Últimas

Terça-Feira, 20 de Outubro de 2009, 06h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

INSTITUTO MARK

Aprovação da gestão Pátio cai 11 pontos em 2 meses

   Em apenas dois meses, a aprovação do governo do peemedebista Zé do Pátio à frente da Prefeitura de Rondonópolis caiu 12 pontos percentuais. É o que revela a nova pesquisa do instituto Mark, realizada no sábado e domingo últimos. Foram entrevistadas 435 pessoas. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos. Em agosto, o governo Pátio detinha 81,1% de aval popular, resultado da soma das opções ótimo, bom e regular positivo. Agora, esses percentuais estão em 69%.

   Diante das dificuldades de administrar o terceiro maior município mato-grossense, com uma oposição dura na Câmara Municipal, cujo partido adversário, o PR, ocupa seis das 12 cadeiras de vereador, o prefeito rondonopolitano começou a ver cair sua popularidade. Em agosto, o percentual dos que consideravam que Pátio fazia ótima gestão era de 10,2% e, agora, despencou para 1,4%. A queda mais significativa foi registrada entre aqueles que entendiam que o governo peemedebista estava sendo bom. Antes eram 49,8% e, hoje, 39,3%. Em contrapartida, o percentual daqueles que avaliam a gestão Pátio como regular positiva subiu de 21,1% para 28,3%. Apesar disso, no geral, a aprovação do mandato caiu de 81,1%, em agosto, para 69%, neste mês de outubro.

   Já o percentual dos que desaprovam o mandato subiu de 15,2% para 29,4%. Em agosto, apenas 4,7% consideravam a administração municipal regular negativo e agora são 11,7%. Da mesma forma, o percentual dos que avaliam a gestão Pátio como ruim saltou de 3% para 9%, seis pontos percentuais. O índice dos que julgam o mandato do peemedebista como péssimo também teve um ligeiro crescimento, de 7,5% para 8,7%. Os indecisos diminuíram de 3,7% para 1,6%.

   Os pesquisadores entrevistaram moradores de 49 regiões, todas na zona urbana. São eles: Vila Operária, Jardim Atlântico, Nova Era, centro, Jardim Tropical, Vila Aurora, São Jorge, Jardim Olinda, Cidade de Deus, Parati, Jardim Universitário, Novo Horizonte, Amizade, Oásis, Planalto, Canaã, Vila Nova, Belo Horizonte, Jardim Mato Grosso, Jardim Rondônia, Coophalis, Coophacem, Poroxo, Paineiras, Tancredo Neves, Ana Carla Muniz, Pedra 90, Serra Dourada, Jardim Primavera, Marechal Rondon, Jardim Ipanema, Cidade Alta, Iguaçu, América, Jardim Eldorado, Vila Marilei, Mirassol, Rui Barbosa, Dinalva Muniz, Pindorama, São José, Sumaré (Vila Operária), Jardim Gramado, Jardim Liberdade, Jardim Itapuã, Carlos Bezerra, Nossa Senhora do Amparo, Vila Cardoso e Goulart. 

   Dos 435 entrevistados, 50,8% são mulheres e, 49,2%, homens. Em relação à escolaridade, 5,7% declararam ser analfabetos e/ou não terminaram o primeiro grau; 33,3% concluíram o ensino básico e/ou não possuem o 1º grau completo; 36,6% estudaram até a 8ª série e/ou têm o 2º grau incompleto; 19,8% concluíram o 2º grau e/ou não terminaram o curso superior; 4,6% cursaram faculdade. Quanto à renda, 5,1% recebem até 1 salário mínimo; 64,4% contam entre um a cinco salários; 26,9% acumulam renda familiar de cinco a 10 salários; 2,5% entre 10 e 20; e 1,1% tem mais de 20 salários. Já quanto à idade, 6% dos entrevistados possuem entre 16 e 17 anos; 17,9% de 18 a 24; 25,1% entre 25 e 34; 24,8% de 35 a 44 anos; de 17,7% entre 45 e 59 anos; 8,5% declararam ter mais de 60 anos. (Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • CARLAO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ISO AINDA É POUCO, A PRIMEIRA TRAIÇAO DELE NÓS ACEITAMOS, MAIS AGORA QUE TEMOS O CANDIDATO A GOVERNO, NAO VAMOS ACEITAR, ELE VAI CAIR PARA O ZERO, QUERO VER SE O CONTADOR DE HISTORIAS, MENTIROSO, VAI AJUDAR NÓS AQUI QDO FICAR DESEMPREGADO DAQUI A SEIS MESES.
    POR QUE O PROXIMO GOV. É SILVAL BARBOSA PMDB

  • Marcela Neves Andrade | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Vejo com lamentaçao o desaprovamento do prefeito. Nao vejo com alegria o descredito da populaçao, pois este prefeito tão bom pra massa popular esta conduzindo sozinho, sofrendo boicote e represalias de outros politicos.

  • Carlos Augusto Maia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Vou explicar o que esta acontecendo em Rondonopolis, para que Pátio nao cresça mais ainda os politicos de Rondonópolis estão queimando ao maximo o prefeito. So que ele esta conduzindo sozinho a cidade, aos trampos e barrancos e ainda com perceguiçao ele esta fazendo as coisas. Site, radio e televisao e o tempo todo somente desgantando a imagem do Zé Carlos podem avaliar se quiserem me diz um unico deputado q esta fazendo qualquer coisa pro municipio? Senador? Governador? so que ano que vem esta ai...Parabens pelo o seu caratecr prefeito.

