Últimas

Quarta-Feira, 05 de Setembro de 2007, 08h:53 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

Artigo

Câmara mais ou menos

     Os vereadores de Cuiabá, bem como a Câmara Municipal, têm uma avaliação de média a ruim, segundo a percepção dos cuiabanos. É o que revela estudo de percepção aplicado em Cuiabá pela KGM Pesquisas nos dias 18 a 21 de agosto, com 838 eleitores da cidade.
     Intitulado “Percepção dos Cuiabanos sobre os Vereadores de Cuiabá”, o estudo seguiu os mesmos princípios de pesquisa realizada em março deste ano pelo instituto, buscando as percepções gerais dos nossos eleitores sobre os deputados federais de Mato Grosso.
     Percepção é uma imagem que o eleitor possui sobre algo, seu feeling, uma função cerebral pela qual nós atribuímos valor a tudo, e pela qual interpretamos (percebemos mesmo) o mundo. É um sentido sensorial, portanto, uma sensação. Isto dito para se dirimir eventuais divergências sobre o que significa percepção (é um processo em constante mutação), para não ser confundida com convicção, que por sua vez é uma certeza fundamentada, estruturada.
     Sabendo-se que percepção é uma sensação e não uma certeza - logo, que pode mudar em função de diferentes estímulos -, o estudo foca a imagem subjetiva que pulula a mente dos entrevistados sobre aspectos como atribuição de um vereador, sua relação com a sociedade, sua atuação.
     É curioso notar, por exemplo, que 65% dos entrevistados não se lembraram em quem votaram para vereador na última eleição (contra 72,2% que não se lembraram em quem tinham votado para deputado federal), assim como que 41,3% dos vereadores defendem, segundo os entrevistados, seus próprios interesses (contra 48,8% sobre os deputados federais).
     Quando fizemos o estudo sobre os deputados federais, em março deste ano, estávamos a menos de seis meses das eleições que os elegeram (já os vereadores estão há dois anos e sete meses no cargo), por isso imaginávamos que o indicador de lembrança de voto dos vereadores seria infinitamente menor.
     O estudo de agora permite a conclusão de que o fato tempo não foi tão importante nessa comparação, em que pese a alegada falta de memória política dos eleitores. O que se ressalta nessa comparação é a proximidade do vereador com o eleitor. O vereador é o primeiro representante do chamado poder local. Quando se vota em um vereador, vota-se normalmente em alguém próximo, que se possa acionar em diversos tipos de caso.
     Essa aproximação pode explicar, por exemplo, dados bastante significativos do estudo sobre os vereadores, tais como 80% não se lembrarem de uma ação importante do vereador para a cidade, enquanto o número sobe para 86% sobre os deputados federais; ou mesmo de 66,7% acharem um privilégio os salários dos vereadores, contra 73,6% sobre os dos federais.
     Apesar do estudo mostrar em geral muitas negatividades consistentes sobre a Câmara e sobre os vereadores, eles ainda conseguem ser percebidos com mais positividades que os deputados federais. E esse é um dos fatores importantes para se concluir que, apesar de tantas negatividades, os legisladores municipais ainda gozam de certa credibilidade junto aos eleitores. Não estão ótimos, mas também não estão péssimos. É a isso que chamamos de “mais ou menos”. Voltaremos ao assunto pela riqueza dos dados disponíveis.

 

Kleber Lima é jornalista pós-graduado em marketing e consultor da KGM Comunicação, Marketing e Pesquisas( kleberlima@terra.com.br / www.kgmcomunicacao.com.br)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Com Covid-19 e frequentando a AL

paulo araujo 400   O deputado Paulo Araújo (foto), do PP, está com reinfecção pelo Covid-19 e, mesmo assim, continua frequentando o prédio da Assembleia normalmente, como se não tivesse contaminado. Na primeira vez que foi infectado pelo vírus, também fez igual. Colegas parlamentares e...

2 abstenções e briga pela 4ª Secretaria

silvio favero 400   Dois deputados se abstiveram na eleição da Mesa Diretora da Assembleia desta terça cujo votação foi secreta. Nos bastidores, os comentários são de que as abstenções foram de Sílvio Fávero (foto), que se lançou à disputa e, sequer, teve...

Petista, incoerência e voto contrário

ludio cabral 400   O petista Lúdio Cabral (foto), daqueles parlamentares do morde e assopra, na tentativa de marcar posição, expõe cada vez mais suas incoerências em votação na Assembleia. Na sessão que antecedeu a eleição para a nova Mesa Diretora, provocada pela decisão...

Projeto sobre VI na Saúde está na AL

gilberto figueiredo 400 curtinha   Já está na Assembleia, para votação dos deputados, o projeto do governo que garante retomada do pagamento da verba indenizatória aos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 nas unidades hospitalares, ambulatoriais e...

2 desembargadores vão para TRE-MT

carlos alberto tj 400 curtinha   O Pleno do Tribunal de Justiça define, na quinta (25), em votação secreta e por videoconferência, dois desembargadores que comporão os quadros de comando do TRE-MT pelos próximos dois anos. O ex-presidente do TJ, Carlos Alberto Alves da Rocha (foto), é um dos inscritos...

Primeira-dama pede retorno de auxílio

marcia_pinheiro_curtinha400 Primeira-dama de Cuiabá Márcia Pinheiro (foto), em visita à sede do Rdnews e entrevista ao Rdtv, pede que a bancada federal de MT se mobilize e vote favorável ao retorno do pagamento do auxílio emergencial às famílias em situação de vulnerabilidade. Márcia...