Últimas
Domingo, 11 de Novembro de 2007, 01h:17 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Bosaipo diz a Maggi que vai para TCE este ano
* Spinelli antecipa aposentadoria para 4 de dezembro
* Deputado toma posse como conselheiro já no próximo mês
* Governador tenta negociar 2ª vaga para secretário Teis
* Júlio continua no TCE e indica filho para vice de Wallace
O conselheiro Ubiratan Tom Spinelli resolveu antecipar em cinco meses sua aposentadoria e no próximo dia 4 deixa o Pleno do Tribunal de Contas do Estado. A vaga, que antes estava acertada para o secretário de Fazenda, Waldir Teis, foi fechada para contemplar o deputado de quinto mandato Humberto Bosaipo (DEM). Como o direito à indicação é da Assembléia, Bosaipo bateu duro. Ficou temeroso em esperar a segunda chance, buscou respaldo dos colegas deputados e já avisou o governador que não abre mão da cadeira vitalícia.
O pedido de aposentadoria de Spinelli já está com Maggi. Assim que recebeu o processo, o governador convocou para uma reunião no Palácio Paiaguás os deputados Sérgio Ricardo (PR) e José Riva (PP), presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora, respectivamente. Maggi chegou a avançar na negociação para Teis ser indicado desta vez, em comum acordo com a Assembléia. O problema, porém, é que Bosaipo descobriu que a segunda vaga no TCE pode não surgir por agora.
Ele fez uma sondagem. Sentou com o conselheiro Júlio Campos. Queria saber se esteve iria deixar o TCE até abril do próximo ano para disputar a Prefeitura de Várzea Grande. Não sentiu firmeza nas argumentações do ex-deputado federal, ex-prefeito, ex-governador e ex-senador. Júlio sinalizou que pretende ficar mais um bom tempo no Tribunal e, ao invés de se candidatar em 2008, quer emplacar o filho Júlio Neto como vice do pré-candidato do DEM a prefeito Wallace Guimarães.
Bosaipo também não tem segurança quanto à aposentadoria de Ary Leite de Campos para os próximos meses. Diante disso, comunicou ao governador que não iria abrir mão da indicação.
"Governador, o senhor vai me desculpar, mas a vaga é minha e não posso abrir mão", afirmou Bosaipo para Maggi.
O governador chegou a pedir para Bosaipo, que no começo desta administração era seu adversário ferrenho, a ajudá-lo a viabilizar a segunda vaga com vistas a nomear seu ex-funcionário Teis a uma das sete cadeiras do TCE. Maggi ficou de ter uma conversa com Júlio. As negociações continuam nos bastidores, agora para a segunda vaga para o cobiçado cargo. A primeira, Bosaipo já abocanhou.
Posse
Humberto Bosaipo já se prepara para tomar posse dentro de um mês. Vai ganhar quase R$ 25 mil mensais, terá prerrogativa de desembargador e atribuição de emitir parecer sobre as contas de prefeitos, presidentes de câmaras municipais, secretários de Estado e de órgãos, empresas e autarquias ligadas ao poder público. De um lado, perde a imunidade parlamentar, já que não será mais deputado, mas continuará com foro privilegiado. Vira o todo-poderoso, mesmo com uma carga de processos nos ombros por supostos atos de improbidade administrativa de quando conduziu a Mesa Diretora da Assembléia.
Postar um novo comentário
Comentários (19)
-
Marta | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
ESSE CARGO É DE DAR INVEJA
A MUITOS MAL AMADOS
Bosaipo tome banho de sal grosso
por favor -
Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A Constituição Federal em seu artigo 73, § 1.º, estabelece os requisitos para a nomeação, dentre eles:
II - IDONEIDADE MORAL E REPUTAÇÃO ILIBADA!!!
Será que o nobre parlamentar atende às exigências constitucionais? Vale lembrar que o mesmo responde a mais de 50 processos pelo desvio de verba em torno de R$ 65 milhões do cofre da AL, em razão de utilização empresas fantasmas, fato este apresentado pelo MP. Ressalta-se, ainda, que só na terceira vara da fazenda pública existem 40 processos "andando a passos de tartaruga".
É assim que querem moralizar as INSTITUIÇÕES PÚBLICAS? -
DEDO DURO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Esse TCE é uma verdadeira moéda de troca.
-
Regis Rodrigues Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Não concordo com NENHUMA DAS HIPÓTESES colocadas à votação. Tal cargo deveria ser ocupado como os demais cargos públicos, ou seja, através de concurso, e não ser um CABIDE DE EMPREGO PARA POLÍTICOS EM FIM DE CARREIRA. Bem como os políticos honestos não deveriam brigar por tais nomeações, esta briga nada mais é senão uma afirmativa de que realemente chegarem ao fim da carreira e pretendem receber MAIS DE UMA APOSENTADORIA, e com isso ficar ganhando rios de dinheiro público. -
Valdir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Lamentável ! Esses cargos no TCE deviam ser preenchidos por concurso público. Percebe-se que, só servem como moeda de troca e o que é pior, cada governador fica empenhado em colocar o seu lobo para tomar conta do seu galinheiro (contas da sua gestão).
Nem Waldir, nem Humberto ! -
Carlindo Nogueira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Alô MPE, MPF e até opinião pública em geral "OLHA O FIM DA IMUNIDADE DO HOMEM AÍ GENTE!!"
-
julio augustyo de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Eu na minha humilde visão de cidadão apaixonado por minha terra fico triste de assistir tamanho escárnio com o meu querido povo matogrossensse,tanto Humberto Bosaipo quanto Waldir Teis não estão a altura de um dos mais importante cargo dentro da estrutura do Estado,o primeiro pelos divervsos processos que responde e sabendo que nas próximas eleições o povo não cairá mais no seu bico doce procura o manto do TCE a procura do manto do fórum previlegiado que já abriga outros na sua mesma situação,o outro já sabedor que o TCU prepara ujm rescaldo contra a farra da guerra fiscal quer sua vaga noTCE para ajudar a salvar as suas e as contas do seu patrão Blairo Maggi em todos os dois casos assistimos estarrecidos a IMPUNIDADE que ha muito gravita entorno do poder no Brasil isto é vergonhoso.
-
silvia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O Tribunal faz-de-conta, não faz diferença, não exerce suas funções como deveria, se fosse um orgão sério não aceitaria a indicação de um Deputado Cheio de processos. Por que não faz Concurso. Por certo Conselheiros concursados exerceria as fiscalizações verdadeiramente, e isto ninguem quer.
-
neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Eu só quero ver por quanto ele irá vender as calcinhas para o TCE, ou alguém já se esqueceu das notas de mais de 50.000 reais da época que ele e o Riva eram presidente e primeiro secretário da "Casa do Povo"?
-
Cristina Franco | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Tribunal de Contas, aquele q faz de Conta.Estamos cada vez mais a mercê das politicagens. Mas estamos de olho bem aberto, para as próximas eleiçõe": pois como dizia nosso querido poeta Vinícios "por cima uma lage, embaixo a escuridão..."
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga