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Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2007, 09h:37 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

Artigo

Bancos: lucros, demissões e filas

     Os lucros que os bancos vêm obtendo a cada ano que passa revelam que o Brasil se transformou em um paraíso das instituições financeiras. No primeiro semestre deste ano, o Bradesco declarou que seu lucro líquido, neste período, foi mais de R$ 4 bilhões, ou seja, 27% a mais do que nos seis primeiros meses de 2006. O Itaú declarou que seu lucro atingiu a cifra de R$ 4,016 bilhões, sendo 35,8% superior ao do ano anterior. O Banco do Brasil, embora sendo público, não ficou muito atrás e revelou ter lucrado R$ 2,477 bilhões. Os bancos também faturam alto com as tarifas que cobram dos clientes. De 1996 a 2006, passou de R$ 12,1 bilhões para R$ 47,5 bilhões o lucro dos bancos, somente na modalidade de cobrança de tarifas, atingindo um crescimento de 293% no período.
     Embora batendo recordes e mais recordes nos lucros, os bancos têm deixado a desejar na responsabilidade social de gerar empregos e na qualidade do atendimento ao público. Nos últimos anos os banqueiros adotaram uma política de expressiva diminuição no número de funcionários nas agências bancárias. Para se ter uma idéia, em 1987 havia um milhão de bancários no Brasil, e hoje eles não passam de 398 mil. O resultado disso é a formação de filas intermináveis nas agências, o que gera desordem; incômodo, por causa do ambiente superlotado e a justa reclamação dos clientes que muitas vezes ficam em pé até mais de uma hora aguardando na fila do caixa para ser atendido. Um total desrespeito dos bancos com o cidadão!
     Buscando contribuir para mudar esta situação, realizamos uma audiência pública na Câmara Municipal de Cuiabá para que os segmentos organizados da sociedade debatessem a chamada Lei das Filas de Banco, lei municipal que obriga os bancos atender os usuários que se encontram na fila do caixa em até 20 minutos. A audiência pública levantou propostas no sentido de que é preciso criar mecanismos que facilitem as denúncias dos usuários e medidas mais duras contra os bancos que não estão cumprindo a lei. Também foi apontada a necessidade da união de instituições como o Ministério Público, o Procon, a OAB/MT, a Prefeitura, a Câmara Municipal, o Sindicato dos Bancários e as entidades representativas de associações de moradores de bairros e de idosos, para exigir dos bancos um atendimento digno para os usuários.     
     Neste sentido, nossa luta é para que os bancos adotem as seguintes medidas nas agências bancárias de Cuiabá: colocar pessoal suficiente e necessário no setor de caixas, para que o atendimento ao usuário seja efetuado no tempo em que a Lei das Filas determina, ou seja, em até 20 minutos; colocar à disposição dos usuários banheiros femininos e masculinos, inclusive adaptados para portadores de necessidades especiais; colocar à disposição dos usuários bebedouros de água com copos descartáveis; colocar à disposição dos usuários, no mínimo, 20 assentos/cadeiras com encostos, e instalar um aparelho telefônico, em lugar visível e de fácil acesso, para que os usuários que se sentirem prejudicados no atendimento possam efetuar reclamações junto aos órgãos fiscalizadores.

 Dilemário Alencar é Vereador em Cuiabá - MT

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