Últimas

Quarta-Feira, 04 de Fevereiro de 2009, 19h:17 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

ARTICULAÇÃO

Araí deixa o PTB e vira presidente do PDT-MT

Deputado Otaviano Pivetta  Ao mesmo tempo que admite candidatura majoritária, Pivetta renuncia ao comando do partido e agora o ex-secretário do prefeito Santos e aliado de Riva passa a comandar o partido do "eterno" Leonel Brizola

 O médico Araí da Fonseca, ex-secretário de Saúde por 10 meses em 2005 na gestão do prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB), é o novo presidente regional do emblemático PDT. Ele se desfiliou do PTB e ingressou oficialmente na agremiação pedetista, já na condição de dirigente. O ato foi no gabinete do deputado estadual Otaviano Pivetta, nesta quarta. Araí chega disposto a não só reforçar o partido, mas também viabilizar sua candidatura a deputado federal. Ele é ligado ao presidente da Assembléia, deputado José Riva, que atuava no PTB antes de "pular" para o PP. 

   Ao mesmo tempo que admite concorrer à candidatura majoritária em 2010, seja a governador, seja a senador, Pivetta tomou uma decisão política que surpreendeu os próprio aliados. Ele renunciou à presidência estadual do PDT. Disse que vai cuidar dos negócios empresariais. É diretor-presidente do Grupo Vanguarda, que vem amargando prejuízos milionários com o impacto dna crise mundial.

   Enquanto isso, Araí Fonseca assume a direção do PDT, que vive em constantes conflitos. Trata-se de um partido que já comandou o Palácio Paiaguás e foi a maior legenda do Estado na década de 1990 sob Dante de Oliveira (já falecido). Nas eleições do ano passado, o PDT elegeu quatro prefeitos de municípios que, juntos, representam 73 mil eleitores. Conquistou 65 cadeiras de vereador, entre elas duas em Cuiabá, com Toninho de Souza e Adevair Cabral. Nesse novo mapeamento eleitoral que emerge das urnas de 5 de outubro, o partido agora sob Araí fica em sexto lugar.

  Tamanho

  A maior sigla é o PR do governador Blairo Maggi, que elegeu 33 gestores e que comanda desde 1º de janeiro municípios com 525,3 mil eleitores, seguido do PMDB (376,5 mil eleitores), do PP (213,8 mil), do PT (153,7 mil) e do DEM (139,7 mil).  O PDT conseguiu reeleger sua única prefeita, Maria Izaura, de Alta Floresta. Garantiu também o comando de Diamantino, com Erival Capistrano; Barra do Bugres, com Wilson da "Casa do Pescadô"; e Santa Rita do Trivelato, com Roberto Morandini. A legenda elegeu 5 vice-prefeitos em Castanheira, Diamantino, Nova Maringá, Peixoto de Azevedo e Santo Antonio de Leverger.

  O desafio do partido que ficou mais de duas décadas sob direção regional do radialista Mário Márcio Torres é, primeiro, construir a unidade interna para, depois, pensar em atrair filiados. Alguns até pregam a reconstrução de uma legenda que carrege o simbolismo do seu fundador Leonel Brizola.

(Às 22h20) - Arai vem para somar, argumenta Pivetta

   O empresário e deputado Otaviano Pivetta disse que, de fato, o médico Araí da Fonseca se filiou ao PDT, mas nega que vá renunciar à presidência estadual para ceder o comando partidário ao novo filiado. A informação de que assumiria a presidência partiu do próprio Araí. Ele disse nesta quarta que Pivetta revelou que precisa se afastar da direção pedetista para cuidar dos negócios empresariais e que já chegaria no partido na condição de dirigente. Foi a partir do compromisso do parlamentar de abrir espaço no comando pedetista que Araí oficializou sua filiação.

