Últimas

Quarta-Feira, 10 de Dezembro de 2008, 08h:45 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

CÂMARA DE CUIABÁ

Bosaipo articula para Lueci; Lutero se vê acuado

Fernando Ordakowski

 Com "pressão" nos bastidores do seu padrinho político Humberto Bosaipo, ex-deputado por cinco mandatos e hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, a vereadora Lueci Ramos (PSDB) passou a ganhar força como candidata à presidência da Câmara Municipal de Cuiabá. Hoje ela ocupa o cargo de primeira-vice-presidente da Mesa, que tem Lutero Ponce (PMDB) como presidente.

   Lueci aproveitou do fato do colega Lutero estar na berlinda de novo e do poder da caneta de Bosaipo, um dos que começaram a julgar no TCE as contas de 2007 do presidente da Câmara. Assim, ela "intimou" o peemedebista. Cobra apoio de Lutero a seu nome. Para não se indispor com o "padrinho" de Lueci, Lutero deve passar a defendê-la como candidata à Mesa Diretora.

   Lueci já bateu também a porta do prefeito reeleito Wilson Santos (PSDB). Numa atitude audaciosa, a vereadora disse ao colega tucano que está numa campanha legítima, se considera fiel à legenda tucana, observa que está no terceiro mandato e que, diante disso, quer respaldo do Palácio Alencastro. Em tese, Santos apóia Edivá Alves, outro tucano que não conseguiu até agora agregar nem o bloco governista composto por 11 dos 19 vereadores eleitos e reeleitos.

   Como a base está rachada, Lueci aproveita da situação para barganhar e, sob orientação do seu padrinho Bosaipo, em que pese a lei vetar esse tipo de articulação política a quem ocupa cargo vitalício de conselheiro do TCE. Enquanto Lutero fica no muro, Bosaipo mantém vistas ao processo acerca do balancete da Câmara Municipal do exercício de 2007. As contas entraram na pauta de novo nesta terça, mas Bosaipo pediu mais trégua. Alegou que não deu tempo analisar todo o processo.

   O relator Valter Albano já apresentou parecer pela rejeição das contas de Lutero. Ele detectou 20 irregularidades, muitas delas tidas como gravíssimas - saiba mais aqui.

Postar um novo comentário

Comentários (18)

  • SÉRGIO ALCÂNTARA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O LUTERO PONCE DEVERIA TER UM POUO DE VERGONHA NA CARA E CAIR FORA DE QUALQUER DISPUTA, INCLUSIVE ELEITORAL...QUEM

    NÃO VÊ QUE ONDE ELE SE METE SÓ DÁ ROLO...LEMBRAM DA PARCERIA COM A CHICA NUNES? E AS CONTAS DE 2007 COM EMPRESAS FANTASMAS?

    SE A JUSTIÇA REALMENTE AGISSE PRENDERIA ESTE CABRA E NOS LIVRARIA DESTA PRESENÇA INSISTENTE...

  • rondon toscanelli | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E ae Antonio Joaquim, voce como presidente desse poder não fala nada??
    Que confusão é essa que o Bosaipo faz o que quer ? Mal chegou ae e já tá de rolo?
    Sei que pode pedir vista , mas isso duas vezes?? Com que desculpa? De que leu só 400 paginas??
    Ora conselheiro com esse salário deveria varar a madrugada lendo o restante.
    Fora Bosaipo !!!
    Abre o olho Antonio !!

  • gabriel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CADÊ O PESSOAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO ?
    Para min parece obvio que crimes estão acontecendo e vão acontecer outros, vejamos: chantagem(leuci c/ lutero), uso indevido do cargo em favor próprio(bosaipo), formação de quadrilha (leuci e bosaipo), uso da máquina pública(wilson c/ edivá), etc. Meu Deus, até um cego vê essas evidências!
    Só tem malandro neste BRASIL!

  • ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Como pode, um cidadão como Humberto Bosaipo que responde a vários processos, tais como: peculato, formação de quadrilha com desvio de dinheiro público, sonegação fiscal, crime contra a ordem tributária e fiscal e outros, ser guindado a condição de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, e isso com a aprovação de todos os seus pares na Assembleia.Ai eu me pergunto será que não está na hora de ocorrer aqui em Mato Grosso o que ocorreu no ES com os Desembargadores do Tribunal de Justiça daquele Estado?. SR. Conselheiro na Cadeia Pública do Carumbé, existe um lugar que deveria de há muito ser ocupado por Vossa Excelência. Se Cuide, a Justiça Tarda Mais não Falha, se não for a dos homens, a de Deus com Certeza.

  • paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tanto o Lutero, quanto quem usa dessas artimanhas para aprovar contas irregulares, principalmente um Conselheiro do TCE, deveriam ir prá cadeia. Mas cadê a Justiça? kd o Ministério Público? são cegos, não vêem isso? E a imprensa nacional que não vem denunciar essas maracutaias? Porque a opera~ção que prendeu o presidente do TJ do ES não chega até aqui????

