Últimas

Terça-Feira, 16 de Dezembro de 2008, 10h:47 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

CÂMARA DE CUIABÁ

Bosaipo pede aprovação das contas de Lutero


Humberto Bosaipo se esforça para TCE aprovar as contas de Lutero Ponce, mesmo com 20 irregularidades graves

  Humberto Bosaipo, que trabalha nos bastidores para eleger Lueci Ramos (PSDB) à presidência da Câmara de Cuiabá e conseguiu, inclusive, atrair apoio de Lutero Ponce (PMDB), começou, na sessão do TCE desta terça, a "desmontar" as 20 irregularidades apontadas pelo relator Valter Albano no balancete de 2007 da gestão Lutero. Ele faz um verdadeiro "teatro". Fez rasgados elogios ao presidente da Câmara e chegou a dizer que "Lutero é um verdadeiro exemplo de boa administração".

   O conselheiro Bosaipo disse mais. Elogiou até o sistema de licitação da Câmara, ao trazer um balancete detalhado, em forma de gráficos, numa defesa intransigente da aprovação das contas de Lutero, que foi primeiro-secretário da Mesa na gestão Chica Nunes (PSDB), acusada de desvios milionários dos cofres do Legislativo cuiabano. Bosaipo contestou o relator Albano, que apontou, entre as irregularidades, existência de empresas fantasmas, entre as que aparecem como fornecedoras da Câmara. Disse até que Lutero deve estar constrangido junto com sua família por causa das acusações. "Eu fico pensando como está o coração do Lutero, ao ver denúncias nos jornais, nos sites, sobre contratação de empresas fantasmas", declarou Bosaipo, ex-deputado por cinco mandatos e que responde a mais de 30 processos de quando fez parte da Mesa Diretora da Assembléia.

   O julgamento das contas de 2007 da gestão Lutero prossegue. Há mais de uma hora, Bosaipo defende ardualmente a aprovação do balancete. Por enquanto, o placar está em 1 a 1. Votam 6 dos 7 conselheiros. O presidente Antonio Joaquim só votará em caso de haver empate.

  • Confira aqui quais são as irregularidades apontadas na gestão Lutero pelo relator do TCE, Valter Albano

(12h) - Bosaipo se compromete com Lutero e expõe TCE

   Após mais de duas horas de defesa intransigente pela aprovação das contas do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Lutero Ponce, Humberto Bosaipo foi advertido pelo presidente do Tribunal, Antonio Joaquim, no sentido de ser mais objetivo e cérebre. Bosaipo retrucou e, com suas declarações, expôs o seu lado na apreciação do balancete: "Isso (tempo menor) é pouco para recuperar a dignidade de uma pessoa", diz Bosaipo, numa referência a Lutero. Antonio Joaquim chegou a pedir para que a frase de Bosaipo não fosse registrada nos anais do TCE por entender que compromete o trabalho técnico dos conselheiros e pediu que Bosaipo respeitasse os colegas de trabalho. Por fim, após bate-boca, Bosaipo votou pela aprovação das contas de Lutero. Para não ficar tão feio a "parcialidade" do conselheiro em sua posição, ele aplicou uma multa de 225 UPFs (cerca de R$ 6,7 mil).

(12h) - Por 5 a 1 contas de Lutero são aprovadas

   Após ampla defesa de Bosaipo, 5 conselheiros votaram pela aprovação das contas da Câmara Municipal de 2007 da gestão Lutero Ponce, contrariando o relatório de Valter Albano. Dessa forma, por 5 a 1, Lutero comemorou respaldo a sua gestão.  Aprovaram o balancete, além de Bosaipo, os conselheiros José Carlos Noveli, Alencar Soares, Ary Leite de Campos e Waldir Teis. O presidente Antonio Joaquim não votou. Ele só assim o faria se tivesse ocorrido empate. Apesar de votar contra o relatório, todos defenderam a capacidade técnica de Albano.

  (12h45):  Contas de Lutero recebem recomendações 

   Os conselheiros fizeram algumas recomendações às contas do Legislativo. Entre elas está a regularização imediata da documentação dos veículos e discussão da dívida de R$ 4 milhões de Imposto de Renda acumulada de outras gestões. Foi aplicada ainda uma multa de 225 UPFs. No final, Valter Albano reconheceu falhas de sua equipe que apontou a prestação de serviços de empresas fantasmas à Câmara. O presidente Antônio Joaquim convocou uma sessão extraordinária às 14h30 desta terça para continuar a votação da pauta estabelecida.

Clique no play e confira trechos da defesa de Bosaipo às contas de Lutero Ponce, inclusive bate-boca com Antônio Joaquim

Postar um novo comentário

Comentários (41)

  • gabriel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    MEU DEUS, CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO ??????
    ATÉ QUANDO ESTE ESTADO E ESTE PAÍS SERÃO ESTA ESBÓRNIA ?

  • José Carlos medeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu estou envergonhada com a atitude desse Senhor...Só resta agora a justiça eleitoral dizer que Faustino é inocente,Só resta a justiça dizer que Chica Nunes é inocente..depois dessa de Lutero Ponce..só temos que acreditar na Justiça Divina..pois dos homens está uma podridão só..eu, juro nunca mais eu voto em nenhum político...2010 está vindo..pois vou ter o prazer de fazer campanha contra qualquer politico..estou arquivando todos esses comentários e vou mostrar na época certa...com certeza as pessoas vão relembrar de tudo....estou muito indignada com a política matogrossesse...esse Governador vai ter o que ele merece..pois ele é um dos maiores culpados por tudo que está acontecendo...pois é ele que bate o martelo...Aguarde Governador..vamos dar a resposta na urna.....

  • Ferreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    A cuiabania está de olho na imprensa local.


    Quero frisar nesse espaço democrático, que a população está de olho em tudo que se passa na política da capital, no estado (Unidade da Federação) e no país. Pois desde algum tempo já aprendemos a seguinte lição dos gregos:
    “O grande mal daquele que não gosta de política é ser governado por quem dela gosta!” (Platão, filósofo grego)
    “Sim, de olhos bem abertos!!!” Prova disso está em alguns eventos que á princípio são ignorados ou pouco percebidos:
    No ultimo preito eleitoral, a título de exemplo, a cuiabania foi ás urnas: condenou alguns políticos e fez “justiça” àqueles que dela precisaram. Como foi o caso dos 5.105 votos confiados a Lutero Ponce, tornando-o o segundo mais votado (independente de legenda partidária). Naquele momento, assim como hoje, ele se encontrava malquisto pelos meios de comunicações da capital. Denúncias de todo lado que, com o tempo, se mostraram inconsistentes.
    Na manhã de hoje, 16 de dezembro do corrente ano, o TCE (Tribunal de Contas do Estado), confiou esmagadora votação de 5 votos a 1, inocentando Lutero Ponce das acusações contra ele “ventiladas”.
    Toda comunidade humana procura por algum tipo de justiça, salvo algumas exceções. Como faço parte da coletividade, também, anseio por dias melhores.

    Em tempo, o povo analisa os homens-públicos que se lançam a fazer algum benefício à população/cidade. Pois bem sabemos que o político nasce no seio da sociedade e para ela retorna, ele é como uma resposta a uma demanda: buscando dias melhores aos seus e, aos demais.
    Conta-se “nos dedos” os setores da imprensa que noticiam esse resultado homologado pelo TCE.

    Porventura a cuiabania não merece saber do culto/missa a outra metade?

    Meus agradecimentos a todos do rdnews, por essa oportunidade de expressar aqui o meu ponto de vista em meio a tantos outros, igualmente importantes na legitimação e veracidade dos fatos.


    Genival Ferreira
    (65) 9602-7337
    (65) 8441-7701
    (65) 9222-6345
    Professor Ferreira, como é conhecido.
    Graduado em Filosofia pela UCDB/1998. Pós-graduado pela UFMS/1999 e UFMT/2001. Atua como Orientador de estudos e Palestrante em Institutos diversos em Cuiabá e Várzea Grande, também é professor na Rede Particular de Ensino da capital.

  • Natanael | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tenho nojo duma noticia desta, nojo,,,, nojo.... mesmo....! todo mundo sabe que se fosse pelo voto popular esse homem não estava lá. a aprovação do seu nome fdoi feito a note e a posse no outro dia pela manhã. E uma vergonha...!

  • Marcos Rey | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Só o TCE? E o TRE que não cassou o Lutero por infidelidade? Por quê? Os TECs são um cancro na vida republicana brasileira, se atêem mais em legitimar roubalheiras, basta atentar para a sua composição. Foi sempre assim, não melhora nunca. A esperança é que um dia o Congresso Nacional aprove um dos muitos projetos, que lá estão engavetados, para expurgar essa excrecência da vida pública brasileira.
    Em tempo: o Sr. Edézio Adorno adora ADORNAR falcatruas.
    Caia na real amigo da onça.

  • MARIO SERGIO SANTOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    A COISA E SÉRIA! TEMOS QUE ACABAR COM ESSE TRIBUNAL DE FAZ DE CONTAS. APROVAR AS CONTAS DE LUTERO É DAR UM TAPA NA CARA DOS CUIABANOS É CHAMA-LOS DE IDIOTA. LUTERO DEVE SER CASSADO E DEVOLVER AO COFRE PUBLICO O DINHEIRO MAL USADO NA SUA ADMINISTRAÇÃO. ONDE ANDA O MINISTERIO PÚBLICO ESTADUAL. FINGINDO DE MORTO!

  • Éber José de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESSE BOSAIPO É CONSELHEIRO OU ADVOGADO DE DEFESA DE SEUS APANIGUADOS?? FAÇA-ME O FAVOR, RESPEITE UM POUCO ESSA INSTITUIÇÃO QUE APESAR DE TER POUCA VALIA PARA A SOCIEDDAE AINDA EXISTE, QUE É O TCE.

  • Zózimo Siqueira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SOCORRO POLÍCIA!

    É O CUMULO DO DESCARAMENTO. COMO PODE ALGUÉM QUE JULGA A LISURA DAS CONTAS PUBLICAS INTERFERIR ASSIM NUM PODER?

    É UM ESCÂNDALO DE PROPORÇÕES INIMAGINÁVEIS. O POVO E OS ÓRGÃOS DE DEFESA DA SOCIEDADE AINDA NÃO SE DERAM CONTA DA GRAVIDADE DOS FATOS.

    O SENHOR HUMBERTO BOSAIPO ESTA NEGOCIANDO APROVAÇÃO DE CONTAS PUBLICAMENTE, NA CARA DE TODOS E NINGUÉM FAZ NADA.

    ONDE ESTA A OAB? O MPF? O MPE? O TCE OU A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA NÃO TEM COMISSÃO DE ETICA?

    CHEGA, O SENHOR HUMBERTO BOSAIPO PASSOU DOS LIMITES, ELE ESTA EXPONDO AS VISCERAS DO TCE QUE ESTA CALADO PORQUE TALVEZ ESTEJA CONSENTINDO. O QUE É ISTO? SOCORRO POLÍCIA!

    ROMILSON, ESTE COMENTÁRIO ESTOU FAZENDO EM MÍDIA NACIONAL, PENSO QUE É BOM PARA A SOCIEDADE QUE ELE SEJA PUBLICADO EM SEU BLOG.

  • vilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    esse bosaipo está manchando ética e coerencia do tribunal, entro lá para continuar fazendo política em nome de interesses particulares
    isso é uma vergonha

  • sAULO cOIMBRA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ONDE ESTÃO AS AUTORIDADES DESSE ESTADO, O MP FEDERAL, POLICIA FEDERAL, ETC.. QUE NÃO COLOCAM UM BASTA NESSA SITUAÇÃO DEGRADANTE.
    O TCE É UM LOCAL DE CONCHAVOS, PARA ACERTOS POLÍTICOS.
    UMA VERGONHA.
    ESTOU MANDANDO E-MAIL PARA OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DENUNCIANDO TODA ESSA MARACUTAIA.
    AÍ ESTÃO OS VERDADEIROS LADÕES, HIPÓCRITAS.
    QUE VERGONHA ESSE HUMBERTO NOS PROPORCIONA. ISSO É BARGANHA, COMPACTUAR COM AS ROUBALHEIRAD DOS OUTROS.
    SE HOUVER UMA DEVASSA, 100 ANOS DE CADEIA PARA ESSE HUMBERTO É POUCO.

Silvio provoca debandada no PTB-VG

silvio fidelis 400 curtinha   Silvio Fidélis (foto), afilhado político de Chico Galindo e que se tornou fiel escudeiro da prefeita várzea-grande Lucimar Campos, de cuja gestão é secretário de Educação, provocou debandada geral no PTB local. Inconformado com a decisão de Emanuelzinho de...

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.