   "Talvez eu não tenha me expressado bem ou então houve equívoco da parte dele (de Araí)", argumenta Pivetta. Ele afirma que o ex-petebista ingressou no PDT com a disposição de ajudar a consolidar o partido, inclusive com a missão de percorrer todo o Estado. Destaca que Araí é um bom quadro, está determinado é que será uma das opções do partido para deputado federal em 2010.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • luiz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    o pdt elegeu o vice prefeito de cáceres, não se esqueçam disso.

  • cuiabano pantaneiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Chega de paraquedistas no PDT de Brizola !!!!!
    O Otaviano se não aguentou a peteca, deveria fazer uma retribuição do gesto que fez Mario Marcio qdo lhe entregou o Partido , ou entregar para uma das lideranças nossas e não são poucas : kish O vice Prefeito de caçeres , Vereador da capital Toninho de Souza, secretario do municipio de cuiabá Aurelio Augusto,Prefeito de Diamantino, Erival Capistrano, Prefeita de Alta Floresta Maria Izaura, Prefeito de Trivelato Roberto Morandini, Prefeito de Barra dos Bugres, Altevir Magalhaes dono do Supermercado Modelo, os nossos vice prefeitos e outras lideranças.
    Pelo que estamos sabendo essa noticia não está sendo bem recebida nem na Capital e nem no interior.

    Vem briga por aí.
    PDT EM CHAMAS !!!!!

  • Justino Neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Iiih Xo mano, tem um monte de cabra bom no PDT, o de cima citou grandes lideranças que eu respeito e apoio posso reafirmar aqui o Kishi, o Toninho, o Aurélio, a Maria Izaura e outros lideres novos ou históricos, é um partido que merece respeito e pelas minhas fontes esse tal de Arai já FOI, pode corrigi ae Romilson, como que um cara desss cai de para-quedas e quer ficar de boa, nem a pau, vai cai facil, não dura 1 semana...

  • Geovani | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pivetta nunca foi um cara que se preocupou com o partido, ele nunca foi ideologico, ele não é um socialista, eu já esperava isso dele, como que ele quer concorrer na majoritaria com essa cabeçinha ?? Quem perde são as grandes lideranças dO PDT que seguem realmente, de verdade as idéias de Brizola ... Mas creio que isso, não dura muito tempo não Romilson.

  • Germano Souza Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vocês falaram de todos os partidos de Mato Grosso em número de eleitorado.
    E o PSDB não possui nenhum eleitor?
    Já que vocês não o mencionaram?

    OU ESTÃO COM O PROPÓSITO DE QUEIMAR O PARTIDO PSDB?

    Ora, parcialidade inteligente dá até para aguentar. Só que as deste site extrapola os limites da razoabilidade.

    Se forem democráticos, desafio que dediquem um espaço para informarem o tamanho do eleitorado do PSDB, caso contrário.....

  • otavio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Uma coisa a gente te que adimitir a respeito deste parlamentar infecundo e improdutivo, ele é sem duvida nemhuma muiiiiiiito pretencioso, sera que ele tem espelho em casa.

  • cuiabano messssmo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O PDT nao é a casa da mae joana!!!
    Alguem aceita Sergio Cintra, SAmir Ribeiro, Otaviano Pivetta em seu partido??? a porta da rua é a serventia da casa!!! Vamos companheiros de outros partidos, convidem essas peças e vejam o que é bom pra tosse... PDT em crise? problemas? sao esses cidadao que causam. arai???? vc nao sabe onde ce meteu... devia ter ficado quieto no ptb... com o galindo... agora o bi=cho vai pegar

  • Alonso | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    No mês de junho a julho, no encontro que iremos fazer na executiva estadual, lançaremos o nome do Deputado OTAVIANO PIVETTA a Governo do Estado na atual situação, o nome que se mostra um excelente administrador, já comprovado em duas gestões em Lucas do Rio Verde. É um nome que nós temos que reconhecer que está preparado para administrar o nosso Estado. No legislativo vem realizando um trabalho independente de grupos lá existente, somente lutando pelas causas na qual se comprometeu com a população. No Partido, luta pelo crescimento em todo o Estado, agora mesmo estão sendo criados os movimentos e os núcleos em todo o estado. O PDT em sua essência esta crescendo nas suas luta da Educação e Trabalhismo.
    Fazendo uma análise da atual situação política do Estado, o Governador que tem um índice de aprovação boa, só pode sair ao outro cargo, e não consegue transferir votos. Principalmente pra quem, não tem nome forte, que tenha feito alguma coisa pelo Estado. Nesse caso pra ele não se prejudicar para o Senado é melhor apoiar o PIVETTA.
    O Sergio Ricardo só está fazendo cena que quer ser candidato, Mas sabemos ele é inteligente, não vai arriscar, se não conseguir Tribunal de Contas, ele só candidataria a deputado, pois sabe que pra essa vaga esta garantido.
    Mauro Mendes é bom nome, mas se encontra inelegível.
    O Sinval ainda não mostrou porque está na política esse não consegue levantar vôo. E se voltar a concorrer a Deputado, corre o risco de ficar de fora, porque nesse espaço de tempo que ficou como vice, já apareceram, outros na sua região. Para o vice cabe uma frase popular: Não falte ao emprego, porque acabaram não notando a sua ausência.
    Jaime Campos, esse não vamos nem discutir, só vai em vaca morta, a não ser se o Governador der de presente pra ele. Pois quando se elegeu ao Senado, ele não percebeu que o Governador estava dando um presente a ele só de ida.
    Wilson Santos vem sofrendo desgaste e ainda tem promessa de campanha: cumprirei com meus quatro anos de mandato. Anda na esperança do apoio do DEM e do PP. Caso ao contrário amargara o que fez com DANTE, em 2004 o abandono.


  • Pedro Correia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se esse senhor virou deputado pensando que ia falir a AL se enganou,aqui tem cobra criada,primeiro falou em acabar com esse famigerado FAP,agora quer ser governador ou senador,etá gaúcho machoooooooo.

Briga eleitoral de parentes em General

renato vilela 400 general carneiro   A briga política, jurídica e eleitoral na pequena General Carneiro, de 14 mil habitantes, está acirrada e envolve, em palanques diferentes, grupos com vínculos familiares. São dois na disputa pela prefeitura. A ex-prefeita Magali Vilela desistiu de tentar de novo o teste das...

Ataques a EP e o revide dos amigos

fabinho 400 curtinha   O empresário Fábio Martins Defanti, o Fabinho Promoções (foto), que em 2016 disputou para vereador e perdeu, está sendo bombardeado de críticas em grupos de WhatsApp, inclusive pelos próprios amigos, por causa de comentários, gravados em dois vídeos, com um...

Luizão e 10 promessas em cartório

luizao 400   O empresário Luizão (foto), candidato a prefeito de Rondonópolis pelo Republicanos, registrou em cartório 10 comprimissos de gestão, garantindo, em caso de eleito, executá-los logo no primeiro mês de mandato. O primeiro deles é de zerar a fila de consultas, exames e cirurgias. E...

Ex-secretários de França sem mácula

roberto franca 400 curtinha   A assessoria jurídica da coligação de Roberto França (foto), que concorre à Prefeitura de Cuiabá pelo Patriota, classifica de mentirosa e irresponsável a notícia de que ex-secretários de França, da época em que comandou a Capital, de 1997 a...

Líderes de Lucas e apoios ao Senado

otaviano pivetta curtinha 400   As principais lideranças políticas da "República" de Lucas do Rio Verde estão divididas nos apoios sobre candidaturas ao Senado. O vice-governador Otaviano Pivetta (foto), recém-desfiliado do PDT, faz campanha pela coronel Rúbia Fernanda (Patriota), propagada como a candidata...

Reeleição difícil em Barra do Bugres

raimundo nonato 400   Aos 81 anos, o piauiense de Campo Maior, Raimundo Nonato (foto), busca renovar o mandato de prefeito de Barra do Bugres pelo DEM. Embora considerado carismático e populista, pioneiro no município e ajudado pela força da máquina pública, Nonato, que já foi prefeito nos anos 82 e 90,...

MAIS LIDAS