Últimas

Quarta-Feira, 14 de Fevereiro de 2007, 08h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

Aulas de iniciativa

   O jornalista Kleber Lima considera que o seminário realizado em Sinop na última sexta impressionou pelo número de adesão dos líderes políticos e empresariais, dispostos a encontrar solução rumo ao desenvolvimento da região. Confira artigo abaixo.

   O seminário realizado em Sinop na última sexta-feira pela Assembléia Legislativa, reunindo os 41 municípios do Nortão, praticamente todo o governo estadual e representantes das bancadas federal e estadual de Mato Grosso, representa um marco na união institucional em busca do bem comum.
   Foi impressionante o nível de adesão dos líderes políticos e empresariais da região (ao menos 1.500 pessoas participaram do seminário). E não foi só número. A qualidade da participação precisa ser ressaltada, bem como a atenção depositada por cada assistente. Das 14h às 19h da última sexta-feira, praticamente não se ouvia som no plenário improvisado do Sesi de Sinop, a não ser as vozes dos palestrantes. A platéia permaneceu sentada e atenta a cada palavra, a cada gesto, reagindo com a cabeça em sinal de aprovação ou reprovação.
   Houve poucos aplausos. Isso, no entanto, não significa reprovação. Significa que quem foi ao seminário, e mesmo quem o realizou, não buscava um ato político, pura e simplesmente. A intenção, levada a efeito na prática, era debater problemas, dificuldades, e sinalizar com soluções.
   É uma demonstração clara que a sociedade ainda se dispõe a envolver-se com política, desde que consiga acreditar nas iniciativas de seus líderes.
   A situação no Nortão é realmente muito grave. Um pólo de desenvolvimento econômico de Mato Grosso em tempos recentes, uma ilha de prosperidade, de repente viu seus sonhos se desmoronarem feito castelo de cartas abalado pela brisa mansa da manhã.
   A crise da região, contudo, é estrutural, por isso todos lá têm consciência de que meias medidas ou medidas paliativas não a resolverão. Talvez por isso ninguém tenha ido lá em busca de aplauso ou para aplaudir.
   As soluções para o Nortão passam por mexidas estruturais, macro-econômicas, como um novo modelo de desenvolvimento sustentado na diversificação da economia. O papel do Estado, entendido aqui como a reunião dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nos três níveis, é o de auxiliar e induzir essa missão. Algumas mudanças na legislação, sobretudo na ambiental, se farão necessárias. Algumas ações com base na legislação atual também. E investimentos em infra-estrutura são fundamentais.
    O sentimento de quem participou do seminário de Sinop é de que há saídas. A principal demonstração disso é o próprio seminário. Porque tanta gente pensando ao mesmo tempo sobre os mesmos problemas, injetando sua energia no mesmo sentido e direção, certamente haverá de gerar bons resultados.
   O seminário do Nortão é um exemplo e um modelo para outras regiões de Mato Grosso. Talvez nenhuma delas tenha vivido essa gangorra de desenvolvimento, pelo menos de forma tão abrupta. Mas, as desigualdades regionais de Mato Grosso são bastante acentuadas, provocando contrastes muito fortes internamente, e na relação umas com as outras. Sul, Baixada Cuiabana, Oeste, Araguaia, todas têm também suas dificuldades, que demandam soluções apropriadas e particularizadas.
  Mas, o primeiro passo sem dúvida é a mobilização local e a articulação regional, estadual e nacional. Nesse aspecto, o encontro de Sinop deu uma grande aula de iniciativa para Mato Grosso.


KLEBER LIMA é jornalista, especialista em marketing e consultor de Comunicação e Política (kleberlima@terra.com.br)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Ibope mostra acirramento Abílio x EP

abilio junior 400 curtinha   O primeiro resultado da pesquisa Ibope deste segundo turno, revelado hoje pela TVCA, apontando Abílio (foto) com 48% e Emanuel com 40% das intenções de voto, empatados tecnicamente dentro da margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, é uma mostra do quanto está...

Ricardo atuando pela reeleição de EP

ricardo adriane 400 curtinha   O ex-vereador Ricardo Adriane (foto), um dos dirigentes do Republicanos da Capital e do quadro de assessores do presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho, está fazendo campanha pela reeleição do prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro. Numa reunião ampliada, Ricardo deixou claro que...

Única petista eleita define apoio a EP

edna sampaio 400 curtinha   Única vereadora eleita pelo PT na Capital, a professora Edna Sampaio (foto) resolveu declarar apoio à reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). E mandou mensagens aos servidores públicos, que passarão a ter a petista como espécie de porta-voz na Câmara Municipal....

Batista agora aparece pra pedir voto

joao batista 400 curtinha   Único deputado do Pros com assento na Assembleia e presidente estadual do partido, João Batista (foto) resolveu aparecer nestas eleições em Cuiabá, mas no segundo turno. No primeiro, foi escondido pela candidata do Pros, Gisela Simona, que ficou em terceiro lugar. Nos bastidores,...

Derrotado a vereador se junta a Abílio

elias santos 400   O irmão do deputado estadual Wilson Santos, Elias Santos (foto), que concorreu a vereador por Cuiabá e só conseguiu 1.143 votos, agora faz campanha para Abílio neste segundo turno, no confronto entre o candidato do Podemos e o prefeito Emanuel. Elias estava no PSDB e correu para o DEM do governador...

Surra de votos no prefeito e no irmão

meraldo sa 400 curtinha   Na pequena Acorizal, com menos de seis mil habitantes, o ex-prefeito de dois mandatos, ex-presidente da AMM e ex-deputado estadual Meraldo Figueiredo Sá (foto) garantiu mesmo, nas urnas, o seu retorno ao cargo. Concorrendo pelo PSD e agora sem ajuda do antigo padrinho político José Riva, Meraldo...