Últimas

Sexta-Feira, 12 de Dezembro de 2008, 20h:15 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

DISPUTA

Candidato, Joemil critica administração da AMM

 O prefeito eleito de Rosário Oeste (a 116 km da Capital) e candidato à presidência da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Joemil José Balduino de Araújo (PMDB), disse, em entrevista ao RDNews, que, se eleito, vai reestruturar toda a entidade municipalista e cobrou mais transparência nos gastos na gestão de José Aparecido dos Santos, o Cidinho (DEM).

   Determinado a manter sua candidatura até o final, Joemil afirma ter apoio de pelo menos 50 dos 141 prefeitos e que mantém contato com lideranças do PT para ampliar o eleitorado. As críticas de Joemil a Cidinho tem lá suas razões. O presidente da AMM não o apóia. "Vamos  gerenciar com mais transparência o orçamento de mais de R$ 1 milhão mensais da AMM. Além disso, a Associação não está atendendo a todas as cidades do Estado. Isso não pode acontecer", critica Joemil, atual vice-prefeito de Rosário Oeste e ex-secretário de Estado de Educação no governo Carlos Bezerra (87/890.

   Ele é um dos quatro que restam na corrida à sucessão de Cidinho. Também estão no páreo os prefeitos reeleitos Pedro Ferreira de Souza (PP), de Jauru; Manoel Freitas (PR), de Terra Nova do Norte; e Dênio Peixoto Ribeiro (DEM), de Planalto da Serra. A eleição foi antecipada de fevereiro para janeiro. O mandato é de dois anos.

  A disputa pela presidência da AMM começou a se afunilar nos últimos 15 dias, tanto que motivou a desistência de quatro prefeitos, restando outros quatro. "Se um deles (dos candidatos) quiser me apoiar, ficarei muito feliz. Estou conversando com todos", diz Joemil Araújo.

   A AMM conta como associados 139 dos 141 municípios. Eles contribuem em média com R$ 4 mil mensais. Possui dois escritórios, um em Brasília com 6 funcionários e a sede em Cuiabá, com 74 pessoas. A Associação possui economistas, jornalistas, arquitetos, engenheiros e outros técnicos. Além disso presta assessoria jurídica e auxilia as prefeituras na elaboração de projetos. Mesmo assim, na opinião de Joemil, muitos municípios ficam sem assessoria técnica. "Quero que todas as cidades tenham acesso a estes benefícios. Muitos prefeitos têm reclamado que não possuem assessoria da AMM", dispara.

    Relação

    O peemedebista criticou o que chama de relação estreita do presidente da AMM com o governador Blairo Maggi. Lembra também que Cidinho não apóia o colega de partido, o democrata Dênio, e sim o progressista Pedro Ferreira. Cobra mais autonomia de Cidinho. "Queremos apenas garantir os nossos direitos e melhorar o Estado", diz, evitando críticas ao governo estadual. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Tiago | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gostaria de saber por que, os candidatos AMM, são prefeitos eleitos de cidades pequenas? O motivo será por que tem pouca coisa para fazer em seu município!? E por que será que os prefeitos das grandes cidades não aceita se candidato, e nem tem interesse na AMM?!! Taí uma pergunta que não quer parar!!!!

  • José Cipriano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Já da´ pra perceber que esse cara não vai longe com essa política de antigamente. Esta AMM melhorou muito em termos técnicos, de engenharia, jurídico, atendimento, nesses quatro anos.
    Esse novo prefeito nunca foi lá. Só se foi na década de 80. Fala, fala, mas não conhece. Tá plantando e vai colher o que planta.

  • Valentim Moreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Prefeito de Colider seria o Gestor ideal para assumir a AMM.

  • marcos tulio gutierrez | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    GRANDE M ESSA AMM ASSOCIAÇAO SEM NENHUMA IMPORTANCIA. NÃO TRAZ NENHUM BENEFICIO PARA A POPULAÇÃO E AINDA TIRA DINHEIRO DAS PREFEITURAS PARA SUSTENTAR A POLITICAGEM E SATISFAZER O EGO E AS VAIDADES PESSOAIS DOS PRESIDENTES DAQUELA ENTIDADE....SAI FORA!!!!!

  • Joaquim Cuiabano (Planalto) | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Prefeito Joemil você tem mais é que enfrentar esta turma da botina, veja o exemplo do Zé do Pátio, conseguiu vencer esta raça. O Davi venceu o Golias e você também poderá vencer.

  • ANTÔNIO CUIABANO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Prefeito eleito não deve conhecer bem a AMM.
    Do que tenho notícia é que todas os Prefeitos que procuram os serviços da AMM são bem atendidos. Quanto ao orçamento não acredito ser esse valor todo. Porém, antes de falar, é preciso conhecer os números. Uma associação organizada deve ter documentos que comprovam o seu orçamento.

  • Cássia de Queiroz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vá enfrente Joemil Araújo, chega de ser só eleito quem a turma da botina e do Sr.já tradicional Riva ganhar, devem dar oportunidades para outros. Só que pensam que o dinheiro é tudo.

  • PEDRO PAULO BARROS LIMA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    DÁ LHE JOEMIL,VOCÊ É UM CABRA NORDESTINO DA MELHOR CÊPA,DIFERENTE DESSES BOTINUDOS,QUE SÓ EXPLORAM MATO GROSSO.

    VOCÊ TEM SERVIÇOS PRESTADOS A MATO GROSSO E AO SEU POVO,NÃO É UM DESTRUIDOR DO MEIO AMBIENTE,NERM ARROGANTE OU PREPOTENTE.

    SEM BUTINA,CAPATAZ OU FEITOR,JOEMIL PARA PRESIDENTE!!!!

Ministro Tarcísio rasga elogios a Fávaro

tarcisio 400 curtinha   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), em vídeo de congratulações, só faltou pedir voto para Carlos Fávaro, senador interino que busca à reeleição e que completou 51 anos nesta segunda. Disse que Fávaro, com quem possui bom...

Vinicius e demagogia sobre salário

vinicius nazario 400 curtinha   Em Alta Floresta, o delegado de polícia Vinicius de Assis Nazario (foto), candidato a prefeito pelo Podemos, tem se apresentado como "o novo", prega honestidade, transparência e renovação, mas, em algumas pautas, nada diferente dos demais políticos. Uma de suas propostas, mais de...

2 candidaturas vetadas em Torixoréu

ines coelho 400 curtinha torixoreu   Em Torixoréu, de três candidaturas a prefeito, a Justiça Eleitoral já barrou duas, em decisão de primeira instância. O juiz da 9ª Zona Eleitoral de Barra do Garças, Douglas Romão, indeferiu o pedido de registro da candidatura do ex-prefeito e ex-deputado...

Apoio sem influência de Luciano Hang

otaviano pivetta 400 curtinha   O empresário e vice-governador Otaviano Pivetta (foto), do PDT, contesta a informação de que teria sido convencido por Luciano Hang, dono da Havan, e pelos primos Maggi a apoiar para o Senado a coronel Rúbia Fernanda. Pivetta diz que quem o conhece sabe que nunca foi garantista na...

Sem o agro e apoiado pela Fetagri

carlos favaro 400 curtinha   Na corrida pela cadeira no Senado, na suplementar de 15 de novembro, alguns concorrentes têm rotulado o senador Carlos Fávaro (foto) como candidato dos grandes produtores. Mas as entidades que compõem o Fórum Agro MT estão todas com Nilson Leitão, à exceção...

França reafirma seu apoio à Fernanda

roberto franca 400 curtinha   Em sua quarta disputa à Prefeitura de Cuiabá, desta vez pelo Patriota, Roberto França (foto) assegura, por meio de assessoria, que continua apoiando para o Senado a colega do partido, coronel Rúbia Fernanda. É que surgiram questionamentos e dúvidas sobre se o ex-prefeito...