  • manoel antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    SE ACONTECER, ISTO EH UMA VERGONHA; TCE NEGOCIANDO CARGO PARA AFILHADA NA CAMARA DE CUIABA.

    ONDE ESTARIA CREDIBILIDADE DO TCE?
    QUANDO PODERIAMOS ACREDITAR NOS PODERES QUE SE DIZEM SERIOS?
    ATEH QUANDO?

    ESTA EH MATERIA PARA SER DIVULGADO A NIVEL NACIONAL, PARA QUE PAIS TOME CONHECIMENTO.
    POIS, UM TRIBUNAL DE CONTAS TROCANDO FAVORES, NÃO SE IMPORTANDO SE AS CONTAS ESTAO CORRETAS OU NÃO.

    JAH COPIEI ESTA MATERIA, E SE ACONTECER DE FATO ESTE EPISODIO, ESTAREI ENVIANDO PARA OUTROS CANAIS JORNALISTICOS A NIVEL NACIONAL PARA QUE PUBLIQUEM.

  • GONÇALINA BEIRA RIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESPÍA AHÍ XÔ MANO,ESSE TAL DE BOSAIPO , NÃO QUER LARGAR O OSSO DE JEITO NENHUM,AGORA QUER MAMAR TAMBEM NA TETA DO LEGISLATIVO MUNICIPAL,SERÁ QUE NÃO CHEGA O QUE JÁ MAMOU NO ESTADUAL?

    SE OS VEREADORES ACEITAREM A INTERFERENCIA EXTERNA,WILSON SANTOS E BOSAIPO , O MANDATOS DESSA TURMA JÁ FOI PRÓ BREJO.

  • carlos silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não consigo entender o porquê da Polícia Federal ainda não ter prendido esse Senhor!
    Cadê o GAECO?

  • Carlos Roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que tribunal (com letra minúscula) é esse? Ah é o tribunal de FAZ de contas... Como pode uma pessoa com uma vida pregressa como esse Humberto ser conselheiro, se escondeu na imunidade parlamentar para sobrestar as ações que tramitam no Tribunal de Justiça, diga-se de passagem, não são poucas e agora, segundo a matéria aqui veiculada, quer fazer da Corte de Contas um balcão de negócios. Com a palavra os Ministérios Públicos Federal e Estadual.
    ISSO ME CAUSA ÂNSIA! VERGONHOSA ESSA ATITUDE!

Trentini perde de novo para Pitucha

roland trentini 400 curtinha   Na queda-de-braço nos bastidores, o ex-prefeito por três mandatos de Alto Garças, Roland Trentini (foto), perdeu de novo para o rival político histórico, o também ex-prefeito Júnior Pitucha. Ambos, que já protagonizaram disputas acirradas, tensas e...

2 maiores líderes sob crise partidária

mauro mendes 400 curtinha   Os dois maiores chefes de Executivos em MT hoje enfrentam problemas partidários internamente. O governador Mauro Mendes (foto), mesmo sendo a principal estrela do DEM no Estado, não está confortável dentro do partido por causa de conflitos com os irmãos Júlio e Jayme Campos....

MM e deputados derrotados do MDB

carlos bezerra 400 curtinha   Por coincidência, deputados do MDB que tiveram seus candidatos derrotados nas urnas estão de afagos com o governador Mauro. E até convidaram-no para deixar o DEM e migrar para o MDB, numa articulação do cacicão do partido, o federal Carlos Bezerra (foto), que puxou a corda da...

Os Maia fincam força no Legislativo

silvio maia 400   O ex-prefeito por quatro vezes de Alto Araguaia, Maia Neto, perdeu nas urnas na majoritária, mas ganhou na proporcional. De um lado, a irmã Martha Maia, seu braço-direito durante todos os mandatos, foi derrotada à prefeita por Gustavo Melo, que se reelegeu. Por outro, Maia Neto viu dois dos seus...

Reeleito, Gustavo derruba o clã Maia

gustavo melo 400   O jovem prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), de 36 anos, manteve mesmo o "apertado" favoritismo, conforme mostrou na reta final a pesquisa do instituto Analisando, e derrotou o clã Maia. Venceu por 962 votos de diferença. Filiado ao PSB, Gustavo chegou a 4.805, enquanto Martha Maia (PP) registrou 3.840...

Nivelando para cima o debate em VG

emanuelzinho 400   Em discurso na Câmara Federal, Emanuelzinho (foto), 3º colocado a prefeito de Várzea Grande, disse ter ajudado a nivelar, por cima, o debate eleitoral, com grandeza e altivez e se mostra entusiasmado. Destaca que "política se faz com seriedade, transparência e com o coração sintonizado...