Últimas
Quinta-Feira, 05 de Junho de 2008, 14h:41 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21
Arrecadação do quadrimestre já aumenta 17,5%
O Estado registrou aumento nominal de 17,52% na arrecadação de ICMS no primeiro quadrimestre deste ano se comparado a igual período de 2007, informa o secretário de Estado de Fazenda, Éder de Moraes. Segundo ele, entre os fatores que elevaram as receitas estão a defesa da ordem tributária e a recuperação da economia. A arrecadação do ICMS, a principal fonte de receita do Estado, cresceu de R$ 1,058 bilhão para R$ 1,244 bilhão de janeiro a abril de 2008 na comparação com os primeiros quatro meses de 2007.
Para Éder, o desempenho é atípico, visto que a arrecadação costuma ter melhor performance a partir de maio, quando se intensifica mais a comercialização da safra de grãos. Apesar disso, em 2007, Mato Grosso começou a se recuperar da crise econômica iniciada em 2005, impulsionada pelo descompasso entre preços e custos de produção das commodities internacionais. E, para os demais meses de 2008, a expectativa é que, com cenário econômico mais favorável, o desempenho da arrecadação do ICMS se incremente ainda mais.
O secretário observa que o aprimoramento da sistemática de controle do cumprimento das obrigações tributárias, a intensificação do investimento em tecnologia e a ampliação da percepção do risco fiscal junto aos contribuintes contribuíram substancialmente para o incremento da arrecadação no primeiro quadrimestre de 2008. "Estamos implementando um esforço fiscal nunca antes visto em Mato Grosso. Preparamos um pacote com 36 medidas para aumentar a arrecadação, sem majorar os impostos, como investimento em automação dos procedimentos, sobretudo nos postos fiscais, e na qualificação dos servidores e ações pontuais de fiscalização, junto a segmentos específicos”.
Ele atribui também o desempenho bem-sucedido da arrecadação ao empenho dos servidores da Receita Pública, do Tesouro Estadual e da Secretaria Executiva do Núcleo Jurídico e Fazendário, em especial dos fiscais e agentes de tributos estaduais, na busca por resultados, principalmente nas forças-tarefas implementadas junto a vários segmentos econômicos, para identificar se as obrigações tributárias estão sendo cumpridas corretamente. (Com Assessoria)
Postar um novo comentário
Comentários (5)
-
Campos Neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
DIGNO DE RECONHECIMENTO O TRABALHO DO SECRETÁRIO ÉDER DE MORAES, QUE EM POUCO TEMPO JÁ MOSTROU SEU PULSO FIRME E SUA TOTAL DISPOSIÇÃO EM APERFEIÇOAR OS MECANISMOS DE ARRECADAÇÃO DO SETOR. ESPERO QUE OS BONS FRUTOS DO TRABALHO DE ÉDER SE TRADUZAM EM BENEFÍCIOS SOCIAIS, TAIS COMO GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA.
CAMPOS NETO, DEPUTADO ESTADUAL -
agno.solon@terra.com.br | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O único fato triste na atual gestão do Sec. Éder Moraes foi o concurso realizado em 01/06/2008 para o cargo de ATE (agente de tributos estaduais). A estrutura estava boa, com segurança reforçada e até detector de metais. Mas, infelizmente a organizadora do concurso pecou em um detalhe, quem sabe o mais importante, a prova. Muito mal elaborada, com questões mal formuladas, dúbias, faltando alternativas válidas para algumas perguntas e até com várias alternativas válidas para uma única pergunta. Tal fato nos mostra a incapacidade de nossa Universidade Estadual em ser a elaboradora de provas desse nível, ou seja, não está no mesmo quilate de CESPE, ESAF e FCC, organizadoras de concursos de renome nacional. Por que entregar esta prova para a UNEMAT? A quem interessa? Perguntas ao Secretário de Fazenda, que vem demonstrando eficiência e respeito com a coisa pública.
-
giovanni holtreng | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É parece que esse secretário está mesmo a fim de mostrar trabalho que sirva de exemplo para os demais secretários com excessão de dois outros das pastas planejamento e casa civil.
-
João Vergío bittencourt | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Boa éder...não faça como o secretario da casa civil que gasta o dinheiro do povo inventando fantasias, realizando sonhos de infancia ou melhor tá sobrando dinheiro? aplica na saude da população no ensino e não joga fora gastando com luxo para os que apenas passam pelas secretarias. isso é uma vergonha
-
giorgina avarela | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Da proxima vez continue valorizando a unemat, apenas exija que ela seja a univercidade de mato grosso e não tentar copiar unb ou esaf, porque assim ela não será nem uma coisa nem outra, apenas o que ela demonstrou nesta prova incompetencia. é muito triste, tinha esperança que a unemat se destacasse nesta grande oportunidade.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga