Últimas

Sábado, 11 de Julho de 2009, 23h:28 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

TRANSPORTE

BR vive caos; Dnit usa só cascalho para tampar buracos




Imagens em trechos diferentes da BR-070, de Barra do Garças, passando por General Carneiro e Primavera do Leste até Campo Verde, revelam a situação crítica enfrentada diariamente pelos motoristas

  Inaugurada em 1984, pelo governo Júlio Campos, a BR-70 apresenta hoje trechos críticos para trafegabilidade ao longo dos seus 510 km, de Barra do Garças, na divisa com Goiás, ao entroncamento com as rodovias 163 e 364, na Serra de São Vicente, já em solo cuiabano. A situação não poderia ser diferente, já que a Unit, unidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) responvável pela manutenção e conservação da rodovia, só realiza operação tapa-buracos "mea boca", espécie de "faz de conta". Nestes últimos 25 anos, nunca se priorizou a recuperação por completa da 070, a exemplo de outras BRs vitais para o desenvolvimento do Estado, como as 163, 364 e 158.

    Num trabalho paliativo, o Dnit, hoje sob o mato-grossense Luiz Antonio Pagot, destina todo ano recursos da União para recuperar trechos da 070, inclusive por meio de emendas parlamentares. Poucos meses depois, os motoristas voltam a viver o mesmo drama numa rodovia esburacada, com péssina sinalização, sem acostamento e meio-fio. Em alguns trechos, o asfalto sumiu. No lugar existem crateras. Para seguir viagem, o motorista se vê obrigado a não só reduzir drasticamente a velocidade, como fazer o chamado zig-zag para desviar dos buracos.

   A situação mais caótica está entre Barra do Garças e General Carneiro. No km 34, por exemplo, existem vários buracos perceptíveis à longa distância. São constantes os acidentes. Outro trecho marcado por buracos é na altura do km 86. O mais revoltante e intrigante é quando se percebe que empreiteiras, a serviço do Dnit, estão realizando o tapa-buracos, somente com cascalho. Quando outra frente de trabalho aparecer para concluir o serviço com colocação de lama asfáltica tudo certamente já estará destruído.

  Quem trafegava pela 070 também sofre por causa dos buracos em vários trechos entre Primavera do Leste e Campo Verde. O caos na malha viária impede de avançar um região que, graças à luta da iniciativa privada, experimenta um ciclo de desenvolvimento assustador, com implantação de novas empresas e indústrias e investimentos pesados em tecnologia nos segmentos do agronegócio. O problema surge quando se pega a estrada, justamente o caminho por onde passa o progresso. (Romilson Dourado)



Empresa a serviço do Dnit só tampa os buracos com cascalho e não joga lama asfáltica, paliativo que aumenta a revolta dos motoristas que percorrem a rodovia federal e enfrentam vários trechos críticos
Fotos: Suely Dourado

Postar um novo comentário

Comentários (19)

  • joao carvalho souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    .....meu caro reporter romilson e suely dourado ,é bom vcs sentir na pele e no corpo o desmando q esta MT ,nas esfera estadual e federal ,que só faz politicagem,e esque ce do povo e quem paga o pato somos toda a populaçao....façam mas viagem nas estradas e rodovias de MT ,se vc quiser eu falo os caminhos das pedras digo buracos q vc devem ir no estradeiro .acorda Mato grosso....vamos dar um basta nisso!!!

  • Diniz de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Cadê o trator da turma da botina, esse Pagot está num cargo que nunca poderia está, apenas para servir os interesse de seu grupo. Isso é ruim para Mato Grosso é pessimo para o Brasil.

  • Paulo Ricardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse é o trabalho do SR PAGOT!!!!

  • marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    as MTs que rodeiam rondonopolis estão todas arrumadas e as que nã otem asfalto estão a maioria patrolada, tem MT la perto de rondonopolis que fica la pelas bandas de são lourenço de fatima estão sendo arrumadas sera pq? pq são rodovias perto de interesses do governador e de seus secretarios....a mt 040 de leverger a barão sera pq esta sendo patrolada, asfaltada? não é por causa de Marechal Rondon não, é pq seus secretarios de governo tem fazendas, sitios etc etc...vamos largar de fazer o povo matogrossense de besta.....

  • Leocadio Melo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Romilson:

    A BR-070 foi recuperada em toda sua extensão no ano de 2007. O trabalho foi o aumento na altura do asfalto, com a colocação de uma nova camada por cima do então existente.

    No trabalho, executado pela empresa Sanches Tripoloni, foram gastos mais de duas dezenas de milhões de reais e, pelo que falavam na época, não era para este asfalto estar dessa forma.

    Seria bom investigar tal situação porque, a julgar pelo estado da rodovia, é de se imaginar que nem todo dinheiro liberado foi realmente investido na obra.

  • Antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esta recuperaçãoda rodovia feita em 2007,foi arrotada pelo senhor Welington Fagundes com todas as pompas,mas acontece que tudo foi muito mal feito,será que o dinheiro foi insuficiente?Ou será que houve desvio de recursos?Com a palavra o dep.Welington e o sr.Pagot.

  • jl | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    POVO MATOGROSSENSE, AINDA QUEREM LANCAR TAL DO PAGOT P/ GOVERNO, HÁ E AINDA ESTA COM A MAQUINA NA MÃO E AINDA NÃO FAZ NADA, ABRAM OS OLHOS!

  • Toinho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pagoootttt!!!! cadê você?

  • Jésus | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Meu caro reporter, isso não é novidade faz muito tem que é assim. Mas os salvadores dá patria estão chegando assim como mais uma eleição.

  • Ramiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não é só BR 70 que está acabada em MT não tem estrada, a BR 364 não existe.
    Cadê o governador? Só de avião, aí é fácil.
    MT é o 1º em carne bovina, o 1º em algodão, o primeiro em soja e daqui mais alguns dias o 1º em frango, mas também o 1º a não ter estrada, cadê os políticos, né welto fagundes?
    né Blauro Mag?

Froner segue com o vice de Gilberto

osmar froner 400   Osmar Froner de Mello (foto), escalado de última hora para a disputa em Chapada dos Guimarães, manteve de vice o mesmo que estava na chapa de Gilberto Mello (PL), o vereador Carlos Eduardo, que era conhecido como Carlinhos do PT e agora é do PDT. Froner e Carlinhos não têm afinidades...

Ministro Tarcísio rasga elogios a Fávaro

tarcisio 400 curtinha   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), em vídeo de congratulações, só faltou pedir voto para Carlos Fávaro, senador interino que busca à reeleição e que completou 51 anos nesta segunda. Disse que Fávaro, com quem possui bom...

Vinicius e demagogia sobre salário

vinicius nazario 400 curtinha   Em Alta Floresta, o delegado de polícia Vinicius de Assis Nazario (foto), candidato a prefeito pelo Podemos, tem se apresentado como "o novo", prega honestidade, transparência e renovação, mas, em algumas pautas, nada diferente dos demais políticos. Uma de suas propostas, mais de...

2 candidaturas vetadas em Torixoréu

ines coelho 400 curtinha torixoreu   Em Torixoréu, de três candidaturas a prefeito, a Justiça Eleitoral já barrou duas, em decisão de primeira instância. O juiz da 9ª Zona Eleitoral de Barra do Garças, Douglas Romão, indeferiu o pedido de registro da candidatura do ex-prefeito e ex-deputado...

Apoio sem influência de Luciano Hang

otaviano pivetta 400 curtinha   O empresário e vice-governador Otaviano Pivetta (foto), do PDT, contesta a informação de que teria sido convencido por Luciano Hang, dono da Havan, e pelos primos Maggi a apoiar para o Senado a coronel Rúbia Fernanda. Pivetta diz que quem o conhece sabe que nunca foi garantista na...

Sem o agro e apoiado pela Fetagri

carlos favaro 400 curtinha   Na corrida pela cadeira no Senado, na suplementar de 15 de novembro, alguns concorrentes têm rotulado o senador Carlos Fávaro (foto) como candidato dos grandes produtores. Mas as entidades que compõem o Fórum Agro MT estão todas com Nilson Leitão, à exceção...