Últimas

Sábado, 01 de Agosto de 2009, 09h:28 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

CAMPO MINADO

Casaldáliga combate pistolagem; prefeito denuncia bispo

   Fernando Ordakowski
Clique na imagem para ampliação
Bispo emérito Pedro Casaldáliga, voz da resistência no Araguaia, enfrenta ira de políticos e fazendeiros

  O bispo emérito de São Félix do Araguaia, dom Pedro Casaldáliga, se tornou uma pessoa amada e odiada no Araguaia, marcada por constantes conflitos no campo, por conta de grilagem de terras e crimes de pistolagens. Considerado símbolo da resistência, ele é um dos desbravadores da região. Sem temer represálias, denunciou a participação de políticos, grileiros e policiais militares no esquema de invasão de terras indígenas. Suas acusações leveram o Gaeco, braço do Ministério Público, e a Polícia Federal a desencadear investigações que resultaram e prisões até da alta cúpula da PM - veja aqui.

   Casaldáliga já recebeu diversas ameaças de morte. Ele foi o primeiro a denunciar a existência de trabalho escravo no Brasil, ainda em 1971. É considerado um combatente das injustiças sociais e políticas. Aos 81 anos, se dedica à defesa de índios, posseiros, negros e peões e continua morando em São Félix do Araguaia, Prelazia que conduziu por 33 anos. Hoje sofre de mal de Parkinson e de hipertensão. É autor de mais de 60 livros.

   Se de um lado o bispo emérito é destaque nacional por sus ações em defesa das chamadas minorias, de outro é atacado por alguns segmentos, principalmente por pecuaristase grupos políticos de agir na surdina com interesses pessoais. Um dos que se mostram irritados com as ações de Casaldáliga é o prefeito de Alto Boa Vista, Alcides Milhomens (DEM), acusado pelo religioso de manter ligações com Gilberto Luiz Rezende, o Gilbertão, chefe da organização responsável por crimes relacionados à grilagem de terras. Gilbertão teria escritório em São Félix do Araguaia até o final de 2004 e seria espécie de laranja do prefeito.

   Alcides Milhomens se defende. Afirma que as denúncias são infundadas e ataca Casaldáliga. Segundo o prefeito, em 2008 a Prelazia apoiou três candidatos que perderam a eleição em São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista e Ribeirão Cascalheira. Afirma que os eleitos nos três municípios agora estão sendo perseguidos." A gente percebe que eles estão querendo fazer uma mistura política para alcançar um objetivo que é a desocupação de terra que estão fazendo pelo Brasil. Infelizmente tem a participação da Justiça brasileira, que de forma covarde apóia certas decisões de desocupação como aconteceu há poucos dias nas glebas Bordolândia e União e que agora querem desocupar a Suiá Missú na covardia”, critica o prefeito.

    Processo

   O prefeito disse que vai processar a Prelazia por injúria e difamação e se coloca à disposição para qualquer investigação. "O meu nome esta aí para qualquer um investigar. Podem ver os meus telefones, nunca liguei para ninguém pra fazer negócios dessa natureza. Conheço o Gilberto, mas nunca negociei com ele nem uma galinha. Sou filho de camponeses, criado aqui na região e minha vida é um livro aberto”. Alcides chama a Prelazia de "sacana".

   Disse que o bispo emérito está envolvido com Ongs internacionais e tenta "vender a cidade". "Certamente a Prelazia tem envolvimento com Ongs, com interesses escusos e internacionais. Ninguém sabe como vem tanto dinheiro e como ela tem sobrevivido até hoje. Acho, inclusive, que merecia uma investigação do Ministério Público." Sobre a grilagem de terras, quem são os grileiros? quem viveu incentivando a grilagem de terras aqui no Araguaia desde quando eu era criança? A Prelazia. Foi ela quem levou a vida incentivando a invasão de terras. Então, eles são os verdadeiros grileiros", diz Alcides Milhomens. (Flávia Borges com Camila Nalevaiko, da Agência da Notícia de Confresa)

Postar um novo comentário

Comentários (19)

  • Coroinha moderno | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A religião católica ainda é e ainda vai ser por muito tempo a mais seguida pelos fiéis brasileiros, não obstante os escândalos que a abalaram ultimamente. Quanto mais o Sr. Alcides e seu grupo enfrentarem o Bispo, mais a legião de seguidores da igreja e consequentemente os eleitores da região se voltarão contra eles num sinal de solidariedade à religião.

  • joana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O BISPO SIM É CORAJOSO EM DENUNCIAR ESSA MAFIA. E VC ALCIDES ATÉ MESMO POR SER DO (DEM), PARTIDO COM POLITICOS EM FIM DE CARREIRA, TEM QUE APOIAR ESSA QUADRILHA SENÃO DEPOIS VAI FAZER O QUE? A PRELAZIA QUER JUSTIÇA. E VAMOS CONTINUAR NOSSA LUTA CONTRA ESSA MAFIA.

  • Ernesto Cavalari Ferreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Feliz do povo que tem como lider pessoa como Pedro Casaldaliga.
    Parabens Pedro, por sua lua e historia.
    Vc é uma pessoa IMACULADA. As ofensas dos inimigos so aumentam a certeza que estamos no caminho correto.
    Um abraço na Paz e no Coraçao!

  • morador do araguaia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    1
    0

    esse bispo so tras confusão e mortes, sabemos de muitas mortes ocorridas na região, ocorrida por grileiros a mando da prelazia, e os assasinos que são escondidos na casa pastoral, pelo que eu sei o humano é todo ser que tem vida, e eles envolve o humano a pequenos grupos que lhes possa tirar proveitos, esse bispo afundou são feliz e a cada dia vem afundando o baixo araguaia, com suas perseguiçoes de ideias terrorista.

  • Beto Amorim | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tive o previlégio na década de 80 conhecer o Bispo no Araguaia e fiquei muito feliz de conhece-lo em vida. É sem dúvidas uma referencia Mundial, pelas suas ações em favor da vida e daqueles menos favorecidos. Conduziu e conduz uma luta á favor dos oprimidos sendo até indicado para o Premio Nobel da Paz, então não é qualquer Zé Mané que vai agora querer macular a imagem do Bispo.

  • JESUS AUGUSTO ALMEIDA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    È incrivel a cara de pau desse sr. Alcides Milhomen. Estes mafiosos pensam que são os senhores do araguaia a terra de ninguém. A Policia Federal já teveria estar levantando a vida pregressa desses mafiosos para levá-los à justiça e pagar pelos crimes que vem praticando esses assasinos, que a anos aterrorizam o Vale do Araguaia, tomando terras dos humildes e fabricando documentos em terras públicas....cadeia neles já!

  • José Eduardo Pessoa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns ao Bispo Casadaglia. Bem que ele poderia estar aqui de Leverger. Que pena que o Nosso Padroeiro Santo Antonio não tenha nos agraciado com este milagre em trazê-lo prá nossa cidade. Os Freis Franciscanos não aguentaram os políticos daqui. Queriam mandar até na missa.Foram embora, depois de séculos no municipio Levergense. Voces observaram que eu digo a palavra leveregense referindo ao nosso município? Pois tenho vergonha de dizer o nome do SAnto Antonio para este lugar. Acho que até o santo virou as costas prá esta cidade devido á pouca vergonha que aqui arrasa esta terra de Rondon.

  • Dejaniro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mas que hipocrisia deste prefeito falar que vai processar a prelazia onde tem seu maior personagem o Bispo Pedro Casadáliga.
    Pessoal falar mal do bispo ou fazer alguma coisa de ruim conta o Bispo está fazendo contra DEUS, pois ele é o enviado de DEUS.
    Eu era menino já ouvia dizer em Pedro Casadáliga, homem sincero e ser responsável pelo maior programa social da região, até mais que muitos prefeitos, inclusive.
    Este prefeito será o proximo Romário. Vamos aguardar.

  • Jaqueline | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O bispo tem coragem de falar sim, pq isso é pura politica, sera pq saiu essas denuncias justamente com o nome dos prefeitos de Alto Boa Vista, Sao Felix do araguaia e Novo Santo Antonio, justamente os que ganharam a eleição? Quando você julga uma pessoa você tem que ter prova, e cade as provas do Bisco contra esses prefeitos? Por que foram 11 presos e esses prefeitos nao foram? Julgar pra difamar o nome desses politicos é facil de mais, e o que esse Padre que ria era que essa bomba tivesse saido antes das eleições que ai ele estaria no poder da região novamente so que dessa vez nao conseguiu. O Senhor Aldecides esta certo pq se tem seu nome limpo tem que provar pra todos, pq se esse bispo não tem provas ele nao pode julgar as pessoas e tem que pagar por isso, logo ele sendo bispo. O Bispo so esta acabando com esta cidade. PELO QUE SE PERCEBE NESSES COMENTARIOS OS QUE FALAM BEM DO BISCO SAO OS QUE NAO MORA EM SAO FELIX, PQ OS QUE MORAM SABEM DA REALIDADE.

  • Álvaro Sebastian | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse cidadão, na verdade o nome de é Aldecides e não Alcides, está atacando o Dom Pedro para poder ter repercussão. Mas ele é muito descarado, é grileiro sim! e que fala isso não é o bispo não, é o GAECO, é processo que tramita na justiça Federal. Acessem o processo nº 95.0000.679-0 e leia a sentença de nº070-2007.No processo o Juíz Federal ná decisão fala que são invasores não só Aldecides, alem dele tem mais três da família milhomem, Filemon Limoeiro - Prefeito de São Félix, Baú - ex- prefeito de São Félix, Miguel Milhomem - ex - prefeito de São Félix, também.

    Agora entenda porque tanta gente de São Félix. O Grupo Liquifarm (Italiano) resolveu devolver aos indios a sua parte de terra quando da divisão da Sociedade. Formulou legalmente a justiça federal na época ao Ministro Aristides Junqueira, sabendo da intenção, da possibilidade da devolução aos indios FILEMON LIMOEIRO, então avaliador do Fórum de São Félix do Araguaia, e Oficial de Justiça incitou a invasão, pelo fato de ter conhecimento da situação em função do cargo.

    Hoje Aldecides, Filemon, Baú, Miguel, e outros tem áreas dentro da reserva fruto da grilagem,
    as fazendas de Filemon chama-se RANCHO I, II, III, veja sua declaração quando do registro da candidatura. Eles são todos uns aproveitadores e agora querem posar de bonzinho. Dom Pedro teve a coragem de falar a verdade, ninguém no araguaia tem peito pra fazer isso, pois tem medo de morrer. No Dom Pedro eles não peita não. Por isso atacam de maneira mesquinha e caluniosa.

    LEIAM O PROCESSO E VERÃO QUEM SÃO ESSES CANALHAS GRILEIROS.

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.