Últimas

Terça-Feira, 23 de Dezembro de 2008, 08h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

CUIABÁ

Calote no passe-livre atrasa 13º e motiva greve

   Mais de 3 mil funcionários das empresas de transporte coletivo de Cuiabá devem cruzar os braços nesta terça (23), a partir das 9h. Motoristas, cobradores, mecânicos e manobristas estão na bronca porque não receberam a segunda parcela do décimo-terceiro. Os proprietários das empresas empurraram a "bucha" para o prefeito Wilson Santos (PSDB). Segundo os empresários, a prefeitura pagou apenas 2 das 5 parcelas referentes ao passe-livre concedido aos estudantes da Capital. Dessa forma, asseguram não ter dinheiro em caixa para quitar a outra parte do pagamento à categoria.

   Representantes da Pantanal, Sol e Norte-Sul se reúnem com o prefeito nesta manhã, em busca de um entendimento financeiro. Querem receber as parcelas e, de quebra, assegurar aumento nas tarifas, apesar de já existir ordem judicial proibindo eventual elevação de preço - confira aqui. Sob alegação de que aumentaram as despesas com combústivel, manutenção dos ônibus e salários, que foram reajustados em 7%, os donos das empresas querem repassar a " fatura" para a população e exigem o aumento já para o início de 2009. Os empresários cobram a autorização para que o preço da passagem suba de R$ 2,05 para R$ 2,35.

    O sindicato orientou motoristas e cobradores para ficarem atentos. Se o prefeito Santos não acenar com o pagamento das 3 parcelas do passe-livre atrasadas, todos devem parar os seus ônibus no local onde estiverem. Não devem completar o percurso. Se, por outro lado, houver acordo, o itinerário do transporte coletivo não será interrompido. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Paulo Roberto de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Isso é mais uma trambicagem ou 171 das empresas de transporte coletivos. Não acredito que o atraso do repasse
    do passe-livre dos estudantes pela Prefeitura de Cuiabá,
    as empresas de transporte coletivo, não tem dinheiro para
    terminar de pagar o décimo-terceiro. Isso está cheirando
    pilantragem da Prefeitura e o MTU, para aumentar o valor
    das passagens. O MPE tem que mexer para verificar isso... Agora todo mundo está alegando, para não pagar compromissos
    que a crise mundial é culpada. Parem com isso....
    E o restante de passageiros que pagam direto seus passes..

    Agora falando em passes livres para estudantes, a Prefeitura deveria fornecer tais passes só para estudantes
    em que a família ganhe até 02 salários. Tem uns 40% de
    alunos de escolas particulares, que podem muito bem pagar
    sua passagem, eles gastam duas, treis vezes só em lanches.

  • CLAUDIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • MARCUS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Jean M. Van Den Haute | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Estranho, na sua campanha para reeleição, o prefeito não falou nada deste problemo de atraso de pagamentos. Só falou que iria fazer muito bonito em 2009. Eu ache feio mesmo, além do povo continuar andando num caminhão/busão modelo 1960 quando os políticos andam todos de carro novo !!!

  • Rosiana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Isso é um absurdo pagamos tantos impostos e contribuimos para suprir os não pagantes do tranporte coletivo.Esses empresários estão agindo de má fé com a população.Poxa vida já ganho pouco ainda quer subir o preço da passagem onde vamos parar??????

  • Luiz Carlos Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É impressionante a forma carinhosa com exagerado respeito com que empresários do transporte coletivo são tratados por sindicalistas do setor.
    Patrões deixam de pagar salários, botam a culpa no prefeito e, na visão (pequenina) do sindicalista setorial, a população é que deve ser penalizada.
    Nesse caso, situação recomendaria que o povo fosse transportado de graça até o seu destino. Ou, no mínimo, paralisar com manifestação adulta, inteligente, em frente à prefeitura ou nas imediações da garagem da empresa.
    Ou há razões outras, bem alicerçadas, que determinem agir dessa forma?
    Sindicato bem que poderia explicar sobre isso...

  • Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Junior | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • constantinov | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Concordo plenamente com o colega internauta que diz: O passe livre estudante deveria ser fornecido a pessoas carentes com renda de ate 2 salarios minimos.Eu diria que fosse fornecido a pessoas com renda de ate 1 salario minimo.A lei do passe tem que ser alterada, caso contrario, a prefeitura quebrara com certeza. Quando o prefeito diz que é uma forma de distribuição de renda esta correto, porém de uma forma errada. Devera seguir o metodo do bolsa familia, atender somente os carentes. Cade os vereadores para encampar essa ideia? O proprio Executivo para rever tal situação. A população com direito a gratuidade esta aumentando diariamente ( Idosos, PNE, etc..) ja passou da hora de rever esse assunto. Se não haver essa revisão, o preço da passagem so tende aumentar. O duro que o tal conselho Municipal de transporte sabe de tudo isso e não se manifesta. Isso porque o conselho é formado por varios representantes de Classe.

Entrando na briga à AMM muito tarde

maurao curtinha 400   Mauro Rosa, o Maurão (foto), que está encerrando o segundo mandato como prefeito de Água Boa, é o único candidato no duelo com Neurilan Fraga, que busca mais um mandato no comando da AMM, entidade que representa as prefeituras mato-grossenses. O problema é que Maurão entrou...

Com Paccola, Câmara terá polêmicas

paccola 400 curtinha   O vereador eleito pela Capital, tenente-coronel PM Marcos Eduardo Ticianel Paccola (foto), do Cidadania, promete levar muitas polêmicas para os embates que pretende travar no Legislativo. Ele é daqueles sem papas na língua. Defende, por exemplo, que a população tenha direito de se armar. Em...

Esposa de deputado na 2ª suplência

maria avalone 400   Não foi só o deputado estadual Wilson Santos que frustrou-se na tentativa de eleger membro da família à cadeira de vereador. O também parlamentar Carlos Avalone, presidente regional do PSDB, apostou todas as fichas na esposa Maria Avalone. Mas ela só chegou à...

Neurilan e apoio de Botelho à AMM

eduardo botelho 400 curtinha   Em busca de apoio de lideranças políticas para permanecer no comando da AMM por mais três anos, Neurilan Fraga foi pedir socorro para o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (foto). Quer que o parlamentar seja o presidente de honra de sua chapa. Neurilan tem se articulado como pode e,...

Candidato irritado chama EP de traste

abilio junior 400 curtinha   Abílio Júnior (foto), candidato do Podemos ao Palácio Alencastro, tem se mostrado mais irritado depois do debate promovido pela Fecomércio, na quarta à noite, quando, em vários momentos, se viu questionado e desqualificado pelo prefeito e candidato à...

Prefeito reeleito sob investigações

ze do patio 400 curtinha   A situação jurídica do prefeito populista e desgastado Zé do Pátio (foto), que acaba de ser reeleito para o terceiro mandato em Rondonópolis, sendo o segundo consecutivo, não é das melhores. Contra sua gestão tem pipocado denúncias sobre...