que os antigos prefeitos deixaram a Sanecap, principalmente o senhor Roberto França. Wilson pegou a sanecap em frangalhos e ta fazendo de tudo para oxigena-la .

    E como sempre as criticas vazias, esse papinho de que isso é só o começo nao cola mais, falavam isso no inicio da gestão passada e a população aprovou o prefeito, o reelegendo para mais 4 anos.

  • Aquiles prestes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ta mais do que certo o prefeito. É preciso captar mais recursos para finalizar as obras de saneamento básico de nossa capital. Se for esperar ajuda do governador isso não vai acontecer nunca, a turma da botina ta com medo até de receber o prefeito para uma audiencia sabendo que em 2010 não tem pra ninguém . Como diz o outro: Do outrolado é desespero.

  • Castro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Somente os estadistas tomam decisões impopulares em benefício da População. Parabens Wilson, mais uma prova de que meu voto nao foi desperdiçado.

Ex-prefeito no páreo em Alta Floresta

robson silva 400 curtinha   Alta Floresta, uma das cidades pólos do Nortão, tem sete candidatos a prefeito. Um deles é Robson Silva (foto), empresário, ex-prefeito entre 93 e 96 e que concorre pelo MDB, mesmo partido do prefeito Asiel Bezerra, que está encerrando o segundo mandato e se tornou um dos principais...

Vice sinopense quer retornar à Câmara

gilson de oliveira 400 curtinha   O vice-prefeito de Sinop e apresentador de TV, Gilson de Oliveira (foto), resolveu concorrer a vereador, cadeira já ocupada por ele por dois mandatos, o primeiro pelo PSDB, entre 2005 e 2008, e, depois, pelo PSD (2009/2012). Foi candidato a deputado estadual duas vezes (2006 e 2010) e, como suplente da...

Vice que morreu na praia em Tangará

renato gouveia 400 curtinha   Assim que percebeu que não seria escolhido pelo prefeito Fabio Junqueira (MDB) como o candidato governista na briga pela Prefeitura de Tangará da Serra, ainda em junho, o vice-prefeito Renato Gouveia (foto), do PV, correu para os braços do tucano Vander Masson. Levou com ele uma chapa de 21...

Câmara chama secretária para vaga

chico 2000 curtinha   Após a destituição de Ralf Leite (MDB) da vaga de Chico 2000 (foto), licenciado, por força de decisão judicial, a Câmara de Cuiabá convocou a primeira suplente Luciana Zamproni (MDB) para assumir mandato temporário no Legislativo, menos de 30 dias. Ela atua como...

PTB perdeu uns, mas ganhou outros

emanuelzinho 400   Em Várzea Grande, enquanto alguns militantes do PTB, puxados pelo secretário jaymista Silvio Fidelis foram para os braços do candidato a prefeito Kalil Baracat (MDB), que tem Hazama (DEM) de vice, militantes de outras legendas decidiram abraçar a candidatura do petebista Emanuelzinho (foto). São...

PT de Cuiabá passivo; ROO, autêntico

kleber amorim 400 curtinha   O PT de Rondonópolis se organizou melhor, mobilizou a militância, se tornando mais autêntico do que o núcleo petista de Cuiabá. Para se ter ideia, o partido, numa posição de coragem e levando preocupação ao prefeito Zé do Pátio, que tinha...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.