Últimas

Terça-Feira, 18 de Agosto de 2009, 22h:21 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

VARIEDADES

Barra do Garças cai para 8º lugar no índice populacional

  Barra do Garças, cidade-pólo do Araguaia, caiu de 4ª para 8ª posição nos últimos 20 anos entre os municípios mais povoados de Mato Grosso. Tem hoje 55.120 habitantes. Fundada em torno da atividade garimpeira na década de 1920, a cidade se destacou nos anos 80 com plantio e instalação de grandes galpões de arroz. Chegou a ser apelidada de "Princesinha do Araguaia". Hoje, não existe mais esse reinado.

    Passivamente, a cidade foi ultrapassada por Sinop e Sorriso, no Nortão, e por Tangará da Serra, no Médio-Norte. Eram municípios pequenos, com população menor e que deram salto no índice populacional e em seu potencial econômico. Na década de 80, Primavera do Leste registrava movimentação concentrada em seu perímetro urbano num posto de gasolina e num restaurante às margens da BR-070 e hoje, com a força do agronegócio, está empatada com Barra do Garças em número de habitantes e ganha em arrecadação.

   Barra do Garças oferece poucas perspectivas de trabalho para seus jovens. A maior demanda está no serviço público e comércio. A classe política pouca faz para atrair mais empresas e indústrias ao município. Os segmentos organizados não se manifestam, assim como o empresariado. (Ronaldo Couto, de Barra do Garças)

Municípios de MT mais populosos
Cuiabá:               550.562 habitantes
Várzea Grande: 240.038
Rondonópolis:  181.902
Sinop:                 114.051
Cáceres:             87.261
Tangará da Serra: 81.960
Sorriso:                60.028
Barra do Garças: 55.120
Alta Floresta:       51.414
Juína:                    39.708
Lucas do Rio Verde: 33.556
Nova Mutum:       26.874
Fonte: IBGE

Postar um novo comentário

Comentários (18)

  • macedo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CAROS REDATORES DO RD NEWS, CONFORME FONTE IBGE, BRASILCHENNEL E OUTRAS FONTES, NOSSA CIDADE DE PONTES E LACERDA MT., LOCALIZADO NO OESTE DO ESTADO TEM ENTRE 41.371 Á 47.795 HABITANTES. PORTANTO PEÇO ENCARECIDAMENTE RATIFIQUEM A INFORMAÇÃO. ATENCIOSAMENTE MACEDO.

  • Gaudério Bombacha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não se trata aqui de deixar de fora cidade X ou Y...O Ronaldo deu destaque a BARRA DO GARÇAS, onde há 12 anos ou mais nada se estabelece. As indústrias que para lá se voltam, voltam correndo quando sabem das condições de instalação. Estamos falando de comissãoes gordas e nenhum incentivo fiscal por parte do município.
    Isso já foi levantado na última eleição municipal e é sabido por todos. O problema é que a população aceita o cabresto, a grocha,o escambo... Saúde,desemprego são as principais agruras de Barra do Garças,e, como diz Ronaldo, os políticos locais pouco fazem para melhorar as perspectivas da juventude.

  • jp | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    gente estes dados do ibge sao totalmente furados , rondonopolis hoje tem tranquilamente 200 mil habitantes , so a vl. operaria tem 80 mil habitantes q é apenas um bairro de rondonopolis.

  • Gilmar Maldonado Roman | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esqueceram que Pontes e Lacerda está na casa de 40.000 habitantes, portanto na frento de outros municipios que foram elencados na matéria!

