Últimas

Quinta-Feira, 17 de Dezembro de 2009, 08h:08 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

RUMO A 2010

Articulação nacional pode tirar de Mendes o PPS e o PDT

   Mesmo com a queda da verticalização das coligações, a direção nacional do PDT e do PPS deve orientar caminhos para alianças em Mato Grosso diferentes do que vêm sendo apontados pelos deputados Otaviano Pivetta e Percival Muniz, presidentes, respectivamente, das duas legendas. Ambos se articulam por apoio ao nome do empresário Mauro Mendes, que trocou o PR pelo PSB e tenta viabilizar a chamada terceira via na corrida ao Palácio Paiaguás. Assim, mesmo contrariados, Pivetta e Muniz podem ser forçados a apoiar outros pré-candidatos.

 Fernando Ordakowski

Percival Muniz e Pivetta tentam levar PPS e PDT para Mauro Mendes (PSB), mas costura nacional é outra

  No caso do PPS, conduzido a mão de ferro pelo ex-senador e ex-deputado federal Roberto Freire (PE), a articulação junto à cúpula nacional é no sentido do partido intervir para manter a aliança com PSDB e DEM, o que levaria a legenda socialista a estar no mesmo palanque do tucano Wilson Santos e/ou do democrata Jayme Campos. Ambos são pré-candidatos a governador e, ao mesmo tempo, mantêm um acordo para lançar o nome que melhor aparecer nas pesquisas de intenção de voto e com compromisso de quem ficar de fora continuar no grupo.

    Presidido pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o PDT nacional não tem nos planos apoiar Mendes à sucessão do governador Blairo Maggi. Quer continuar no arco de alianças com o PT, que já está praticamente fechado com o PMDB em adesão à candidatura do vice-governador Silval Barbosa, que assume a partir de abril a cadeira ocupada hoje por Maggi. O PC do B também está no projeto petista, motivado pela conjuntura nacional. O nanico PRP já declinou adesão ao nome de Silval. Mesmo a nove meses do pleito, outros partidos já se definiram, como o PTB, que não abre mão de apoiar Santos para governador.

   Em meio a essas costuras e sob intervenção nacional, partidos que tentam seguir um rumo no Estado podem vir a puxar o freio e tomar outro caminho. O presidente estadual do PSB, deputado federal Valtenir Pereira, esteve reunido semana passada com Silval. Na conversa informal, ele admitiu que, de fato, o PSB pode ficar sozinho em Mato Grosso e vir a dificultar o projeto de estruturação partidária para reforçar Mauro Merndes. Sem uma boa coligação ou partidos fortes no mesmo palanque há comprometimento quanto à eleição até das candidaturas proporcionais. O próprio Valtenir teme não se reeleger se o seu PSB não fizer parte de uma aliança com candidatos com visibilidade eleitoral.

   Ademais, Mauro Mendes já adiantou que só será candidato se tiver apoio de partidos vinculados a Maggi, como o próprio PR e o PMDB. Não é à-toa que o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiemt) e derrotado a prefeito de Cuiabá em 2008 torce para a pré-candidatura de Silval naufragar. Ele corre por fora, da esperança de encontrar uma brecha para ser o candidato da base governista, principalmente da turma da botina. (Romilson Dourado)

Postar um novo comentário

Comentários (13)

  • Samir Sebastião da Costa Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Companheiras e Companheiros,
    não existe verticalização para as eleições de 2010, como houve para 2006. O PDT não lançará candidatura própria Presidencia.
    O caminho do PDT está livre e o PPS é a mesma coisa. Estamos fortes em Mato Grosso junto com esse grupo PDT, PPS, PSB, PHS, PV, PRP, PRTB, PSC, PCdoB. PR e PT. O PR e o PT em Mato Grosso são a mesma coisa praticamente. Tenho certeza que essa história de mãos de ferro não funciona mais!!!! Se nesse momento estamos já causando preocupações para diversos grupos políticos e por que temos bala na agulha.
    Mas fazeremos o que for melhor para Mato Grosso. Todos tem seu direito garantido de ser candidato. E estamos abertos a novas adesões para o Movimento Mato Grosso Muito Mais.
    Saudações Brizolista e Socialista.

  • carla | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Germano quem e vc pra falar mal do mauro mendes ? deve estar mamano na prefeitura do ws!!!
    um homem que da mais de 1.800 emprego empreendedor,serio ,honesto vida limpa .
    foi destaque no jornal da globo por devidir lucro com funcionarios da sua empresa .
    e vc o que faz da vida ? para jugar as pessoas ?
    deve ser da turma do comite da maldade do antero !!! kkkkk
    estao desisperados ne !!

  • carla | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Jair vc esta muito enganado pois mauro mendes foi sozinho para o segundo turno ,pois o governador estava muito oculpado com rondonopolis e so veio pra cuiaba quando mauro ja estava no segundo turno e o gov tenha perdido rondonopolis ou acha que ninguem viu qe mauro mendes ficou sozinho em cuiaba ?
    o merito do segundo turno e todo do mauro e nao do governador!

  • ondino lima neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    sendo assim essa determinacao nacional, so vem a fortalecer a candidatura de wilson santos.

  • jair | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mauro Mendes só foi para o segundo turno porque teve apoio do governador, caso contrário nem figurava entre os postulante candidatos a prefeitura, pois o mesmo não tem nenhuma representatividade na vida pública

  • Denizalde Pereira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ninguém percebeu ainda que o PT implanta definitivamente o modelo de política do império: democratas x republicanos, duas correntes conservadoras, de direita, pró-capitalista, pró-imperialista: o PT e sua base aliada; o PSDB e sua respectiva. Isso é péssimo para as demais pessoas que optaram por viver longe da política, você não a quer, mas ela te quer. Veja o nosso caso, por exemplo, da UNEMAT: estamos vivendo um inferno porque o reitor é PP, que é base aliada de Blairo, que é base aliada de Lulla. Eles ficam todos amarrados e quem quer fazer alguma coisa não pode. No final, a Universidade se ferra, os alunos, os professores, funcionários. Cest la vie, é uma pena! Prof. Denizalde Pereira, UNEMAT, Sinop.

  • Germano Souza Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tomara que isso seja verdade. E quem tiver com dó de MAUro Mendes que o leve para casa. Mas se isso ocorrer realmente será ótimo para o Estado de Mato Grosso, que pelo menos por 02 anos vai ficar sem ouvir esse nome que soa mal à nossos ouvidos.

  • Germano Souza Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sr. SAMIR SEBASTIÃO, se queres se intrometer na política, acho bom aprender a escrever corretamente, pois a palavra FAZEREMOS certamente só existe pro senhor, que muito mal está representando o PDT. E tem mais, NENHUME destes partidos que mencionaste em seu comentário merecem ter o senhor como representante, pois és analfabeto.

  • Samir Sebastião da Costa Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro companheiro,
    erra é palavras ou em conjuções é normal. Até mesmo por que eu não utilizo o corretor de texto com muitos se utilizam para fazer um comentário. Eu escrevo aquilo que vem do meu coração e da minha mente. Outra coisa meu nível superior, minha história de vida e outras coisas não vem ao desencontro de uma única palavra.
    Saudações Brizolista e Socialista.

  • jael | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    esse samir é mesmo analfabeto

Beco do Candeeiro só abrirá em abril

Carlina 400   A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob (foto), em visita ao Grupo Rdnews, revelou que a revitalização do Beco do  Candeeiro, que foi concluída em janeiro, será entregue à população em abril, nas comemorações dos 302 anos de...

Águas, expansão e investimentos

william figueiredo 400 aguas cuiaba curtinha   O diretor-geral da Águas Cuiabá, executivo William Figuereido (foto), disse, em visita à sede do Rdnews, quando aproveitou para conceder entrevista à tv web Rdtv, que a concessionária já distribui água para toda Cuiabá e que, em quase quatro anos...

Creci combate empresas irregulares

benedito odario 400 curtinha   O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado, Benedito Odário (foto), aproveitou a operação desenvolvida na quinta, com apoio da Polícia Civil e da Decon, para enfatizar que não dará trégua àquelas empresas que, irregularmente,...

Cuiabá paga fevereiro aos servidores

emanuel pinheiro 400   A Prefeitura de Cuiabá quitou nesta sexta (26), último dia útil do mês, a folha de fevereiro. Desde quando assumiu o Palácio Alencastro, em janeiro de 2017, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) tem conseguido pagar o funcionalismo dentro do mês trabalhado. Aliás, essa prioridade,...

3 deputados sob certa cordialidade

janaina riva 400 curtinha   Max Russi, Eduardo Botelho e Janaina Riva (foto), que mandam na Assembleia, demonstram entre eles um certo clima de cordialidade, mas chegaram a entrar em queda-de-braço até fechar um novo acordo político sobre a Mesa Diretora. Com a decisão do Supremo de veto a Botelho no comando do...

Expediente na AL só a partir do dia 8

max russi 400   Por causa do aumento da taxa de incidência de Covid-19 entre servidores e parlamentares, as atividades presenciais da Assembleia foram suspensas na quinta (25). O expediente só retoma em 8 de março. Neste período, estão sendo mantidas somente as atividades estritamente essenciais para o...