Últimas

Terça-Feira, 08 de Julho de 2008, 18h:11 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

EMBATE JURÍDICO

Assembléia vai barrar processos contra Chica

  Chica Nunes (PSDB) se vê numa situação extremamente delicada, tanto do ponto de vista político quanto jurídico, mas, por outro lado, conta com apoio dos seus colegas deputados, que têm autonomia para arquivar processos que pesam contra a tucana. Várias ações contra outros parlamentares foram interrompidas pelo Tribunal de Justiça, que depende da autorização da Assembléia para dar seguimento aos trâmites.
 Ex-vereadora por Cuiabá, Chica teve o mandato de deputada estadual cassada pelo TRE, sob acusação de compra de votos nas eleições de 2006. Recorreu ao TSE e se mantém no posto até julgamento do mérito por força de uma liminar. Além disso, a ex-presidente da Câmara Municipal enfrenta um outro problema e de maior gravidade: acusação de envolvimento num rombo de quase R$ 7 milhões no período em que comandou o Legislativo cuiabano. A Delegacia Fazendária, que investigou o caso, pediu até a prisão de Chica, que usufrui de foro privilegiado.

   A situação da deputada é até mais delicada do que a do primeiro-secretário da Assembléia, deputado José Riva (PP), que vem conseguindo contornar os mais de 40 processos na Justiça. A qualquer momento, o TSE pode, no mérito, cassar Chica. Nesse caso, ela perderia o foro privilegiado.

   Chica usou a Câmara como trampolim para chegar à Assembléia. Agora começa a assistir o declínio de sua popularidade e prestígio, o que sinaliza para sua "morte" na vida pública. Ela já foi indiciada no inquérito policial por vários crimes, como formação de quadrilha, peculato, falsidade ideológica, falsificação de documento público e particular e coação de testemunhas. Como tem a prerrogativa do cargo de parlamentar, o processo será julgamento em segundo instância, ou seja, pelo Tribunal de Justiça, após parecer do Ministério Público Estadual. Depois, para dar andamento precisará do crivo dos deputados. Até hoje, a Assembléia nunca permitiu que um de seus integrantes, no exercício do cargo, viesse a ser processado.
  
  Enquanto isso, Chica Nunes se vê retraída. Vai pouco às sessões ordinárias e evita a impresnsa. Está apreensiva e se movimenta nos bastidores na esperança de sair do olho de furacão e conviver com dias melhores. (Pollyana Araújo)

Postar um novo comentário

Comentários (26)

  • MArcelo Vilas Boas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vocês do MP,TRE, TCE esperamos que não envergonhe mais uma vez esta Cidade/Estado- Cuiabá/Mato-Grosso.

    Qualque um de sá consiencia, viu o que oconteceu na Camara Municipal nesse periíodo.

    Será que os Delegados Fazendarios e seus Investigadores, Forjaram todas essas provas?

    Não existe nesse País, nenhum TCE que reprovou as cantos por unanimidade, que voltou atrazszsz, se isso acontecer, é maissss uma vergonha para Mato Grosso.

  • Guilherme Filho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se é constrangedora a situação desta deputada, imagina para o cidadão contribuinte que paga o salário dela e o dos demais deputados?. É malandro acoitando malandragem. Se esta moda pega daqui a pouco não teremos mais deputado trabalhando no dia-a-dia da Casa do Povo. É só neguinho fugindo de jornalistas e de oficiais de justiça. Tudo sob a égide da Lei e do Regimento Interno da Casa. Affe!

  • regianne dos santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    muito me orgulho de ser mulher, e nessa posição sinto muita indignação pelo que vem ocorrendo com a Deputada Chica Nunes, não pelos escandalos que a mídia vem propagando, de forma alienada e com prejulgamento e antecipação de fatos, mas sim por esquecer que outros casos mais vergonhosos ocorreram, continuam ocorrendo mas a imprensa parece não querer divulgar, será porque são cometidos por homens????, ou poque são matérias pagas??? Será que so existe Chica Nunes, ou porque ela da IBOPE . Creio eu, que eh porque e mulher, forte, batalhadora, e não foi a toa que se elegeu como vereadora em tres mandatos, rezo para que tudo seja exclarecido, e que ela possa dar novamente um banho de competencia em muitos homens, medíocres e invejosos, que não tem competencia de conquistar seu espaço, e usa de maldades para derrubar uma pessoa digna e leal.

  • JOSÉ ANTONIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A SR. CHICA NUNES PERTO DO QUE O DEPUTADO RIVA FEZ DENTRO DESTE ESTADO E NADA ACONTECEU, ELA PODE CANDIDATAR A SANTA CHICA NUNES!!!!!!!!!

  • ads | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    isto não pode acabar em pizza, se isso acontecer as eleições estão cheando o troco sera grande senhores deputados, o povo amadurecei politicamente nos aguardem

  • Neide | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Poliana vc é míope? Ou tá se fazendo de cega? Hum quero dizer a vc que a Deputada Chica esteve na sessão da Assembleia hj sim senhora, eu assisti pela tv assembleia tudinho tá? Quer um óculos? vai pedir no SUS.Quer se aparecer ande com Wilson Santos.Quer mídia?contrate o Antero, aquele da Antecipar.Fofa aumente mas, não invente tá.

