Últimas

Sexta-Feira, 21 de Agosto de 2009, 14h:56 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

ARTICULAÇÃO

Baiano deixa o PR, vai para PMDB e quer ser deputado

Baiano Filho, secretário de Estado de Esportes e Lazer  O secretário estadual de Esportes e Lazer, Baiano Filho, se filia no próximo dia 28 ao PMDB. O ato será em Sinop (a 500 km ao Norte da Capital). Ele deixa o PR do governador Blairo Maggi. Antes, esteve filiado ao PPS, pelo qual concorreu e perdeu a Prefeitura de Sinop. Baiano ingressa na agremiação peemedebista já na condição de pré-candidato nato a deputado estadual. Ele obteve aval do Palácio Paiaguás para trocar de legenda. No PMDB, Baiano terá como principal cabo eleitoral o prefeito sinopense Juarez Costa, com quem reatou o "namoro" durante o processo eleitoral do ano passado, após alguns meses de divergências.

  Para o ato na próxima semana, no chamado Rancho do Criador, na Acrinorte, Baiano Filho quer fazer barulho. Ele assina ficha de filiação no encontro regional do partido conduzido há mais de uma década no Estado pelo cacique e deputado federal Carlos Bezerra. Baiano Fará espécie de um comício, com centenas de cabos eleitorais e líderes regionais, principalmente do PMDB, como o vice-governador Silval Barbosa, pré-candidato ao Palácio Paiaguás, e o prefeito Juarez. 

  Baiano foi vereador por Sinop por três mandatos (1992/2002). Em 2002, concorreu e perdeu para deputado estadual. No ano seguinte, virou secretário de Estado do governo Blairo Maggi. Ele tentou ainda cadeira de prefeito, em 2004, mas perdeu para o tucano Nilson Leitão. No pleito do ano passado, o secretário apoiou o então deputado estadual Juarez, eleito com cerca de 70% dos votos válidos, e conseguiu ajudar a esposa Leozenir Severo (PR) a garantir uma cadeira de vereadora. A negociação para Baiano aderir ao PMDB vem ocorrendo há vários meses.

   Juarez Costa está preparando seu grupo para receber, sem trauma, a filiação de Baiano. Apesar disso, um dos que devem perder espaço na busca por nova candidatura de deputado é o vereador Gilson de Oliveira, que já viveu a experiência de atuar como deputado por alguns meses. Ele também considera Juarez um de seus cabos eleitorais. Além de Baiano e Gilson, há um outro sinopense com boa base eleitoral no páreo: o já deputado Dilceu Dal Bosco (DEM). Com apoio do grupo do ex-prefeito Nilson Leitão, Dal Bosco trabalha o projeto de reeleição. Apesar de contar com um colégio eleitoral superior a 60 mil eleitores, Sinop dificilmente elegerá dois parlamentares em 2010 porque o município, assim como ocorre nos demais, acaba registrando "invasão" de candidatos de outras regiões.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • benedito Kleber dos Santos Figueiredo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    EU ACHO QUE NÃO PODEMOS ESQUECER O PERIODO DE DISCUSSÕES EM 2008, quando a unica ameaca existente a eleicão de J. Costa era o futuro progressista ROBERTO DORNER, e atraves do Dep.Riva que tinha PELO HOJE PREFEITO J.COSTA um grande aliado do parlamento, que a epoca chamou o companheiro de Partido GILSON DE OLIVEIRA, para uma composicao com o PMDB, dai em diante o grande DORNER comocou a sair de cena, J.C. tem demonstrado ser um homem de cumprir tratos, e o VEREADOR GILSON passa a ser dependente dessa PALAVRA DADA.
    NÃO ESQUECAMOS DO PASSADO, MUITO MENOS DA HISTORIA
    SENHORES DE SINOP, vovo dizia antigamente que combinado nao è caro

  • marcola | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ainda essa semana comentei aqui no rd. nwes
    o que tem de butinudos já querendo pular do
    barco!!! e pelo jeito já começou,e isso é só o
    começo,tem peixe muito maior que vai aband
    onar o PR.ou seja,os butinudos estão na roça.
    estão sendo minados aos poucos!!! a arrogan
    cia de PAGOT,VILCEU,E MOISÉS SARCHT. não
    vão terminar muito bem!!! no pr.daqui prá
    frente vai ser só, desespero,despero,desespero!!!!!!!!!!!!

  • claudio almeida | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    a politica e engraçada mesmo, ou sem palavra ,em entrevistas JC falou q apoiaria DORNE e GILSON agora parece q td muda,isso meu pai sempre falava q e falta de carater da pessoa q fala e nao cumpre,mas tb JC nunca teve bigode p HONRAR.

  • Ricardo Assunção | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    se engana que Sinop não elegerá 2 deputados.... com certeza o grupo do Leitão elegerá o DDD e o grupo de Juarez elegerá Baiano Filho que terá forte votação em todo o Estado, ou seja, não dependerá dos votos apenas de Sinop.

    Sobre outras candidaturas já ficam complicadas pois Baiano indo pro PMDB não tem como Juarez não lhe apoiar de corpo e alma.

    O inteligente por parte de Gilson é se manter como vereador e nao se queimar na disputa. Quem sabe tentar plantar para colher em 2012.

  • pedro roberto da silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    que falta de etica com a coisa publica, so que porque o pr esta em baixa os seus politicos estao abandonando o barco .so estao esquecendo de quem julga e o povo.sera que toda turma da botina agira da mesma maneira.

  • Josué | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Amigo Romilson, pelo jeito tens memória curta ou é péssimo jornalista.
    Em 2006,Sinop elegeu Juarez Cosa e Dilceu para deputado ainda deixou o Gilson de suplente.
    De lá para cá, Sinop aumetou os nº de eleitores. Além disso, DDD e Baiano tem serviços prestados por todo o Estado e serão campeões de votos.

    Só para refrescar sua ideia, em 2006, DDD fez cerca de 16 mil votos em Sinop e outros 15 mil na região...
    Portanto, o rodapé da sua notícia está FURADA !!!

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...