  • eduardoli,a de souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Romilson, sou leitor atento, dedicado e fiel de seu blog. Para mim é o melhor e mais completo saite de notícias políticas de nosso estado. Com relação a queda da aprovação do prefeito Zé do Pátio, percebo que esta não procede. Ele tem 81,1% de aprovação, segundo a pesquisa ora divulgada. Para um prefeito isolado, discriminado, sem apoio nem mesmo de seu partido, convenhamos, é um grande feito. Negar isto é ser miope, parcial e tendencioso, o quem nem de longe é o caso deste importante blog. O governador Maggi com toda a estrutura do governo, apoio de Lula, Dilma e cia tem 87% de aprovação indice muito próximo do Zé do Pátio ou se preferir, Zé Sozinho.

  • NORTÃO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • PAULO DO CHICOTE DE AÇO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    AMIGOS IMAGINA SÓ UM PREFEITO IGUAL ESSE ZÉ DO PÁTIO LEVAR UMA ELEIÇÃO CONTRA TODOS OS PODEROSOS E MESMO SEM O APOIO DO GOVERNO ATÉ PORQUE ELE SABIA QUE IRIA ENCONTRAR PEDREIRA SE ELE GANHASSE ACREDITO QUE A PARTE CRÍTICA JÁ PASSOU E AINDA E TEM MAIS ESSE SILVAL BARBOSA NEM MORAL TEM NA CASA DELE EM MATUPÁ TODAS AS PREFEITURAS QUE ELE APOIO LÁ NA REGIÃO OS PREFEITOS FORAM CASSADOS EXCETO A DE MATUPÁ PORQUE ELES TROCARAM O JUIZ DE PEIXOTO DE AZEVEDO CIDADE VIZINHA ESSE É OS MENINOS SANTINHOS!!!
    MAIS NÃO SE PREUCUPEM GENTE NA HORA QUE ENTRAR UM GOVERNO QUE OLHEM PRA RONDONOPOLIS DE VERDADE E QUE ESTEJA DO LADO DO PREFEITO A COISA MUDA VIU!!!!!!!
    RONDONOPOLIS
    TINHA UM PREFEITO DO LADO DO GOVERNADOR NA EPOCA E NEM SE QUER FIZERAM UM TEATRO SANTA INCOMPETENCIA!!!

  • ROGERIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Intenautas de Mato Grosso, do Brasil, quiças do planeta terra. Essa pesquisa tá furada. Igual aquelas que davam ampla margem de votos pro Zé do Pátio na eleição passada. Os números finais se aproximaram do empate técnico.

    Esses internautas que estão chiando ao lado do Prefeito, com certeza não moram em Rondonópolis. Devem ser eleitores dele de Dom Aquino, Poxoreo, Primavera do Leste etc. Tem um que diz ZÉ SOZINHO, ledo engano. O Zé está mais que amparado. Pelos chamados COMPANHEIROS, gente incompetente que está levando a cidade pró brejo. Vejam: Saúde uma m . . . os cidadãos estão fechando postos de saúde na marra; falta água em praticamente todos os bairros; greve de lixeiros; greve na CODER; estudantes fazendo passeata contra o lero-lero do prefeito; grileiros fazendo algazarra na porta da Prefeitura; o cara mente muito, já foi desmentido por um mundão de gente; enfim, logo-logo a cidade vai mudar de nome para RONDOCAOS.

EP na batalha por vacinas e insumos

emanuel pinheiro 400 O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (foto) entrega nesta segunda (8) PL para a aquisição de vacinas para combate à Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será votado na Câmara. Esse é mais um movimento...

Fúrio volta à carga contra secretário

celio furio 400 curtinha Depois de se enganar ao abrir investigação contra o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo e ter de pedir desculpas, o promotor Célio Fúrio (foto) voltou à carga. Fúrio entrou na Justiça para que Gilberto seja condenado à perda da função...

TJ e posse em cartórios após 7 anos

maria helena _ curtinha O Tribunal de Justiça, sob Maria Helena (foto), marcou para 31 de março a posse coletiva dos aprovados no concurso para os cartórios extrajudiciais de Mato Grosso. O certame vem se arrastando desde 2013 e foi interrompido diversas vezes por causa de recursos judiciais de concorrentes inconformados com os...

Setores vivem tensão e são castigados

Gilberto Figueiredo Artigo O governo acerta ao estender o horários de funcionamento dos supermercados. Afinal, desde que o decreto entrou em vigor, as filas se multiplicaram pela Capital, aumentando o risco de transmissão do novo coronavírus. Há a expectativa de que novas medidas possam ser tomadas diante do evidente colapso da...

Limpeza e obras no entorno da Arena 

Beto 2x1 400 curtinha   Apesar da Arena Pantanal ser um cartão postal do Estado, o entorno do estádio vive situação crítica com lixo nas ruas, episódios de esgoto à céu aberto e matagal. O secretário estadual de Esporte e Cultura, Beto 2 a 1 (foto), em visita ao Rdnews, assegura que os...

VI de R$ 18 mil garantida na Câmara

juca 400 curtinha A verba indenizatória de R$ 18 mil para os vereadores da Câmara de Cuiabá está garantida, pelo menos por enquanto. Depois de diversas ações judiciais, derrubando a alta indenização por gastos do mandato, os vereadores implantaram o benefício novamente em dezembro. O...