  • Antonio Duarte | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Meu prezado Romilson, não vi nenhuma apreensão, mto menos aspecto de retraida na Dep. Chica Nunes ao ve-la hj na sessao da Assembleia Legislativa, pelo canal 36 ao vivo.Como sempre eu a vi linda,desenvolta e maravilhosa, conversando com o Dep. Roberto França entre outros deputados.Portanto discordo da sua jornalista qdo faz essa observação inverídica, até por que diante da TV ninguém pode mentir avise a ela ok.Peça que ela relate apenas a verdade se não vai continuar correndo o risco de ser desmentida sempre, hj por mim amanha por outros que zela pelas informações do seu site como eu.E quando a jornalista diz que a Dep. está morta mostra claramente a sua ignorancia na avaliação politica, por que digo isso? É simples há alguns dias eu li no seu site que a Dep. chica fora indicada através de uma pesquisa na avaliação espontanea em segundo lugar p. vice do Prefeito Wilson Santos, ou será que vc publicou alguma mentira Romilson?Se todos os politicos estiverem mortos assim imaginem os vivos.Bem p. finalizar quero dizer Romilson que vc deve primar pela seriedade em seu site não permitndo que o mesmo seja utilizado para fins eleitoreiros nem que jornalistas tendenciosos ou que estejam a serviços de alguns possa denegrir o seu nome que foi construido ao,longo desses anos.Abraços.

  • FRANCISCO DE SOUZA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    EU COMO ELEITOR E CIDADÃO MATOGROSSENSE GOSTARIA QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGASSE, MAS DE VERDADE, O SR. RIVA, QUE FAZ CAMPANHA COM O DINHEIRO DA ASSEMBLÉIA. POIS, O VERDADEIRO LIDER É AQUELE QUE CONQUISTA UMA POPULAÇÃO ATRAVES DOS SEUS PENSAMENTOS E PALAVRAS. ASSIM COMO FOI MAHATMA GANDHI...

  • CArlinhos Fashion | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Chica Nunes, minha amiga, tome banho no sal grosso, alecrim, tome passe no Centro Espirita Benedito da Cura, vai ao templo evangélico enfim recorra a tudo pois o olho gordo em cima de vc tá demais. REze creio em Deus pai, reze pelos amigos e inimigos, para afastar esses satanás que estão no seu caminho,Mais uma injustiça dizer que o caso do Riva é menos grave que o seu, fica claro, amiga, se vc não propor pagar a midia eles não vão parar de bater em vc.Bjs colega e fique com Deus.

  • VEra de Jesus Clemente | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Voces estão achando que a Dep. Chica vai entregar a cadeira de Deputada p. o careca do Avalone vcs estão super enganados, 28000 votos não se joga fora colocando qualquer um suplente no lugar não.Não adianta o comite da maldade trabalhar nos bastidores pois Deus está vendo as armações que ele já fez p. tirar a Dep. da assembleia, estão gastando fortunas, mas o anjo da guarda dela e os seus eleitores estão orando dia e noite e Deus tem ouvido as nossas preces. Todo esse mal sera retornado para os filhos(a), neto(a)s, esposas(o), depois não reclamem.A DEputada Chica continuará sendo admirada pelos seus eleitores nada vai afasta-la deles temos convicção da sua inocencia.E vcs verão aguardem.

Para presidente, BRT é ultrapassado

juca 400 curtinha   Numa sintonia política com o prefeito Emanuel, o novo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (foto), disse ser contra a decisão do governo estadual de "enterrar" o projeto do VLT, cujas obras estão paralisadas desde 2014, para implantar o modal BRT na Região...

Prefeito vai homenagear 2 ex-aliados

ze do patio 400 curtinha   O ex-vereador, ex-deputado estadual e hoje prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (foto), que está no terceiro mandato, vai homenagear dois aliados que faleceram recentemente, sendo eles o ex-vereador de três mandatos Juary Miranda, que foi líder do Executivo na Câmara...

Maluf deve consultar STF sobre Teis

guilherme maluf 400 curtinha   Assim que retornar de férias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf (foto), dará prosseguimento à análise do pedido de aposentadoria de Waldir Teis, que está afastado do Pleno há três anos e cinco meses, assim como outros três conselheiros...

Novo líder de Pátio na Câmara de ROO

reginaldo santos 400 curtinha   Reginaldo dos Santos (foto), que assume vaga na Câmara de Rondonópolis pela quarta vez, é o novo líder do prefeito Zé do Pátio, com a missão de fazer o trabalho de articulação e defesa do Executivo junto aos colegas do Legislativo. Na legislatura passada,...

Agro sugere Daniella de volta no Indea

daniella bueno 400 indea   Representantes do setor produtivo e um grupo de servidores sugeriram ao governador Mauro o nome da médica-veterinária e servidora de carreira Daniella Bueno (foto) para reassumir a presidência do Indea-MT. Aproveitaram a vulnerabilidade no cargo do presidente Marcos Catão Dornelas, denunciado...

Aumento para vereador só em 2022

Alguns vereadores em Cuiabá, tanto novatos quanto aqueles reeleitos, ficaram surpresos quando informados pela Mesa Diretora de que o aumento salarial de R$ 15,1 mil para R$ 18,9 mil, aprovado agora no final de dezembro, só começa a valer a partir de janeiro de 2022. Não entra em vigor de imediato, mesmo se tratando de nova legislatura, por causa da pandemia, que levou o governo federal a estabelecer, em lei, veto a qualquer tipo de reajuste para servidores até...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.