  • Flávio Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns ao Ronaldo Couto pela matéria!!! É isso mesmo, Barra do Garças está estagnada economicamente há mais de duas décadas!!
    As oportunidades de trabalho da cidade são somente no setor de serviços, comércio ou no setor informal, como moto-taxi, ou dono de bagucinha!!
    Isso tudo por culpa da classe política, conservadora e atrasada da cidade. Cidade que há mais de 25 anos é governada pela mesma família, os Farias!!
    As únicas indústrias que existem na cidade são cortumes e frigoríficos e outras pequenas industrias antigas. Industrias novas há mais de 20 anos não se instalam no município, pq a prefeitura não oferece facilidades!!
    Até o turismo que é importante pra cidade não recebe investimentos necessários.
    Barra precisa encontrar novas vocações economicas para voltar a crescer!! Mas o povo é que tem q exigir isso dos seus governantes!!

  • Lacerdense | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Cadê Pontes e Lacerda com seus 39.228 habitantes, segunda maior cidade da região Oeste!

  • PEDRO BARRETOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    COM O WANDERLEI FARIAS NA PREFEITURA A SITUAÇÃO DE BARRA SÓ VAI PIORAR. O PREFEITO SÓ PENSA EM SUAS MILHARESSSSSSSSSSS CABEÇAS DE GADO, EM SUA EMPRESA QUE FAZ ASFALTO NA CIDADE SILGRAN, EM SUA CONCESSIONÁRIA DE AGUA EMASA, EM SUA RODOVIÁRIA, EM SEUS INÚMEROS IMÓVEIS URBANOS EM TODO O PAÍS.
    DESSE JEITO COMO PODE TER TEMPO DE PENSAR QUE BARRA DO GARÇAS PRECISA CRECER.

  • Ezequiel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ...Kd Pontes e Lacerda que tem...39.228 habitantes.......

  • rodemilson barros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    não sei se essa lista está correta, mas, informo o rdnews, que poconé possue hoje, 31000 habitantes portanto a frente de nova mutum.

  • gerson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E Primavera do Leste onde fica. Ruim ein?

Ibope vê falha na pesquisa de Cuiabá

abilio 400   A  última pesquisa Ibope sobre intenção de voto para prefeito de Cuiabá, divulgada na sexta passada (16) pela TVCA, cujo resultado destoa muito de outras amostragens, foi feita por telefone. E, por causa disso, o próprio instituto, em nota de esclarecimento publicada no próprio site,...

Medeiros x Fernanda e o bolsonarismo

jose medeiros 400 curtinha   Não são apenas Carlos Fávaro (PSD) e Nilson Leitão (PSDB), que se auto-combatem, com um tentando desconstruir a candidatura do outro na corrida pela única vaga em disputa ao Senado. Como num ringue de boxe, José Medeiros (foto), do Podemos, e coronel Fernanda (Patriota)...

Leitão x Fávaro sob efeito-Bolsonaro

nilson leit�o 400   O ex-vice-governador e hoje senador interino Carlos Fávaro (PSD) e o ex-prefeito sinopense e ex-deputado federal pelo PSDB Nilson Leitão (foto) travam uma guerra eleitoral, com críticas mútuas, como se só existissem os dois na disputa para o Senado, quando, em verdade,...

Leverger e ex em palanque separado

francieli magalhaes 400 curtinha   Dois candidatos em chapas majoritárias em Santo Antonio de Leverger, hoje em palanques diferentes, já estiveram juntinhos na vida particular. O empresário Ademilson Dantas de Matos (PV), vice da chapa de Franklin Luis Carvalho (PSDB), foi casado com a petebista Francieli Magalhães...

Prefeito cuiabano vira saco de pancada

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto), que busca a reeleição e havia iniciado a campanha como grande favorito, inclusive com expectativa de ganhar no primeiro turno, se transformou em saco de pancada. Além de Abílio Júnior que o critica e ataca o tempo todo, o que acabou o...

Dal Bosco com 3 na disputa em Sinop

dilceu dal bosco 400 curtinha   Neste pleito eleitoral, a família Dal Bosco se dividiu em três grupos de apoio em Sinop, a chamada capital do Nortão. O ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco (foto) coordena no município e região a campanha à reeleição do senador Carlos Fávaro (PSD). O...

MAIS LIDAS