Últimas
Domingo, 05 de Julho de 2009, 14h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23
Araguaia é foco de violência de policiais e de fazendeiros
O bispo emérito Pedro Casaldáliga, de São Félix do Araguaia, vê como rotineira o clima de tensão no Vale do Araguaia. Ele já foi torturado por militares e ameaçado de morte por adversários da reforma agrária. Segundo ele, extorsões, violência praticada por fazendeiros e até policiais são comuns. Considera que a novidade, nesse caso, é o fato da Polícia Militar investigar essas denúncias. “É uma briga de muitos anos. É conhecido publicamente em todo o país que muitas áreas não estão demarcadas, que há grandes áreas nas mãos de poucos”, declarou Casaldáliga, em reportagem publicada neste domingo pela Folha do Estado - saiba mais aqui.
Na sexta (3), durante a Operação Pluma, a Polícia Federal prendeu fazendeiros, oficiais da PM, o ex-prefeito de Porto Alegre do Norte, Luiz Carlos Machado (PRP), o Luiz Bang, considerado um dos principais pistoleiros do país, e a proprietária do cartório de São Félix do Araguaia, Maria Elizabete Carvalho - saiba mais aqui. Os focos de conflitos e crimes praticados pela quadrilha estavam concentrados na região do Araguaia. Casaldáliga se mostra incrédulo com a ação da polícia. “Vamos ver até onde isso (Operação Pluma) vai, para sabermos o que podemos esperar”, diz..
Ele foi o primeiro a denunciar a existência de trabalho escravo no Brasil, ainda em 1971. É considerado um combatente das injustiças sociais e políticas. Aos 81 anos, Pedro Casaldáliga se dedica à defesa de índios, posseiros, negros e peões. Ele continua morando em São Félix do Araguaia cuja Prelazia conduziu por 33 anos. Hoje sofre de mal de Parkinson e de hipertensão. Ele não abre mão da lutas sociais. É autor de mais de 60 livros. (Patrícia Sanches)
Postar um novo comentário
Comentários (10)
-
rosa maria | Quarta-Feira, 12 de Janeiro de 2011, 03h1200
Eu acho q esses pistoleiros que matam as pessoas tem que apodrecer na cadeia esse nego ai é um bandido, e vai fazer muito mal ainda pras pessoas de bem esse ladrao
-
joana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Isso vai dar em nada,se fosse um civil ou um praça ai dava alguma coisa é oficial.É até piada fz esse alarme todo para nada só dança os peixes pequenos.
-
jucelia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
esse bispo so espalha desgraça, é um comunista, ha!!! ta!!!! mas, agora o brasil virou comunismo, so tem vez é bandido, eles estão soltos e as pessoas de bem que pagam impostos estão sendo perseguido pela policia, a policia tem que mostrar serviço, porque pegar quem mata, quem faz bandidagem mesmo eles passam longe, mas andar atras do que dá ibope é isso mesmo,
-
osvaldolara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
História viva de MT e do Br, homem que vive defendendo os mais pobre e os mais sofridos. tem muito credito no que diz e precisa de mais força (apoio do setor publico) para desenvolver seus trabalhos. Continue com sua missão nosso bispo emérito o povo do araguaia precisa de você e de todo que pregam a Paz e o Bem nesse região. Devemos espelhar nos exemplos deste homem cheio de coragem e cede de justiça aos pequenos e menos desfavorecidos.
-
Cidinha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Fique tranquilo Dom Pedro. Voce é a inspiração dos que lutam por justiça e pela verdade! Entende o conhecimento da ciencia ocidental e a ciencia da espiritualidade. A palavra é a arma mais poderosa. Ela fere alguns princípios que nem merecem ser explicitados. Quanto mais o tempo passa mais voce acumula sabedoria. Precisamos de voce. Precisamos da sua palavra, pois ela alcança o mundo pela sua valentia, pela sua coragem. Parabens pela sua força.
-
alexandre@hotmail.com | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Não acredito, esse comunista ainda tem coragem de fazer comentários do nosso sistema, do nosso pais, o que esse velho fez por nos? Quem o conhece sabe claramente que são as ONGs que o mantem financeiramente em troca de pregar a miséria e a pobrema, fazendo lavagem cerebral nos menos esclarecidos; senão vejamos, pessa pra ele provar que ato plauzível ele fez em seus vários anos no vale do Araguaia que venha a trazer frutos produtivos aos pequenos ou médios trabalhadores? Ele apoia nossos irmãops indios não é porque gosta deles não, é simplesmente porque onde tem indio não ha desenvolvimento é e o que a s ONGs quer. Pensem numa coisa só que venha a ser progresso e desenvolvimento que esse cidadão ai é altamente contra. Caia fora, vai para o seu pais de origem e pregue lá a miséria e a pobreza, aqui não queremos mais isso.
FORA COMUNISTA -
JS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
Rodrigo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
orlandir cavalcante | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Bravo, Bravo.... Viva D. Casaldáliga!!!!
Valeu decadas de lutas, por implantar o respeito aos direitos humanos nestes rincões de MAto Grosso...... o problema é que será que pagarão por seus crimes???
Será que a justiça realmente será feita?
-
Carlos Oliveira Nunes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Parabéns Sr. Casaldáliga, pessoa séria e comprometida com a justiça. Como pode ver pelos posts anteriores, apesar da idade, continua a incomodar muitas pessoas e interesses.....
Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga