Últimas

Quinta-Feira, 05 de Março de 2009, 08h:26 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

INFRAESTRUTURA

Capital que sonha com Copa não tem planejamento

Fernando Ordakowski

Edivá Alves, secretário de Trânsito e Transporte Urbano, não possui projeto de engenharia no trânsito

  A capital mato-grossense que vem se mobilizando na campanha para ser escolhida como uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014 não dá um bom exemplo em vários aspectos, principalmente por parte do poder público. A secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), sob o vereador licenciado Edivá Alves (PSDB), não possui, por exemplo, um projeto em execução sobre engenharia no trânsito e mobilidade humana.

   O transporte coletivo é uma constante reclamação. Serviços básicos, como coleta de lixo, funcionam de forma capenga. A maioria dos prédios públicos e privados não está adaptado aos cadeirantes. Grande parte de sua população parece ignorar os direitos da pessoa idosa e/ou com deficiência, tanto que veículos são estacionados em locais onde só deveriam ser permitido para pessoas portadoras de necessidades especiais.

    A SMTU bate-cabeça até mesmo para o trabalho de manutenção dos semáforos. Os guardas de trânsito do quadro da secretaria, aqueles chamados de "Amarelinhos", são orientados mais para multar do que orientar o motorista. De um modo geral, falta qualificação a quase todos os servidores públicos. Por conta disso, o resultado acaba sendo desastroso, com acúmulo de reclamações.

    O trânsito na Grande Cuiabá está à beira de um colapso. Há desrespeito e imprudência de motoristas e, omissão e falta de planejamento, por parte da prefeitura. Buracos em avenidas perimetrais, semáforos de trânsito quebrados, quebra-molas não sinalizados, ruas sujas, entre outras coisas que irritam não só os motoristas, mas também os pedestres. A frota de veículos de Cuiabá é de 230 mil veículos. A da vizinha Várzea Grande chega a 90 mil. O trânsito das duas cidades acumulam algo em torno de 450 mil veículos rodando. A falta de estrutura no trânsito pode tirar a chance de Cuiabá ser escolhida como subsede da Copa na disputa com Campo Grande (MS). (Flávia Borges)

Postar um novo comentário

Comentários (52)

  • joseane arruda | Sexta-Feira, 30 de Julho de 2010, 16h56
    0
    0

    senhor governador por favor já tem mais de ano que estamos aguardando as chaves do então residencial buriti e a exponencial só sabe nos enrolar caro senhor goverador nos ajude pois precisamos da sua colaboração.sobre a materia bom não querendo defender o edivá bom ele não vai ser o primeiro e nem mesmo o ultimo,pó edivá faz uma forcinha meu amigo

  • Muvuca | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    rimilson, se fosse só o transito tava fácil. toma mais alguns assuntos para os próximos dias:

    -LIXO (prefeitura)

    -INFRA-ESTRUTURA (prefeitura e governo)

    -SAUDE (prefeitura e governo do estado)

    -VIOLENCIA (governo do estado, e prefeitura também)

    -EDUCAÇÃO(prefeitura, governo do estado e governo federal)

    -ESTRADAS (dnit)

    -POLUIÇÃO VISUAL (prefeitura)

    -MORADIA (todo mundo)

    - REDE HOTELEIRA (empresários)

    e por aí vai...

  • JOSE MARQUES BRAGA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    OS PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS RECEM APROVADOS DAS CIDADES DE CUIABA E V. GRANDE PREVÊ OS PLANOS SETORIAIS DO TRANSPORTE, DO MEIO AMBIENTE, DA HABITAÇÃO, DA EDUCAÇÃO, DA SAUDE PUBLICA, DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO SUSTENTÁVEL E OUTROS. ACHO QUE O EVENTO INTERNCIONAL COPA DO MUNDO PREVISTO PARA MATO GROSSO TRARÁ, ALEM DOS BENEFICIOS DIRETOS DE FATURAMENTO FINANCEIRO, A CONSCIENCIA COLETIVA DE QUE PLANEJAMENTO NÃO É MAIS PEÇA DE FICÇÃO, É UMA REALIDADE PARA A GESTÃO PUBLICA. SERÁ UMA BOA OPORTUNIDADE PARA O NIVELAMENTO COM A EFICIENCIA DO PRIMEIRO MUNDO. COMO CIDADÃO DE VARZEA GRANDE, TENHO BUSCADO ESTE CAMINHO DA ORGANIZAÇÃO DA CIDADE PARA RECEBER UM DOS MAIS IMPORTANTE EVENTO A QUE SOMOS CANDIDATO. BOA SORTE E AÇÃO JÁ DEPOIS DA DIRETAS JÁ ATÉ HOJE UTILIZADAS DO SAUDOSO DANTE DE OLIVEIRA. TORÇO PELO MELHOR E QUE TENHA BONS ASSESSORES COM PERFIL TÉCNICO-POLITICO PARA OS GESTORES DO AGLOMERADO URBANO E LOGO REGIÃO METROPOLITANA.

    Econ. José Marques Braga
    Ex-secretario de Planejamento VG
    Presidente do PPS/VG

  • Valdeir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    Precisa conferir a loucura que o trânsito está no horário de 18:00 as 19:00hs, na Avenida Miguel Sutil no Parque Mãe Bonifácio até a rotatória do Paradise Motel.

    O TRÃNSITO ESTÁ UMA LOUCURA.


    CADE OS AMARELINHOS, PARA ORGANIZAR O TRÂNSITO.

    POR FAVOR.

    AVISE PARA O SECRETÁRIO, PREFEITO, VEREADORES OU OUTRA AUTORIDADE QUE POSSA ANALISAR A SITUAÇÃO.

  • Antonio Figueiredo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Também pudera, olha quem está a frente dessa pasta,EDIVÁ diz que é engenheiro civil mais é mais burro do que burro de carga, só sabe colher benefícios próprios, ele não conhece nem os problemas do bairro onde ele mora - Morada do Ouro pergunta pra ele se ele já viu como está o asfalto daquele bairro, a iluminação etc etc etc, portanto, farinha do mesmo saco do Prefeito nada anda nessa cidade.

  • Gaucho Macho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E AINDA TÊM GENTE QUE QUER QUE CAMPO GRANDE-MS, SEJA SEDE DA COPA AO INVÉS DE CUIABÁ.

    VEJAM QUE LÁSTIMA O GOVERNO DE LÁ COMETE !!!!!


    SEM PRECONCEITO
    Secretaria de Educação recomenda uso de banheiro feminino por travestis e causa polêmica em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
    Publicada em 05/03/2009 às 11h35m
    TV Morena
    Comentários
    CAMPO GRANDE - Uma medida da Secretaria de Educação de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, provoca polêmica. Desde a volta às aulas, a Secretaria emitiu comunicado interno às escolas, orientando o uso dos banheiros femininos pelos travestis. Conforme o documento, os alunos travestis devem ser chamados pelo nome feminino que eles adotaram para evitar atitudes preconceituosas.
    A medida gerou repercussão na Câmara Municipal de Campo Grande. Nesta quarta, o presidente da Casa, vereador Paulo Siufi (PMDB), ocupou a tribuna durante a sessão para se manifestar contra o uso de banheiro feminino por travestis.
    - Não temos nada contra a opção sexual de ninguém, mas a possibilidade de travestis usarem os banheiros femininos em escolas públicas agride o direito das mulheres assegurado pela nossa Constituição - protestou.
    Paulo Siufi fez menção ao Dia Internacional da Mulher que será comemorado no dia 8 de março.
    - Temos que respeitar o direito de ir e vir de qualquer cidadão, mas estamos próximo ao Dia Internacional da Mulher data em que se comemora muitas conquistas, portanto não é justo que essa atitude venha cercear direitos adquiridos ao longo do tempo - afirmou.
    Na opinião do vereador, travestis são homens.
    - Como eles poderão utilizar o banheiro feminino? E se uma menina vier a utilizar esse mesmo banheiro em se encontra um travesti? Isso é muito constrangedor - disse a dona-de-casa Maria Helena Squivel, que assistia a sessão da Câmara.

    OBS: DEU NO OGLOBO.COM DE HOJE....

    KKKKKKKKKKKK..... EU QUE NUM VÔ SE A COPA FOR LÁ... JÁ BASTA A BICHARADA DO PANTANAR.

  • Germano Souza Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Amarelão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • carlod roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    com um secretário desse, não temos condições de sediar nem os jogos estudantis

  • Alexandre | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Bem fez o Governador Blairo Maggi que enfrentou pressão politica mas colocou em cargos importantes técnicos, o que não acontece na Prefeitura, alias bem a cara do PSDB de Mato Grosso, e colocou apenas e tão somente politicos em pastas que precisam de pelo menos no segundo escalão, de bons técnicos competentes. O engenheiro de transito de Cuiabá deve ter formação em culinária, porque de transito não entende nada, cada dia que passa a coisa fica pior e pior ainda, não vemos movimento nenhum para melhorar. Acorda Wilson Santos sua candidatura para 2010 é só sonho, esqueça.

Froner segue com o vice de Gilberto

osmar froner 400   Osmar Froner de Mello (foto), escalado de última hora para a disputa em Chapada dos Guimarães, manteve de vice o mesmo que estava na chapa de Gilberto Mello (PL), o vereador Carlos Eduardo, que era conhecido como Carlinhos do PT e agora é do PDT. Froner e Carlinhos não têm afinidades...

Ministro Tarcísio rasga elogios a Fávaro

tarcisio 400 curtinha   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), em vídeo de congratulações, só faltou pedir voto para Carlos Fávaro, senador interino que busca à reeleição e que completou 51 anos nesta segunda. Disse que Fávaro, com quem possui bom...

Vinicius e demagogia sobre salário

vinicius nazario 400 curtinha   Em Alta Floresta, o delegado de polícia Vinicius de Assis Nazario (foto), candidato a prefeito pelo Podemos, tem se apresentado como "o novo", prega honestidade, transparência e renovação, mas, em algumas pautas, nada diferente dos demais políticos. Uma de suas propostas, mais de...

2 candidaturas vetadas em Torixoréu

ines coelho 400 curtinha torixoreu   Em Torixoréu, de três candidaturas a prefeito, a Justiça Eleitoral já barrou duas, em decisão de primeira instância. O juiz da 9ª Zona Eleitoral de Barra do Garças, Douglas Romão, indeferiu o pedido de registro da candidatura do ex-prefeito e ex-deputado...

Apoio sem influência de Luciano Hang

otaviano pivetta 400 curtinha   O empresário e vice-governador Otaviano Pivetta (foto), do PDT, contesta a informação de que teria sido convencido por Luciano Hang, dono da Havan, e pelos primos Maggi a apoiar para o Senado a coronel Rúbia Fernanda. Pivetta diz que quem o conhece sabe que nunca foi garantista na...

Sem o agro e apoiado pela Fetagri

carlos favaro 400 curtinha   Na corrida pela cadeira no Senado, na suplementar de 15 de novembro, alguns concorrentes têm rotulado o senador Carlos Fávaro (foto) como candidato dos grandes produtores. Mas as entidades que compõem o Fórum Agro MT estão todas com Nilson Leitão, à exceção...

MAIS LIDAS