Últimas
Domingo, 14 de Junho de 2009, 22h:28 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23
Caminhão da Funai capota, mata 6 índios e deixa 23 feridos
Ronaldo Couto, de Barra do Garças
Especial para RDNews
Com o caminhão sem freio na descida, motorista perdeu controle do volante e capotamento provoca tragédia
Um caminhão que transportava indígenas da nação Bororo perdeu o freio pela MT-110, em Novo São Joaquim (a 450 km de Cuiabá, no Araguaia), veio a capotar e provocou a morte de 6 índios e deixou 23 feridos. A tragédia aconteceu neste domingo, por volta de 14h30, no km 16 da rodovia estadual. O acidente mobilizou as polícias Civil e Militar e a Funai. O clima é de consternação, principalmente junto à comunidade Bororo.
O coronel Valdemir Benedito Barbosa, comandante da Polícia Militar no Araguaia, revela que os índios estavam sendo transportados na carroceria de um caminhão Mercedez Benz, HBE-8868 de Aragarças. Trata-se de um pau-de-arara" da Funai, utilizado para atender os indígenas. Numa ladeira, o motorista entrou em desespero quando percebeu a falta de freios. Não conseguiu controlar o caminhão que veio a capotar e ficou completamente destruído, principalmente a parte da cabine.
Faleceram 5 adultos, sendo eles Raiane Bororo, Maria Goreth Bororo, Laura Bororo, Rafael Bororo e Inácia Bororo. A sexta vítima é uma criança do sexo feminino, que ainda não foi identificada. Os sobreviventes foram encaminhados por ambulâncias de Novo São Joaquim para Campinápolis, Nova Xavantina e também para o hospital regional de Barra do Garças. Os corpos serão transladados para o IML de Barra do Garças. No local do acidente, o coronel Barbosa disse que os policiais Silas, da PM e os agentes civis Haroldo e César tiveram o apoio da comunidade para socorrer os feridos.
Barbosa destaca que os índios são sempre alertados sobre o risco de acidentes devido à precariedade dos caminhões e caminhetes utilizados por ele, mas, eles só dispõem desse tipo de transporte. Na região há diversas aldeias das comunidades Bororo e Xavante, com aproximadamente 12 mil índios. A maioria está situada em Campinápolis e Novo São Joaquim. A Funai e a Funasa foram acionadas para auxiliar no atendimento aos feridos. Em Barra do Garças, existem dois hospitais para atender os índios.
----------------------------------------------------------------------------
Veja aqui imagens das vítimas que perderam a vida com o capotamento do pau-de-arara
(Às 23h) - Funai e Funasa devem explicações sobre tragédia que tirou a vida de indígenas
A Funai que tem a missão de estar ao lado dos povos indígenas na luta pela demarcação de suas terras e pela sua ascensão político-cultural na sociedade brasileira, e a Funasa, com a atribuição de atuar nas ações de saúde pública dos índios, promovendo a inclusão social, deveriam ser responsabilizadas, inclusive criminalmente, pela tragédia deste domingo em Novo São Joaquim. É inadimissível que esses órgãos recebam tantos recursos para fornecer estrutura e apoio logístico aos índios e não cumprem o seu papel. São constantes os protestos nas aldeias por falta de apoio.
É condenável sobre todos os aspectos o governo federal, através da Funai, disponibilizar um caminhão pau-de-arara "todo arrebentado", ou seja, sem a devida manutenção para o serviço de transporte. Essa irresponsabilidade ceifou a vida de 6 pessoas e mais de 20 estão nos hospitais com ferimentos por causa do acidente com um caminhão desgovernado na MT-110.
A reclamação dos índios de um modo geral é uma só: não têm do Estado brasileiro a atenção de que necessitam, sobretudo na área de saúde. Suas comunidades vivem abandonadas. Eles cobram escolas, professores, postos de saúde, hospitais, médicos e auxiliares, estradas trafegáveis, transporte, energia elétrica e incentivos agropecuários. Quase nada recebem das reivindicações. A irresponsabilidade está matando nossos indígenas. (Romilson Dourado)
Postar um novo comentário
Comentários (10)
-
Mônica Amaral de Andrade | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
E a Funasa? Qual a relação dela com o acidente? Por que ela deve explicações? Eu vi uma reportagem no MTTV 1º edição, hoje, onde é mostrado que a Funasa prestou os primeiros socorros e que está fazendo o acompanhamento da saúde das vítimas. Responder criminalmente? Por quê Romilson? Por atender aos índios?
E o prêmio Showrnalismo 2009 vai para... Rdnews -
BENEDITO TEIXEIRA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Romilsom, depois que o seu amigo juca lemos saiu da funasa o órgão virou seu saco de pancadas.
tá com saudades do juca na funasa/
garanto que é só vc que tem -
Heider | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Todas as autoridades responsáveis pelos índios têm conhecimento da precariedade dos seus veículos.
A pergunta é, até quando nossos índios serão expostos a morte por nossas autoridades? (no fundo, ninguém ta nem aí para os índios) -
mario | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Para um blog que se propoe falar de política, esta matéria, especialmente com a falta de respeito mostrando mortos, demonstra uma certa decadência
-
RONEI DUARTE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Gostaria que o RDNEWS desse o mesmo tratamento que a imprensa nacional e internacional está realizando em relação aos cadáveres das vítimas do voo da Air France deixando-os de expo-los em fotografias. Com toda certeza a nação Bororo merece maior e igual respeito e consideração nessa hora de tristeza e dor. É lamentável, que passados 509 anos de ocupação territorial e holocaustro indigena,ainda tenhamos que assistir crimes de lesa-humanidade sendo cometidos em nosso país,com seres humanos sendo transportados e acidentados como se fossem gados,tudo sob o olhar omisso das nossas autoridades.
-
Roberto Dias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Pela placa do veículo, me parece que se tratava de um caminhão terceirizado. Pelo estilo do caminhão, me parece que o transporte dos indíos era realizado de forma mais do que precária.
Logo, resta ao MPF apurar as responsabilidades na contratação do veículo e do transporte dos índios.
Se for o caso, quanto a Funai gastava por mês com aludido aluguel? -
Rodinei Martins | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Com certeza sr Mario, (comentário logo acima), o RDNews se propõe a falar de política sim, mas o sr vai me dizer que este descaso com os Índios não é falta de política de nosso governantes, irresponsabilidade total e geral com os Índios, além do mais as fotos que o sr se refere não estão na página principal, você só vair ver as fotos se clicar no ícone (veja as imagens.......), é sua opção ver as fotos ou não......
-
JL | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
NA LEGISLAÇÃO DE TRANSITO EM CAMINHÃO ABERTO NÃO PODE TRANSPORTAR PESSOAS, E AI CARRO OFICIAL DO GOVERNO O QUE ACONTECE? E SE FOSSE UM QUALQUER, MAS TEM MUITO CARRO OFICIAIS Q FAZEM ESSE TIPO DE TRANSPORTE.
-
Marcio Guedes Ibrahis | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Gostaria da gentileza, em respeito aos indígenas Bororo e àqueles que se incomodam com a exposição pública da desgraça alheia, principalmente de crianças vítimas, que as fotos fossem retiradas, mesmo através de links. O Brasil é sublime em idéias, mas temos muito o que aprender com os europeus (franceses) nesse pormenor.
-
mario | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Rodinei, o site tirou as fotos da página principal depis que reclamei ontem. elas estavam estampadas sem link. e mesmo com link acho falta de respeito aos mortos e familiares. índio também tem fampilia, sabia?
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga