Últimas

Quarta-Feira, 05 de Setembro de 2007, 08h:53 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

Artigo

Câmara mais ou menos

     Os vereadores de Cuiabá, bem como a Câmara Municipal, têm uma avaliação de média a ruim, segundo a percepção dos cuiabanos. É o que revela estudo de percepção aplicado em Cuiabá pela KGM Pesquisas nos dias 18 a 21 de agosto, com 838 eleitores da cidade.
     Intitulado “Percepção dos Cuiabanos sobre os Vereadores de Cuiabá”, o estudo seguiu os mesmos princípios de pesquisa realizada em março deste ano pelo instituto, buscando as percepções gerais dos nossos eleitores sobre os deputados federais de Mato Grosso.
     Percepção é uma imagem que o eleitor possui sobre algo, seu feeling, uma função cerebral pela qual nós atribuímos valor a tudo, e pela qual interpretamos (percebemos mesmo) o mundo. É um sentido sensorial, portanto, uma sensação. Isto dito para se dirimir eventuais divergências sobre o que significa percepção (é um processo em constante mutação), para não ser confundida com convicção, que por sua vez é uma certeza fundamentada, estruturada.
     Sabendo-se que percepção é uma sensação e não uma certeza - logo, que pode mudar em função de diferentes estímulos -, o estudo foca a imagem subjetiva que pulula a mente dos entrevistados sobre aspectos como atribuição de um vereador, sua relação com a sociedade, sua atuação.
     É curioso notar, por exemplo, que 65% dos entrevistados não se lembraram em quem votaram para vereador na última eleição (contra 72,2% que não se lembraram em quem tinham votado para deputado federal), assim como que 41,3% dos vereadores defendem, segundo os entrevistados, seus próprios interesses (contra 48,8% sobre os deputados federais).
     Quando fizemos o estudo sobre os deputados federais, em março deste ano, estávamos a menos de seis meses das eleições que os elegeram (já os vereadores estão há dois anos e sete meses no cargo), por isso imaginávamos que o indicador de lembrança de voto dos vereadores seria infinitamente menor.
     O estudo de agora permite a conclusão de que o fato tempo não foi tão importante nessa comparação, em que pese a alegada falta de memória política dos eleitores. O que se ressalta nessa comparação é a proximidade do vereador com o eleitor. O vereador é o primeiro representante do chamado poder local. Quando se vota em um vereador, vota-se normalmente em alguém próximo, que se possa acionar em diversos tipos de caso.
     Essa aproximação pode explicar, por exemplo, dados bastante significativos do estudo sobre os vereadores, tais como 80% não se lembrarem de uma ação importante do vereador para a cidade, enquanto o número sobe para 86% sobre os deputados federais; ou mesmo de 66,7% acharem um privilégio os salários dos vereadores, contra 73,6% sobre os dos federais.
     Apesar do estudo mostrar em geral muitas negatividades consistentes sobre a Câmara e sobre os vereadores, eles ainda conseguem ser percebidos com mais positividades que os deputados federais. E esse é um dos fatores importantes para se concluir que, apesar de tantas negatividades, os legisladores municipais ainda gozam de certa credibilidade junto aos eleitores. Não estão ótimos, mas também não estão péssimos. É a isso que chamamos de “mais ou menos”. Voltaremos ao assunto pela riqueza dos dados disponíveis.

 

Kleber Lima é jornalista pós-graduado em marketing e consultor da KGM Comunicação, Marketing e Pesquisas( kleberlima@terra.com.br / www.kgmcomunicacao.com.br)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Reeleição consagradora e base forte

leonardo bortolini leo 400 curtinha   Em Primavera do Leste, o prefeito Léo Bortolin (foto) mostrou nas urnas ser mesmo um líder político emergente da região. Ele assumiu o Executivo, após vencer a eleição suplementar em novembro de 2017, com 69% dos votos válidos. Agora foi à...

Vereador eleito diz não apoiar Abílio

eduardo magalhaes 400 curtinha   Release produzido pela campanha de Abílio Júnior anuncia que 13 dos 25 vereadores eleitos e/ou reeleitos estão apoiando o candidato do Podemos neste segundo turno em Cuiabá. E incluiu na lista Eduardo Magalhães (foto), do Republicanos. Mas o próprio Magalhães,...

Ibope mostra acirramento Abílio x EP

abilio junior 400 curtinha   O primeiro resultado da pesquisa Ibope deste segundo turno, revelado hoje pela TVCA, apontando Abílio (foto) com 48% e Emanuel com 40% das intenções de voto, empatados tecnicamente dentro da margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, é uma mostra do quanto está...

Ricardo atuando pela reeleição de EP

ricardo adriane 400 curtinha   O ex-vereador Ricardo Adriane (foto), um dos dirigentes do Republicanos da Capital e do quadro de assessores do presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho, está fazendo campanha pela reeleição do prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro. Numa reunião ampliada, Ricardo deixou claro que...

Única petista eleita define apoio a EP

edna sampaio 400 curtinha   Única vereadora eleita pelo PT na Capital, a professora Edna Sampaio (foto) resolveu declarar apoio à reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). E mandou mensagens aos servidores públicos, que passarão a ter a petista como espécie de porta-voz na Câmara Municipal....

Batista agora aparece pra pedir voto

joao batista 400 curtinha   Único deputado do Pros com assento na Assembleia e presidente estadual do partido, João Batista (foto) resolveu aparecer nestas eleições em Cuiabá, mas no segundo turno. No primeiro, foi escondido pela candidata do Pros, Gisela Simona, que ficou em terceiro lugar. Nos bastidores,...

MAIS LIDAS